Duvidas 1º aquário de 54L


marko88

Recommended Posts

Data de montagem: 14/08/2009

Dimensões: 60cm x 30cm x 30cm

Volume: 54L

Iluminação: 15W (9 horas por dia)

Substracto Tipo/Quantidade: Areia Inerte com mistura de latrite/4.5cm de altura

Aquecimento/Refrigeração: 100W

Temperatura: 25ºC

Filtro: Biobox com bomba de água 300L/h, uma esponja azul, uma branca, e umas bolas para o filtro biologico.

Bombar de ar: 9 horas por dia

Peixes: 0

Plantas: Cabomba, Anubia afzelli, microsorum windelov.

Parâmetros

pH: 6.4

Nitratos: 35 mg/L

Nitritos: 0 mg/L

Amónia: 0 mg/L

Decorações: Pedra de barro (acho eu), e pedra vulcanica.

 

Comecei o meu primeiro projecto em aquariofilia, e á medida que vou avnçando vão surgindo duvidas que eu penso poder esclarece-las aqui, com pessoas mais conhecedoras deste assunto.

Como os parametros mostram penso que já terminou o ciclo de azoto, so que aqui encontrei um problema,

a água que estava a usar no aquario tem os nitratos altos cerca de 35mg/L. A água provem de um poço e como não possuo água da companhia estava a pensar em utilizar água de garrafão e ir adicionando conchas até atingir o pH por volta dos 6.5, já que estou a pensar em ter um amazonico.

Uma vez que tenho os nitratos altos será melhor fazer uma TPA com água do garrafão, antes de colocar algum peixe? Ou faço quando chegar aos 50 mg/L?

Por último eu estava a pensar em ter 5 neons cardinais, 5 rasboras arlequim, 3 corydoras panda e 1 otto. Será que é demais? E por qual é que devo colocar primeiro?

Desculpem lá tantas perguntas, mas como é a primeira vez tenho imensas duvidas. Muito obrigado pelas vossas respostas. Já agora comentem as fotos embora não estejam muito boas.

 

spa0085.jpg

 

 

spa0086.jpg

Editado por marko88
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens a certeza que o ciclo já acabou? Ou melhor, tens a certeza que o ciclo começou? Registaste um pico de amónia, um pico de nitritos e um pico de nitratos (Nesta ordem)? Foste pondo comida todos os dias? É que os níveis estarem a zero não quer dizer que já acabaram. Antes de começar também estão.

 

Mas já tendo acabado, acho que o número de peixes está bom. Não te esqueças é que não deves meter logo todos de uma vez...Convém dares um tempo. Mas como são peixes de cardume, podes meter logo uma espécie de cada vez, mas com um intervalo de pelo menos uma ou duas semanas entre a introdução de cada espécie. Recomendava começares com as corys (são mais resistentes), depois o otto. (para ires pondo pouca quantidade de início). Só com o aqua mais estável, metias então os neons e os rasboras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas! Antes de mais obrigado pela resposta. Sim, fui colocando dia sim, dia não meia pastilha para peixes de fundo e registei um pico de amonia cerca de 1mg/L depois um de nitritos e agora estão os dois a zero. Adicionei durante o ciclo bacterias nitrificantes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal surgiu-me mais uma duvida. Como eu pretendo fazer TPAs com água de garrafão é preciso adicionar aqueles produtos anitcloro?

No garrafão nao refere nada a cloro apenas a cloreto. Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes usar um bom produto que é o aquasafe da tetra

 

ate se vende nos supermercados e previne logo substancias nocivas... se tens o ph a 6.4 nao precisas de mexer nada para o colocar a 6.5...

 

a diferença é quase nula e arriscas-te a nao conseguir controlar a subida depois...

 

os nitratos estao muito altos realmente... se calhar ires fazendo com agua do garrafao era bom... foi o que resolvi fazer no meu.

 

faz agr tipo umas tpa's de 5L de dois em dois dias... nao te esqueças de ir pondo comida na mesma para as bacterias nao morrerem... começa por meter duas corys... ou um otocinclus...

 

sao resistentes... depois vai metendo os peixes com calma... de semana a semana ou assim

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

cuidado que as aguas de garrafao ás vezes têm o ph muito baixo, algumas a 5.

nao sei se isso te vais fazer baixar o ph do aqua.

 

atençao que o ph indicado muitas vezes anda algo longe (em termos de aquario) da realidade...

 

usa a agua do lidl...

 

diz que a agua é a 6.1 mas na realidade é a 6.4

 

mas esqueci-me de referir isso e é importante

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sendo assim, o ciclo deve estar pronto.

 

Não é preciso meteres anti-cloro em água de garrafão. Se não pudermos confiar na água de garrafão, então estamos feitos...lol.

 

Mas tens noção que as trocas de água com água de garrafão, te vai sair caro? Neste caso, ainda bem que o aquário é pequeno....lol. Não tens outra forma (grátis) de arranjar água com qualidade? Também há a possibilidade de usares vários métodos para baixar os nitratos...Entre as quais as plantas de crescimento rápido, como as cabombas. Há também resinas...Mas quanto a isso, deixo que os mais experientes te ajudem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

atençao que o ph indicado muitas vezes anda algo longe (em termos de aquario) da realidade...

 

usa a agua do lidl...

 

diz que a agua é a 6.1 mas na realidade é a 6.4

 

mas esqueci-me de referir isso e é importante

 

Desculpem a ignorancia, mas a água do lidl é a penacova ou é mesmo marca lidl?

 

Sendo assim, o ciclo deve estar pronto.

 

Não é preciso meteres anti-cloro em água de garrafão. Se não pudermos confiar na água de garrafão, então estamos feitos...lol.

 

Mas tens noção que as trocas de água com água de garrafão, te vai sair caro? Neste caso, ainda bem que o aquário é pequeno....lol. Não tens outra forma (grátis) de arranjar água com qualidade? Também há a possibilidade de usares vários métodos para baixar os nitratos...Entre as quais as plantas de crescimento rápido, como as cabombas. Há também resinas...Mas quanto a isso, deixo que os mais experientes te ajudem...

 

Para já não tenho outra alternativa, mas pode ser que futuramente possa vir a usufruir da água da companhia.

Fiquem bem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem a ignorancia, mas a água do lidl é a penacova ou é mesmo marca lidl?

 

 

 

Para já não tenho outra alternativa, mas pode ser que futuramente possa vir a usufruir da água da companhia.

Fiquem bem!

 

é uma que nao se chama mesmo lidl... mas ha em todos e tem o ph 6.1

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já fui ao lidl comprar dois garrafões de água marca penacova como indicado so que o pH que lá indica é de 5.3. Fiz o teste de pH e deu 6(os meus testes vao de 6 a 7.5). Será que tem que ver com a região?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

atençao que Lidl, como todas as outras superficies comerciais não vedem a agua todo do mesmo sitio.

o pingo doce vende água intitulada de pingo doce. umas são cheias em castelo novo e outras em manteigas.

o mesmo acontece com o Lidl, tem água de Penacova e outra de outras regioes o que pode fazer com que o Ph seja diferente pelo que convem sempre medir.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já fui ao lidl comprar dois garrafões de água marca penacova como indicado so que o pH que lá indica é de 5.3. Fiz o teste de pH e deu 6(os meus testes vao de 6 a 7.5). Será que tem que ver com a região?

 

 

noa... tem que ser a que indica 6.1!

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá pessoal! Andei a procurar água penacova com o pH6.1 mas não consegui encontrar. Por isso andei a ver uma outra que tivesse um pH proximo da indicada, e encontrei a água marca continente que tem pH 6.27 e ainda por cima é mais barata. Segui os vossos conselhos e fiz uma TPA de 5L, espero ir buscar amanha as cory pandas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.