nao sei o que é


diodon

Recommended Posts

É mau, muito mau...

 

Sera igual a esta?

http://images.google.pt/images?hl=pt-PT&am...sa=N&tab=wi

 

Por um lado, sendo uma alga, vai consumir nutrientes indesejaveis, vai produzir O2 e consumir CO2.

Mas sao muito invasivas e nao tarda muito teras o aquario cheio delas. Vao-se sobrepor a tudo.

Retira-las mecanicamente (arrancando) sera um problema porque libertam um liquido impestante e que penso promover a sua reproducao.

Quando das mudas de agua, podes/deves retirar as pedras onde estao, arrancar todas e passa-las (as pedras, claro) pela agua retirada do aquario para ver se ficam lavadas e se nao levam restos de alga nem da "gosma" que libertam.

 

Guerra quimica nao conheco mas seguro que havera. Espera por outros conselhos mas deveras comecar por evitar nutrientes que promovam o crescimento de algas (por exemplo alimentacao excessiva ou excesso de habitantes).

 

Guerra biologica sera tradicionalmente com os "The Emerald Mithrax Crab"

http://images.google.pt/images?hl=pt-PT&am...sa=N&tab=wi

Mas ha dias vi a venda, aqui no Forum, um peixe que se nao me engano era um "Siganus vulpinus" (http://en.wikipedia.org/wiki/Foxface_rabbitfish) que estava referenciado como comedor destas algas e assim sendo sera uma boa aquisicao e muito mais facil de conseguir do que os Mithrax. Atencao que segundo penso, os picos da barbatana dorsal possuem veneno.

 

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É mau, muito mau...

 

Sera igual a esta?

http://images.google.pt/images?hl=pt-PT&am...sa=N&tab=wi

 

Por um lado, sendo uma alga, vai consumir nutrientes indesejaveis, vai produzir O2 e consumir CO2.

Mas sao muito invasivas e nao tarda muito teras o aquario cheio delas. Vao-se sobrepor a tudo.

Retira-las mecanicamente (arrancando) sera um problema porque libertam um liquido impestante e que penso promover a sua reproducao.

Quando das mudas de agua, podes/deves retirar as pedras onde estao, arrancar todas e passa-las (as pedras, claro) pela agua retirada do aquario para ver se ficam lavadas e se nao levam restos de alga nem da "gosma" que libertam.

 

Guerra quimica nao conheco mas seguro que havera. Espera por outros conselhos mas deveras comecar por evitar nutrientes que promovam o crescimento de algas (por exemplo alimentacao excessiva ou excesso de habitantes).

 

Guerra biologica sera tradicionalmente com os "The Emerald Mithrax Crab"

http://images.google.pt/images?hl=pt-PT&am...sa=N&tab=wi

Mas ha dias vi a venda, aqui no Forum, um peixe que se nao me engano era um "Siganus vulpinus" (http://en.wikipedia.org/wiki/Foxface_rabbitfish) que estava referenciado como comedor destas algas e assim sendo sera uma boa aquisicao e muito mais facil de conseguir do que os Mithrax. Atencao que segundo penso, os picos da barbatana dorsal possuem veneno.

 

Cumprimentos

Rolim

 

 

sim as algas sao mesmo essas,

e se as tirar manualmente e meter o ciganus vulpinus acabarei com elas ainda so as tenho numa rocha se nao me engano

ja agora qual e que e o peixe que tem veneno o ciganus?

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas diodon, eu tambem tive uma pequena rocha que começou com 2 ou 3 bolinhas dessa alga, tentei retiralas manualmente mas basta uma te rebentar para depois nascerem ainda mais. Uma solução que comigo resultou foi retirar a rocha da água e colocar com uma colher de chá com muito cuidado o pó de kalk so por cima das zonas afectadas, depois deixei a rocha cerca de meia hora a deixar o kalk actuar. É que o pó de kalk queima a alga toda, depois com uma seringa fui esguichando água para retirar o kalk e voltei a colocá-la no aquario. Já lá vai cerca de um mês e ainda nao voltaram a aparecer.

O meu Aquario:

 

Visita o meu Aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se a “praga” ainda está confinada a uma única rocha, faz uma muda de agua e guarda a agua retirada em dois recipientes distintos para lavar a rocha. Depois de mudares a agua retira a rocha escova-a muito bem com uma escova de dentes velha, uma escova de unhas, um piassaba ou outro instrumento similar. Algumas das bolhas vão rebentar e vai libertar uma gosma horrível. Depois de escovares observa vem e se ainda encontrares vestígios da alga (restos das bolsas que se agarra a rocha) retira com uma pinça. Depois passa a rocha pela agua de um dos recipientes e vai enxaguando muito bem, por exemplo pondo e tirando a rocha na agua para a lavar e retirar o liquido que escorreu do rebentamento das bolhas. Claro que com sito estás a mergulhar a rocha em agua que entretanto vai ficando contaminada pelo liquido e por isso a minha sugestão de terminares pondo a rocha num lavatório, banheira ou tanque da roupa e, utilizando a agua do outro recipiente, vai despejando sobre a rocha para ir lavando e escorrendo.

 

Se já for impossível controlar a “praga” deste modo então deves recorrer a outra forma que poderá passar pelo caranguejo ou pelo peixe.

A respeito do peixe, leste o endereço que te deixei?

 

http://en.wikipedia.org/wiki/Foxface_rabbitfish

 

Se leres coma tenção verificas que se trata de um peixe comedor de algas

«They have a long snout-like mouth that is used for feeding on algae and other vegetation, with the snout being particularly handy for reaching into crevices.»

 

E temos mais esta referência:

«Siganus vulpinus is omnivorous but enjoys algae and other marine plant life. From time-to-time, if hungry, it may nip at corals like Zoantharia (zoanthids and button polyps). Though not an obligate herbivore, the Foxface Rabbitfish does require algae in its diet. In captivity it can usually be coaxed into eating a combination of mysis shrimp, sheets of dried seaweed and marine flake food containing algae. It is popular with aquarists due to its appetite for feather caulerpas (Caulerpa crassifolia, C. mexicana, C. sertularoides), macroalgae that commonly overgrow the rockwork in home aquariums. S. vulpinus is highly skilled at removing this alga and will generally clear an aquarium of it within a matter of days.»

 

No que respeita à “valonia” eu nunca testei mas se não me enganei no peixe que vi à venda então já temos confirmação de um Membro deste Fórum no sentido de que ele come mesmo estas algas.

 

Quanto ao veneno, também tens a indicação a esse respeito no mesmo endereço

«Caution should be used with this fish: like in all rabbitfishes, all of the dorsal, pectoral and anal fins have venomous spines. A wound from any of them can be, at the least, very painful. To prevent injury when working in an aquarium with a rabbitfish, it is a good idea to wear thick rubber gloves or somehow isolate it to one side of the aquarium temporarily. Despite the danger of the venomous fins, the Foxface Rabbitfish is generally timid and will usually retreat behind some rocks when approached or you stick your arm in an aquarium. Most injuries occur when people attempt to handle the fish without wearing gloves or stick their hand in the aquarium while feeding.»

 

Volto a reforçar a chamada de atenção:

«Caution should be used with this fish: like in all rabbitfishes, all of the dorsal, pectoral and anal fins have venomous spines.»

 

Eu não estou na aquariofilia por formação académica nem profissional e por isso fico muito limitado quanto ao muito que há para saber e reconheço que nada sei. Vou discutindo com outros Membros, vou lendo uma coisita aqui e ali e vou tendo uma ideia sobre a matéria mas preciso do espaço no meu disco (cérebro) para outras informações.

 

Mas há muitos profissionais (professores, investigadores e outros) que são verdadeiros aficionados e que sabem muito disto. Também os há aqui no Fórum e depois há os internacionalmente reconhecidos como grandes sumidades na matéria. Neste sentido, para quem queira aprender mais não perde nada em ler os artigos da “reefkeeping” que são uma referência a nível mundial.

Sobre esta matéria recomendo-te a leitura deste artigo:

 

http://reefkeeping.com/issues/2002-02/hcj/feature/index.php

 

A respeito da “valónia” e forma de a controlar ou preferencialmente erradicar eu estava limitado ao caranguejo e ao peixe que referi. Eu também não sabia mas fiquei a saber que há vários tipos de “valónia” e outras algas semelhantes e que podem ser combatidas com vários tipos de animais incluindo ouriços.

 

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se a “praga” ainda está confinada a uma única rocha, faz uma muda de agua e guarda a agua retirada em dois recipientes distintos para lavar a rocha. Depois de mudares a agua retira a rocha escova-a muito bem com uma escova de dentes velha, uma escova de unhas, um piassaba ou outro instrumento similar. Algumas das bolhas vão rebentar e vai libertar uma gosma horrível. Depois de escovares observa vem e se ainda encontrares vestígios da alga (restos das bolsas que se agarra a rocha) retira com uma pinça. Depois passa a rocha pela agua de um dos recipientes e vai enxaguando muito bem, por exemplo pondo e tirando a rocha na agua para a lavar e retirar o liquido que escorreu do rebentamento das bolhas. Claro que com sito estás a mergulhar a rocha em agua que entretanto vai ficando contaminada pelo liquido e por isso a minha sugestão de terminares pondo a rocha num lavatório, banheira ou tanque da roupa e, utilizando a agua do outro recipiente, vai despejando sobre a rocha para ir lavando e escorrendo.

 

Se já for impossível controlar a “praga” deste modo então deves recorrer a outra forma que poderá passar pelo caranguejo ou pelo peixe.

A respeito do peixe, leste o endereço que te deixei?

 

http://en.wikipedia.org/wiki/Foxface_rabbitfish

 

Se leres coma tenção verificas que se trata de um peixe comedor de algas

«They have a long snout-like mouth that is used for feeding on algae and other vegetation, with the snout being particularly handy for reaching into crevices.»

 

E temos mais esta referência:

«Siganus vulpinus is omnivorous but enjoys algae and other marine plant life. From time-to-time, if hungry, it may nip at corals like Zoantharia (zoanthids and button polyps). Though not an obligate herbivore, the Foxface Rabbitfish does require algae in its diet. In captivity it can usually be coaxed into eating a combination of mysis shrimp, sheets of dried seaweed and marine flake food containing algae. It is popular with aquarists due to its appetite for feather caulerpas (Caulerpa crassifolia, C. mexicana, C. sertularoides), macroalgae that commonly overgrow the rockwork in home aquariums. S. vulpinus is highly skilled at removing this alga and will generally clear an aquarium of it within a matter of days.»

 

No que respeita à “valonia” eu nunca testei mas se não me enganei no peixe que vi à venda então já temos confirmação de um Membro deste Fórum no sentido de que ele come mesmo estas algas.

 

Quanto ao veneno, também tens a indicação a esse respeito no mesmo endereço

«Caution should be used with this fish: like in all rabbitfishes, all of the dorsal, pectoral and anal fins have venomous spines. A wound from any of them can be, at the least, very painful. To prevent injury when working in an aquarium with a rabbitfish, it is a good idea to wear thick rubber gloves or somehow isolate it to one side of the aquarium temporarily. Despite the danger of the venomous fins, the Foxface Rabbitfish is generally timid and will usually retreat behind some rocks when approached or you stick your arm in an aquarium. Most injuries occur when people attempt to handle the fish without wearing gloves or stick their hand in the aquarium while feeding.»

 

Volto a reforçar a chamada de atenção:

«Caution should be used with this fish: like in all rabbitfishes, all of the dorsal, pectoral and anal fins have venomous spines.»

 

Eu não estou na aquariofilia por formação académica nem profissional e por isso fico muito limitado quanto ao muito que há para saber e reconheço que nada sei. Vou discutindo com outros Membros, vou lendo uma coisita aqui e ali e vou tendo uma ideia sobre a matéria mas preciso do espaço no meu disco (cérebro) para outras informações.

 

Mas há muitos profissionais (professores, investigadores e outros) que são verdadeiros aficionados e que sabem muito disto. Também os há aqui no Fórum e depois há os internacionalmente reconhecidos como grandes sumidades na matéria. Neste sentido, para quem queira aprender mais não perde nada em ler os artigos da “reefkeeping” que são uma referência a nível mundial.

Sobre esta matéria recomendo-te a leitura deste artigo:

 

http://reefkeeping.com/issues/2002-02/hcj/feature/index.php

 

A respeito da “valónia” e forma de a controlar ou preferencialmente erradicar eu estava limitado ao caranguejo e ao peixe que referi. Eu também não sabia mas fiquei a saber que há vários tipos de “valónia” e outras algas semelhantes e que podem ser combatidas com vários tipos de animais incluindo ouriços.

 

Cumprimentos

Rolim

 

obrigado a todos

vou tratar entao de as tirar manualmente e tentar tambem comprar um dos animais que as combatem

ja agora outra duvida comprei um coral que vinha com cerca de 10 ofiurus pequeninos que os pus a parte num aquario pequeno e gostava de saber se seria benefico para o sistema ou se fara mal?

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há ofiuros grandes que comem peixes mas não será o caso desses. Inporta saber se esses são dos grandes em estado juvenil ou se são dos pequenso em estado adulto e inclino-me mais para esta segunda possibilidade. Nao se perdia nada se conseguisses tirar uma fotografia deles e mostra-la aqui.

Em principio, são bons detritivoros e até ajudam na "limpeza" do sistema. Há muitos aquariofilista que fazem questão de os manter. Supondo que são mesmo desses pequeninos, isso agora vai depender de ti e dos teus gosto.

 

Se forem dos que eu penso, pessoalmente, eu não os procuro nem dados. Mas se vierem numa rocha ou coral também não vou andar a perder tempo para os eliminar. Deves ir observando o aquario no periodo nocturno por ser quando estão mais activos e ver se não viram praga. Uma noite, no aquario da minha mãe encontrei dois montões deles em cima de duas gorgonias e a decisão foi agarrar no maior numero possível (eram aos punhados) e deitar uns fora e espetar com outros em cima do "sun-coral" que estava todo aberto e penso que tera "papado" alguns. Na altura achei irritante porque deviam ser bem mais de cem. Entretanto esse aquario foi desmontado e trocado por outro e agora parece que não são em numero assim tão grande. Num dos aquarios de minha casa tenho um dos grandes mas que em principio não representa perigo para os peixes porque já vinha de um sistema com muitos peixes e nunca o dono teve problemas com ele.

 

Quanto a esses pequenos, durante o periodo de dia e principalmente quando da alimentação, apenas irás ver os seus tentaculos a tentarem apanhar restos de comida. No periodo nocturno penso que circulam muito pelo aquario. Pelo menos foi sempre nesta altura que os vi em maior numero e mesmo a "circular" ao sabor da corrente para se deslocarem mais rapidamente.

 

Pela minha pouca experiencia parecem "gostar" de Gorgonias, pelo menos para sem montarem nelas que nem macacos nas arvores o que me irrita bastante porque as Gorgonias atrofiam e não espandem os seus polipos. Pode não ser mau, no periodo nocturno, para as normais mas para as que precisam de ser alimentadas e que normalmente ate espandem os polipos durante o periodo nocturno, certamente que as vai limitar quanto a alimentação conseguida de microrganismos existentes da agua. Possivelmente até se montam nelas para lhes roubar o aliemnto por ela capturado.

 

Resumindo, se poderes mostra-os aqui atraves de uma fotografia. Em principio ate sao bons detritivoros e beneficos para o sitema. Mas mantem-os sob observação porque se não houver predadores e tiveres muita alimentação para eles podem crescer muito em numero e quanto a isso não sei quais sao as consequencias possiveis.

 

Como estamos a falar de animais que pouco conheço e com os quais tenho pouca experiencia, vamos aguardar por melhores opiniões de outros Membros antes de decidires ficar com eles ou elimina-los.

 

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pela minha pouca experiencia parecem "gostar" de Gorgonias, pelo menos para sem montarem nelas que nem macacos nas arvores o que me irrita bastante porque as Gorgonias atrofiam e não espandem os seus polipos. Pode não ser mau, no periodo nocturno, para as normais mas para as que precisam de ser alimentadas e que normalmente ate espandem os polipos durante o periodo nocturno, certamente que as vai limitar quanto a alimentação conseguida de microrganismos existentes da agua. Possivelmente até se montam nelas para lhes roubar o aliemnto por ela capturado.

 

Cumprimentos

Rolim

 

 

Olá Rolim

 

À parte o comentário do Diodon (não está confirmado,mas não deixa de ser uma observação interessante...pode acontecer também que seja uma questão de estratégia...visto os corais ou outros que se alimentam depois do apagão se encontrarem em zonas com alguma corrente .),só são benéficos ao sistema,sem contudo deixar que atinjam números disparatados.

O meu "Pseudochromis Paccagneliae",encarrega-se de os controlar.

Um abraço

 

Cjorgene

Editado por cjorgene
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rolim

 

À parte o comentário do Diodon (não está confirmado,mas não deixa de ser uma observação interessante...pode acontecer também que seja uma questão de estratégia...visto os corais ou outros que se alimentam depois do apagão se encontrarem em zonas com alguma corrente .),só são benéficos ao sistema,sem contudo deixar que atinjam números disparatados.

O meu "Pseudochromis Paccagneliae",encarrega-se de os controlar.

Um abraço

 

Cjorgene

 

 

entao o que devo de fazer com os pequenos que tenho ?

que sao cerca de 12 +ou- meto-os no aqua?

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entao o que devo de fazer com os pequenos que tenho ?

que sao cerca de 12 +ou- meto-os no aqua?

cumps

 

 

Analisada a situacao, eu penso que sim. Nao tens qualquer incoveniente porque como te disse sao bons detritivoros para ajudar a manter o sistema "limpo" de restos de comida e outros detritos. Pessoalmente penso que sao um problema quando nao ha predadores e aumentam em grande numero. Eu nao conhecia nunhum mas agora tu e eu ja sabemos que se a "coisa" se descontrolar afinal pode ser resolvida facilmente com um "Pseudochromis Paccagneliae". Assim ficas com a vantagem de ter bons detritivoros e mante-los sobcontrolo com o "Pseudochromis Paccagneliae" se for necessario.

Brigadao Cjorgene. Vivendo e aprendendo.

http://www.aboutfishonline.com/articles/bi...-dottyback.html

http://www.peteducation.com/article.cfm?c=...01&aid=1759

http://www.freshmarine.com/royal-dottyback.html

mas atencao que penso nao ser possivel manter camaroes com este peixe e trata-se de um peixe extremamente territorial logo potencialmente agressivo para outros...

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas atencao que penso nao ser possivel manter camaroes com este peixe e trata-se de um peixe extremamente territorial logo potencialmente agressivo para outros...

Cumprimentos

Rolim

 

Olá rolim

 

Tenho:

 

2 Amboniecensis

2 Sticaudatas

1 Hispidus

e nunca tive o mais pequeno problema.

Atenção...há peixes e há peixes...para além de outros vectores que podem condicionar ou despoletar comportamentos.

Um abraço

 

Cjorgene

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Cjorgene

Efectivamente, há peixes e peixes… e muitas vezes lá aparece um ou outro que confirma a regra.

 

Por norma o “chelmon rostratus” é um excelente devorador de aptasias e recomendado para combater estas pragas

http://www.aquahobby.com/marine/b_chelmon.php

 

mas assisti a relatos de pessoas a dizer que os compraram e que eles nem lhes tocam…

 

Quanto ao “Pseudochromis Paccagneliae” nunca tive nenhum e por isso me limito a comentar o que fui ler na InterNet e que será uma visão geral do peixe mas existem excepções como poderá ser o caso.

 

Quanto aos camarões referidos, conheço-os porque já tive de todos. A respeito dos “Amboniecensis” podem ser camarões limpadores, tal como na Natureza, e estarem numa zona do aquário que funciona como “santuário” o que lhes permite estar em segurança. Já vi na televisão Garoupas (que comem peixes) de boca aberta nas chamadas “estações de limpeza” onde vários “labroides” lhes entravam na boca para retirar restos entre os dentes e nas guelras. O mesmo se passa com os camarões limpadores. Penso que estes camarões podem estar seguros no aquário dependendo dessa função e do reconhecimento por parte dos peixes quanto a essa função. Relativamente a camarões ornamentais, já os tive e penso que só um (Debelius) me desapareceu com suspeita de ter sido comido pois não estiveram junto de peixes que estejam identificados como potenciais perigo para eles (excepto os Debelius enquanto um potencial predador não saltou do aquário por perseguição de uma Donzela). Atendendo a que cada “Amboniecensis” custa cerca de 20Euros sempre preferi não fazer o teste. No que respeita aos “Sticaudatas” já os tive por causa das aptasias e penso que funcionam melhor como detritivoros. São muito “tímidos” e penso que são mais activos no período nocturno quando todos os peixes (ou quase todos) estão inactivos e por isso os camarões podem sair das rochas com maior segurança. Quanto ao “Hispidus” ainda estar vivo penso que será mesmo a confirmação de que esse peixe especificamente (e não a espécie toda) e no teu aquário será seguro para os camarões ornamentais de algum porte como os atrás referidos. Talvez em função das disposição das rochas, da alimentação, dos outros habitantes do aquário,… Penso que nada nos garante que se for vendido ou emprestado a outro Membro ele irá manter a mesmo postura. Eu, pessoalmente, não sei se arriscaria a introduzi-lo num aquário meu com camarões ornamentais…

Mas nestas coisas de aquariofilia de Recife, desde 2002 até hoje aprendi que nada é garantido e nunca s epode generalizar uma situação embora por vezes seja necessário ter uma ideia aproximada dos acontecimentos mais frequentes, por exemplo em termos comportamentais dos peixes, para elaborar as respectivas fichas sobre eles. Mas nada será garantido... Nem quanto à segurança nem quanto à falta dela no caso dos "no reef-safe" (quantos peixes Anjo nãqo estão referenciados como nao seguros ou introduzir com cuidado e sob vigilancia apertada e depois se revelam totalmente seguros...)

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Cjorgene

Efectivamente, há peixes e peixes… e muitas vezes lá aparece um ou outro que confirma a regra.

 

Por norma o “chelmon rostratus” é um excelente devorador de aptasias e recomendado para combater estas pragas

http://www.aquahobby.com/marine/b_chelmon.php

 

mas assisti a relatos de pessoas a dizer que os compraram e que eles nem lhes tocam…

 

Quanto ao “Pseudochromis Paccagneliae” nunca tive nenhum e por isso me limito a comentar o que fui ler na InterNet e que será uma visão geral do peixe mas existem excepções como poderá ser o caso.

 

Quanto aos camarões referidos, conheço-os porque já tive de todos. A respeito dos “Amboniecensis” podem ser camarões limpadores, tal como na Natureza, e estarem numa zona do aquário que funciona como “santuário” o que lhes permite estar em segurança. Já vi na televisão Garoupas (que comem peixes) de boca aberta nas chamadas “estações de limpeza” onde vários “labroides” lhes entravam na boca para retirar restos entre os dentes e nas guelras. O mesmo se passa com os camarões limpadores. Penso que estes camarões podem estar seguros no aquário dependendo dessa função e do reconhecimento por parte dos peixes quanto a essa função. Relativamente a camarões ornamentais, já os tive e penso que só um (Debelius) me desapareceu com suspeita de ter sido comido pois não estiveram junto de peixes que estejam identificados como potenciais perigo para eles (excepto os Debelius enquanto um potencial predador não saltou do aquário por perseguição de uma Donzela). Atendendo a que cada “Amboniecensis” custa cerca de 20Euros sempre preferi não fazer o teste. No que respeita aos “Sticaudatas” já os tive por causa das aptasias e penso que funcionam melhor como detritivoros. São muito “tímidos” e penso que são mais activos no período nocturno quando todos os peixes (ou quase todos) estão inactivos e por isso os camarões podem sair das rochas com maior segurança. Quanto ao “Hispidus” ainda estar vivo penso que será mesmo a confirmação de que esse peixe especificamente (e não a espécie toda) e no teu aquário será seguro para os camarões ornamentais de algum porte como os atrás referidos. Talvez em função das disposição das rochas, da alimentação, dos outros habitantes do aquário,… Penso que nada nos garante que se for vendido ou emprestado a outro Membro ele irá manter a mesmo postura. Eu, pessoalmente, não sei se arriscaria a introduzi-lo num aquário meu com camarões ornamentais…

Mas nestas coisas de aquariofilia de Recife, desde 2002 até hoje aprendi que nada é garantido e nunca s epode generalizar uma situação embora por vezes seja necessário ter uma ideia aproximada dos acontecimentos mais frequentes, por exemplo em termos comportamentais dos peixes, para elaborar as respectivas fichas sobre eles. Mas nada será garantido... Nem quanto à segurança nem quanto à falta dela no caso dos "no reef-safe" (quantos peixes Anjo nãqo estão referenciados como nao seguros ou introduzir com cuidado e sob vigilancia apertada e depois se revelam totalmente seguros...)

Cumprimentos

Rolim

 

Olá Rolim

 

De facto assim è.

Não aconselho a ninguém colocar um "Paccagneliae" só com o objectivo de combater as ofiuros...até porque não se fica por aí...tudo o que è copepodes,cyclops e afins...assim como worms de até 1cm...marcha tudo.

Fica bem

 

Cjorgene

Editado por cjorgene
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rolim

 

De facto assim è.

Não aconselho a ninguém colocar um "Paccagneliae" só com o objectivo de combater as asterinas...até porque não se fica por aí...tudo o que è copepodes,cyclops e afins...assim como worms de até 1cm...marcha tudo.

Fica bem

 

Cjorgene

 

 

obrigado a todos mais uma vez

ja que tenho que expor todas as duvidas num so topico

queria fazer uma pergunta eu nao posso ter 2 corais a cresçer na mesma pedra?

havera guerra quimica? ou um nao deixa o outro abrir ?

e que foi o que me disseram

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Cjorgene

É uma pena eles limparem o aquário de copepods mas também é importante se eles conseguem fazer o controlo por exemplo dos “worms” ou dos pequenos ofiuros para evitar que se transformem em praga. De qualquer modo isso só vem reforçar a ideia de que se deve manter um refugio, de preferência numa posição superior ao aquário para receber a agua bombeada do aquário e envia-la por queda para o aquário podendo a corrente apanhar alguns copepods e ir repondo a população no aquário. É um peixe bonito, penso que terá um comportamento muito activo e interessante e útil se efectivamente faz o controlo de algumas pragas. Obrigado pelas dicas porque eu não conhecia nada sobre este peixes que curiosamente até consta do nosso Portal em

http://www.aquariofilia.net/portal/index.p...8&Itemid=59

tenho que estar mais atento ao Portal

 

 

Boas diodon

Quanto a um só tópico, estás a fazer confusão. Conforme as dúvidas e os temas podes ir tendo que criar novos tópicos. Se daqui a um ano tiveres uma dúvida sobre um peixe, camarão, anémona, tridacna ou outro qualquer invertebrado não precisas de vir novamente a este tópico. O problema está em que alguns Membros no inicio, fruto da sua inexperiência, começam a abrir tópicos por tudo e por nada e acabam por não abrir o mais importante que seria um com a descrição pormenorizada do aquário e se possível com fotografias para melhor orientação de quem tenta ajudar e esclarecer as duvidas.

Já foste a

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showforum=85

para criar um tópico com a descrição do teu aquário?

Certamente que muitos Membros vão ver e dar-te opiniões para melhorar e podes lá colocar muitas duvidas que vão sendo esclarecidas. Também as podes colocar aqui mas com indicação do endereço electrónico para o teu tópico do “setup” para permitir que uma pessoa conheça melhor o teu sistema e assim mais facilmente te poder ajudar com opiniões ou conselhos.

Quanto a teres dois corais na mesma pedra, tudo depende dos corais que lá estão. Por exemplo, se forem dois, ou mais, corais duros iguais em princípio não há problema e vão acabar por se entrelaçar ou até mesmo “fundir” em algumas situações como aconteceu em casa de um Membro que juntou a um coral grande vários bocados do próprio coral que se tinham partido. Também já comprei na “Fitónia” (em Coimbra) uma pedra com vários “frags” de dois corais distintos porque se tinham partido durante a viagem e o dono, para não perder os bocados, colo-os todos numa pedra. Como há vários bocados de dois distintos vou aguardar para o ver o que irá acontecer pois tudo depende das espécies que foram juntas. Mas também já vi o contrário porque no sábado passado estive numa festa de aniversario perto de Lisboa e comprei numa loja perto da casa dos meus amigos um “frag” que tinha dois pequenos corais e já se notava uma faixa branca entre eles o que demonstra que estavam em “luta” pelo espaço. Penso que o “frag” terá sido efectuado na loja mas possivelmente o “plug” onde estava encostou-se a algum coral vizinho que se agarrou a peça. Mas já comprei a um Membro deste Fórum discos vermelhos e verdes numa mesma pedra e até hoje não tive problemas com eles. Como vês terá que ser sempre analisado caso a caso e não sei se alguém te poderá garantir a junção, com segurança, de algumas espécies.

Nos corais moles acontece o mesmo e são bastante agressivos. Tive uma Montipora australiensis comprada ao Luís Rodrigues que foi a mais bonita que vi até hoje e já vi algumas em vários aquários. Infelizmente durante umas ferias foi “apanhada” por um coral mole que eu tinha próximo e que a queimou toda e me deixou um pedaço de rocha branca no lugar do coral. Mas se fores ver na Natureza encontras muitos corais diferentes juntos e vão sobrevivendo e o mesmo se passa nos aquários.

Procura ver estes endereços de imagens obtidas na Ilha de Mapur:

http://frank.itlab.us/photo_essays/wrapper...2008_mapur.html

http://frank.itlab.us/photo_essays/wrapper...2009_mapur.html

http://frank.itlab.us/photo_essays/wrapper...ur_snorkel.html

 

Quanto à “guerra química” entre eles, atenção que não se limitam a “queimar” partes do coral vizinho porque libertam os químicos para a água e por isso deves ter carvão activado de boa qualidade na caixa depuradora. Mesmo que não tenhas guerra química entre corais não perdes muito em ter um pouco de carvão durante algum tempo no sistema. Há quem o tenha sempre e quem seja contra porque retira o bom e mau da agua e tem que ser substituído frequentemente porque pode saturar e libertar de uma vez só e num curto espaço de tempo tudo o que reteve durante semanas ou meses.

 

Cumprimentos

Paulo Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola diodon

Voltando aos aquarios com corais juntos ou muito proximos, ha alguns em que sera de todo desaconselhavel mas noutros, com um acidente aqui e outro ali, em grandes sistemas vai dando para ir mantendo. E depois ha alguns que se juntam sem problemas de maior.

Aqui te deixo imagens de alguns projectos internacionais em que podes ver muitos corais juntos:

http://www.advancedaquarist.com/2007/2/aquarium (o sonho de qualquer um de nos pois ate da para fazer mergulho la dentro)

http://www.ultimatereef.com/TOTM/2007_jan/ (com um formato pouco vulgar em "L")

http://www.i-reef.com/viewtopic.php?f=11&t=258 (um projecto da america latina)

http://reefkeeping.com/issues/2009-02/totm/index.php

 

Aqui tens um excelente projecto, nomeadamente quanto a montagem

http://reefcentral.com/forums/showthread.p...mp;pagenumber=1

mas para veres os corais todos ao "monte" teras que ir a pagina 39 :transport027:

http://reefcentral.com/forums/showthread.p...p;pagenumber=39

Mas penso que nao perdes nada em ver as paginas anteriores e vais aprender muito

 

Outro projecto interessante, pelo seu tamanho e equipamento

http://www.reefcentral.com/forums/showthre...hreadid=1640915

mas em termos de corais, por enquanto so te interessam as imagens 3 e 4 e que nem sao do projecto mas sim de uma das "fonte inspiradora do projecto".

Na folha 39

http://www.reefcentral.com/forums/showthre...p;pagenumber=39

podes ver um aquario iluminado por LEDs e com muitos corais que quase se estam a sobrepor uns aos outros. Tens ainda a refrencia a um projecto holandes (Pieter van Suijlekom's tank) de um aquario com invertebrados nao fotosinteticos com gorgonias e corais muito proximos uns dos outros.

Na folha 38

http://www.reefcentral.com/forums/showthre...p;pagenumber=38

podes ver porque o dono teve que montar outro aquario. No que ele tinha ja nao cabia mais nada mas nada mesmo :shocked028:

 

E por ultimo um projecto que muito admiro

http://www.ultimatereef.net/TOTM/June04.htm

pois estamos a falar de um aquarios cheio de viva e principalmente corais que me parece nao ter caixa depuradora embora grande parte dos equipamentos sejam externos.

 

E para terminar aqui fica um projecto nacional que fez sucesso no exterior

http://www.reefcentral.com/forums/showthre...hreadid=1215102

com video aqui

 

A respeito deste ultimo, como eu ja escrevi uma vez, Machado de Sousa, membro deste Forum Aquariofilia.net, é o Cristiano Ronaldo ou o Figo da Aquariofilia de Recife pois levou alem fronteiras uma amostra do que de bom se faz por ca e foi reconhecido por todos como se pode pelos comentarios.

 

Entretanto, mais um video de varios corais juntos, com a aprticularidade de terem sido filmados no momento em que estavam fora de agua (mare baixa)

Corals at low tide Fiji

Afinal, quando estamos a fazer uma muda de agua se ficarem um pouco fora de agua nao vao morrer por isso

 

E mais algumas imagens, em video, de diferentes corais juntos na Natureza

Lautoka Fiji Snorkel

(infelizmente a qualidade de imagem deixa muito a desejar)

 

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola diodon

Voltando aos aquarios com corais juntos ou muito proximos, ha alguns em que sera de todo desaconselhavel mas noutros, com um acidente aqui e outro ali, em grandes sistemas vai dando para ir mantendo. E depois ha alguns que se juntam sem problemas de maior.

Aqui te deixo imagens de alguns projectos internacionais em que podes ver muitos corais juntos:

http://www.advancedaquarist.com/2007/2/aquarium (o sonho de qualquer um de nos pois ate da para fazer mergulho la dentro)

http://www.ultimatereef.com/TOTM/2007_jan/ (com um formato pouco vulgar em "L")

http://www.i-reef.com/viewtopic.php?f=11&t=258 (um projecto da america latina)

http://reefkeeping.com/issues/2009-02/totm/index.php

 

Aqui tens um excelente projecto, nomeadamente quanto a montagem

http://reefcentral.com/forums/showthread.p...mp;pagenumber=1

mas para veres os corais todos ao "monte" teras que ir a pagina 39 :transport027:

http://reefcentral.com/forums/showthread.p...p;pagenumber=39

Mas penso que nao perdes nada em ver as paginas anteriores e vais aprender muito

 

Outro projecto interessante, pelo seu tamanho e equipamento

http://www.reefcentral.com/forums/showthre...hreadid=1640915

mas em termos de corais, por enquanto so te interessam as imagens 3 e 4 e que nem sao do projecto mas sim de uma das "fonte inspiradora do projecto".

Na folha 39

http://www.reefcentral.com/forums/showthre...p;pagenumber=39

podes ver um aquario iluminado por LEDs e com muitos corais que quase se estam a sobrepor uns aos outros. Tens ainda a refrencia a um projecto holandes (Pieter van Suijlekom's tank) de um aquario com invertebrados nao fotosinteticos com gorgonias e corais muito proximos uns dos outros.

Na folha 38

http://www.reefcentral.com/forums/showthre...p;pagenumber=38

podes ver porque o dono teve que montar outro aquario. No que ele tinha ja nao cabia mais nada mas nada mesmo :shocked028:

 

E por ultimo um projecto que muito admiro

http://www.ultimatereef.net/TOTM/June04.htm

pois estamos a falar de um aquarios cheio de viva e principalmente corais que me parece nao ter caixa depuradora embora grande parte dos equipamentos sejam externos.

 

E para terminar aqui fica um projecto nacional que fez sucesso no exterior

http://www.reefcentral.com/forums/showthre...hreadid=1215102

com video aqui

 

A respeito deste ultimo, como eu ja escrevi uma vez, Machado de Sousa, membro deste Forum Aquariofilia.net, é o Cristiano Ronaldo ou o Figo da Aquariofilia de Recife pois levou alem fronteiras uma amostra do que de bom se faz por ca e foi reconhecido por todos como se pode pelos comentarios.

 

Entretanto, mais um video de varios corais juntos, com a aprticularidade de terem sido filmados no momento em que estavam fora de agua (mare baixa)

Corals at low tide Fiji

Afinal, quando estamos a fazer uma muda de agua se ficarem um pouco fora de agua nao vao morrer por isso

 

E mais algumas imagens, em video, de diferentes corais juntos na Natureza

Lautoka Fiji Snorkel

(infelizmente a qualidade de imagem deixa muito a desejar)

 

Cumprimentos

Rolim

 

 

obrigado rolim por toda a informação que me disponibilizas-te , os corais em que falo sao um lobophiton e uma sinularia dura

que nao sei ate que ponto os posso manter na mesma rocha e ja em contacto um com o outro cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado rolim por toda a informação que me disponibilizas-te , os corais em que falo sao um lobophiton e uma sinularia dura

que nao sei ate que ponto os posso manter na mesma rocha e ja em contacto um com o outro cumps

 

 

Boas diodon

Procura ler este artigo com atencao:

Placement of Corals in the Reef Tank

Author, Marine Biotechnology Consultant

Michael Paletta,

 

em:

http://www.peteducation.com/article.cfm?c=...49&aid=2954

 

Eu ja tive varias sinularias juntas e nao criaram problemas de maior mas com um Lobothyton eu nao sei se arriscaria. Como nao tenho Lobothytons nao sou a pessoa indicada para emitir uma opiniao mas penso que podem ser problematicos pois, posso estar errado, ha quem os tenha como dos mais agressivos entre corais moles.

 

Todos os corais, melhor ou pior, precisao de se alimentar e lutar por espaco. Alguns tentando sobrepor-se a outros em numero e outros com mecanismos de defesa como sejam os tentaculos urtigantes ou quimicos. Tens por exemplo as Xenias que penso nao representarem qualquer problema aparente mas que procuram conquistar espaco com uma reproducao e crescimento muito rapido para se sobreporem aos outros. Ha quem tenha aquarios lindissimos cheios de Xenias a volta de varios corais que se estiverem de boa saude nao vao permitir que elas os cubram destruindo as que o tentem.

Ja em relacao as Ricordeas tens por exemplo a experiencia de uma organizacao dedicada a sua comercializacao segundo a qual, entre elas, ate gostam de estar juntas.

Tens aqui imagens lindissimas:

http://www.ricordea-farm.com/english/ware.html

Aqui fala dos cuidados a ter com elas e onde mencionam que ate gostam de estar juntas:

http://www.ricordea-farm.com/english/info.html

«Ricordeas will never attack other creatures in your aquarium. They love touching each other! If possible, place your Ricordeas in small groups.»

E, infelizmente, para nao ires ja a correr pensar comprar umas quantas aqui tens os precos:

http://www.ricordea-farm.com/english/verkauf.html

a que acresce os custos de expedicao e transporte

 

Por outro lado, se fores ver "favites" podes achar um coral todo bonitinho e pacifico (eu ate gosto destes corais) muito verdinho e simpatico. Mas procura po-lo perto de outros e veras o resultado. Para quem nao conhece ate pode parecer um coral duro SPS bem pacifico. Mas liberta uns tentaculos transparentes com os quais pode fazer muitos estragos. Procura ver, so por curiosidade, este endereco

http://saltaquarium.about.com/od/braincora...-Brain-Star.htm

com varias imagens de "Brain Coral Photos Gallery" e presta atencao a fotografia "7 de 23" (teras que as correr ate chegar a 7) com este texto:

«Lucia Galvan's close up photo of her Brain Star (Goniastrea sp.) coral. Also known as Honeycomb Coral, Lucia's coral resides in her 250g reef tank. Note that the coral has its sweeper tentacles extended, defending its territory in the tank.» Tudo o que for "tocado" por aqueles corais devera passar um mau bocado.

 

Voltando a tua questao inicial tens, quanto a sinularia dura:

http://www.liveaquaria.com/product/prod_di...&pcatid=638

(segundo este endereco sera semi-agressiva «It is semi-aggressive and needs space between itself and other corals in the reef aquarium. Some species are toxic to stony corals»)

A sinularia tambem podera ter esta forma:

http://www.liveaquaria.com/product/prod_di...amp;pcatid=2832

(nao sei qual sera atua mas suponho que seja a primeira)

Relativamente a Lobophytum tens um exemplar aqui:

http://www.liveaquaria.com/product/prod_di...&pcatid=646

Com a indicacao de que sera pacifico, contrariando o que eu pensava, embora «Some species are toxic to stony corals»

 

Gostava de te poder ajudar mais mas como nao tenho experiencia com Lobothytons nao sei que mais te possa escrever. Vamos por isso esperar pela opiniao de Membros mais experientes e/ou conhecedores.

 

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas diodon

Procura ler este artigo com atencao:

Placement of Corals in the Reef Tank

Author, Marine Biotechnology Consultant

Michael Paletta,

 

em:

http://www.peteducation.com/article.cfm?c=...49&aid=2954

 

Eu ja tive varias sinularias juntas e nao criaram problemas de maior mas com um Lobothyton eu nao sei se arriscaria. Como nao tenho Lobothytons nao sou a pessoa indicada para emitir uma opiniao mas penso que podem ser problematicos pois, posso estar errado, ha quem os tenha como dos mais agressivos entre corais moles.

 

Todos os corais, melhor ou pior, precisao de se alimentar e lutar por espaco. Alguns tentando sobrepor-se a outros em numero e outros com mecanismos de defesa como sejam os tentaculos urtigantes ou quimicos. Tens por exemplo as Xenias que penso nao representarem qualquer problema aparente mas que procuram conquistar espaco com uma reproducao e crescimento muito rapido para se sobreporem aos outros. Ha quem tenha aquarios lindissimos cheios de Xenias a volta de varios corais que se estiverem de boa saude nao vao permitir que elas os cubram destruindo as que o tentem.

Ja em relacao as Ricordeas tens por exemplo a experiencia de uma organizacao dedicada a sua comercializacao segundo a qual, entre elas, ate gostam de estar juntas.

Tens aqui imagens lindissimas:

http://www.ricordea-farm.com/english/ware.html

Aqui fala dos cuidados a ter com elas e onde mencionam que ate gostam de estar juntas:

http://www.ricordea-farm.com/english/info.html

«Ricordeas will never attack other creatures in your aquarium. They love touching each other! If possible, place your Ricordeas in small groups.»

E, infelizmente, para nao ires ja a correr pensar comprar umas quantas aqui tens os precos:

http://www.ricordea-farm.com/english/verkauf.html

a que acresce os custos de expedicao e transporte

 

Por outro lado, se fores ver "favites" podes achar um coral todo bonitinho e pacifico (eu ate gosto destes corais) muito verdinho e simpatico. Mas procura po-lo perto de outros e veras o resultado. Para quem nao conhece ate pode parecer um coral duro SPS bem pacifico. Mas liberta uns tentaculos transparentes com os quais pode fazer muitos estragos. Procura ver, so por curiosidade, este endereco

http://saltaquarium.about.com/od/braincora...-Brain-Star.htm

com varias imagens de "Brain Coral Photos Gallery" e presta atencao a fotografia "7 de 23" (teras que as correr ate chegar a 7) com este texto:

«Lucia Galvan's close up photo of her Brain Star (Goniastrea sp.) coral. Also known as Honeycomb Coral, Lucia's coral resides in her 250g reef tank. Note that the coral has its sweeper tentacles extended, defending its territory in the tank.» Tudo o que for "tocado" por aqueles corais devera passar um mau bocado.

 

Voltando a tua questao inicial tens, quanto a sinularia dura:

http://www.liveaquaria.com/product/prod_di...&pcatid=638

(segundo este endereco sera semi-agressiva «It is semi-aggressive and needs space between itself and other corals in the reef aquarium. Some species are toxic to stony corals»)

A sinularia tambem podera ter esta forma:

http://www.liveaquaria.com/product/prod_di...amp;pcatid=2832

(nao sei qual sera atua mas suponho que seja a primeira)

Relativamente a Lobophytum tens um exemplar aqui:

http://www.liveaquaria.com/product/prod_di...&pcatid=646

Com a indicacao de que sera pacifico, contrariando o que eu pensava, embora «Some species are toxic to stony corals»

 

Gostava de te poder ajudar mais mas como nao tenho experiencia com Lobothytons nao sei que mais te possa escrever. Vamos por isso esperar pela opiniao de Membros mais experientes e/ou conhecedores.

 

Cumprimentos

Rolim

 

 

obrigado mais uma vez rolim

tenho outra questao

tenho um frag grandito de sinularia dura que deixou de abrir a 2 dias

e na rocha onde ela esta estao 2 ou 3 ofiuros sera possivel que sejam eles que nao lhe deixam abrir?

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho um frag grandito de sinularia dura que deixou de abrir a 2 dias

e na rocha onde ela esta estao 2 ou 3 ofiuros sera possivel que sejam eles que nao lhe deixam abrir?

cumps

 

Boas diodon

Alguma coisa foi mexida no aquário como por exemplo a posição do coral ou das bombas e consequentemente a direcção do fluxo de agua?

Não digo que os ofiuros não possam estar a irritar o coral, até pelo simples facto de lhe tocarem, mas parece-me que isso seria mais evidente no período nocturno. Esse coral, precisando de luz, deve abrir os seus pólipos no período diurno do aquário e pela experiencia que tenho desses ofiuros eles são muito mais activos durante o período nocturno.

Por outro lado alguns corais moles de tempos a tempos precisão de “renovar” uma camada protectora que os cobre e por isso precisão de alguma corrente para os ajudar a libertarem-se desse muco. Durante esse período podem ficar um pouco retraídos. Também poderá ser o caso. Penso que o deves manter sob vigilância até se saber o que se passa de verdade. Pode ser uma situação normal e que vai passar. Vai observando e informando-nos do que se está a passar para irmos vendo o que poderá ser.

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas diodon

Alguma coisa foi mexida no aquário como por exemplo a posição do coral ou das bombas e consequentemente a direcção do fluxo de agua?

Não digo que os ofiuros não possam estar a irritar o coral, até pelo simples facto de lhe tocarem, mas parece-me que isso seria mais evidente no período nocturno. Esse coral, precisando de luz, deve abrir os seus pólipos no período diurno do aquário e pela experiencia que tenho desses ofiuros eles são muito mais activos durante o período nocturno.

Por outro lado alguns corais moles de tempos a tempos precisão de “renovar” uma camada protectora que os cobre e por isso precisão de alguma corrente para os ajudar a libertarem-se desse muco. Durante esse período podem ficar um pouco retraídos. Também poderá ser o caso. Penso que o deves manter sob vigilância até se saber o que se passa de verdade. Pode ser uma situação normal e que vai passar. Vai observando e informando-nos do que se está a passar para irmos vendo o que poderá ser.

Cumprimentos

Rolim

 

 

boas rolim

era mesmo a renovação dessa camada protectora ela tinha um genero de uma pele a esvoaçar meti a bomba de frente para ela e hoje ja esta toda aberta de novo

obrigado

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

outra coisa que me intriga e o facto de me ter desapareçido uma crhomis

ela ja estava ferida porque uma das minhas donzelas nao parava de a perseguir e picar

talvez tenha morrido e os ofiurus a noite deram conta dela

ou sera que anda escondida ja nao a veijo ha 3 dias mas e assim tao rapido a desapareçer?

e que nem sinais dela tenho

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

outra coisa que me intriga e o facto de me ter desapareçido uma crhomis

ela ja estava ferida porque uma das minhas donzelas nao parava de a perseguir e picar

talvez tenha morrido e os ofiurus a noite deram conta dela

ou sera que anda escondida ja nao a veijo ha 3 dias mas e assim tao rapido a desapareçer?

e que nem sinais dela tenho

cumps

 

 

Bom dia diodon

Nao sei que te diga...

Ha quem goste de Donzelas e quem as odeia (falando de peixes, claro).

Sao peixes muito resistentes e por isso bons para ajudar com o "ciclo" mas...

Em Janeiro de 2003, para iniciar um Percula 90, e numa altura em que ainda muito pouco ou nada sabia, o Sr.Rui da "RuiMar" tinha Donzelas e disse-me que ate mas dava para se ver livre delas porque eram autenticas "bin laden" como lhe chamou um colaborador que tinha la. Disse o Sr.Rui que sao bonitas e que certamente eu iria gostar delas e querer ficar com elas mas isso iria trazer problemas para o aquario quando da introducao de outros peixes. Acabei por comprar um casal de Molinesias (de agua salobra) que estavam adaptadas para viver em aquarios de agua salgada a 1 025.

Faz cerca de 2 anos que um membro deste Forum desistiu da aquariofilia por razoes de saude (problemas cardiacos pelo que deixou de poder fazer esforcos) e na parte final da venda das coisas acabei por lhe ficar com os restos incluindo os peixes restantes para os quais fez um bom preco onde estava incluido uma Donzela das todas azuis que sao as piores (Chrysiptera cyanea tambem conhecida por "Blue Devil Damsel") como podes ver aqui:

http://www.fishlore.com/profile-bluedamselfish.htm

com especial atencao para esta parte do texto:

«Care Level : Easy - although it can be a very hardy fish and some use them to cycle their tanks, we don't recommend this practice and it's easier and quicker to cycle a tank with live rock»

No meu caso, entrou um peixe palhaco comprado a um Membro deste Forume que foi o peixe palhaco mais bonito que vi ate hoje e passado alguns dias dei por falta dele tendo depois encontrado o peixe de baixo do movel do aquario. No passado mes de Agosto, ao abrir a porta da rua a minha esposa e a filhota encontraram um Gramma loreto bem grandinho

http://www.aquahobby.com/marine/b_loreto.php

a entrada da casa e ja com formigas. Ja vinha junto com a Donzela do outro sistema mas por qualquer motivo que uns dias antes comecou a aparecer mais e a hostilizar a Donzela quando passava perto da sua zona pelo que eu devia ter imaginado que isto iria acontecer.

So ainda nao tirei a Donzela porque nao a consigo apanhar, e ja tentei, mas estou a pensar desmontar o aquario e terei que equacionar o que irei fazer com ela (possivelmente montar uma "nano" so para ela e alguns corais). Infelizmente as Donzelas sao muito territoriais e perseguem peixes ate muito maiores do que elas. Acabam por andar sempre a mordisca-los o que lhes deixa feridas que podem infectar ou servir de entrada para parasitas e os peixes acabarem por morrer, isto quando nao saltam antes para fora do aquario.

 

Quanto ao teu caso, iria comecar por procurar de volta do aquario nao va ela aparecer pelo chao. Pode ser que se tenha refugiado em alguma toca ou cavidade entre as rochas para se proteger e podera acabar por morrer de fome ou ja morreu escondida e por isso esta num sitio onde nao a poderas ver.

 

Nao conheco o teu aquario nem vi fotografias para ver se sera facil de desmontar mas podes tentar procura-la e se ainda estiver viva tentar isola-la por exemplo numa maternidade, refugio ou caixa depuradora.

 

Supondo que ela morreu e esta dentro do aquario, se o sistema estiver bem equilibrado ira tratar de assimilar essa perda e nao havera qualquer consequencia de maior mas se quiseres ajudar podes pensar em adicionar "PRODIBIO StopAmmo" onde podes ler, entre outras referencias, que

http://www.seahorseshop.com/store/product_...products_id=862

«Utilize STOP AMMO na introdução de novos peixes, para que tenham uma adaptação mais rápida ao aquário e reduz o aparecimento de nitratos (decomposição de um peixe morto que se encontre inacessível…)» de onde destaco decomposição de um peixe morto que se encontre inacessível

 

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia diodon

Nao sei que te diga...

Ha quem goste de Donzelas e quem as odeia (falando de peixes, claro).

Sao peixes muito resistentes e por isso bons para ajudar com o "ciclo" mas...

Em Janeiro de 2003, para iniciar um Percula 90, e numa altura em que ainda muito pouco ou nada sabia, o Sr.Rui da "RuiMar" tinha Donzelas e disse-me que ate mas dava para se ver livre delas porque eram autenticas "bin laden" como lhe chamou um colaborador que tinha la. Disse o Sr.Rui que sao bonitas e que certamente eu iria gostar delas e querer ficar com elas mas isso iria trazer problemas para o aquario quando da introducao de outros peixes. Acabei por comprar um casal de Molinesias (de agua salobra) que estavam adaptadas para viver em aquarios de agua salgada a 1 025.

Faz cerca de 2 anos que um membro deste Forum desistiu da aquariofilia por razoes de saude (problemas cardiacos pelo que deixou de poder fazer esforcos) e na parte final da venda das coisas acabei por lhe ficar com os restos incluindo os peixes restantes para os quais fez um bom preco onde estava incluido uma Donzela das todas azuis que sao as piores (Chrysiptera cyanea tambem conhecida por "Blue Devil Damsel") como podes ver aqui:

http://www.fishlore.com/profile-bluedamselfish.htm

com especial atencao para esta parte do texto:

«Care Level : Easy - although it can be a very hardy fish and some use them to cycle their tanks, we don't recommend this practice and it's easier and quicker to cycle a tank with live rock»

No meu caso, entrou um peixe palhaco comprado a um Membro deste Forume que foi o peixe palhaco mais bonito que vi ate hoje e passado alguns dias dei por falta dele tendo depois encontrado o peixe de baixo do movel do aquario. No passado mes de Agosto, ao abrir a porta da rua a minha esposa e a filhota encontraram um Gramma loreto bem grandinho

http://www.aquahobby.com/marine/b_loreto.php

a entrada da casa e ja com formigas. Ja vinha junto com a Donzela do outro sistema mas por qualquer motivo que uns dias antes comecou a aparecer mais e a hostilizar a Donzela quando passava perto da sua zona pelo que eu devia ter imaginado que isto iria acontecer.

So ainda nao tirei a Donzela porque nao a consigo apanhar, e ja tentei, mas estou a pensar desmontar o aquario e terei que equacionar o que irei fazer com ela (possivelmente montar uma "nano" so para ela e alguns corais). Infelizmente as Donzelas sao muito territoriais e perseguem peixes ate muito maiores do que elas. Acabam por andar sempre a mordisca-los o que lhes deixa feridas que podem infectar ou servir de entrada para parasitas e os peixes acabarem por morrer, isto quando nao saltam antes para fora do aquario.

 

Quanto ao teu caso, iria comecar por procurar de volta do aquario nao va ela aparecer pelo chao. Pode ser que se tenha refugiado em alguma toca ou cavidade entre as rochas para se proteger e podera acabar por morrer de fome ou ja morreu escondida e por isso esta num sitio onde nao a poderas ver.

 

Nao conheco o teu aquario nem vi fotografias para ver se sera facil de desmontar mas podes tentar procura-la e se ainda estiver viva tentar isola-la por exemplo numa maternidade, refugio ou caixa depuradora.

 

Supondo que ela morreu e esta dentro do aquario, se o sistema estiver bem equilibrado ira tratar de assimilar essa perda e nao havera qualquer consequencia de maior mas se quiseres ajudar podes pensar em adicionar "PRODIBIO StopAmmo" onde podes ler, entre outras referencias, que

http://www.seahorseshop.com/store/product_...products_id=862

«Utilize STOP AMMO na introdução de novos peixes, para que tenham uma adaptação mais rápida ao aquário e reduz o aparecimento de nitratos (decomposição de um peixe morto que se encontre inacessível…)» de onde destaco decomposição de um peixe morto que se encontre inacessível

 

Cumprimentos

Rolim

 

pois e um pouco complicado apanhalas tenho 3 e as 3 diferentes

vejo-as sempre na picardia umas com as outras ate a data nao me pareçe que estajam feridas

os palhaços o zebrassoma elas nao lhe ligam mas ha la tambem um grama que anda sempre a picalas quando elas passam no sitio dele

que peixes posso mais por no meu sistema? cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia diodon

 

Em primeiro lugar, não sei já foste à zona de “SETUP DE AQUÁRIOS E FOTOS E VÍDEOS” em

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showforum=85

para descreveres o teu. Eu passei uma vista de olhos por lá e não vi por isso desculpa-me se lá estiver. Se estiver indica-nos aqui o endereço.

 

Nem eu nem ninguém irá correr o risco de dar qualquer opinião sem conhecer o aquário pois tudo vai depender do tamanho e forma com está organizado. Se for um aquário com 1m de comprimento e menos do que isso de largura eu penso que poderás vir a ter problemas. A Donzela que eu tenho está precisamente num de 100x40x50 e com muita rocha e zonas para os peixes se esconderem mas mesmo assim ela dá problemas por ser muito territorial. O ultimo problema que eu tive foi precisamente com um peixe que se manteve tranquilo refugiado nos buracos das rochas e raramente o via mas em Agosto começou a aparecer mais e a investir sobre a Donzela quando passava na zona onde ele estava pios ela sempre andou pelo aquário todo. Ele começou a hostiliza-la e foi ele que acabou for a do aquário cheio de formigas…

 

E cuidado que elas também não são muito boas para os palhaços mais tranquilos pois um dos que saltou do meu aquário era um Ocellaris.

 

Quanto a mais peixes no teu sistema, tudo vai depender do tamanho do sistema pois poderá até já ser pequeno para os peixes que tens pois parece que são pelo menos 6 (3 Donzelas, 1 Zebrassoma, 1 Gramma e “os” palhaços).

 

Tens aqui uma boa discussão sobre os peixes que se podem ter num aquário de 200l.

 

Embora esteja muito dependente do gosto pessoal de cada um, permite-te ter uma ideia.

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=125303

Cumprimentos

Paulo Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais