::Inicio de um Reef::


JDiogo

Recommended Posts

Olá Pessoal!

 

O Setup do meu aquario é o seguinte:

 

200L + Sump (70L) com refugio (ainda vazio!)

bomba retorno 2500L/h

filtro externo 1000L/h (sem matérias filtrantes)

escumador (necessita de ser alterado)

1 HQI 150W 10000K (áinda n está montada)

aragonita+areia coralina 7-8cm

20kg RV

 

O aquario foi montado no inicio de Setembro, estando a funcionar desde aí! Adicionei a maior parte da RV no Inicio de Outubro!Desde o inicio de outubro que adiciono kalk.

 

Os parametros da água do aquario são os seguintes:

 

T= 24ºC

d= 1026

pH= 8,3

KH = 10º

NO2= 0,1mg/L

NO3 = 20 ppm

PO4 = 0,5 ppm

Ca = 440 mg/L

 

Também tenho no aquario uns caracóis(burriés) e camarões da nossa costa!

 

O que acham dos parametros da àgua?

Qual o próximo passo?

 

Obrigado :D

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu inda sou novo nos salgados, mas a uma coisa que pode dar geito a conta da luz no final do mês, podes tirar o filtro externo, poix pelo que montes de menbros do forum ja debateram e ja me deram conselhos, a filtragem e toda feita por RV, ou seja, o filtro ai pouquissimo faz, e e dispensavel. Comprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

carangueijo, segundo percebi o filtro externo está vazio e apenas está a ser utilizado para movimentar agua, alias pode muito bem por la dentro do filtro Rocha Viva, Carvao activado, Resinas antiphosphatos, etc.

 

Como vez para alem de circulaçao de agua os "canister filters" teem inumeras funcoes num aquario de reef. Pondo de parte a sua utilizacao como filtros biologicos ( bioballs, etc )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que acham dos parametros da àgua?  

Qual o próximo passo?

JDiogo,

 

Parece-me que tens aí alguns nitratos. Adquire mais RV. Como é que estás a utilizar esse filtro exterior?

Parece-me que estás a produzir nitratos sem um meio suficiente para os remover.

Esses fosfatos também estão muito altos! Tens confiança nesse teste?

Coloca caulerpa no refúgio.

De resto os parâmetros parece-me muito bons. Mas se pões peixes sem pôr mais RV ainda vais piorar mais em termos de nitratos.

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas vossas respostas!

 

Em relação ao filtro exterior, está a funcionar sem nenhum material filtrante...só para realizar uma movimentação da água!

 

Quanto aos nitratos n sei porque terei este valor. Vou realizar novamente os testes dos nitratos e dos fosfatos para confirmar!

 

Tenho de arranjar caulerpa!

Não tenciono colocar peixaes para já!

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi!

 

realizei novamente alguns testes:

 

NO3= 15ppm

PO4= 0,25ppm

 

Adicionei hoje uma macroalga vermelha, que espero que reduza estes nitratos!

 

Também adicionei 2 ermitas de patas verdes!

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adicionei hoje uma macroalga vermelha, que espero que reduza estes nitratos!

 

Atendendo aos valores que apresentas, deves preocupar-te muito mais com os fosfatos do que com os nitratos. O ideal é teres zero nitratos mas esse valor de fosfatos é muito alto.

Que água usas para repôr a água que se evapora? No caso de ser de Osmose, tens a certeza que está a funcionar bem? Testa-a.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi!

 

Usei Rocha curada,e alimento os camaroes de vez em quando!

 

Em relação à agua de reposição...não tou a usar agua de Osmose porque ainda n tenho o Osmose montada (vai ser brevemente)...tenho estado a colocar agua engarrafada e por vezes da torneira :roll:

 

Deve ser essa a provável causa do valor dos fosfatos!

 

Não tenho tido nenhum tipo de microalgas...só agora me começaram a aparecer umas algas castanhas!

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Olá pessoal!

 

Passados uns meses depois da montagem do aquario, já coloquei dois ocellaris e uma salaria fasciata!

 

Tenho uma macroalga e uma alga calcária (acho q é assim) oferecida pelo Diogo!

 

Também já tenho um pesinho de xénia castanha (oferecida pelo Duarte)

 

Já tou a por agua de osmose nas reposiçoes!

 

Tenho tido um bocado de algas no vidros e algumas filamentosas nas rochas, mas a salaria tá a dar cabo delas! :( Também tenho umas algas castanhas no substracto q acho q são cianobacterias (será isso?)

 

Os valores da água são os seguintes:

 

T=24ºC

d=1026

pH=8,2

KH=11º

NO2=0,1mg/L

NO3=2 ppm

PO4=0,25 ppm

Ca=450 mg/L

 

O que acham??? Qd puder coloco uma foto geral!

Gostava de opiniões!

 

Um abraço!

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João,

 

Tenho uma macroalga e uma alga calcária (acho q é assim) oferecida pelo Diogo!

 

Tens uma macroalga que ainda não sei o nome e também Halimeda (que efectivamente é calcária)

 

Tenho tido um bocado de algas no vidros e algumas filamentosas nas rochas, mas a salaria tá a dar cabo delas! :( Também tenho umas algas castanhas no substracto q acho q são cianobacterias (será isso?)
É bem provavel - tenta aumentar um pouco a circulação nos locais em que ela aparece.

 

O que acham???

 

Nesta fase apenas tens que te preocupar com os Nitritos - penso que devem desaparecer com o tempo. Os nitratos e fosfatos devem ser consumidos pela macroalga, mas não pares as TPA´s regulares.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais