Corydora Albina... Doente!


JF90

Recommended Posts

Bom dia,

 

Montei o meu aqua no Sábado. Ele tem cerca de 20l, lá dentro tem areia de silica braca, algumas pedras, um tronco e uma anubia lanceolata.

 

 

No Domingo comprei uma Corydora Albina para ajudar ao ciclo. Mas a partir de ontem ele fica algo imóvel no fundo do aqua e hoje põe-se meio de lado, deitei-lhe comida e ela mostrou alguma agitação mas voltou logo a parar. Será que não goata da comida? O que poderá ser?

 

 

Era assim que os meus outros peixes começavam a morrer.

 

 

O que posso fazer??? Ajudem-me por favor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O que podes fazer é tentar arranjar um aquário maiorzito, não stresses com o que já está feito, primeiro porque 20 litros serve para uma maternidade ou hospital, não para um aquário principal, sugeria-te 60 litros mas depende das tuas possibilidades.

 

Como não especificaste mais... tens filtro? aquecedor? esses são fundamentais.

O que podes fazer pela cory é pouco nesse aquário, o que deves ter é uma Aeneus Albina, são peixes de cardume, terás de manter um cardume com 6, o que nesse aquário por si só é inviável.

 

Assim, deixa-a estar, enquanto dás uma vista de olhos pelo Fórum, na parte dos principiantes tens informação de como fazer o ciclo e do que necessitas para manter o aquário.

 

As Corydoras alimentam-se de restos de comida dos outros peixes, no teu caso, se puderes comprar pastilhas de fundo, só para ver se ela melhora, mas depois terás de repensar nos habitantes que tencionas colocar.

 

Como o que não tem remédio, remediado está, tens de pensar no que fazer a partir de agora, a ver se a cory se aguenta enquanto (supostamente) o filtro ganha bactérias e o ciclo fica concluído, entretanto vai lendo o que puderes e se decidires optar por um áqua maior já tens um filtro ciclado, nesse caso vais trasnferir tudo o que já tens para o aquário maior, não deites nada fora, nem a água!

 

A Corydora deve estar a ressentir-se da amónia, faz uma TPA (Troca Parcial de Água), retiras 5 litros dessa água e juntas mais 5 de água sem cloro, podes usar anti-cloro comprado na loja ou deixar um garrafão destapado cheio de água da torneira durante 24 horas.

 

É normal que a princípio nem tudo corra bem, aprendemos com os nossos erros, erramos menos se aprendermos também com os erros dos outros, para tal lê tudo o que puderes, ficas a saber onde outros já erraram e evitas cair no mesmo.

 

Vai dizendo como estão as coisas, espero que corram menos mal.

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O que podes fazer é tentar arranjar um aquário maiorzito, não stresses com o que já está feito, primeiro porque 20 litros serve para uma maternidade ou hospital, não para um aquário principal, sugeria-te 60 litros mas depende das tuas possibilidades.

 

Como não especificaste mais... tens filtro? aquecedor? esses são fundamentais.

O que podes fazer pela cory é pouco nesse aquário, o que deves ter é uma Aeneus Albina, são peixes de cardume, terás de manter um cardume com 6, o que nesse aquário por si só é inviável.

 

Assim, deixa-a estar, enquanto dás uma vista de olhos pelo Fórum, na parte dos principiantes tens informação de como fazer o ciclo e do que necessitas para manter o aquário.

 

As Corydoras alimentam-se de restos de comida dos outros peixes, no teu caso, se puderes comprar pastilhas de fundo, só para ver se ela melhora, mas depois terás de repensar nos habitantes que tencionas colocar.

 

Como o que não tem remédio, remediado está, tens de pensar no que fazer a partir de agora, a ver se a cory se aguenta enquanto (supostamente) o filtro ganha bactérias e o ciclo fica concluído, entretanto vai lendo o que puderes e se decidires optar por um áqua maior já tens um filtro ciclado, nesse caso vais trasnferir tudo o que já tens para o aquário maior, não deites nada fora, nem a água!

 

A Corydora deve estar a ressentir-se da amónia, faz uma TPA (Troca Parcial de Água), retiras 5 litros dessa água e juntas mais 5 de água sem cloro, podes usar anti-cloro comprado na loja ou deixar um garrafão destapado cheio de água da torneira durante 24 horas.

 

É normal que a princípio nem tudo corra bem, aprendemos com os nossos erros, erramos menos se aprendermos também com os erros dos outros, para tal lê tudo o que puderes, ficas a saber onde outros já erraram e evitas cair no mesmo.

 

Vai dizendo como estão as coisas, espero que corram menos mal.

Luisa Fonseca

 

 

Boas Luís, obrigado pela resposta...

 

Entretanto já fiz a tpa e também retirei o tronco que tinha. A corydora não come e está com uma respiração ofegante... Não sei o que poderei fazer...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luís, obrigado pela resposta...

 

Entretanto já fiz a tpa e também retirei o tronco que tinha. A corydora não come e está com uma respiração ofegante... Não sei o que poderei fazer...

 

Tens se calhar pouco oxigénio na água, tenta colocar o filtro de forma a fazer bastante turbilhão na superifície, vê se a cory vem várias vezes à superfície, se vier pode ser a água pouco oxigenada! As Corydoras vêm de vez em quando à superfície buscar golfadas de ar, mas se o fazem bastantes vezes significa que há problemas com a água, se conseguires provocar uma correntezita melhor, pode ser que fique um pouco mais animada.

Eu acho que não devemos escolher um peixe de cardume para fazer o ciclo, no entanto, remedeia agora como puderes!

 

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens se calhar pouco oxigénio na água, tenta colocar o filtro de forma a fazer bastante turbilhão na superifície, vê se a cory vem várias vezes à superfície, se vier pode ser a água pouco oxigenada! As Corydoras vêm de vez em quando à superfície buscar golfadas de ar, mas se o fazem bastantes vezes significa que há problemas com a água, se conseguires provocar uma correntezita melhor, pode ser que fique um pouco mais animada.

Eu acho que não devemos escolher um peixe de cardume para fazer o ciclo, no entanto, remedeia agora como puderes!

 

Luisa Fonseca

 

 

Ele no início andava animado, vinha à superficie de vez em quando e tudo isso... Agora está sempre imóvel no fundo. A água está bem oxigenada, até acumula bolhas à superficie.

 

Que peixe aconselhas para o ciclo? Eu depois estou a pensar em por guppies, mas não queria uma mortandade...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já fiz um ciclo com uma ampulária, não sei se é bom ou mau, a verdade é que correu tudo bem e depois ficas com um bom "limpa-fundos" só comem plantas velhas e aproveitam os restos de comida, se lhes ofereceres alguns vegetais melhor, a courgette é a preferência das minhas, são mais resistentes que os peixes e de uma beleza sem igual, tens imensas variedades de côr, são de fácil manutenção e o único inconveniente é que comem ovos, pelo menos os das minhas corys elas comem, quando elas desovam o que faço é retirar as ampulárias provisóriamente para outro aquário e depois volto a colocar.

Não se reproduzem se tiveres só uma, assim nunca tens excesso de população, deixo-te um tópico para dares uma olhadela:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=111263

 

É um tópico que fiz com a turma da minha filha mas onde podes aprender algumas coisas até porque o pessoal do Fórum foi ajudando a enriquecer.

 

É só uma ideia.

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, aconselho-te a não pôr nenhum peixe. Para quê sacrificarmos um peixe enquanto o podemos substituir por comida que se pode ir pondo diariamente que também vai criar os ditos os picos...

 

O teu erro foi montar o aquário num dia e comprares uma corydora logo no outro, Pois não deixaste o aquário ciclar nem um dia. E não podias ter escolhido pior peixe na minha opinião pois se as corydoras ajudam na limpeza do fundo pôr uma num aquário sem comida alojada no fundo nem nada vai deixá-las á mingua...como já te disseram compra pastilhas de fundo.

Boa sorte com isso

Cumps

Editado por Ricardo G.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, aconselho-te a não pôr nenhum peixe. Para quê sacrificarmos um peixe enquanto o podemos substituir por comida que se pode ir pondo diariamente que também vai criar os ditos os picos...

 

O teu erro foi montar o aquário num dia e comprares uma corydora logo no outro, Pois não deixaste o aquário ciclar nem um dia. E não podias ter escolhido pior peixe na minha opinião pois se as corydoras ajudam na limpeza do fundo pôr uma num aquário sem comida alojada no fundo nem nada vai deixá-las á mingua...como já te disseram compra pastilhas de fundo.

Boa sorte com isso

Cumps

 

 

Boas,

 

Eu fui aconselhado a comprar a Corydora. Agora vou ver se compro as pastilhas. Tenho dado flocos partidos em bocadinhos para facilitar. Vou ver se ela aguenta...

 

Obrigado pelas ajudas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Corydora infelizmente já morreu... Tentei de tudo mas não consegui que sobrevivesse.

 

Agora tenho algumas dúvidas, deixo o aquário como está a ciclar sozinho? Quando é que devo meter um novo peixe e qual a espécie que devo meter?

 

Ajudem-me por favor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, como já te disse o melhor é não pôres nenhum. Fazes assim: metes todos os dias flocos no aquario para criar as bactérias e depois de virem todos os picos que vais vendo com os testes podes pôr peixes. Metes +/- dois por semana.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lamento pela Cory, mas todos nós sabemos que essas coisas acontecem.

Ainda tens imenso tempo para leres tudo acerca do ciclo, tens de ir fazendo testes para saber em que ponto está, não te preocupes agora com os peixes, ainda falta bastante tempo até estar tudo pronto para os receber, é por isso que no início nos morrem peixes, temos a tendência de os querer ter logo no aquário, mas primeiro há que lhes preparar a casa, vai ler sobre o ciclo, informa-te sobre plantas e habitats, peixes indicados para o ph da tua água, espécies compatíveis, tamanhos que atingem, preços de aquários maiorzitos, na volta podes ter mais que guppies.

Vai com calma que acabas por ter um aquário em grande... por ora pequeno, mas em grande!

 

Aqui no Fórum encontras todas as informações que precisas. Pesquisa!

 

Boa sorte

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Com 20 litros... no 3º dia só com uma cory a concentração de amónia não deve ser nada de letal para a cory... desconfio muito que o problema seja a amónia... elas são muito resistentes a amónia mas se deitaste carradas de comida como se tivesses de alimentar 10 corys já não estranhava. São sensíveis a falta de oxigénio, por isso certifica-te que tem uma boa areação. Não te esqueças de usar anticloro. Usaste? Outra causa possível..uma bactéria que apenas se manifesta quando o peixe passa por uma fase de stress.

 

Dicas para acelerar o ciclo e torna-lo mais estável: Comprar um frasquinho de bactérias (em uma semana tá feito o ciclo)...ou meter água ou materias filtrantes de um aqua já ciclado (desta forma não sei quanto tempo demora mas será menos). Ter um filtro com um bom volume de matérias filtrantes para que tenhas uma boa quantidade de bactérias e para que mantenhas uma suficiente quantidade de bactérias nas matérias filtrantes após a lavagem das mesmas (que deve ser feita de preferência com água do aquário).

 

Ciclar com ou sem peixes?... é realmente melhor para os peixes que eles não lá estejam... Mas é normal colocar peixes resistentes como tetra fantasma ou corys para fazer o ciclo.

 

cumps

Editado por pedrioo

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos...

 

Tenho o aquário sem peixes a ciclar... Vou pondo dois flocos de comida de dois em dois dias. Quanto a anti-cloro e bactérias, será mesmo necessário?

 

Já agora, convém ter um aspirador de fundo por causa das acumulações de comida e assim? Quanto custa?

 

PS: A cory não se deu bem mas a minha anubia parece estar muito bem, já vejo duas novas folhas a nascer...

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Sim o anti-cloro é mesmo preciso. Se não retirares o anticloro corres o risco de não conseguir ciclar o aquário porque o cloro mata as bactérias. Provavelmente também matou a cory. Por isso usa mesmo anticloro.

O uso do frasco de bactérias não é necessário...apenas serve para acelerar o ciclo...de um mês para uma semana.

 

O aspirador não é mesmo necessário... mas é uma ajuda para reduzires o aumento de nitratos. ainda é caro..praí 10€ :S. A sua influência depende da quantidade de comida que tens. Mas se não aspirares até é bom para as plantas enraizadas no substrato. A anúbia não se deve enterrar caso não saibas.

 

O facto de plantas recém introduzidas no aqua se estarem a desenvolver bem não quer dizer que se deva às condições do novo aqua... pode dever-se apenas a terem estado em boas condições de cultivo e com reservas carregadas, as quais usam para crescer num novo aqua que não tenha as mesmas condições que as de cultivo. Estas reservas não duram muito tempo.

 

No entanto a anúbia é uma planta facílima e é fácil proporcionar-lhe condições suficientes para que se desenvolva bem.

 

Cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Sim o anti-cloro é mesmo preciso. Se não retirares o anticloro corres o risco de não conseguir ciclar o aquário porque o cloro mata as bactérias. Provavelmente também matou a cory. Por isso usa mesmo anticloro.

O uso do frasco de bactérias não é necessário...apenas serve para acelerar o ciclo...de um mês para uma semana.

 

O aspirador não é mesmo necessário... mas é uma ajuda para reduzires o aumento de nitratos. ainda é caro..praí 10€ :S. A sua influência depende da quantidade de comida que tens. Mas se não aspirares até é bom para as plantas enraizadas no substrato. A anúbia não se deve enterrar caso não saibas.

 

O facto de plantas recém introduzidas no aqua se estarem a desenvolver bem não quer dizer que se deva às condições do novo aqua... pode dever-se apenas a terem estado em boas condições de cultivo e com reservas carregadas, as quais usam para crescer num novo aqua que não tenha as mesmas condições que as de cultivo. Estas reservas não duram muito tempo.

 

No entanto a anúbia é uma planta facílima e é fácil proporcionar-lhe condições suficientes para que se desenvolva bem.

 

Cumps

 

 

Quanto ao anti-cloro, vi um da Avipar por cerca de 3€ e um Aqua Safe que me pareceu mais completo por 5€... Qual me aconselham?

 

Há mais alguma coisa que eu deva ter atenção nesta altura?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Eu gosto do da nutrafin. Foi 7€ 250ml, rende e funciona. O da tetra também tenho boa ideia. O outro nunca experimentei.. não conheço bem.

 

Abraço

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa não precisa, o cloro já saiu. Põe na água nova quando acrescentares ou fizeres uma troca parcial de água(tpa).

 

 

Mas faz mal por? Eu pergunto por causa da anulaçao dos metais pesados e assim...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.