Mini-Reef 120Lts


Nuno Ferreira

Recommended Posts

Boa Tarde a todos os membros e visitantes

 

Depois de algum tempo de leitura, e de ficar apaixonado por aquas de agua salgada, lá me decidi a aventurar na montagem de um pequeno reef. Deixo aqui o setup inicial:

 

Aquário: 60*50*40cm ( Comp*Larg*Alt) , 120Lts brutos

Iluminação: calha DIY pll 55W com branca( no qual estou a pensar colocar uma azul) foco HQI de 150W

Circulação: 2 x Wave Marea 2400l/h

Rocha Viva: 10 Kg ( ainda por comprar, não sei se será suficiente, mas depois poderei completar com um reef plate e alguma rocha morta)

Substracto: 10 kg areia viva

Sump: não têm

Escumador: air lift de berlin de pedra difusora em madeira

Aquecimento: 1 x 75W Aquapor (estou a pensar se será suficiente ou não)

Reposição água: a fazer manualmente

TPA'S a efectuar 20 Lts de 15 em 15 dias

 

Peço a vossa ajuda para me darem opiniões e sugestões de melhoramentos a fazer, sei que o escumador não é ideal mas futuramente comprarei outro mas não irei usar sump.

 

Preciso também de ajuda na recolha de água, estou a pensar em ir ao cabo raso ou ao portinho arrábida mas como não tenho o material necessário para a fazer, precisava de alguém que me pudesse ajudar com o equipamento.

 

Agradeço que comentem e me ajudem neste pequeno projecto, pois sou muito verde nestas andanças.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Tarde a todos os membros e visitantes

 

Depois de algum tempo de leitura, e de ficar apaixonado por aquas de agua salgada, lá me decidi a aventurar na montagem de um pequeno reef. Deixo aqui o setup inicial:

 

Aquário: 60*50*40cm ( Comp*Larg*Alt) , 120Lts brutos

Iluminação: calha DIY pll 55W com branca( no qual estou a pensar colocar uma azul) foco HQI de 150W

Circulação: 2 x Wave Marea 2400l/h

Rocha Viva: 10 Kg ( ainda por comprar, não sei se será suficiente, mas depois poderei completar com um reef plate e alguma rocha morta)

Substracto: 10 kg areia viva

Sump: não têm

Escumador: air lift de berlin de pedra difusora em madeira

Aquecimento: 1 x 75W Aquapor (estou a pensar se será suficiente ou não)

Reposição água: a fazer manualmente

TPA'S a efectuar 20 Lts de 15 em 15 dias

 

Peço a vossa ajuda para me darem opiniões e sugestões de melhoramentos a fazer, sei que o escumador não é ideal mas futuramente comprarei outro mas não irei usar sump.

 

Preciso também de ajuda na recolha de água, estou a pensar em ir ao cabo raso ou ao portinho arrábida mas como não tenho o material necessário para a fazer, precisava de alguém que me pudesse ajudar com o equipamento.

 

Agradeço que comentem e me ajudem neste pequeno projecto, pois sou muito verde nestas andanças.

Boas Nuno,

 

Em relação às TPA's eu aconselhava-te a fazeres apenas 15 litros mas semanalmente.

O escumador como já referiste não é o melhor para o teu sistema, tenta arranjar um que seja hang-on para não te ocupar muito espaço no aquário.

 

Depois quando comprares a rocha viva queremos é ver fotos :music_singguitar:

 

Quando fores ao cabo raso faz como eu, aí uns 20 garrafões de 5 litros, com a ajuda do meu pai encho-os e levo-os para o carro.

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dany obrigado pelos conselhos. Vou seguir a dica dos 15lts por semana.

 

E pessoal comentem sffv pois preciso de saber se esta iluminação é suficiente. Além disso tenho tentado encontrar uma lâmpada Pl de 55w actínia mas não consigo encontrar, será que alguém me pode dizer onde encontrar. Até agora só vi uma bicolor branca e violeta, mas acho que não ficaria com um espectro agradável.

 

Ajudem-me com os vossos comentários

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora estou a precisar de um móvel para este aqua, tenho pedido alguns orçamentos mas têm-me dado preços a rondar os 200€, que na minha opinião é um pouco exagerado.

Se alguém souber indicar-me um sítio com preços mais simpáticos, ou tiver um para vender favor dizer

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva, escumador tens que trocar mesmo esse escumador não é nada aconselhado a meu ver... somente usa-o para início sem peixes etc.. ( tenta colocar um anúncio nos classificados a dizer que procuras escumador hang on)

aquecimento, para o verão dá agora para inverno não... 200w até 400L

(clicar)

 

 

ILUMINAÇÃO

 

- Intensidade luminosa – medida em lumens

- Potência – Medida em wats. Utilizemos como referência um W por litro de água para aquários de recife com corais duros . Claro que isto depende da altura do aquário . Aquários muito altos( superiores a 60 cm de altura) exigem mais iluminação (para atravessar a coluna de água )

- Temperatura de côr- medida em graus kelvin – diz-nos se a cor da luz é amarela, branca ou azulada . Quanto maior o nº de Kelvins mais azul é a luz .

Luz amarela ,mais próxima da luz solar – aproximadamente 6500 K;

Luz branca , quando a luz solar entra na água vai ficando progressivamente mais branca – 10000 K

Luz branca azulada – 14000 K

Luz azul intenso – actínica 20000 K

 

Exemplo- Aquário de 200 litros ,isto é de 120x40x50 cm

 

- fluorescentes T8 –

Poderão servir para aquários só de peixes ou aquários inferiores a 40 cm de altura apenas com corais moles. Imaginem quantas lâmpadas necessitaríamos para o nosso exemplo- cerca de 6 de 115 cm ou seja de 34 W para atingir a tal referência de 1 W por litro. Não cabiam em 40 cm de largura do aquário.

 

- fluorescentes T5

Servem para aquários de recife até 60 cm de altura. Comparativamente às T8 têm cerca do dobro da potência em W para o mesmo comprimento. Por exemplo uma T8 de 150 cm tem 40 W enquanto uma T5 com o mesmo comprimento tem 80W. Logo precisaríamos de metade das lâmpadas para obter a mesma potência.

 

- Power compact ( Pl )

Para efeitos práticos são semelhantes, em termos de utilização , às T5 .Aliás simplificando, são T5 dobradas em U. São aquelas lâmpadas que conhecem os como economizadoras de energia.

 

- HQI

São as chamadas lâmpadas de Iodetos metálicos. Existem com 70, 150, 250, 400, 1000 W. As mais utilizadas são as de 150 W e em aquários mais altos e com corais duros SPS usamos as de 250 e até de 400 W. Com HQI conseguimos obter a maior concentração em termos de potência e intensidade luminosa . No nosso exemplo do aquário com 200 litros bastariam 2 lâmpadas de 150 W para termos um aquário para todo o tipo de corais. Estas lâmpadas colocam-se a cerca de 30 cm da superfície da água.

 

 

Mais em:

CLICAR

Editado por FilipeASilva

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Quanto ao escumador já coloquei anúncio aqui no fórum, mas não tem aparecido nada de jeito, estou a pensar comprar o Deltec MC 500, ou então por ser um bem mais económico o Aqua Medic Midiflotor, ainda estou a pensar no Aqua Medic Turboflotor Blue 1000. Na tua experiência qual sugerias

 

Quanto à iluminação penso que é suficiente a que tenho, até acho que o foco de HQI seria suficiente, mas quero dar um espectro mais azulado, daí querer aproveitar a minha pll 55w para comprar um actínica (20000K) a actual têm 10000K, mas está difícil encontrar para este tipo de lâmpada.

 

Quanto ao aquecedor já tenho um de 200W que me foi oferecido

 

Cumps

Nuno

 

viva, escumador tens que trocar mesmo esse escumador não é nada aconselhado a meu ver... somente usa-o para início sem peixes etc.. ( tenta colocar um anúncio nos classificados a dizer que procuras escumador hang on)

aquecimento, para o verão dá agora para inverno não... 200w até 400L

(clicar)

 

 

ILUMINAÇÃO

 

- Intensidade luminosa – medida em lumens

- Potência – Medida em wats. Utilizemos como referência um W por litro de água para aquários de recife com corais duros . Claro que isto depende da altura do aquário . Aquários muito altos( superiores a 60 cm de altura) exigem mais iluminação (para atravessar a coluna de água )

- Temperatura de côr- medida em graus kelvin – diz-nos se a cor da luz é amarela, branca ou azulada . Quanto maior o nº de Kelvins mais azul é a luz .

Luz amarela ,mais próxima da luz solar – aproximadamente 6500 K;

Luz branca , quando a luz solar entra na água vai ficando progressivamente mais branca – 10000 K

Luz branca azulada – 14000 K

Luz azul intenso – actínica 20000 K

 

Exemplo- Aquário de 200 litros ,isto é de 120x40x50 cm

 

- fluorescentes T8 –

Poderão servir para aquários só de peixes ou aquários inferiores a 40 cm de altura apenas com corais moles. Imaginem quantas lâmpadas necessitaríamos para o nosso exemplo- cerca de 6 de 115 cm ou seja de 34 W para atingir a tal referência de 1 W por litro. Não cabiam em 40 cm de largura do aquário.

 

- fluorescentes T5

Servem para aquários de recife até 60 cm de altura. Comparativamente às T8 têm cerca do dobro da potência em W para o mesmo comprimento. Por exemplo uma T8 de 150 cm tem 40 W enquanto uma T5 com o mesmo comprimento tem 80W. Logo precisaríamos de metade das lâmpadas para obter a mesma potência.

 

- Power compact ( Pl )

Para efeitos práticos são semelhantes, em termos de utilização , às T5 .Aliás simplificando, são T5 dobradas em U. São aquelas lâmpadas que conhecem os como economizadoras de energia.

 

- HQI

São as chamadas lâmpadas de Iodetos metálicos. Existem com 70, 150, 250, 400, 1000 W. As mais utilizadas são as de 150 W e em aquários mais altos e com corais duros SPS usamos as de 250 e até de 400 W. Com HQI conseguimos obter a maior concentração em termos de potência e intensidade luminosa . No nosso exemplo do aquário com 200 litros bastariam 2 lâmpadas de 150 W para termos um aquário para todo o tipo de corais. Estas lâmpadas colocam-se a cerca de 30 cm da superfície da água.

 

 

Mais em:

CLICAR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O deltec MC 500 é um bom escumador a nível de apanhar porcaria, bem como faz pouco ruído!

Não conheço esse da aquamedic!

No entanto vê este:

clicar

 

Realmente penso que não haja PL em azul!

Clicar

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela dica do escumador, mas mesmo assim acho que optarei pelo Deltec MC500, pois a diferença de preço não é assim tão grande e no futuro se pensar aumentar o aqua, já tenho um com maior capacidade. Quanto à lâmpada também já pesquisei muitas lojas on-line e não encontro nada. Será que existem leds com efeito azulado, que pudesse servir o que pretendo

 

 

O deltec MC 500 é um bom escumador a nível de apanhar porcaria, bem como faz pouco ruído!

Não conheço esse da aquamedic!

No entanto vê este:

clicar

 

Realmente penso que não haja PL em azul!

Clicar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, ok assim vale a pena adquirir esse escumador..

 

Sim há leds azuis, eu tenho uns no meu aquário, mas estão a fazer de moonlight, penso que se comprares mais que 2 réguas de leds possas fazer o efeito que pretendes, comprei as minhas num site de carros, vê ai:

 

Clicar

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Desde já agradeço pela ajuda que me tens dado, que tens sido um dos únicos a dar-me dicas.

 

Quanto a desenho não tenho nenhum.

Mas posso explicar mais ou menos o que pretendo.

 

Um móvel com 60cm comprimento por 50cm largura e com 100cm de altura, com uma porta na frente e no interior uma prateleira (pois não vou usar sump, vai servir de arrumação apenas) em cor preta, têm que ter uma abertura de 20*20 atrás para colocar a parte eléctrica do foco que está fora da caixa, para não fazer muito peso.

 

Mais um móvel com 60cm comprimento por 50cm largura e 30cm altura, sem parte de baixo (tipo uma gaveta virada ao contrário) que vai servir para colocar o meu foco HQI, também em cor preta

 

Mas têm-me dado preços muito elevados por uma coisa tão pequena, eu que só pensava gastar 150€.

 

Espero que esteja perceptível, pois não percebo nada de desenhos em pc lol

 

 

 

boas, que medidas queres o móvel, material e cor?

 

tens algum desenho dele que me possas enviar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.