AJUDA GUPPYS GRÁVIDAS


putogiro

Recommended Posts

Boas

Sou novo nisto (4 meses) e tenho duas guppys e uma platy grávidas, como é que se sabe quando está na altura de as separar para os alevins nascerem, é que já tiveram duas "ninhadas" e a 1ª foi no aquário, enquanto que na 2ª passei a femea para a maternidade vários dias antes do tempo o que fez com que ela começasse a stressar e eu todos os dias acabasse por a tirar da maternidade e a libertasse durante algum tempo no aquário para ela acalmar, pondo-a depois novamente na maternidade.

Tenho um aqua de 35 l, que me serve de maternidade mas está ocupado com cerca de 30 alevins de guppy com 3 a cinco semanas (ninhadas diferentes), e cerca de duas dezenas de RED's, estou à espera que me arrangem um outro aqua mas isso só vai acontecer, com sorte, para o mês que vem.

Neste momento tenho medo de ter as femeas grávidas no aqua comunitário, pois tenho lá um casal de colisas lália que estão a acasalar (é digno de se vêr) e o macho está muito agressivo (hoje matou uma femea da mesma espécia mas mais nova, porque ela se aproximou do ninho).

Queria tirar as femeas do aqua mas tinha que ser mesmo na hora certa, para os alevins nascerem e ao mesmo tempo evitar que elas fizessem alguma "mariscada" (alguns dos REDs têm 0,5 cm).

HÁ ALGUMA MANEIRA DE SABER QUANDO OS ALEVINS ESTÃO QUASE A NASCEREM????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tipo eu punha as minhas na maternidade, quando elas ficavam mesmo muito cheias, e quando se comecavam a esconder mais pelos meios das plantas.

Isto nas guppys, nas plattys não te sei dizer.

 

Cumps

Editado por biegas

Cumprimentos

João Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tipo eu punha as minhas na maternidade, quando elas ficavam mesmo muito cheias, e quando se comecavam a esconder mais pelos meios das plantas.

Isto nas guppys, nas plattys não te sei dizer.

 

Cumps

O aqua onde tens os alevins está nu ou tem plantas? Se tiveres musgo ou algo do genero não tens que te preocupar com os pequenos camarões, eles escondem-se. para além de que pelo que que percebi quando escreves red's, te referes a red cherry, certo? Se assim for, e se se passar o mesmo que se passa aqui em casa qualquer dia tens centenas de red cherry.

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu faria tal qual o membro nf98977a acabou de dizer, para os alevins que já lá andam não oferece perigo, para os red's também não, se o aqua tiver musgo (supõe-se que tem, dado que tem red's), perfeito para a futura mamã transitar para lá o quanto antes.

 

Nada como uma TPA para ajudar no parto, e boa sorte!

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu que nem estou dentro dos assuntos sobre vivíparos aqui do fórum sei que existe montes de matéria sobre isso.

Vai pesquisar, existe muita informação!

Os principais sinais, são o ponto negro na barriga da fêmea, barriga inchada, e ela não se movimentar muito.

Mais vai pesquisar melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu que nem estou dentro dos assuntos sobre vivíparos aqui do fórum sei que existe montes de matéria sobre isso.

Vai pesquisar, existe muita informação!

Os principais sinais, são o ponto negro na barriga da fêmea, barriga inchada, e ela não se movimentar muito.

Mais vai pesquisar melhor.

 

Pois mas da outra vez ela tinha todos esses sinais e andei 5 dias a tirá-la e a metê-la na maternidade, tendo acabado por parir apenas qd a mudei para o aqua pequeno e só 2 dias depois.

Ela ao fim de 1 hora namaternidade começava a stressar e acabava por saltar da maternidade, pelo que lhe arrangei uma tampa parcial, mas mesmo assim a femea passava o tempo a saltar contra a tampa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu faria tal qual o membro nf98977a acabou de dizer, para os alevins que já lá andam não oferece perigo, para os red's também não, se o aqua tiver musgo (supõe-se que tem, dado que tem red's), perfeito para a futura mamã transitar para lá o quanto antes.

 

Nada como uma TPA para ajudar no parto, e boa sorte!

 

O aqua tem plantas principalmente cabombas, mas o musgo é algo que há mais de dez dias encomendei a um membro do forum, tendo feito logo a transferência e até agora nada, continuo à espera, se entretanto não vier vou ter que arranjar noutro lado.

Se fosse só uma femea eu ainda arriscava, mas são 3 e todas elas parecem estar no fim do tempo.

O problema é q tenho que passar o fim de semana fora, e apesar de ter quem lhes venha dar de comer, não é a mesma coisa!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As cabombas também são boas plantas para regúgio, se a o resto da fauna comer algum, não irá comê-los todos!

Se conseguires encontrar musgo a tempo, tanto melhor!

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As cabombas também são boas plantas para regúgio, se a o resto da fauna comer algum, não irá comê-los todos!

Se conseguires encontrar musgo a tempo, tanto melhor!

 

Obrigado, vou arriscar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.