bartoon Publicado Agosto 25, 2009 Publicado Agosto 25, 2009 Bom Dia, Comprei o meu aquário à cerca de 12 dias! Tem cerca de 90 litros, e tem 12kgs de areia (tipo sugar size), 5 kgs de RV, o sal é do tropic marine, 1 bomba eheim 440 l/h, 1 escumador (que agora n sei a marca nem o tipo) e uma bomba interior para fazer as correntes de 1000 l/h. Comprei também os testes que estão descritos no tópico da marca SERA. As minhas questões são: - quanto tempo é que dura o ciclo inicial, e como é que eu sei que ele terminou? - Os testes que me têm dado constantemente são: No3/4: 0,5 No2: 1.0 KH: 8 PH:8,3 Salinidade: 1022 Temperatura: 27 O que tenho que fazer para baixar os Valores de No3/4 e No2? Preciso de mais algum teste complementar a estes? Obrigado, Luis Almeida
Carlos Conde Publicado: Agosto 25, 2009 Publicado: Agosto 25, 2009 Boas Se tudo correr bem, o ciclo demora no minimo 1 mês. Os valores ajustam-se por eles. Não metas quimicos para ajustar valores. Quando tiveres a fazer quase um mês, compra uns nassarios, uns cerites. E talvez um peixe dos resistes, para ajudar a fazer o ciclo. Carlos Fiquem Bem
lionman Publicado: Agosto 25, 2009 Publicado: Agosto 25, 2009 Bom Dia, Comprei o meu aquário à cerca de 12 dias! Tem cerca de 90 litros, e tem 12kgs de areia (tipo sugar size), 5 kgs de RV, o sal é do tropic marine, 1 bomba eheim 440 l/h, 1 escumador (que agora n sei a marca nem o tipo) e uma bomba interior para fazer as correntes de 1000 l/h. Comprei também os testes que estão descritos no tópico da marca SERA. As minhas questões são: - quanto tempo é que dura o ciclo inicial, e como é que eu sei que ele terminou? - Os testes que me têm dado constantemente são: No3/4: 0,5 No2: 1.0 KH: 8 PH:8,3 Salinidade: 1022 Temperatura: 27 O que tenho que fazer para baixar os Valores de No3/4 e No2? Preciso de mais algum teste complementar a estes? Obrigado, Luis Almeida Viva Luis, Tipicamente um ciclo demora 1-2 meses. Tenho duvidas em relação à circulação. Qual é a bomba eheim que referes ? Pode detalhar um pouco mais acerca do escumador e da bomba interior (que bomba é esta ?) ? Em relação aos parametros: Salinidade baixa ( deve estar entre os 1025 a 1026). A existencia de NO2 implica que o ciclo de nitrificação ainda não está completo. (geralmente costuma-se ter amonia, depois nitritos e depois nitratos). Quando um aquário apresenta pequenos valores de Nitratos ( e nitritos e amonia a zero) siginifca que estará pronto para começar gradualmente a acolher vivos. Eu colocaria um pouco mais de RV porque constitui o principal filtro biológico do teu aquário (procura se possível RV já maturada para não estares sempre a reiniciar o ciclo). Durante o ciclo é normal aparecerem algas que desaparecerão com o tempo. Após conclusão do ciclo pode-se colocar alguns cerithes e Nassarius , depois algum coral mole, algum camarão e só no fim os peixes porque são estes que geram a maior carga biológica no sistema (mas tudo com muita calma). Abraço !
Recommended Posts