Dúvidas com a iluminação para aquário plantado


sergiosilva74

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Quero montar o meu primeiro aquário plantado (62cm x 31cm x 36cm - 70l) e, como seria de esperar para alguém com pouca experiência, têm-me surgido várias dúvidas, a primeira das quais relacionada com a ILUMINAÇÃO!!! Pelo que tenho lido, "as condições ideais" andam mais ou menos à volta disto (dependendo do tipo de plantas, claro):

 

. 40 a 60 lumens/litro (sendo este parâmetro mais real do que Watts/litro)

. temperatura de cor a rondar os 5500 - 6500 Kelvin

. índice de cor (IRC) o mais próximo da luz natural (100)

. espectro de luz vísivel com picos no azul (430-470 nanómetros), laranja (600-640) e vermelho (640-780)

 

Por motivos de eficiência energética/gastos estou mais inclinado para as lãmpadas fluorescentes compactas (LFC), que têm a vantagem em relação às lãmpadas fluorescentes convencionais de serem mais pequenas e de fácil instalação. Contudo, pela pesquisa que tenho feito, não tenho encontrado as LFC com temperatura de cor superior a +- 3000 lm, o que que me deixa indeciso em relação a esta opção.

 

Sendo assim, gostaria de pedir a vossa ajuda para as seguintes questões:

 

. estarei a cometer algum erro ao optar por estas lãmpadas?

. existem no mercado lãmpadas fluorescentes compactas com temperatura de cor próximo dos 5800 K?

 

Desde já o meu agradecimento,

 

Sérgio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Eu acho as pll (LFC como lhes chamas) uma muito boa solução. Não existe realmente uma grande variedade destas para plantados mas existem no entanto lâmpadas destas com muito boas propriedades para plantados.

 

Já procuraste na aquaeden?

Acho que vais gostar do que lá vez.

 

Aqui tem alguns conceitos importantes da iluminação.

É realmente importante a quantidade de lm/l. Nem todas as luzes têm boa eficiência energética... e se nos guiarmos apenas pelos Ws podemos estar a negligenciar o fluxo luminoso que é o que interessa para as plantas.

 

O Sérgio Caneca também te pode ajudar.

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais