Ciclídeos anões em nano


Pál HxC

Recommended Posts

Boas

 

Tenho um aquário de 40x32x25 que não se encontra em funcionamento. Tive recentemente a ideia de montar um nano plantado, mas gostava de colocar peixes fáceis de reproduzir (pondo de parte guppys, espadas, platys, etc.). Pensei num casal de uns ciclídeos anões, mas não sei se será possível manter alguma espécie num aquário tão pequeno. Devo confessar que nunca possuí nenhum destes ciclídeos, mas gosto muito do Apistogramma Cacatuoides por exemplo.

O que me aconselham? Será possível manter algum exemplar?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que será pouco espaço para ciclídeos. Eu diria que pelo menos 60 ou 80cms de comprimento seria necessário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom,

 

desde logo os ciclídeos anões não são, por si só, fáceis de reproduzir. Há espécies mais fáceis e outras menos... conheço quem mantenha Apistogrammas em aquários dessas dimensões, mas não seria aquilo que eu aconselharia, particularmente a quem não tem experiência com eles. Por outro lado os Ap. cacatuoides não são, também, dos anões mais pequenos e dos menos agressivos, não seria, portante, a melhor escolha de espécie para um aquário tão pequeno.

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais