nhinjah Publicado Agosto 22, 2009 Publicado Agosto 22, 2009 Boas, Adquiri um aquário aqui a user do forum e gostaria que me ajudassem no desenvolvimento do mesmo. Será um comunitário. De momento tenho apenas: Aqua : 120 x 40 x 50 JEWEL (240 litros) Filtro: EHEIM 2215 ( 620L/h ) com matérias filtrantes Iluminação: 2 x T5 Aquecimento: 200Watt Jewel O que pretendo comprar: Decoração: Tronco(s) + Basaltos Substrato: Humus/Outro que recomendem + Akadama Flora: Bacopa Caroliniana (link) Anubia Afzeli (link) Blyxa Japonica (link) Cabomba (link) Echinodorus (link) Egeri (link) Eleocharis Parvula (link) Riccia (link) Fauna: Corydora - 6 cm 60 L 7.2 24°C Colisa - 6 cm 80 L 6.8 28°C Platty - 5 cm 50 L 7.3 25°C Espada - 13 cm 60 L 7.3 25°C Cardinal Tetra - 5 cm 40 L 6.0 25°C Ramirezi - 5 cm 50 L 6.5 27°C Bótia - 30 cm 300 L 7.0 26°C Comedor de Algas Siamês - 14 cm 150 L 7.2 25°C Gourami - 10 cm 100 L 7.0 26°C Black Tetra - 7 cm 7.0 23ºC Em relação à flora e à fauna, não irei necessariamente utilizar todas as que descrevi. Na fauna inseri também dados que vi na aquahobby que podem ser úteis para escolher o que usar. Portanto, toda a ajuda é bem vinda na escolha já que este será o meu primeiro aquário e apesar de ja ter lido muita coisa aqui no fórum, sei que tenho muito para aprender. Obrigado desde já. Citar
Jorge Oliveira Publicado: Agosto 22, 2009 Publicado: Agosto 22, 2009 Que tipo de ajuda pretendes?A nivel de plantas isso é chinês para mim Ai na fauna não optava pelos bótias nem os gouramis,estes últimos são bem agressivos e tive um colega meu que até comia os neons e os platys são verdadeiras máquinas a criar mas de resto parece-me tudo bem.Mas para já optava era por meter o substrato e as plantas,encher e dar inicio ao ciclo e depois é que pensava na fauna.Não te esqueças desses 40cm que te restringe em algumas espécies pois eles precisam de espaço para se virar dentro do aquário. Citar O meu feedback
nhinjah Publicado: Agosto 22, 2009 Autor Publicado: Agosto 22, 2009 Obrigado pela resposta Jorge. A ajuda que preciso é isso mesmo que fizeste, que opinassem sobre o que pretendo adquirir e se há ou não problemas nas combinações de fauna e flora. Citar
putogiro Publicado: Agosto 23, 2009 Publicado: Agosto 23, 2009 boas tem atenção porque o Comedor de Algas Siamês tendo comidinha na mesa não quer saber das algas para nada, tive dois e mandavam-me a mim comelas, mas assim que dava comer aos outros era velos ali a ver quem comia mais Citar
nf98977a Publicado: Agosto 23, 2009 Publicado: Agosto 23, 2009 Aqui vai a minha modesta opinião... De momento tenho apenas: Aqua : 120 x 40 x 50 JEWEL (240 litros) Tens aqui uma boa litragem, mas não te esqueças que com tudo o que puseres dentro do aqua acabarás só por ter 200l aproveitáveis. Filtro: EHEIM 2215 ( 620L/h ) com matérias filtrantes O filtro é bom, mas se puderes põe outro filtro para teres uma capacidade total de 1000l /hora, vais notar a diferença na manutenção do aqua. Iluminação: 2 x T5 Se quiseres fazer um tapete com riccia tens que ter 1watt para cada litro de água, e assim podes por qualquer planta que possas querer Aquecimento: 200Watt Jewel Põe outro termostato de 100watt, se falhar um o outro consegue assegurar a temperatura da água, principalmente no Inverno. O que pretendo comprar: Decoração: Tronco(s) + Basaltos Os troncos baixam o ph e os basaltos ficam espetaculares Substrato: Humus/Outro que recomendem + Akadama Põe uma boa base de terra fértil em conjunto com tabletes de fertilizante e/ou ferro em tablete. Flora: Bacopa Caroliniana (link) Anubia Afzeli (link) Blyxa Japonica (link) Cabomba (link) Echinodorus (link) Egeri (link) Eleocharis Parvula (link) Riccia (link) A flora tem a ver com o teu gosto pessoal, mas já sabes que tens que ter as condições ideais para as plantas em termos de substrato/iluminação/fertilização. Fauna: Corydora - 6 cm 60 L 7.2 24°C Não te esqueças de por pelo menos 6 exemplares. Colisa - 6 cm 80 L 6.8 28°C Não tenho experiencia com esta espécie. Platty - 5 cm 50 L 7.3 25°C É bom que tenhas 2 femeas para 1 macho, em termos de descendencia e se não tiveres esconderijos, não irás ter grande suceso tendo em conta as outras espécies de fauna que queres colocar. Espada - 13 cm 60 L 7.3 25°C O mesmo que as colisas. Cardinal Tetra - 5 cm 40 L 6.0 25°C O mesmo que as corydoras. Ramirezi - 5 cm 50 L 6.5 27°C Já tive vários casais, inclusive algumas posturas. Mas são peixes que tem uma esperança média de vida baixa e é difícil levar a bom porto uma postura. Eu gosto mais dos cacatuóides, pois também são ciclídeos anões e em termos de descendencia são muito melhores pais. Bótia - 30 cm 300 L 7.0 26°C Se pudesse não tinha as três que tenho agora, levantam-me algumas plantas. Comedor de Algas Siamês - 14 cm 150 L 7.2 25°C Põe antes SAE's, em termos de consumo de algas são melhores e o tamanho é praticamente o mesmo. Gourami - 10 cm 100 L 7.0 26°C Acho que são um pouco agressivas quando ficam grandes. Black Tetra - 7 cm 7.0 23ºC O mesmo que as corydoras. Boa sorte, espero ter ajudado. Cumps. Citar
nhinjah Publicado: Agosto 24, 2009 Autor Publicado: Agosto 24, 2009 Obrigado nf98977a, vou ter em conta a tua opinião Citar
Recommended Posts