1º Aquário - Opiniões


nhinjah

Recommended Posts

Boas,

 

Adquiri um aquário aqui a user do forum e gostaria que me ajudassem no desenvolvimento do mesmo. Será um comunitário.

 

De momento tenho apenas:

Aqua : 120 x 40 x 50 JEWEL (240 litros)

Filtro: EHEIM 2215 ( 620L/h ) com matérias filtrantes

Iluminação: 2 x T5

Aquecimento: 200Watt Jewel

 

O que pretendo comprar:

Decoração: Tronco(s) + Basaltos

Substrato: Humus/Outro que recomendem + Akadama

 

Flora:

Bacopa Caroliniana (link)

Anubia Afzeli (link)

Blyxa Japonica (link)

Cabomba (link)

Echinodorus (link)

Egeri (link)

Eleocharis Parvula (link)

Riccia (link)

 

Fauna:

Corydora - 6 cm 60 L 7.2 24°C

Colisa - 6 cm 80 L 6.8 28°C

Platty - 5 cm 50 L 7.3 25°C

Espada - 13 cm 60 L 7.3 25°C

Cardinal Tetra - 5 cm 40 L 6.0 25°C

Ramirezi - 5 cm 50 L 6.5 27°C

Bótia - 30 cm 300 L 7.0 26°C

Comedor de Algas Siamês - 14 cm 150 L 7.2 25°C

Gourami - 10 cm 100 L 7.0 26°C

Black Tetra - 7 cm 7.0 23ºC

 

Em relação à flora e à fauna, não irei necessariamente utilizar todas as que descrevi. Na fauna inseri também dados que vi na aquahobby que podem ser úteis para escolher o que usar.

 

Portanto, toda a ajuda é bem vinda na escolha já que este será o meu primeiro aquário e apesar de ja ter lido muita coisa aqui no fórum, sei que tenho muito para aprender.

 

Obrigado desde já.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que tipo de ajuda pretendes?A nivel de plantas isso é chinês para mim :eusathink:

Ai na fauna não optava pelos bótias nem os gouramis,estes últimos são bem agressivos e tive um colega meu que até comia os neons :busted_red: e os platys são verdadeiras máquinas a criar :idea2: mas de resto parece-me tudo bem.Mas para já optava era por meter o substrato e as plantas,encher e dar inicio ao ciclo e depois é que pensava na fauna.Não te esqueças desses 40cm que te restringe em algumas espécies pois eles precisam de espaço para se virar dentro do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta Jorge. A ajuda que preciso é isso mesmo que fizeste, que opinassem sobre o que pretendo adquirir e se há ou não problemas nas combinações de fauna e flora.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

tem atenção porque o Comedor de Algas Siamês tendo comidinha na mesa não quer saber das algas para nada, tive dois e mandavam-me a mim comelas, mas assim que dava comer aos outros era velos ali a ver quem comia mais ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vai a minha modesta opinião...

De momento tenho apenas:

Aqua : 120 x 40 x 50 JEWEL (240 litros) Tens aqui uma boa litragem, mas não te esqueças que com tudo o que puseres dentro do aqua acabarás só por ter 200l aproveitáveis.

Filtro: EHEIM 2215 ( 620L/h ) com matérias filtrantes O filtro é bom, mas se puderes põe outro filtro para teres uma capacidade total de 1000l /hora, vais notar a diferença na manutenção do aqua.

Iluminação: 2 x T5 Se quiseres fazer um tapete com riccia tens que ter 1watt para cada litro de água, e assim podes por qualquer planta que possas querer

Aquecimento: 200Watt Jewel Põe outro termostato de 100watt, se falhar um o outro consegue assegurar a temperatura da água, principalmente no Inverno.

 

O que pretendo comprar:

Decoração: Tronco(s) + Basaltos Os troncos baixam o ph e os basaltos ficam espetaculares

Substrato: Humus/Outro que recomendem + Akadama Põe uma boa base de terra fértil em conjunto com tabletes de fertilizante e/ou ferro em tablete.

 

Flora:

Bacopa Caroliniana (link)

Anubia Afzeli (link)

Blyxa Japonica (link)

Cabomba (link)

Echinodorus (link)

Egeri (link)

Eleocharis Parvula (link)

Riccia (link)

A flora tem a ver com o teu gosto pessoal, mas já sabes que tens que ter as condições ideais para as plantas em termos de substrato/iluminação/fertilização.

 

Fauna:

Corydora - 6 cm 60 L 7.2 24°C Não te esqueças de por pelo menos 6 exemplares.

Colisa - 6 cm 80 L 6.8 28°C Não tenho experiencia com esta espécie.

Platty - 5 cm 50 L 7.3 25°C É bom que tenhas 2 femeas para 1 macho, em termos de descendencia e se não tiveres esconderijos, não irás ter grande suceso tendo em conta as outras espécies de fauna que queres colocar.

Espada - 13 cm 60 L 7.3 25°C O mesmo que as colisas.

Cardinal Tetra - 5 cm 40 L 6.0 25°C O mesmo que as corydoras.

Ramirezi - 5 cm 50 L 6.5 27°C Já tive vários casais, inclusive algumas posturas. Mas são peixes que tem uma esperança média de vida baixa e é difícil levar a bom porto uma postura. Eu gosto mais dos cacatuóides, pois também são ciclídeos anões e em termos de descendencia são muito melhores pais.

Bótia - 30 cm 300 L 7.0 26°C Se pudesse não tinha as três que tenho agora, levantam-me algumas plantas.

Comedor de Algas Siamês - 14 cm 150 L 7.2 25°C Põe antes SAE's, em termos de consumo de algas são melhores e o tamanho é praticamente o mesmo.

Gourami - 10 cm 100 L 7.0 26°C Acho que são um pouco agressivas quando ficam grandes.

Black Tetra - 7 cm 7.0 23ºC O mesmo que as corydoras.

Boa sorte, espero ter ajudado.

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.