mariamena Publicado Outubro 20, 2004 Publicado Outubro 20, 2004 No sábado último dei conta de ter no aquário um colisa com um ponto branco e descobri que os dois molly´s balão que tinha comprado dois dias antes , um deles também tinha pontos brancos ........ Fiz o seguinte, dado ter deduzido que o mal tinha vindo de fora, coloquei os molly´s e o colisa num aquário mais pequeno e comecei a fazer o tratamento dos peixitos . dentro do aquário comunitário , parecia e parece estar tudo óptimo. Entretanto , não tenho verificado as melhoras : um dos molly´s morreu, e o outro que sempre esteve bom acabei por colocá-lo no aqua comunitário , continua bem, ............., o colisa não melhora nem piora, está apático , não come e o tal ponto branco permanece . Amanhã termina o tratamento contra o ictio ..........., que acham que devo fazer????? . Será outra coisa outra doença. Agora uma segunda questão, no aqua comunitário , tudo parece estar muitissimo bem, mas eventualmente se vier a notar que há Ictio nalgum peixe e uma vez que tenho lá alevins , poderei proceder ao tratamento total da água do aquário???? Não faz mal aos alevins?????? Obrigada mena
nunomiguel Publicado: Outubro 21, 2004 Publicado: Outubro 21, 2004 Amanhã termina o tratamento contra o ictio ..........., que acham que devo fazer????? . Será outra coisa outra doença. Termina esse tratamento. Depois disso faz uma troca de água, aumenta a temperatura (+1, por exemplo) e adiciona uma vitaminas na água onde está a colisa. Pode ser que esse aumento de temperatura lhe venha a abrir o apetite. Normalmente o Íctio manifesta-se através de muitos pontos brancos e não um só. Esse ponto branco pode ser apenas alguma "ferida" pequena a cicatrizar. É bastante comum acontecer (especialmente nas barbatanas doa peixes). Agora uma segunda questão, no aqua comunitário , tudo parece estar muitissimo bem, mas eventualmente se vier a notar que há Ictio nalgum peixe e uma vez que tenho lá alevins , poderei proceder ao tratamento total da água do aquário???? Não faz mal aos alevins?????? Se vires que aparece algum sintoma podes aumentar também a temperatura do aquário e mantê-la cerca de 15 dias. Movimenta bem a água (com filtros ou pedras difusoras) para aumentares a oxigenação da água. Em princípio este aumento de temperatura (desde que moderado) não afectará os alevins. No futuro, antes de colocares os peixes no aquário comunitário faz a quarentena. Deixa os peixes noutro aqua separado em observação durante uns dias. Evitas assim problemas maiores. Cumprimentos, Nuno
mariamena Publicado: Outubro 21, 2004 Autor Publicado: Outubro 21, 2004 Obrigada pela ajuda mas a colisa não consegui salvá-la , ela não comia há uns dias . quanto ao aqua comunitário está tudo bem , estou atenta , mas tanto quanto percebi, se acontecer alguma coisa devo somente aumentar a temperatura , por causa dos alevins , não é assim ? para além da oxigenação intensa ........., em princípio é bastante e o filtro é muito bom, costumo ter ambos ligados permanentemente . A temperatura está pelos 27º / 28º C . qdo falas de quarentena é mesmo 40 dias ???????? Obrigada mena
nunomiguel Publicado: Outubro 22, 2004 Publicado: Outubro 22, 2004 Se mantiveres a temperatura "estável" certamente que não terás problemas de Íctio. A essa temperatura não deve aparecer. Esses pontos brancos devem ser mesmo alguma ferida pequena a cicatrizar. qdo falas de quarentena é mesmo 40 dias ???????? Não... menos um bocado. Depende... quarentena pode ser 1 ou 2 semanas. Eu só costumo fazer 1 semana (7dias).. depende das pessoas... Cumprimentos, Nuno
Recommended Posts