Dúvidas de principiante


pjcrabbit

Recommended Posts

Os meus cumprimentos aos membros do fórum.

 

Estou a montar o meu primeiro aquário, trata-se de um kit Juwel Rekord 600 (60Lts) ao qual adicionei uma gravilha multicolor (não me lembro da marca...), e umas rochas vulcânicas.

 

O aquário está em ciclo há 4 dias. Usei água da torneira à qual juntei um anti-cloro da Sera e bactérias também da Sera. Hoje medi alguns parâmetros da água:

 

pH - 7,5-8

GH - > 10º

Nitratos - 10-25

Nitritos - 0

 

Voltei a adicionar um pouco de bactérias hoje.

 

Agora as minhas dúvidas, para as quais agradeço toda a ajuda que me puderem dispensar:

 

1 - Não tenho a certeza se estarei a fazer o ciclo correctamente. Penso que falta algures uma fonte de amónia. Já vi em livros e na Internet e parece que há muitas opiniões e métodos diferentes de fazer o ciclo. Uns falam em juntar comida, sem peixes, outros em juntar um ou dois peixes mais resistentes. Pergunto-vos qual será a melhor forma. Eu gostaria de introduzir peixes o quanto antes (ansiedade de principiante, por certo, embora a pressão do meu filho de 4 anos, que vê ali um aquário e nada de peixes, também esteja a ser difícil de aguentar...). Quais os melhores peixes para começar?

 

2 - Estou com receio que o pH esteja elevado. Testei a água directamente da torneira e deu o mesmo valor, pelo que presumo que não tenha nada no meu tanque a afectar o pH. Deverei preocupar-me?

 

3 - A minha ideia é colocar algumas plantas (poucas). Na loja disseram-me que o poderia fazer na altura de introduzir os primeiros peixes. É um conselho correcto?

 

4 - Uma última dúvida: o tubo de saída do filtro é direccionável. Deverei apontá-lo para baixo ou para cima? Apontar para cima deverá criar turbulência na superfície da água. Isso ajuda à oxigenação ou vai stressar os peixes?

 

Obrigado pela vossa atenção e ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus cumprimentos aos membros do fórum.

 

Estou a montar o meu primeiro aquário, trata-se de um kit Juwel Rekord 600 (60Lts) ao qual adicionei uma gravilha multicolor (não me lembro da marca...), e umas rochas vulcânicas.

 

O aquário está em ciclo há 4 dias. Usei água da torneira à qual juntei um anti-cloro da Sera e bactérias também da Sera. Hoje medi alguns parâmetros da água:

 

pH - 7,5-8

GH - > 10º

Nitratos - 10-25

Nitritos - 0

 

Voltei a adicionar um pouco de bactérias hoje.

 

Agora as minhas dúvidas, para as quais agradeço toda a ajuda que me puderem dispensar:

 

1 - Não tenho a certeza se estarei a fazer o ciclo correctamente. Penso que falta algures uma fonte de amónia. Já vi em livros e na Internet e parece que há muitas opiniões e métodos diferentes de fazer o ciclo. Uns falam em juntar comida, sem peixes, outros em juntar um ou dois peixes mais resistentes. Pergunto-vos qual será a melhor forma. Eu gostaria de introduzir peixes o quanto antes (ansiedade de principiante, por certo, embora a pressão do meu filho de 4 anos, que vê ali um aquário e nada de peixes, também esteja a ser difícil de aguentar...). Quais os melhores peixes para começar?

 

2 - Estou com receio que o pH esteja elevado. Testei a água directamente da torneira e deu o mesmo valor, pelo que presumo que não tenha nada no meu tanque a afectar o pH. Deverei preocupar-me?

 

3 - A minha ideia é colocar algumas plantas (poucas). Na loja disseram-me que o poderia fazer na altura de introduzir os primeiros peixes. É um conselho correcto?

 

4 - Uma última dúvida: o tubo de saída do filtro é direccionável. Deverei apontá-lo para baixo ou para cima? Apontar para cima deverá criar turbulência na superfície da água. Isso ajuda à oxigenação ou vai stressar os peixes?

 

Obrigado pela vossa atenção e ajuda.

 

ora vamos por partes.

 

a primeira será definir que peixes quer.

 

depois saber se os peixes que quer se vao adequar a esse ph. caso nao se adequem, tera que o baixar... isso é um ph alto.

 

ou seja, a primeira coisa seria escolher que peixes quer. consulte www.aquahobby.com para ver varios perfis dos peixes. tamanhos e minimos aceitaveis para os aquarios.

 

este seria o essencial. entretanto, podera começar o ciclo com comida visto que nao sabe que peixes quer. n vale a pena por a toa certo?

 

qq coisa, disponha

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Eu optaria pela comida, mas com crianças é tudo mais complicado, mas tb pode ser uma boa oportunidade para demonstrar que a paciência é muito importante.

 

Com esse pH eu escolhia Ciclídeos Africanos, não sei que muito mais se vai aguentar aí.

 

 

As plantas seria mais fácil colocar antes de encher de água, pode ser depois de cheio mas torna-se mais 'chato'. Podem ser colocadas o quanto antes, mas convém saber a fauna (ciclídeos africanos não dá qualquer planta por exemplo).

 

O tubo do filtro é como preferir, para cima, cria a turbulência e permite maiores trocas gasosas, ou seja liberta-se mais co2.

 

Se for plantado e se deseja colocar uma fonte extra de CO2, não convêm meter dessa forma....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só vejo a solução de vir já na água da torneira, não será caso virgem... algumas até vem com 50ppm de nitratos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fui testar a água da torneira, e apresenta o mesmo valor de nitratos. Isto quer dizer que não posso usar esta água? As plantas que eventualmente terei não serão capazes de dar conta destes nitratos, já que me parece ser um valor ainda assim baixo?

 

Relativamente ao início do ciclo, estaria tentado a introduzir desde já um par de platys. Será abusar da sorte?

 

Usando o método da comida, pergunto-vos:

 

- que comida usar

- que quantidade

- quantas vezes deve ser adicionada até terminar o ciclo

 

Outra dúvida fundamental que tenho é como saber se o ciclo está terminado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fui testar a água da torneira, e apresenta o mesmo valor de nitratos. Isto quer dizer que não posso usar esta água? As plantas que eventualmente terei não serão capazes de dar conta destes nitratos, já que me parece ser um valor ainda assim baixo?

 

Relativamente ao início do ciclo, estaria tentado a introduzir desde já um par de platys. Será abusar da sorte?

 

Usando o método da comida, pergunto-vos:

 

- que comida usar

- que quantidade

- quantas vezes deve ser adicionada até terminar o ciclo

 

Outra dúvida fundamental que tenho é como saber se o ciclo está terminado.

 

O valor está no limite que deverá ser de 10ppm, o aqua só por si já produz nitratos, parece-me que com a introdução de fauna fiques com nitratos pelos 30 ou 40ppm, mesmo com plantas...poder utilizar essa água podes, mas acho que no futuro terás de adicionar ao filtro uma resina ou bactérias especiais para te retirarem os nitratos em excesso, com o risco se não o fizeres de te começarem a aparecer algas.

 

Não me parece que estejas a abusar da sorte desde que monitorizes a amonia e os nitritos e em caso de aparecer fazeres uma TPA o mais rapidamente possivel para que se sintam confortaveis, a introdução de fauna facilita o ciclo.

 

Agora com a introdução de fauna, a quantidade de comida é aquela que for consumida no espaço aproximado de 5min sem ficar residuos no fundo, tens de ir vendo, podes alimetar os bichos 2x por dia preferencialmente, ou então apenas 1x.

 

A comida já não é importante para o clico após a introdução de fauna, pelo menos é um elemento secundário

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas ajudas.

 

Entretanto, e desde o dia 20 que tenho no aquário 2 platies e 3 plantas (2 anúbias e 1 criptocorina), e parecem estar a dar-se bem.

 

Os peixes têm comido algumas folhas das plantas. É normal, ou é sinal que lhes estou a dar pouca comida?

 

Outra dúvida: é de esperar que os níveis de amoníaco subam?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Platys comerem plantas não sei.. podias ter começado com mollies pois ajudam no combate ás algas :medieval_mace:

 

 

sim sensivelmente ao fim de uma semana deves ter pico de amónia, vai vigiando isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.