Algas filamentosas pretas


mariocosta

Recommended Posts

Boas

 

 

Montei um aquário de água doce de 120 litros +- há 8 meses.

 

Tenho bastantes plantas (nº=:D, neste momento não sei os nomes e vários peixes (espadas-2, neons-5, guppys-2, barbos-4, limpa fundos-2, limpa vidros-1 e 2 mollis)

 

filtro externo da Tetra 900l/h, bomba para circulação de água (ligada 3 horas por dia) e bom de ar (ligada 4 horas à noite). Lãmpada de 18W adequada para as plantas com 8 meses de uso)

 

Faço injecção de Co2 com kit da sera- 1 pastilha de 3 em 3 dias.

 

fertilizantes da sera 1 vez semana. Florena; florenette e floreplus

 

A saúde dos peixes é optima e os guppys até já reproduziram.

 

O problema são as algas pretas que se desenvolvem nas folhas das plantas.

 

O nível de Fosfatos é superior a 4mg/l ( rebenta a escala do Kit). A água da tormeira têm 0,5 mg/l de Fosfatos.

 

Faço mudas de água (25 litros de cada vez) uma vez por semana. os níveis de fosfatos não descem e as algas muito menos!!

 

Qual será o problema deste meu aquário??

 

Pouca Iluminação?

Li em alguns locais que devemos ter 0.5 wats por litro de água!! Se assim é necessito de uma lãmpada de 60 Watts!!! Isto não é muito?

 

Co2 a menos?

 

Elevada oxigenação da água??

 

Muita comida não é! Os gajos comem tudo em 30 segundos. Não cai nada no fundo.

 

Incidência de luz direta não é elevada, mas no final do dia apanha um pouc de luz.

 

O nível de fosfatos anda sempre acima dos limites recomendado 1,5 mg/l

 

No3- 20mg/l Ok!

Ph=7.0 ok!

 

Se não tomar medidas imediatas a proliferação destas algas vai desaparecer com as minhas plantas e destruir o aquário!!!

 

Já adicionei sera algovec e nada!

Já adicionei sera phosvec e nada!

Já adicionei no filtro sera phosvec granulat e nada!

Mudas semanais de 25litros e as vezes 50%. Nada!

 

 

Alguém dá uma ajuda?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá,

Sem baixar esses fosfatos.... não há milagres....

 

Experimenta arranjar água de uma local em que venham sem fosfatos!!! Se as "esponjas" de fosfatos não te ajudam é porque devem estar bem acima de 4mg/L... dás comida congelada? Costumam ser muito ricas em fósforo...

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais