como posso descer a dureza da agua?


lgass

Recommended Posts

ph - 7.7

gh - 100mg/l (ppm)

kh - 40mg/l (ppm)

amoniaco - 0

no2 - 0

 

estes sao os valores da torneira.

 

sao mt elevados os valores de kh ou nao?

 

isto de cada marca ter testes com indicadores diferentes lixa-nos os esquema na pesquisa de soluçoes...

 

certo é que nem o tronco nem a turfa baixam o ph mt... neste momento ronda os 7.6

 

tou lixado... sera que uma cena tipo ph minus da sera servira ou o tamponamento sabota-me o esquema?

 

eu usei agua de garrafao numa tpa e pus 15L. na altura quanse nao baixou... agr ja sei que foi do tamponamento... sera que o ideal era apostar em mais algumas e esgotar o tamponamento?

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá lgass eu não tenho ideias, mas tenho um motor de pesquisa ;)

 

Vê se algum destes tópicos te ajuda (penso que sim, mas...):

 

- baixar o kH ?

- Como baixar KH?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá lgass eu não tenho ideias, mas tenho um motor de pesquisa ;)

 

Vê se algum destes tópicos te ajuda (penso que sim, mas...):

 

- baixar o kH ?

- Como baixar KH?

 

 

ai vcs e o 'pesquisa'

 

antes de mais agradeço a ajuda

 

eu vi esses dois topicos mas... eu sou assim para o burrinho

 

e ali falam de quimicas, ioes e outras porcarias que para as pessoas menos inteligentes como eu, sao pior que japones (porque vejo o naruto e vou aprendendo umas palavras)

 

a unica coisa que retirei dali é que nao vou adicionar co2 enquanto nao resolver o problema pois aumenta o kh apesar de diminuir o ph temporariamente.

 

o que eu queria mesmo era que me ajudassem no que fazer pq ta a ser um começo demasiado chato para mim, que sou impaciente (claro que vcs nao teem nd que ver com isto)

 

continuando... quero que os peixes estejam bem, mas ja nao sei como fazer... tenho la um tronco... tenho la turfa embora que muito pouca... falaram-me agr de isto do kh que influencia (atraves do tal tamponamento).

 

deduzo que o meu esteja alto, apesar de a maioria das pessoas falarem disso em graus alemaos e eu nao fazer ideia de onde o meu se situa... so que faz sentido que esteja a dificultar a mudança de ph...

 

se nao ha mais qualquer ajuda, vou tentar la com o ph minus da sera que mandei vir (que neste momento n m parece que va funcionar).

 

logo se ve... n ha d ser nd... em ultimo caso arruma-se tudo e vende--se ja que tmb n ta nd de especial...

 

obrigado a tds pelas ajudas de qq maneira

 

p.s - hugo tens ai uns aquas mt fixes

Editado por lgass

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lgass

 

Peço desculpa se o ofendi de qualquer forma, a pesquisa era só uma piada (compreendo que no seu lugar não esteja com paciência para tal, lamento sinceramente).

 

Pesquisei e parti do principio que poderia interessar algum daqueles tópicos, pois mesmo a gente não perceber muito de algo nada nos impede de tentar aprofundar e obter as respostas às nossas dúvidas, podia haver ali algo que seria um ponto de partida para as tuas perguntas seguintes, como por exemplo o ácido que lá falam....

 

Era mais nesse sentido, dar uma alternativa de continuar o tópico e procurar as soluções que procura (já que eu não as tenho).

 

Se ajudar na conversão do kh

 

Conversão mg/l (ppm) para ºdKH / ºdGH

 

P.S. Obrigado mas não são nada de especial, são aquários de baixa manutenção.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lgass

 

Peço desculpa se o ofendi de qualquer forma, a pesquisa era só uma piada (compreendo que no seu lugar não esteja com paciência para tal, lamento sinceramente).

 

Pesquisei e parti do principio que poderia interessar algum daqueles tópicos, pois mesmo a gente não perceber muito de algo nada nos impede de tentar aprofundar e obter as respostas às nossas dúvidas, podia haver ali algo que seria um ponto de partida para as tuas perguntas seguintes, como por exemplo o ácido que lá falam....

 

Era mais nesse sentido, dar uma alternativa de continuar o tópico e procurar as soluções que procura (já que eu não as tenho).

 

Se ajudar na conversão do kh

 

Conversão mg/l (ppm) para ºdKH / ºdGH

 

P.S. Obrigado mas não são nada de especial, são aquários de baixa manutenção.

 

hugo,

 

nao me ofendeu de forma nenhuma. eu entendi a piada. so que ja me acusaram de nao pesquisar 3 ou 4 vezes, quando em tdas elas o fiz. ja referi tmb um destes dias que, para mim, se as duvidas nao se repetirem, a actividade no forum chega a um ponto em que estagna completamente.

 

fez muito bem em ter oferecido ajuda. colocando ai os topicos. eu ate agradeço o trabalho que teve.

 

esse segundo topico, apesar de me parecer confuso, ao que entendi significa que em graus alemães a minha dureza geral esta em 5,6.

 

e a outra e 2.24

 

será possivel saber se sao valores normais ou nem por isso? (vou a seguir pesquisar na secçao de testes)

 

quanto ao resto, foi um desabafo apenas... sou muito impaciente.

 

montei aquela coisa dia 29 d mes passado, n ficou grande coisa (ha aquarios aqui que ate fazem pessoal cm eu sentir mal e colocar fotos... n meti mais pq ate parece mal), ainda n tenho la peixe nenhum para fazer td bem feitinho, mas depois com isto td ainda nao vou conseguir colocar peixes, pq nao arranjo soluçao para isto...

 

estou a ficar um pouco frustrado so isso.

 

sao aquarios de baixa manutençao mas o conceito é, a meu ver, muito bom.

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente.

 

Eu tenho uma ideia um pouco diferente em relação à repetição das mesmas perguntas vs estagnamento do fórum, pois tb podemos pensar que se no lugar de se 'perder' tempo a responder a coisas várias vezes respondidas podia-se aproveitar esse mesmo tempo para desenvolver outros assuntos (não é tão linear assim mas acho que se entende), além de que pode dar-se o caso de utilizadores com mais valias podem perder o interesse por um fórum apresentar sempre tópicos que podem ser considerados repetitivos. por isos isto nunca será um assunto muito fácil e linear.

 

voltando ao assunto, pelo que sei querias baixar o kh para conseguires baixar o pH, mas não entendi ainda o motivo para baixares o pH.

 

Subir pH é sempre mais fácil que o baixar, isso é um conhecimento corriqueiro. Por isso é que acho que mais vale adequar a nossa fauna à qualidade da nossa água e não o contrário.

 

 

Eu nos invertebrados tenho o mesmo problema, alguns camarões de determinados locais gostam de pH mais ácidos, o meu pH é mais pró alto, tive que arranjar outra fonte de invertebrados que já sejam criados em pH mais altos....

 

5,6 não me parece muito alto, mais baixo que isso pode te provocar outros problemas como oscilações de pH que é bem pior do que ter um pH um pouco diferente do pretendido.

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente.

 

Eu tenho uma ideia um pouco diferente em relação à repetição das mesmas perguntas vs estagnamento do fórum, pois tb podemos pensar que se no lugar de se 'perder' tempo a responder a coisas várias vezes respondidas podia-se aproveitar esse mesmo tempo para desenvolver outros assuntos (não é tão linear assim mas acho que se entende), além de que pode dar-se o caso de utilizadores com mais valias podem perder o interesse por um fórum apresentar sempre tópicos que podem ser considerados repetitivos. por isos isto nunca será um assunto muito fácil e linear.

 

voltando ao assunto, pelo que sei querias baixar o kh para conseguires baixar o pH, mas não entendi ainda o motivo para baixares o pH.

 

Subir pH é sempre mais fácil que o baixar, isso é um conhecimento corriqueiro. Por isso é que acho que mais vale adequar a nossa fauna à qualidade da nossa água e não o contrário.

 

 

Eu nos invertebrados tenho o mesmo problema, alguns camarões de determinados locais gostam de pH mais ácidos, o meu pH é mais pró alto, tive que arranjar outra fonte de invertebrados que já sejam criados em pH mais altos....

 

5,6 não me parece muito alto, mais baixo que isso pode te provocar outros problemas como oscilações de pH que é bem pior do que ter um pH um pouco diferente do pretendido.

tmb tens uma certa razao... mas eu julgo que tem que haver dos dois, caso contrario, os mais noobies cm eu, nao se iriam conseguir enquadrar no forum tao facilmente.

 

cm poderei eu participar naquelas discussoes avançadas se nao sei o basico? e deverei apenas ser 'leitor' durante anos, so a pesquisar as perguntas que ja antes foram feitas, ou deverei tmb participar? nao é essa a origem dos foruns? nao sei se me faço entender...

 

em relaçao aos peixes... é muito simples... tda a gente aqui e nas lojas dizem que os peixes se adaptam a diferentes ph's mas com um limite. e nao tenho conhecimentos para ter um biotopo ou para criar td em especifico para um tipo de peixes.

 

queria entao um comunitario. o ideal para isto é ter o ph mais proximo do neutro possivel... o meu, vindo da torneira, vai a 7.7 e nao baixa dos 7.5

 

se seguir o link para o meu aquario vai ver que nao é pela montagem que o meu aquario vai mostrar qualquer tipo de beleza... restam-me entao que mostre pelos peixes.

 

o que me chama mais a atençao sao os tetra cardinais... ph 6.5

os inevitaveis guppies ate se calhar nao se iam chatear com este ph.

betta splendens, uma das especies mais bonitas que queria... 7.0

o apistogramma cacatuoide tmb ronda os 6.5/6.7

as colisas lalia rondam o 6.8

as corydoras e os otos tmb andam por volta do 7.0

 

o neutro (ou mesmo ligeiramente 'acido') era o ideal para o aquario que gostaria de ter...

 

que posso fazer com um aquario pequeno no meio disto td?

 

o meu aqua é pequeno... n da para ter peixes arqueiro ou coisas do genero...

 

eu bem sei que tenho a hipotese de encher aquilo com agua do garrafao... mas ao fim do ano, com tpa's de 10 L de 10 em 10 dias seria mais 60€ e eu nao nado em dinheiro... trabalho para estudar...

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou tão noobie como tu, mas se as conversas mesmo para noobies como nós forem elevadas, sempre aprendemos mais do que o contrário ;)

 

Claro que tem que haver espaço para todos, e há sempre dúvidas novas, questões colocadas de outra forma e até experiências que dão resultados diferentes e por isso há e haverá sempre espaço para isso.

 

Agora acho sim que se deve ter dúvidas e coloca-las mas sempre depois de se pesquisar, mesmo com a pesquisa ficamos com dúvidas, pq por vezes há diversas respostas, ou mesmo com respostas achamos que o nosso caso não será exactamente igual ao caso apontado etc etc, mas lá está sem pesquisar-mos não podemos saber....

 

Eu sou um pouco cínico nisso dos pH dos peixes... enfim... lá está depende da origem e onde é feita sua manutenção, eu acho que tetras, guppys, bettas, ottos, corydoras vivem bem em pH mais pro alto do que neutro, nos meus aquários vivem lol

 

Agora apistogramas já se calhar não será bem o caso, mas é uma questão de tentar comprar em particular e saber quais os parâmetros que os cria e mantêm (é o que eu faço com camarões).

 

Não é preciso gastar muito € para se montar um agradável aquário. Tens coisas que podes recolher na natureza, em termos de plantas podes tentar as ofertas.

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é moderadoe e tem mais de 4100 posts colocados aqui!!!

 

5 aquarios... e diz que é tao noobie cm eu... nao se insulte :animal_fish:

 

permita-me a pergunta, mas a que ph vivem os seus otos, corys, tetras, bettas e guppys?

 

faz criaçao? (nao me recordo de o ver nos seus aquarios mas com guppys na equaçao deve haver sempre ai)

 

se preferir responder por mp, sinta-se à vontade

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lol

 

sou moderador pq é um bug do sistema lolol além de que numero de posts não significam conhecimentos mas sim vontade de escrever :eusathink:

 

Sou noobie pois acho que preciso de aprender muito mas muito mesmo.

 

por acaso são 8 aquários em minha casa e mais 3 que coloquei em casa dos meus pais :P

 

Otos, corys, tetras e guppys vivem em pH igual aos dos discus, pH 7.3 nem me preocupo em baixar pois não aparentam problemas (os guppys estiveram no aquário dos discus mas já sairam para outro pois na hora de comer eram uns gulosos).

 

o pH dos camarões anda pelos 7.6 a 7.8 sem stress e sempre com criações tb.

 

Responder por MP pq? aqui é tudo tão mais bonito :animal_fish:

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

apenas porque ja vi aqui respostas mais "ferranhas" no que toca a condiçoes em que se mantem os animais... 11 aquarios?

 

lol

 

monstruoso isso.

 

acho que o seu exemplo é primeiro que me anima desde que fiz s testes à agua...

 

so me falta arranjar os peixes e baixar ligeiramente o ph... assim pode ser quen o liquido sirva

 

para adptaçoes mais drasticas, se calhar convinha que eles ja viessem de uns ph's mais elevados nao?

 

obrigado pelas respostas tdas

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

heheh são alguns coisa pouca comparado com o que há por aqui.

 

 

Já fizeste a experiência com folhas de alcapa ou que raio é isso? Eu tenho aqui algumas, não coloco pq me baixa demais o pH :animal_fish:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

heheh são alguns coisa pouca comparado com o que há por aqui.

 

 

Já fizeste a experiência com folhas de alcapa ou que raio é isso? Eu tenho aqui algumas, não coloco pq me baixa demais o pH :animal_fish:

 

nao... com isso ainda nao... onde é que posso arranjar isso?

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nos invertebrados tenho o mesmo problema, alguns camarões de determinados locais gostam de pH mais ácidos, o meu pH é mais pró alto, tive que arranjar outra fonte de invertebrados que já sejam criados em pH mais altos....

 

Desculpa o :alberteinstein: , mas tem Crystal Reds com que Ph?

 

Obrigado!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa o bowdown , mas tem Crystal Reds com que Ph?

 

Obrigado!!

 

Olá ,tenho os meus crs com 7.2

 

da malasia?

 

como raio se manda vir cenas da malasia?

 

lol comprando a uma empresa/alguém que esteja/mande vir da Malásia (por exemplo no ebay).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.