Lampadas de plasma


Recommended Posts

Boas

 

Já alguem ouviu falar disto, pelo que tenho visto ainda estão em fase de estudos mas é uma lamapada ocm um tamanho impressionante ( pequena) que manda uma luz impressionante tanto para o seu tamanho como para o seu consumo..

Este video compara um HQI de 400W contra uma lampada destas de 250 W...

 

 

Impressionante a meu ver... Uma grande revoluçao que a ilumnaçao de aquarios vai ter se isto for melhor estudado...

Quanto a preços tenho visto tudo a volta dos 2000 Euros mas é normal pois ainda é um projecto par a aaquariofilia e muitos outros usos...

cons.jpg*
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem forte.. até demais :discuss_gathering: Vamos ver se aparece uma vertente para a aquariofilia!

 

Cumps

 

Com tao pouco consumo, nao era nada mau uma pontecia de luz daquelas ou mesmo mais pequena em relaçao com as outras ocnsumiria muito menos...

cons.jpg*
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com tao pouco consumo, nao era nada mau uma pontecia de luz daquelas ou mesmo mais pequena em relaçao com as outras ocnsumiria muito menos...

 

é mais eficiente que leds, e o melhor é a qualidade da luz, praticamente identico ao sol, e para mudar de temperatura julgo que basta alterar a temperatura do tal plasma...

 

A radiação é semelhante ao sol também porque este emite luz, através de um plasma aquecido...e se não estou em erro, a temperatura do sol é semelhante á temperatura desta luz, temperatura atingida no plasma, note-se... porque como é óbvio se é mais eficiente emite menos calor...simples

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

6000ºk.... muitos lúmen...

 

Interessante!!!

 

a temperatura do sol é semelhante á temperatura desta luz

 

Ao contrario António, a temperatura de cor desta luz é semelhante ao do sol", que ronda, se não me engano, 5200ºk

 

Mesmo assim parece só haver esta temperatura de côr, que nesta intensidade não será muito bom para aquário de água doce, é "demasiado". Para água salgada, obviamente deveria ser mais alta, no mínimo o dobro.

 

Gostaria até de saber a durabilidade desta tecnologia, ou seja, quanto tempo consegue manter o seu espectro inicial (ou pouco menos).

 

Cmpts

Editado por Fernando Freire

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

temperatura de cor e temperatura real são coisas muito diferentes, a temperatura do sol é umas ordens de grandeza superior, apenas no exterior é que anda à volta dos 6000K e , a temperatura do plasma também deve ser mais elevada do que os 6000K se bem que a densidade do mesmo deve ser extremamente baixa.

 

quanto as temperaturas de cor dos plasmas, podem ser alteradas com contaminantes metálicos...

 

mas a grande salto não é a lampada ser de plasma, as fluorescentes e as hqi também são lâmpadas de plasma, a diferença está na maneira como o plasma é criado, por indução o que leva a maiores eficiencias, não há cá arcos electricos a serem mantidos e a desperdiçar energia.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

POis, as cores da lampada ( ou temperaturas)devem depois poder ser alteradas, só que como acho que aida está em fase de estudos ainda nao devem andar muit a pensar nisso, penso que andam mais concentrados em estudar a melhor maneira de reflectir a luz ao maximo...

A durabilidade nao sei mas também gostava de saber...

Vou procurar :rainbowafro:

cons.jpg*
Link to comment
Partilhar nas redes sociais