Co2 Caseiro(gelatina)


FilipeXavier

Recommended Posts

Boas,

Está a fazer as famosas "bolinhas" dentro do aqua?

Se sim, no stress ... O que interessa é que estão a existir reacção quimica dentro da garrafa e está a gerar CO2.

Abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno Martinez

 

Agradecia uma informação. Para este CO2 caseiro, o difusor a colocar no aqua. é um difusor especifico ou é um difusor normal de cerâmica por exemplo.?

 

E já agora, pode ser feito numa garrafa de plático de litro e meio?

 

Obrigado

Zebelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Uma ajuda :bs_quesexclaim: Vejam este video. Responde às questões colocadas.

 

 

O difusor aconselho um do género que se vê no filme. As bolhas saem muito mais finas, permitindo a entrada do CO2 na coluna de água mais facilmente, visto que as bolhas não sobem logo à superficie.

 

Em relação à garrafa, pode ser de qualquer tamanho, sendo que qt maior melhor.

Atenção que garrafas de sumos com gás (tipo coca-cola, 7-UP, etc) são sempre mais recomendadas, visto o plástico com que são feitas é muito mais resistente à pressão.

 

Espero ter ajudado.

 

Abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O difusor de ceramica é sempre a melhor solução.

 

Se não tiverem hipotese de comprar um difusor de ceramica comprem um de madeira que é a segunda melhor opção.

 

As bolhas do difusor de ceramica são as mais finas, seguindo-se o de madeira.

 

No video do nuno sai muito gas, mas se limitarem a saida (poucas bolhas) consegue-se que a maior parte das bolhas desapareçam antes de chegarem à superficie. Ou seja que se misturem com a água para poderem ser aproveitadas pelas plantas.

 

PauloA :bs_quesexclaim:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Numa garrafa de litro e meio está OK.

 

Os difusores de cerâmica são os melhores, mas com CO2 de fermentação têm tendência para entupir. Tens que o limpar constantemente e é uma chatice. O melhor é um difusor de escada, em que as bolhas vão subindo por umas rampas até se desfazerem na água.

 

Com as garrafas caseiras, o problema é que com o uso as ligações vão criando fugas, até que o sistema deixa de funcionar.

 

Depois de várias tentativas que não correram muito bem, optei por comprar um sistema da Nutrafin. Tem um difusor de escada e uma garrafa apropriada, sem hipótese de fugas. Encontras à venda no Ebay baratinho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Em dois dias o meu fermento consumiu quase toada a gelatina, tinha gelatina ate um pouco mais de meio, e agora ja quase nao tenho gelatina. Será normal?

 

Cumprimentos

 

boas....

 

de que cor é a gelatina? é da mesma cor que tinhas quando enches-te a garrafa?

 

tens a gelatina em sitio onde apanhe sol? se sim ela desfez-se outra vez na solução liquida, a mesma antes de solidificar e os reagentes foram todos para o fundo da garrafa, se a reacção for feita de fermento e de bicarbonato de sódio então vais ver uma mancha branca no fundo da garrafa, pois eles assentaram no fundo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Eu tenho co2 caseiro montado desde sexta e até agora tem deitado imensas bolhas e não consumiu quase gelatina nenhuma!

Se calhar trocou as quantidades da receita ou preparou-a mal, mas ate pode ser do calor, o que acho improvável visto estar bastante calor em minha casa e não acontecer o mesmo que lhe aconteceu a si...

Por isso a unica razão que me ocorre é o facto de poder ter preparado mal a gelatina, em que esta ficou muito aguada.

 

 

 

 

cumps

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já me aconteceu isso, a mim devido a gelatina ser dakelas de marca desconhecida, que ao fazer a receita a gelatina ficou aguada demais, msm com as medidas recomendadas por eles.

se for o caso tenta fazer a gelatina com menos augua de maneira a que fike mais consistente.

 

Cumps

Editado por biegas

Cumprimentos

João Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já me aconteceu isso, a mim devido a gelatina ser dakelas de marca desconhecida, que ao fazer a receita a gelatina ficou aguada demais, msm com as medidas recomendadas por eles.

se for o caso tenta fazer a gelatina com menos augua de maneira a que fike mais consistente.

 

Cumps

 

ou então outra carteira a mais com a mesma quantidade de água para 2 carteiras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já me aconteceu isso, a mim devido a gelatina ser dakelas de marca desconhecida, que ao fazer a receita a gelatina ficou aguada demais, msm com as medidas recomendadas por eles.

se for o caso tenta fazer a gelatina com menos augua de maneira a que fike mais consistente.

 

Cumps

 

A última coisa a colocar-se é a água a 20º de forma a ficar com cerca de 1 cm. de altura e abanar suavemento para desfazer a mistura. Pergunto se depois de estar desfeita a mistura se não se deita mais água.

 

Obrigado

zebelo

Editado por zebelo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A última coisa a colocar-se é a água a 20º de forma a ficar com cerca de 1 cm. de altura e abanar suavemento para desfazer a mistura. Pergunto se depois de estar desfeita a mistura se não se deita mais água.

 

Obrigado

zebelo

 

 

Eu pessoalmente faco a mistura fora da garrafa, para ao agitar nao abrir frinchas entre a gelatina e a garrafa, evitando que a mistura do fermento

desca pela garrafa, ficando assim toda em cima da gelatina.

 

Axo que não há necessidade de deitares mais agua, já que a gelatina vai se desfazendo com o tempo, e ao acontecer isto tb vai libertar agua.

 

Cumps

Cumprimentos

João Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu pessoalmente faco a mistura fora da garrafa, para ao agitar nao abrir frinchas entre a gelatina e a garrafa, evitando que a mistura do fermento

desca pela garrafa, ficando assim toda em cima da gelatina.

 

Axo que não há necessidade de deitares mais agua, já que a gelatina vai se desfazendo com o tempo, e ao acontecer isto tb vai libertar agua.

 

Cumps

 

Penso que terás toda a razão em fazeres a mistura fora da garrafa e eu digo-te porquê.

Fiz ontem a 1ª experiência e depois de ter a gelatina na garrafa e de a meter no frigorifico durante uma noite, introduzi-lhe o restante material. tendo agitado a garrafa muito lentamente até tudo ter ficado desfeito.

Foi rápido a começar a aparecerem as tão tão desejadas bolhinhas, mas tambem foi muito rápido a parar. E verifiquei que a galatina tinha sofrido uma rotura e já muito desfeita.

Amanhã vou fazer nova experiência.

 

Um abraço

zebelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu pessoalmente faco a mistura fora da garrafa, para ao agitar nao abrir frinchas entre a gelatina e a garrafa, evitando que a mistura do fermento

desca pela garrafa, ficando assim toda em cima da gelatina.

 

Axo que não há necessidade de deitares mais agua, já que a gelatina vai se desfazendo com o tempo, e ao acontecer isto tb vai libertar agua.

 

Cumps

 

Penso que terás toda a razão em fazeres a mistura fora da garrafa e eu digo-te porquê.

Fiz ontem a 1ª experiência e depois de ter a gelatina na garrafa e de a meter no frigorifico durante uma noite, introduzi-lhe o restante material. tendo agitado a garrafa muito lentamente até tudo ter ficado desfeito.

Foi rápido a começar a aparecerem as tão tão desejadas bolhinhas, mas tambem foi muito rápido a parar. E verifiquei que a galatina tinha sofrido uma rotura e já muito desfeita.

Amanhã vou fazer nova experiência.

 

Um abraço

zebelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal,

 

Estes sistemas fazem-me surgir uma questão! Se as garrafas são improvisadas, como controlam o fluxo de CO2 ?

 

Isto é se colocarem uma torneira, correm o risco da garrafa explodir! Por outro lado excesso de CO2 na água pode meter os peixes correcto?

 

Por fim se o filtro faz agitação na água para permitir as troca gasosas, o CO2 colocado não saí logo da água devido à agitação constante da mesma?

 

 

 

 

Obrigado !! :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal,

 

Estes sistemas fazem-me surgir uma questão! Se as garrafas são improvisadas, como controlam o fluxo de CO2 ?

 

Isto é se colocarem uma torneira, correm o risco da garrafa explodir! Por outro lado excesso de CO2 na água pode meter os peixes correcto?

 

Por fim se o filtro faz agitação na água para permitir as troca gasosas, o CO2 colocado não saí logo da água devido à agitação constante da mesma?

 

 

 

 

Obrigado !! ;)

 

Boas, não fazes controlo de saida do co2, (embora haja gente que tenha posto estranguladores e elas nao rebentaram).

O que tu podes fazer para controlar o co2 dentro do aqua, é subir ou descer o difusor, de maneira a aumentar ou diminuir a diluição do co2.

 

Quanto mais em cima menos c02 se dilui na agua, quanto mais em baixo mais c02 se dilui na agua.

 

Sim perdes co2 nas trocas gasosas que existem, mas não é assim tão rápido ao ponto de não conseguires manter um bom nivel de co2, e por isso é que tb convém ter um fluxo constante de co2 :mrgreen:!

 

Se pesquisares pelo forúm encontrarás vários assuntos sobre as garrafadas caseiras.

 

Cumps

Editado por biegas

Cumprimentos

João Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Olá a todos... Já tentei fazer algumas receitas de CO 2 caseiro com gelatina, mas as duas receitas que apanhei na net estavam mal elaboradas e por isso deu para o torto, agora desde que começei a ler este post, não vi qualquer receita, gostava de saber como se faz, se poderem deixar-me a receita, um bom fim de semana, muito obrigado.

 

Abraço, fiquem bem, aguardo vossas resposta sobre CO 2 c/ gelatina,

[Nelsonneka] Nelson_Filipe

Storm_Neka_Pro@hotmail.com

http://stormnekpro.blogspot.com/

 

A Amizade é como as estrelas, não as vemos a todas as horas, mas sabemos que existem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.