Iniciação aquarofilia - ajuda precisa-se


Pedro Godinho

Recommended Posts

Boas,

 

Recentemente recebi um aquário Sapce Pró 90 da Aquapor com 90x39x50 +/- 188l brutos, com calha de iluminação 2x25W, termóstato 300W e filtro externo Será Precision 250+uv.

 

A ideia é fazer o primeiro plantado, ao estilo iguami, mas para isso necessito da vossa ajuda para escolher o que devo instalar/adquirir além do que já tenho.

 

Dúvidas:

1ª – Que tipo de solo/substrato devo utilizar e quantidades? Pensei nos tons pretos ou castanho, mas em relação ao tipo/marca … não faço ideia. Agradeço a vossa opinião.

 

2ª – Que testes devo adquirir? pH é o suficiente?

 

3ª – Em relação à flora, agradeço sugestões para plantas para iniciantes, sé é que existem , de fácil manutenção e que não cresçam demasiado.

 

4º - Fauna, gostava de poder colocar corydoras, escalares, platys, guppys, molys, neons ou cardinais, nariz bêbado, camarões e alguns caracóis. Será que é possível colocar todas estas espécies juntas?

 

5ª – Tendo em conta o material que possuo, o que acham que necessito mais?

 

6ª – Qual a melhor forma de fazer a ciclagem do aquário, após colocação de substrato e plantas? E qual a melhor forma de iniciar o filtro, uma vez que todo o material é novo.

 

Concelhos precisam-se para não cometer demasiados erros e sobretudo não prejudicar nem as plantas nem os futuros habitantes.

 

Agradeço sugestões/ajuda.

cmp

Pedro Godinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Recentemente recebi um aquário Sapce Pró 90 da Aquapor com 90x39x50 +/- 188l brutos, com calha de iluminação 2x25W, termóstato 300W e filtro externo Será Precision 250+uv.

 

A ideia é fazer o primeiro plantado, ao estilo iguami, mas para isso necessito da vossa ajuda para escolher o que devo instalar/adquirir além do que já tenho.

 

Dúvidas:

1ª – Que tipo de solo/substrato devo utilizar e quantidades? Pensei nos tons pretos ou castanho, mas em relação ao tipo/marca … não faço ideia. Agradeço a vossa opinião.

 

2ª – Que testes devo adquirir? pH é o suficiente?

 

3ª – Em relação à flora, agradeço sugestões para plantas para iniciantes, sé é que existem , de fácil manutenção e que não cresçam demasiado.

 

4º - Fauna, gostava de poder colocar corydoras, escalares, platys, guppys, molys, neons ou cardinais, nariz bêbado, camarões e alguns caracóis. Será que é possível colocar todas estas espécies juntas?

 

5ª – Tendo em conta o material que possuo, o que acham que necessito mais?

 

6ª – Qual a melhor forma de fazer a ciclagem do aquário, após colocação de substrato e plantas? E qual a melhor forma de iniciar o filtro, uma vez que todo o material é novo.

 

Concelhos precisam-se para não cometer demasiados erros e sobretudo não prejudicar nem as plantas nem os futuros habitantes.

 

Agradeço sugestões/ajuda.

 

 

 

Boas

Tenho um igual e lamento dizer-te que a informação que vem da firma é que a capacidade dele é de 142L brutos, mas na realidade depois de levar o areão e as plantas leva +/- 100L.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Tenho um igual e lamento dizer-te que a informação que vem da firma é que a capacidade dele é de 142L brutos, mas na realidade depois de levar o areão e as plantas leva +/- 100L.

 

 

Boas,

É bem possível que aasim seja, no entanto neste momento já nada posso fazer.

 

Em relação à ajuda pretendida, com os substratos, testes, etc., há diponibilidade para isso?

 

cmp

cmp

Pedro Godinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Recentemente recebi um aquário Sapce Pró 90 da Aquapor com 90x39x50 +/- 188l brutos, com calha de iluminação 2x25W, termóstato 300W e filtro externo Será Precision 250+uv.

 

A ideia é fazer o primeiro plantado, ao estilo iguami, mas para isso necessito da vossa ajuda para escolher o que devo instalar/adquirir além do que já tenho.

 

Dúvidas:

1ª – Que tipo de solo/substrato devo utilizar e quantidades? Pensei nos tons pretos ou castanho, mas em relação ao tipo/marca … não faço ideia. Agradeço a vossa opinião.substacto tanto faz mas se queres plantas tem que ser fertil... ha muitas hipoteses... td uma questao de carteira

 

2ª – Que testes devo adquirir? pH é o suficiente?pelo menos ph nitritos e amonia

 

3ª – Em relação à flora, agradeço sugestões para plantas para iniciantes, sé é que existem , de fácil manutenção e que não cresçam demasiado.musgo de java, feto de java, anubia nana e umas vallisnerias spiralis... bonitas e faceis de controlar... foram as minhas opçoes... como tu, tmb ainda agora comecei

 

4º - Fauna, gostava de poder colocar corydoras, escalares, platys, guppys, molys, neons ou cardinais, nariz bêbado, camarões e alguns caracóis. Será que é possível colocar todas estas espécies juntas?talvez os escalares estejam aí fora da onda... nao tenho a certeza mas julgo que sao mais territoriais e possam dar algum problema... mas com o aqua bem plantado, talvez esteja td ok... agr com guppys, mollys e plattys prepara-te pois vais ter filhotes a chegar todas as semanas... e ai tenho a certeza que o escalar lhes vai chamar 'um figo' se nao tiveres cuidado e os separares... com estes peixes tens que por um ph entre os 6.9 e 7.1, diria eu, sendo que podes precisar de alguma coisa para o pores no nivel que queres

 

5ª – Tendo em conta o material que possuo, o que acham que necessito mais? um termometro para veres sempre a temperatura, provavelmente vais precisar de co2, algumas materias filtrantes para completares o filtro e provavelmente maneira de limpar o aqua

 

6ª – Qual a melhor forma de fazer a ciclagem do aquário, após colocação de substrato e plantas? E qual a melhor forma de iniciar o filtro, uma vez que todo o material é novo.o filtro é so pores a trabalhar. a melhor forma de ciclar sera colocares um pco de comida sem nenhum ser la dentro... tds os dias pois e inicias o ciclo... requer muita paciencia... o meu vai com duas semanas... tou a dar em doido... QUERO PEXES.... se é que me entendes... sn podes arriscar e por um peixe tipo corydora (so um) e deixa-la fazer porcaria e rezar para que aguente os picos de amonia e nitritos... se calhar, neste caso, eu adicionava umas bacterias em pos ou liquido... aprendi recentemente que em aquarios nao ciclados, sera melhor por as plantas depois de la ters um peixe... pode vir uma praga de caracois e aí nao podes la por nada para os comer...

 

Concelhos precisam-se para não cometer demasiados erros e sobretudo não prejudicar nem as plantas nem os futuros habitantes. parece-me que estas com a mentalidade certa... pergunta aqui sempre que tiveres duvidas... é o que tenho feito e tem corrido td bem... o pessoal ajuda cm pode... li muito, especialmente sobre o ciclo do azoto e informa-te bem sobre os peixes que queres por...

 

Agradeço sugestões/ajuda.

 

 

espero ter ajudado... respostas a vermelho

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

É bem possível que aasim seja, no entanto neste momento já nada posso fazer.

 

Em relação à ajuda pretendida, com os substratos, testes, etc., há diponibilidade para isso?

 

cmp

 

 

não estava a criticar, eu comprei e gosto muito do meu, apenas estava a salientar, porque qd for para fazer o tratamento à água é preciso saber a quantidade de água q o aqua leva

eu também comecei à pouco e na loja aconselharam-me a preparar 1º o aqua (areão substrato água plantas e enfeites) lavar e ferver o areão e os troncos (estes deviam estar +/- 1 semana de molho antes de irem para dentro do aqua, este devia estar 1 ou 2 semanas a trabalhar (c/filtro) e plantas antes de começar a pôr peixes e pôr apenas 1 ou 2 peixes e se estes se dessem bem então ir acrescentando peixes aos poucos.

qt ao que lá pões vai a umaloja vê o q há vê os preços escolhe o substrato que é importante para começar e depois tens tempo para escolher os peixes

eu também gostava de ter escalares, mas eles são muito territoriais e acabavam por matar outros peixes, acabei por optar por pôr 2 casais de colisas lalia, q fazem um aqua muito bonito, mas há gostos e gostos

um pequeno conselho não escolhas os peixes apenas pela sua aparência, lembra-te que eles crescem, e depois podem ficar grandes demais para o aqua, informa-te do tamanho que atingem em adultos. Há espécies que devem estar em cardume e outras q basta apenas estar um casal ou mesmo um unico peixe. ESCOLHE UMA LOJA EM QUE HAJA VARIEDADE E QUALIDADE E QUE O VENDEDOR SAIBA E SEJA PRESTÁVEL, pois vai ser ele quem mais te pode ajudar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

espero ter ajudado... respostas a vermelho

 

Obrigada pela Ajuda.

 

Estou a pensar em adquirir Akadama 15l, para colocar como substrato. Será o indicado? A quantidade chega ou é necessário mais?

 

Em relação a plantas, estava a pensar começar com Riccia fluitans, musgo java, Limnophila sessiliflora, Ceratophyllum demersum 'Foxtail', fetos de java. Será o adequado?

 

cmp

Pedro Godinho

cmp

Pedro Godinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela Ajuda.

 

Estou a pensar em adquirir Akadama 15l, para colocar como substrato. Será o indicado? A quantidade chega ou é necessário mais?

 

Em relação a plantas, estava a pensar começar com Riccia fluitans, musgo java, Limnophila sessiliflora, Ceratophyllum demersum 'Foxtail', fetos de java. Será o adequado?

 

cmp

Pedro Godinho

 

nao tenho a certeza mas acho que a foxtail e a limnophila vao dar algum trabalho

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao tenho a certeza mas acho que a foxtail e a limnophila vao dar algum trabalho

 

 

E em relação ao subtrato, é suficiente? É o indicado para começar e poder ter umas quantas plantas?

cmp

Pedro Godinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não estava a criticar, eu comprei e gosto muito do meu, apenas estava a salientar, porque qd for para fazer o tratamento à água é preciso saber a quantidade de água q o aqua leva

eu também comecei à pouco e na loja aconselharam-me a preparar 1º o aqua (areão substrato água plantas e enfeites) lavar e ferver o areão e os troncos (estes deviam estar +/- 1 semana de molho antes de irem para dentro do aqua, este devia estar 1 ou 2 semanas a trabalhar (c/filtro) e plantas antes de começar a pôr peixes e pôr apenas 1 ou 2 peixes e se estes se dessem bem então ir acrescentando peixes aos poucos.

qt ao que lá pões vai a umaloja vê o q há vê os preços escolhe o substrato que é importante para começar e depois tens tempo para escolher os peixes

eu também gostava de ter escalares, mas eles são muito territoriais e acabavam por matar outros peixes, acabei por optar por pôr 2 casais de colisas lalia, q fazem um aqua muito bonito, mas há gostos e gostos

um pequeno conselho não escolhas os peixes apenas pela sua aparência, lembra-te que eles crescem, e depois podem ficar grandes demais para o aqua, informa-te do tamanho que atingem em adultos. Há espécies que devem estar em cardume e outras q basta apenas estar um casal ou mesmo um unico peixe. ESCOLHE UMA LOJA EM QUE HAJA VARIEDADE E QUALIDADE E QUE O VENDEDOR SAIBA E SEJA PRESTÁVEL, pois vai ser ele quem mais te pode ajudar.

 

 

Obrigado pela ajuda.

 

Em relação a lojas, sou de Azambuja, no entanto tenho facilidade em deslocar-me diáriamente a Alverca do Ribatejo. Existe alguma loja nestas imediações que me possam indicar?

cmp

Pedro Godinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal,

 

Vou hoje mesmo passar numa loja da especialidade, e por isso mesmo queria ter a vossa opinião em relação ao produto a adquirir.

 

Akadama, é suficiente para iniciar um plantado?

 

É necessário mais algum fertilizante ou substrato?

 

Em relação a testes, além do PH que devo adquirir?

cmp

Pedro Godinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda.

 

Em relação a lojas, sou de Azambuja, no entanto tenho facilidade em deslocar-me diáriamente a Alverca do Ribatejo. Existe alguma loja nestas imediações que me possam indicar?

 

 

Boas

Há uma loja aqui em Vialonga a Petos'land ( tem site ), com preços muito acessiveis e que sabem do assunto, os meus peixes têm vindo todos de lá.

A nivel de plantas aconselho-te a Aquaplante em benfica pois têm muita variedade e também são bons a dar exclarecimentos mas têm os peixes e tudo o resto um bocado puxado.

Se precisares de mais alguma coisa diz mesmo por MP

 

Cumps

 

 

:bs_quesexclaim:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Há uma loja aqui em Vialonga a Petos'land ( tem site ), com preços muito acessiveis e que sabem do assunto, os meus peixes têm vindo todos de lá.

A nivel de plantas aconselho-te a Aquaplante em benfica pois têm muita variedade e também são bons a dar exclarecimentos mas têm os peixes e tudo o resto um bocado puxado.

Se precisares de mais alguma coisa diz mesmo por MP

 

Cumps

 

 

:character0050:

 

Obrigado pela ajuda.

 

Em relação ao substrato, já adquiri, deve de chegar amanhã.

Acabei por optar por Akadama na Naturpets.

 

O resto ainda estou à procura :)

cmp

Pedro Godinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda.

 

Em relação ao substrato, já adquiri, deve de chegar amanhã.

Acabei por optar por Akadama na Naturpets.

 

O resto ainda estou à procura ;)

 

 

 

esqueci de dizer que eles tão abertos de 2ª a sabado das 11h as 13h e das 15h as 21h

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se vai servir de muito,também ainda ando um pouco há nora.Mas,nas minhas pesquisas encontrei isto:

 

http://faq.thekrib.com/pt/begin-hardware.html

 

Espero que sirva de ajuda,a mim esclareceu-me algumas dúvidas.

 

 

E depois também pode utilizar:

http://www.theaquatools.com/water-changes-calculator

 

Boa Sorte

Editado por FAlex
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Boas

Tenho um igual e lamento dizer-te que a informação que vem da firma é que a capacidade dele é de 142L brutos, mas na realidade depois de levar o areão e as plantas leva +/- 100L.

 

 

Realmente tinha razão, o aquário só levou 100l, após ter colocados o substrato e alguma pedras decorativas.

 

Após reclamação à Anivite, por estar a enganar os clientes com publicidade enganosa, acabei por devolver esse aquário, ficando com mais trabalho, pois agora tenho de retirar todo o material e água que havia colocado.

 

Dado esta devolução, agora vou procurar um aquário com mais capacidade e dentro do meu orçamento.

cmp

Pedro Godinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.