Nautilus " Novo projecto "


Pedro Casanova

Recommended Posts

Dimensões: 65x36x40 alt.

Volume: ( 93 litros brutos )

Iluminação: Calha com 2 Lampadas de 15w 45cm

Filtragem: Filtro de mochilla de 600 l/h

Substracto : Sera floredepot + Hobby Vulcanit + pastilhas de longa duração .

Aquecimento: Jagger 100 w

 

 

Fauna: Ainda em estudo.

Mas será Crystal reds , Caridina multidentata , tylomanias de 2 especies diferentes .

 

Flora : Ainda em estudo.

 

Mas será tapete de eleocharis

 

 

 

 

Decorações: Xistos de vindos de rebordosa , areão preto 3/4 mm

 

 

 

 

Assim começa mais uma pequena jornada na montagem de mais um aqua , neste caso para invetebrados .

 

Deixo algumas fotos passo por passo , espero que comentem.

 

O aquario

aquaefiltro.jpg

 

 

O areão que foi bem lavado , molhado fica preto .

areopreto.jpg

 

 

Os substratos usados ,misturados , usei estes dois porque eram as sobras que tinha cá por casa .

substrato.jpg

 

 

Pastilhas de fertilização de longa duração que enterrei no substrato , também tinha cá por casa .

pastilhas.jpg

 

Pedras de xisto colhidas em rebordosa .

pedras.jpg

 

 

Substratos já espalhado e com pastilhas enterradas

aplicaodesubstrato.jpg

 

 

O areão já espalhado , ainda vai levar mais uma camada para fazer os acertos .

areao.jpg

 

A tentativa do layout.

tentativadeloyout.jpg

 

 

 

Ainda falta arranjar um fundo preto , e uma base para por debaixo do aqua , que irá ficar em cima da bancada de uma cozinha que nao uso .

 

Ainda estou a ponderar usar um tronco ou não ... é uma questão que ainda vou ter que reflectir .

 

 

Comentem ..

 

 

Abraço

Editado por D3moN

...::: Pedro Casanova :::...

Amazonia Splendor

P.C. 400 Lt "Discus inside" - Desativado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais umas mudanças nas pedras , assim já me agrada mais....

 

Amanha irei começar a plantar ..

 

 

novox.jpg

 

 

Comentem e ajudem.

 

 

Obrigado

...::: Pedro Casanova :::...

Amazonia Splendor

P.C. 400 Lt "Discus inside" - Desativado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Força com isso.

 

Parece-me que tens pouco areão (altura) para plantar aí.... podias aproveitar e colocar uns declives se achares que fica bem e gostas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Força com isso.

 

Parece-me que tens pouco areão (altura) para plantar aí.... podias aproveitar e colocar uns declives se achares que fica bem e gostas.

 

 

Oix .

 

O areão sim era pouco , ainda estava em fase de estudo ...

 

Fica aqui a nova actualização ...

 

Adicionei mais areão , deixando com muito mais altura no centro daparte de trás ...

 

Dei mais um jeitinho nas pedras , e enchi o aqua .

 

A agua está muito turva ,mas o filtro já se encontra a trabalhar apenas com esponjas ,as ceramicas estão dentro de outro filtro externo que tenho ,para ajudar na cultura das bacterias.

 

Coisa interessante neste filtro,é que vem com skimmer , para sugar alguma agua da superficie .

 

 

cheio.jpg

 

 

Amanha irei plantar 3 vasos de eleocharis, umas anubias , e ainda tenho de tentar arranjar mais umas plantinhas , mas vou com calma ..

 

Os camaroes ainda estao bem no outro aqua ..

 

Comentem

 

Abraço

...::: Pedro Casanova :::...

Amazonia Splendor

P.C. 400 Lt "Discus inside" - Desativado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá amigos , aqui fica mais uma pequena actualização .

 

Ja plantei , mas ainda falta muita coisa , algumas plantas nao vieram .

 

Plantas adicionadas.

 

Juncus repens .

pogostemon stellata (eusteralis)- penso que seja esta do lado esquerdo ..

Eleocharis - ainda falta plantar o restante para fazer o tapete .

Do lado direito atras , nao sei o nome , se alguem poder ajudar ...

Entretanto já foram adicionados alguns pés de blixa mas ainda nao aparece na foto .

 

Invetebrados :

 

4 Tylomelania de 2 especies , uma com corpo amarelo e concha preta, a outra especie com corpo pretro e concha preta , cinza e branca .

Um caracol que nao sei identificar.

8 cardina multidentata.

 

As fotos :

 

prontop.jpg

 

Ajudem a identificar este caracol .

 

caracol.jpg

 

 

Ainda falta um fundo preto , e plantar o restante tapete e mais umas blixas ..

 

Mais fotos assim que adicionar mais coisas .

 

 

Comentem.

 

Abraço

Editado por D3moN

...::: Pedro Casanova :::...

Amazonia Splendor

P.C. 400 Lt "Discus inside" - Desativado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Acho que stellata uma planta com muito porte para esse aquário, tenta encontrar uma planta que gostes mas que seja mais pequena.... (folhas pequenas e caules mais finos) acho que ficaria melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Acho que stellata uma planta com muito porte para esse aquário, tenta encontrar uma planta que gostes mas que seja mais pequena.... (folhas pequenas e caules mais finos) acho que ficaria melhor.

 

 

Oix .. Sei que stellata é grande ,e até dificil de manter ,mas por acaso gosto bastante dela é bonita , para já vai ficar a ver como se aguenta , se notar que está a ficar com carencias passo-a para o comunitario .

 

 

Hoje fiz a adição de 5 crystal reds "grade A" , e mais uns caracois ...

...::: Pedro Casanova :::...

Amazonia Splendor

P.C. 400 Lt "Discus inside" - Desativado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Parabens pela montagem,o aqua está a ficar muito bom e com o fundo preto ainda vai ficar melhor,gosto muito e penso que devias colocar um pequeno tronco com musgo de java,mas é só a minha opinião,força com a evolução.

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso já adicionei um tronco muito bonito , e completei o tapete com eleocharis ..

 

Infelizmente de momento nao tenho a maquina para tirar umas fotos ,mas prometo que ainda este fim de semana ponho cá umas fotos ....

 

 

Ainda estou á espera de uns caridinas cardinais para juntar a este aqua ...

 

 

Ahhhh... já me esquecia .. Tenho uma crystal red ovada , vamos ver se também tenho sorte ..

 

Abraço .

...::: Pedro Casanova :::...

Amazonia Splendor

P.C. 400 Lt "Discus inside" - Desativado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então ficamos á espera das fotos e das crias dos crystal red!!

 

Boa sorte,cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Olá a todos .

 

Depois de estar bastante tempo sem actualizar o meu topico , decidi tirar umas fotos para mostrar a todos como se encontra o aqua neste momento.

 

As principais mudanças foram retirar algumas plantas e adicionar um tronco.

 

Fauna:

Crystal red A

Caridina Cardinal

Japonicas

Greens

 

Ampularias

Tylomelania

Neretinas

e mais 2 especies de caracol que nao sei identificar.

 

 

Aqui ficam as fotos.

 

cimap.jpg

 

lado1.jpg

 

lado2.jpg

 

outra.jpg

...::: Pedro Casanova :::...

Amazonia Splendor

P.C. 400 Lt "Discus inside" - Desativado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

muito fixe o teu aqua .

lindo esse tronco.

pessoalmente recolocava as plantas. essas elodeas crescem so em altura , para mim ficariam melhor atras. , tapava mais o fundo e nao impedia a vista á frente.

 

tens o ph a quanto ? e a temperatura ?

a fauna acho que esta uma salada ... cardinais e tylomelanias precisam de um ph a rondar os 8 e temperatura acima dos 28º, ja os outros tem um ph ideal pelos 7 e temperatura 25º/26º.

nao sei se estarao confortaveis ai ...

por exemplo: ph abaixo de 7 e as tylomelanias começam a ficar sem casca ate morrerem , ph acima dos 7,5 e ja tens os cristal red de patas para o ar ... é mais ou menos isto. ou pelo menos o risco de isto acontecer.

 

para os cristal , greens e japonicas um pouco de musgo de java e eles agradeciam.

 

procuraste saber as necessidades de cada especie e resolveste arriscar ou juntaste tudo sem fazer a minima ideia ?

Editado por labutes77

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Perfeitamente de acordo com o labutes77,

 

Desculpa mas acho um tremendo disparate juntar a fauna que juntaste. :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Inicialmente este aqua iria ser sulawesi apenas, toda a fauna já se encontrava cá por casa em outros aquas , e na qual tive a necessidade de os juntar todos para libertar espaço para alguns peixes mais agressivos .

 

Sei que teem necessidades de parametros da agua diferentes , mas lá teve de ser e arrisquei , posso dizer que se encontram todos saudaveis e aparentam estar confortaveis .

 

 

As tylos ja se reproduziram , as crystal ja estiveram ovadas , uma largou os poucos ovos que tinha a outra foi explorar o interior do filtro passando pelo rotor :blush: .

 

Não é minha ideia fazer plantado neste aquario , as plantas lá , são para consumir alguns nitratos .

 

temp. :27

ph: 7.5

 

 

Ps: Em breve este aqua vai ser desmontado e vai passar a nano reef , que era a ideia inical aquando a aquisição deste aquario . A fauna ira ser espalhada pelos outros aquas.

 

Abraço.

Editado por D3moN

...::: Pedro Casanova :::...

Amazonia Splendor

P.C. 400 Lt "Discus inside" - Desativado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Inicialmente este aqua iria ser sulawesi apenas, toda a fauna já se encontrava cá por casa em outros aquas , e na qual tive a necessidade de os juntar todos para libertar espaço para alguns peixes mais agressivos .

 

Ps: Em breve este aqua vai ser desmontado e vai passar a nano reef , que era a ideia inical aquando a aquisição deste aquario . A fauna ira ser espalhada pelos outros aquas.

 

Abraço.

 

 

desculpa ... nao percebi a tua ideia inicial ... nano reef ou sulawesi ???? é que estes tu nao consegues juntar de certeza ...

 

fiquei baralhado :D

 

PS: pelo menos fizeste a ousadia consciente , arriscaste a salada de marisco. para mim é mais grave quando se mistura tudo so porque se acha bonito ... e depois queixam-se que tem os bichinhos de patas para o ar e nao sabem porque.

digo isto porque tambem ja corri alguns riscos , fiz experiencias , umas correram bem outras nem por isso.

antes de conhecer o forum onde posso expor as minhas duvidas, pedir opinioes , pesquisar , e comparar resultados com outros membros mais experientes, era tudo por experiencias e tentativas. tenho aquas desde sempre , com agua quente a 25 anos , so tenho internet a 3 ou 4 anos e so conheço o forum a pouco mais de 1 ano. nem sempre tive acesso a informaçao como tenho agora. era por tentativas e por algumas orientaçoes dos vendedores ... que em setubal á 20 anos nao sabiam muito mais do que eu ... lolll.

 

desculpem este á parte :blush:

 

mas sulawesi ou nanoreef continua a mostrar a evoluçao desse aqua. cheers

Editado por labutes77

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando adquiri este aquario em julho do corrente ano foi a pensar num nano reef , mas decidi adiar um tempinho esse projecto , e então passou a prevalecer a ideia do sulawesi com material que tinha ca por casa , mas tal também nao aconteceu , e ficou só aqua de invertebrados . :twisted:

 

Para janeiro o "Nautilus" vai ser desmontado e passar a reef como tinha dito e era essa a ideia original .

 

 

Não ando nestas andanças á muito tempo , e se nao fosse a internet e foruns acho que nao arriscaria tanto , gosto de me aventurar e fazer novas descobertas , sucesso ou não isso é relativo , mas acho que me tenho saído bem. #food

 

Para quem gosta de pesquisar e ler no forum nao falta informação , é uma mais valia . Mas o contacto pessoal com outros aquariofilistas e trocar ideias ainda é mais importante.

 

 

Se houver evoluções ou alterações neste aqua ate janeiro ainda mostro por cá .:D porque depois é reef :D

 

 

Abraço

...::: Pedro Casanova :::...

Amazonia Splendor

P.C. 400 Lt "Discus inside" - Desativado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Peço desculpa aos dois mas 'arriscar', 'experiências' feitas de uma forma consciente, com seres vivos não me parece de todo saudável e lógico :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

actualmente nao me estico muito , mas quando ha falta de informaçao , nao ha mais opçoes senao arriscar ...

por isso perguntei se ele tinha feito a salada de marisco consciente do que estava a fazer, ou se tinha feito a salada a "toa".

mas é arriscando que se descobre coisas novas. os caridina dennerli , por exemplo , os primeiros exemplares tinham que ser mantidos a um ph igual ao ph dos lagos de origem da especie, actualmente ja existem cardinais a reproduzir em ph 7,5. alguem arriscou a mante-los em ph mais baixo ... mas é certo que se tenham ficado muitos pelo caminho ... mas sao feitas experiencias e é a sobrevivencia dos mais fortes ... ou a maior capacidade de adaptaçao de alguns. caso contrario creio que nao teriamos a variedade de peixes e invertebrados que temos em aqua nos dias de hoje.

por isso temos discus reproduzir em ph acima de 7 ... escalares a reproduzir em ph de 7,5 ... e muitos mais exemplos.

pelo menos eu vejo assim.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais