Problemas com alags indomáveis


Recommended Posts

Boa tarde

Ora bem, resolvi montar um novo aquário de 120 litros e para isso decidi aproveitar a água do anterior aquário que estava um puco ao abandono cheio de algas filamentosas verdes:

18th%20dayyyyyyykji%20007.jpg

 

acontece que algumas passaram para o novo e foi uma praga, isto passou-se há cerca de 6 semanas entretanto com o amadurecimento do aqua foram perdendo para um novo tipo de algas, as filamentosas pretas:

 

IMG_0898.JPG

 

Entretanto tentei combater as filamentosas pretas aumentando o débito de CO2, passei a ter o AquaGro e uma garrafa de 1.5 L de CO2 caseiro em simultâneo e fiz testes quimicos para a condição de água

 

Nitratos: 5ppm

Fosfatos: 0ppm

pH 6.8

 

Parti do principio que a proliferação das algas negras seria por falta de fosfato e o desiquilibrio no rácio NO3/PO4. Comecei a adubar com o plant Nutrition+ da tropica 5mL no primeiro dia e todos os dias 2 mL, acontece que não punha bem 2mL pois fazia a dosagem a olho e tive um caso de green water.

Resolvi isolar o aqua, luzes fechadas durante 3 dias e 2 TPA de 40% uma no 1º dia em que esteve tapado e outra hoje de manhã quando o destapei, a green water havia desaparecido...

Todavia as verdes filamentosas regressaram!?!?! Não entendo o porquê.

 

A actual fauna do aqua são 10 tetra negros, 3 corydoras, 5 melanotaenia praecox e 2 escalares pequenos. o Aquário é previsto estar pesadamente plantado, calha de 92 cm com 2 lampadas de 25 W uma de 6500K e outra de 5000K

 

 

Que posso eu fazer para eliminar de vez as algas pretas, é que minam constantemente as Lilaeopsis brasiliensis e as glossostigma.

Editado por qwertyuio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu coeficiente de iluminação de 0,5w por litro não será curto para um aquário "pesadamete" plantado como tu lhe chamaste?

 

 

 

O fertilizante que utlizaste (Nutrition+) não tem N+P? Não estiveste a fertilizar com N sem haver necessidade disso?

 

Não acho boa ideia o SAE, tb já os tive, são bons, mas chatos e destrutivos, para mim a melhor equipa de limpesa de algas se possivel, são camarões, e para os vidros ottos e neritinas

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Eu com uma aspiração do areão, limpeza de filtro externo e um SAE foram 3 dias!!!!! e tinha as plantas, as pedras e o areão cheios de filamentosas.

Aqua: Aquatlantis Evasion 150x50x70 - 525 ltrs.

Filtragem: Eheim Profissional III 2078 e Rena XP3

Iluminação: 4x54w t5

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, o ideal era esquecer o Tropica Plant Nutrition +, pois vais continuar com um desequelibrio, vais subir o No3 e o Po4, quando apenas precisas subir o Po4. Tenta o patrocinador da Horizonte Aquatico, vende Po4 e No3 em separado e bem mais em conta que as marcas e com uns testes fica mais facil de encontrar o valor correcto entre os dois. Também tens realmente os SAE, no meu aqua fizeram uma limpeza que foi uma maravilha, tiras tu o máximo de algas que conseguires manualmente e deixas os peixes fazerem o resto do trabalho, a menos que estejam habituados a muita comidinha, costumam ser eficientes. Muitas TPA's e vais ver que isso desaparece num instante. Dizem que o Seachem Excell também ajuda, mas não sei se tem efeito deitado directamente sobre esse tipo de algas.

 

Abraço

Bruno Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.