Novo aquário - 700 litros - 180x55x65


Daniel Pinto

Recommended Posts

Boas pessoal,

vou fazer um upgrade (montar um aquario maior que o anterior), e venho mostrar-vos a ideia que tenho para o setup do aquario.

 

Aquario:

180 comp x 55 alt x 65 prof com coluna seca. Reposição feita em 2 ou 3 saídas diferentes (tem loc-lines).

 

Estrutura:

Ferro galvanizado e metalizado

 

Sump:

100x50x60

 

Refúgio: 60x70x30

 

Iluminação (DIY):

3 Lumenarcs DIY, 2 com HQI single ended de 250w - 14000K e 1 com 2 HQI normais 150w cada com 14000k (tudo com lampadas Marine Color) + 2 T5 de 80w actinicas (ATI) com 150cm + 2 T5 27w actinicas + ventoinha para circular o ar. A iluminação é revestida com placas da mesma cor que o móvel.

 

Circulação:

2 Resun 15000 Wavemaker + 1 sunsun com cabeça dupla 6000 l/h + 6000 l/h

 

Retorno:

EHEIM 1262 - 3400l/h

Escumador:

Deltec 2560TC

 

Reactor de kalk:

DIY usado para a reposição de água evaporada alimentado por uma Aquamedic SP3000

 

Reactor de Cálcio:

Deltec PF601S (para aquarios até 3000 litros com 14kg de mídia Deltec com magnésio) com botija de CO2 de 10kg

 

Controlador de Ph:

Milwakee

 

Controlador de ORP:

Weipro

 

Ozonizador:

Resun 350mg mas depois vou procurar outro (Sander ou Hailea), para ligar directamente ao escumador

 

Refrigeração:

Ar condicionado :bs_quesexclaim:

 

Penso não me estar a esquecer de nada relacionado com o material....

 

 

Quanto ao interior do aquário:

 

Areia:

80kg Sugar Size

 

Rocha viva/morta: 70kg de rocha viva do meu actual aquario

 

Corais:

Não vou descrever todos, resumem-se apenas a moles e LPS. Vou migra-los do meu actual aquario para o novo

 

Peixes:

- Zebrassoma Flavescens

- Zebrassoma Velifferum

- Hepatus

- Singanus Vulpinus

- Siganus Magnificus

- Salaria

- 2 Ocellaris

- 1 frenatus (penso que não é frenatus, mas é da familia...)

- 12 cromis

- 1 boxing shrimp

- 3 seticaudatas

- 1 pepino do mar

- mais alguns pequenos peixes que não me recordo e mais uns quantos camarões/nassários e turbos.

 

Penso que não me estou a esquecer de nada.

 

Aguardo as vossas opiniões, criticas e dicas e assim que for tendo novidades vou procurar actualizar o tópico.

 

Cumprimentos,

Henrique Silva

Editado por hogan
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Tens ai aquario e material para teres um reef de successo. Agora com muita calma e boa selecção no tipo de layout que vais fazer, lembrate que tens muitos peixes, e alguns de grande porte, por isso é extremamente importante espaço para eles poderem nadarem. Tenho visto excelentes reef com pouca rocha e muito espaço aberto, a utilização de egg-grade por de tras das rochas tambem não é má ideia, podes ganhar espaço livre na parte detras do aquário entre outras vantagens.

Qualquer coisa que precises no transporte do aquário, apita, se estiver livre podes contar comigo.

 

abraço

carlos basaloco

reefresh 700lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Carlos,

por norma gosto de deixar algum espaço para os peixes poderem estar mais à vontade. Mesmo no meu aquario actual, deixei um espaço no centro sem rocha para poderem nadar mais à vontade. O facto de querer aumentar de aquário foi mesmo por causa dos peixes, porque embora goste muito dos corais, valorizo mais os peixes, embora vá tentar encontrar um equilíbrio entre eles e os corais.

A fase da "folia" de querer fazer as coisas à pressa já passou... Com o passar dos anos e com as cabeçadas e dissabores que já tive começo a ficar "calejado" nestas andanças. Este aquário vai ser montado calmamente e aos poucos vou inserindo lá o que tenho no meu actual. Não quero que haja nenhuma baixa.

 

Quanto ao transporte... Não quero imaginar. À partida não será necessária ajuda, pois a carrinha já vai com os lugares ocupados mas mesmo assim obrigado.

Depois na montagem do aquário toda a ajuda será bem vinda, de modo a tentar montá-lo o mais perto da perfeição possível e com a experiência que tem certamente me dará bons conselhos.

 

Cumprimentos,

Henrique

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá viva,

 

- Zebrassoma Flavescens

- Zebrassoma Velifferum

- Hepatus

- Strigosus

- Acanthurus Japonicus

- Singanus Vulpinus

- Siganus Magnificus

 

Estamos a falar de 7 peixes herbívoros, entre eles 5 cirurgiões... não acha que poderá haver confusão, visto o aquário ter "apenas" 180cm de frente?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente penso que não.

Se formos a analisar bem os peixes, tanto o siganus vulpinus como o magnificus são super pacificos, o strigosus para alem de ser um cirurgião que pouco cresce é também bastante calmo e pacifico, o hepatus embora cresça um pouco também não faz mal a ninguém.

Relativamente aos outros, já estão totalmente ambientados e dão-se todos bem.

O escumador penso que é suficiente para manter a água com qualidade e mantendo as TPAs regulares, acho que não corro o risco de correr qualquer tipo de dissabores.

Contudo, no caso de achar que o aquário começa a ficar "apertado" para os peixes quando começarem a ficar realmente grandes, ponderarei tirar um ou os 2 siganus.

 

Filipe, para o mês que vem quando tiver o aquario publico umas fotos dele, de todo o material e dos passos da sua montagem.

 

Cumpts,

Henrique

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Contudo, no caso de achar que o aquário começa a ficar "apertado" para os peixes quando começarem a ficar realmente grandes, ponderarei tirar um ou os 2 siganus.

Cumpts,

Henrique

 

Se houver problemas, irás retirar precisamente os peixes mais pacíficos, dentro dos Herbívoros? Não sei se ganharia alguma coisa com isso. Afinal estes 2 peixes são precisamente os que só se defendem, mal atacam, visto o seu espigão servir apenas para defesa (devido à localização, parece-se que só para defesa, ao contrário dos cirurgiões do Género Acanthurus e Zebrassoma)

 

Em caso de problemas, deveria retirar um dos seguintes:

- Zebrassoma Flavescens

- Zebrassoma Velifferum

- Hepatus

- Acanthurus Japonicus

 

Obviamente o aquário e a personalidade dos peixes ditará o mais agressivo, e consequentemente o que deverá sair.

 

Cumprimentos,

Fernando Freire

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses peixes actualmente já estão juntos no meu aquario e dão-se todos bem. O peixe que sempre foi dominante foi o Velifferum, que é o maior. Não vejo qualquer problema em manter estes peixes num aquario destas dimensões.

Já vi aquários com dimensões similares, com mais cirurgiões e alguns com lineatus ou leucosternons e os peixes dão-se bem e estão juntos à anos.

Não vejo isto como uma entrave. Os peixes estão impecaveis. Comem todos de tudo (flocos, comida congelada, nori, granulado).

Quando falei em retirar os Siganus, foi no sentido de ficar "apertado", não no sentido de agressividade. Quanto a isso, não prevejo grandes problemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá viva

 

Antes de mais queria-lhe dizer que não duvido que estejam bem alimentados ou que se dêem bem :)

 

Sendo assim, é só ir acompanhando e observando o crescimento dos peixes

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O japonicus é lindissimo.

 

É só um dos meus 2/3 peixes preferidos de água salgada... Quando puder coloque, se faz favor :)

 

Um peixe bem alimentado e mantido é sempre lindo de se ver... então quando é um dos nossos preferidos....

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como combinado, aqui seguem algumas fotos (o fotografo pode nao ser bom, mas a máquina fotográfica é mesmo muuuito fraca...):

 

3.jpg2.jpg

 

10.jpg1.jpg

 

4.jpg5.jpg

 

7.jpg8.jpg

 

Geral - a pedra que está na lateral direita à frente nao faz parte do layout. Estou a servir de "armazem" para ela (é de um amigo que está a montar um novo aquario).

 

CIMG4669.jpgCIMG4670.jpg

 

E isto conhecem?? :thumbdown2:

6.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas pessoal,

está quase a chegar o dia de montagem do novo aquario...

Fiz algumas alterações no setup.

Comprei o novo escumador Deltec SC 2060 e optei por uma bomba de retorno EHEIM 1262 - 3400l/h.

Assim que tenha o aquario publico fotos.

 

Cumpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como combinado, aqui seguem algumas fotos (o fotografo pode nao ser bom, mas a máquina fotográfica é mesmo muuuito fraca...):

 

E isto conhecem?? :)

6.jpg

 

 

Olá hogan

 

Sei que è uma estrela...mas não sei se è reef safe?

Um abraço

 

Cjorgene

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É um pepino do mar (sea cucumber). É reefsafe.

É parecido com este:

Johnsons_sea_cucumber.jpg

 

Cumpts

 

 

 

Hogan,

 

É um Pepino do Mar sim senhor, e o nome dele é "Holothuria sp"., mais conecido por "Tiger Tail Sea Cucumber". São muito engraçados, e bons limpadores de substrato. Normalmente com tendencia para se dividirem em 2 ou 3, como maior parte dos Holothuria.

 

abraço

carlos basaloco

reefresh 700lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Carlos,

está correcto. Senão me engano o meu já se dividiu.

Vou tentar depois tirar mais umas fotos.

É igualzinho a este o meu (embora à um tempo atras estivesse com uns 40cm...):

cucumber.jpg

 

Olá

 

Começo por pedir desculpa se sou como Stº Tomé...ver para crer...e estar enganado...mas gostava de uma foto do bicho complecto...isto porque na foto do post nº16,a estrutura não me parece de uma "Holothuria".

Um abraço

 

Cjorgene

Editado por cjorgene
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Começo por pedir desculpa se sou como Stº Tomé...ver para crer...e estar enganado...mas gostava de uma foto do bicho complecto...isto porque na foto do post nº16,a estrutura não me parece de uma "Holothuria".

Um abraço

 

Cjorgene

 

É mesmo igual a esse. Vou tentar tirar uma foto (à noite porque está sempre escondido...) esperando que tenha grande parte do corpo a descoberto, porque normalmente está sempre com o corpo entre as rochas. Já o cheguei a ver muito esticado e diria que deve ter aproximadamente uns 40cm.

Assim que consiga fotografa-lo coloco aqui a foto dele.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Começo por pedir desculpa se sou como Stº Tomé...ver para crer...e estar enganado...mas gostava de uma foto do bicho complecto...isto porque na foto do post nº16,a estrutura não me parece de uma "Holothuria".

Um abraço

 

Cjorgene

 

 

Olá Cjorge,

 

Não é preciso ser como o Stº. Tomé... ver para crer, basta pesquisar um pouco sobre este tipo de Holothuria e ves que é identico a foto. Na foto #16 da para entender que a Holothuria estava esticada, e quando elas se esticam ficam bem mais finas. Eu pessoalmente nunca vi nenhuma com 40cm , mas já vi varias em varios aquários, e sei quem teve uma que se dividiu em 3, por isso imagina o tamanho do bicharoco.

Cjorge, deixo aqui este link, repara nas Parecências entre as duas.

 

http://www.liveaquaria.com/product/prod_di...&pcatid=712

 

Abraço

carlos basaloco

reefresh 700lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu pessoalmente nunca vi nenhuma com 40cm , mas já vi varias em varios aquários, e sei quem teve uma que se dividiu em 3, por isso imagina o tamanho do bicharoco.

 

Exactamente Carlos. Este que tenho é um desses 3 que menciona. :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Cjorge,

 

Não é preciso ser como o Stº. Tomé... ver para crer, basta pesquisar um pouco sobre este tipo de Holothuria e ves que é identico a foto. Na foto #16 da para entender que a Holothuria estava esticada, e quando elas se esticam ficam bem mais finas. Eu pessoalmente nunca vi nenhuma com 40cm , mas já vi varias em varios aquários, e sei quem teve uma que se dividiu em 3, por isso imagina o tamanho do bicharoco.

Cjorge, deixo aqui este link, repara nas Parecências entre as duas.

 

http://www.liveaquaria.com/product/prod_di...&pcatid=712

 

Abraço

 

Ok Cab

 

Convenceste-me.

Um abraço

 

Cjorgene

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.