Diogo Albuquerque Publicado Agosto 3, 2009 Publicado Agosto 3, 2009 Boas, estou montando o meu Aqua e já na faze final... e me pergunto qual a Iluminação ideal? Layout do Aqua: Tamanho: 150x50x50 Volume: 375 L (totais) Iluminação 2x T5 40w (branca) 1x T5 40w (actinia) 1x T5 36w (actinia) 1x T5 40w (rosa) sendo que durante o dia apenas a actinia de 40w vai ficar ligada e durante a noite ficarão as duas actinias ficarão ligadas para simular a iluminação lunar Fauna: Discus, ramirezis, alguns peixes pequenos de cardume (como neons e nariz de bêbado) e de limpeza, e alguns invertebrados. Flora: Plantas pouco exigentes e a maioria de crescimento rápido. como Anubias, valisnérias... quais mais vocês aconselham? estou fazendo uma lista e logo mais posto aqui... acham que está boa a iluminação ou deveria aumentar/trocar/diminuir alguma coisa? Todos as opniões são bem vindas, Grato. Citar http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=149981
jpospr Publicado: Agosto 3, 2009 Publicado: Agosto 3, 2009 Eu acho que o teu esquema de iluminação está giro e pensado, mas tb me parece que com essas trocas de luzes todas durante o dia, não vais ter nenhum momento em que a iluminação tenha intensidade suficiente para fazer crescer plantas, acho que devias ter um período de algumas horas em que todas estivessem acesas. Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Diogo Albuquerque Publicado: Agosto 3, 2009 Autor Publicado: Agosto 3, 2009 Obrigado jpospr, Me aconselharam, na loja, a comprar mais uma rosa (no total seriam: 2x T5 40w ou 1x T5 40w + 1x T5 36w) para colocar a mais ou substituindo uma actinia ou uma branca, Me disseram também que a actinia não influenciaria muito no crescimento das plantas, mas sim a rosa que faria com que elas crescecem (foi o que me disseram na loja) O que acham? da forma que esta já está bom ou eu deveria realmente fazer tal alteração? Todas a opinião é bem vinda, Grato Citar http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=149981
nf98977a Publicado: Agosto 3, 2009 Publicado: Agosto 3, 2009 Obrigado jpospr, Me aconselharam, na loja, a comprar mais uma rosa (no total seriam: 2x T5 40w ou 1x T5 40w + 1x T5 36w) para colocar a mais ou substituindo uma actinia ou uma branca, Me disseram também que a actinia não influenciaria muito no crescimento das plantas, mas sim a rosa que faria com que elas crescecem (foi o que me disseram na loja) O que acham? da forma que esta já está bom ou eu deveria realmente fazer tal alteração? Todas a opinião é bem vinda, Grato Boas, a iluminação adequada depende muito das plantas que queiras por no aqua. Eu tenho um aqua de 200l onde tenho 70watts de iluminação durante 8 horas por dia e posso-te dizer que tenho blyxas, cryptocorines, valisnerias e anúbias. De duas em duas semanas tenho que podar as valisnerias, senão já tinha o aqua cheio de plantas. Sabes que a fertilização é tão ou mais importante até que a iluminação. Mas penso que com essa potencia de luz e se não puseres plantas exigentes em relação á iluminação, consegues manter a flora em boas condições.Cumps. Citar
Diogo Albuquerque Publicado: Agosto 6, 2009 Autor Publicado: Agosto 6, 2009 As plantas que eu gostaria de inserir no meu Aqua são estas: vallisneria nana ou vallisneria spiralis 'tiger' ANUBIA angustifolia Anubias barteri [TRONCO] Anubias nana (anubia anã) [TRONCO] Cryptocoryne wendtii 'brown' microsorum pteropus 'windelov' hYGROPHILA DIFFORMIS Microsorum pteropus 'Narrow' bacopa caroliniana [NÃO ACONSELHAVEL PARA DISCUS] ludwigia repens 'rubin' [NÃO ACONSELHAVEL PARA DISCUS] juncus repens [NÃO ACONSELHAVEL PARA DISCUS] Graminea: Ultricularia graminifolia Monosolenium tenerum Não são minha 1ª opição: Echinodorus cordifolius ssp. fluitans Sagittaria subulata [P/ COLOCAR NO LUGAR DAS VALLISNERIA ou como "gramínea"] Microsorum pteropus 'Windelov' [P/FICAR NO CENTRO DO AQUA] Cryptocoryne wendtii 'mi oya' [P/FICAR NO CENTRO DO AQUA] O que vocês acham? essas são boas opições ou acham que eu deveria adicionar e/ou remover alguma dessas?? Citar http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=149981
Recommended Posts