Montando 1º Plantado.


durangoz

Recommended Posts

Estou montando meu primeiro plantado (nano) 30 litros, gostaria de saber dicas para iniciar.

 

Flora: Eleocharis Minima

Flora: Heteranthera Zosterifolia

Flora: Myriophyllum aquaticum

Flora: Myriophyllum Tuberculum

Flora: Furcuata

 

Substrato: Humus + Humus Plus Prodac total 1kg.

 

Camada Inerte: Areia filtro piscina branca 6kg.

 

Iluminação: 30W 6500k fluorecente compacta.

 

Filtragem: Hang on Tetra 360 l/h (reduzida a potencia).

 

Co2 garrafada caseiro.

 

Sem Termostado.

 

 

Foto de 1 dia após a montagem.

 

aqua.jpg

 

Desculpem a qualidade (telemóvel).

 

Criticas e sujestões serão muito bem vindas.

 

Update 25/08/09

Foto-0011.jpg

 

Cumprs a todos.

Editado por durangoz
sign.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou montando meu primeiro plantado (nano) 30 litros, gostaria de saber dicas para iniciar, ja comprei humus 500grs e humus plus 500grs da Prodac pro substrato fértil total (quantidade suficiente?)

 

Pretendo fazer um Co2 caseiro.

 

Vou colocar 30 W de iluminação.

 

Filtro Hang on Tetra 360 l/h

 

Termostado é necessário ?

 

Como proceder com a montagem dos substratos ? Comprimir bem o substrato fértil ? Quandos centimetros seria bom pra ele ? e pra camada inerte ?

 

Que produtos devo colocar na agua após encher o aquario ? (fertilizantes ?)

 

Quero começar com algo mais tranquilo e menos trabalhoso já que é o primeiro aqua e que não quero investir muito $ pra depois se der certo investir em um maior.

 

Que plantas de cuidado mais fácil e mais resistentes (e não feias) indicam ?

 

Gostaria de fazer carpete com a E. Parvula.

 

Logo posto foto...

 

Cumprs.

 

 

boas...

 

antes que mais há uma categoria para nanos aqui no forum.

 

na montagem do substrato deixa 1cm ou 1,5cm de altura, mas mistura o substrato que compras-te, o inerte depende das plantas que queres la colocar, se forem altas precisam de alguma altura, mas fica bem num aquario um relevo na camada inerte.

 

na categoria dos nanos tens um topico com a flora que podes colocar no nano, mas se queres uma planta resistente e bonita podes colocar uma anubia nana, mas cuidado, pois a anubia não pode ter o rizoma enterrado, pois pode apodrecer.

 

termostato podes não colocar, mas se colocares bicharada pesquisa se precisam de termostato, mas é melhor para o desenvolvimento de algumas plantas.

 

os fertelizantes podes colocar, mas deixa um ou 2 dias as plantas no aquario sem fertilizante para que elas se adaptam a aqua e absorva alguns que ja tão na aqua que podem vir do substrato, compra testes para ver se tens o ph, nitritos, nitratos, anomia e para os nutrientes fertilizantes que colocares no aqua.

 

boa montagem e espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ajudou e muito, no entanto tenho outra duvida, começaram a aparecer uns filamentos brancos nas plantas, parecem fios de cabelo branco... serão algas ?

 

Como remove-las ?

 

 

Cumprs

Editado por durangoz
sign.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ajudou e muito, no entanto tenho outra duvida, começaram a aparecer uns filamentos brancos nas plantas, parecem fios de cabelo branco... serão algas ?

 

Como remove-las ?

 

 

Cumprs

 

tens muitas soluções, pode passar por fazer tpa dia sim , dia não. colocar fertilizantes (algumas algas aparecem por carencia de fertilizantes), mas compra uns teste e coloca aqui para vermos os parametros da água.

 

sempre tens outra opção, assim que o áqua tiver o ciclo feito, podes comprar uns 2 ottos, uns camarões ou caracois, mas para isso tens que ter termostato, mas como vives no Brasil a temperatura ai do ar pode influenciar a do aqua, podes não precisar de termostato.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais nada, muito obrigado colega Sok...

 

Então, aqui no Brazil estamos no inverno e por agora a temperatura chega aos 18º sem termostato... vou comprar um, e na semana que vem coloco os Ottos... Visto que meu filtro e minha água ja eram de outro aquário já ciclado.

 

Vou fazer TPA dia sim e dia não, quanto aos testes só no pagamento kkkkk !!!

 

Cumprs.

sign.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas;

 

Como já te disse o aquário está fixe, a única coisa que eu acho que não foi bem escolhida foi mesmo a areia, pelos motivos que te disse, é muito fina e dificulta a passagem da água, as raízes demoram muito mais tempo a penetrar por essa areia, bla bla bla......

 

Quanto ao resto da montagem, penso ter potencial para daí sair uma cena fixe, mas vai começando a ler sobre fertilização, pq não vai demorar mt para que precises de a aplicar, aliás se esse aqua fosse meu, a partir da terceira semana de vida começava a oferecer ás plantas pelo menos potássio, ferro e micros (em quantidades baixinhas é claro).

 

Se precisares ajuda, apita.

 

Porta-te e boa sorte com isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande P-Mota, sempre com críticas boas ! :character0050:

 

É uma pena eu não ter te perguntado antes sobre a areia... mas agora ja está feito e só desmontando mesmo o aqua todo... :puppydogeyes:

 

Quanto as plantas, estão crescendo muito rapidamente e já fiz podas nas plantas de caule pois estavam atingindo a superficie da agua, replantei algumas mudas...

 

Ontem coloquei 4 ottos que estão :2gunfire: as poucas algas nas plantas e vidros...

 

Adicionei uma nova planta no meio que não sei o nome... alguem pode ajudar ?

 

newplant.jpg

 

Quanto as E. Parvula, cresceram um pouco pra cima e podei as um bocadito, como elas crescem para os lados ? elas formam outras a partir de novas raízes no substrato ?

 

Cumprs e obrigado a todos.

Editado por durangoz
sign.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...