Um Aqua de Principinte 1º Aquario


Recommended Posts

O status do meu aqua!

Montado 20-06-2009

Aquário SUNSUN HRX800 Medidas 80x35x45 120L

Filtro: Tetratec Ex700 Também utilizo o filtro que o aquário traz na tampa que enchi com uma esponja branca fina

Massas filtrantes: Originais do Filtro; Ceramicas, Carvão, Esferas Plasicas Perfuradas, Esponja

Aquecedor Tetratec HT150W

Iluminação T5 2x24W 14000K

Medidor de pH Reagentes Anda entre os 7,5 e 8

Pedras decorativas Pedra Marmore

Troncos de Madeira De videira

Substrato Fértil JBL 3L

Areão 1-3mm

Válvulas de retenção Tetra Tec

Sistema de CO2 Caseiro

TPA Semanal 30%

Flora: Cryptocoryne weendi green, cryptocoryne Balansae, hidrophila polismerma, cabomba e pogostmon strellata

Fauna: 1 Botia Palhaço, 3 Caracois Helenas

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_17932_1.jpg

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_17932_2.jpg

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_17932_3.jpg

Editado por seta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo depende do tamanho do tronco, já agora o branco não stressa os peixes, aquariofilistas inexperientes é que o fazem....não estamos propriamente a falar de touros que investem ao ver o vermelho....

 

Embora não fiquem stressados com uma parede branca, uma cartão negro ou mesmo azul adiciona um toque porreiro ao aquário na minha modesta opinião e as fotos ficam também com um melhor aspecto, bem como permite esconder equipamentos etc.

 

Podes igualmente colocar o termóstato mais abaixo do lado direito por trás do tronco, quanto menos equipamento estiver visível mais natural aos nossos olhos fica o aqua. De resto é continuares ao teu gosto e desde que tu gostes.....está bem....eu pessoalmente prefiro mais plantas, mas é uma escolha pessoal e mais nada.

 

PS: O carvão não é necessário usar num aquário plantado e como deve ser trocado periodicamente o que implica um encargo adicional é desnecessário. Quando estiver na altura de substituir esse podes simplesmente deixar de usar e apenas colocas de volta se vires que o aquário começa a ficar com a água um pouco turva ou menos cristalina....

 

PS2: Já agora, sabes que os bótias palhaço adoram incluir na sua dieta quaisquer espécies de caracóis????? Quem te vendeu os peixes é teu amigo ;)

Editado por Paulo Almeida

Carpe Diem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo depende do tamanho do tronco, já agora o branco não stressa os peixes, aquariofilistas inexperientes é que o fazem....não estamos propriamente a falar de touros que investem ao ver o vermelho....

 

Embora não fiquem stressados com uma parede branca, uma cartão negro ou mesmo azul adiciona um toque porreiro ao aquário na minha modesta opinião e as fotos ficam também com um melhor aspecto, bem como permite esconder equipamentos etc.

 

Podes igualmente colocar o termóstato mais abaixo do lado direito por trás do tronco, quanto menos equipamento estiver visível mais natural aos nossos olhos fica o aqua. De resto é continuares ao teu gosto e desde que tu gostes.....está bem....eu pessoalmente prefiro mais plantas, mas é uma escolha pessoal e mais nada.

 

Obrigado

Quanto ao fundo estou a pensar co.locar cartolina preta por de traz do aquario.

quanto as plantas vão aumentando conforme for podando estas penso que posso fazer asim

Editado por seta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado

Quanto ao fundo estou a pensar co.locar cartolina preta por de traz do aquario.

quanto as plantas vão aumentando conforme for podando estas penso que posso fazer asim

 

 

 

 

 

não metas cartolina, porque com uns salpicos e fica logo estragadanas lojas da especialidade ou até em algumas de animais encontras a venda em rolo. é brilhante e resistente a agua ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado

Quanto ao fundo estou a pensar co.locar cartolina preta por de traz do aquario.

quanto as plantas vão aumentando conforme for podando estas penso que posso fazer asim

 

 

Eu adicionei 2 post scripts, penso ser pertinentes especialmente o 2º.

 

Se puderes colocar o background sem ser em cartão óptimo, mas se for uma grande diferença de preço eu uso cartolina há anos e nunca tive grandes problemas com salpicos, a menos que seja uma grande quantidade de água a cair lá. não são uns pequenos salpicos que irão estragar o cartão, mas como disse o putogiro se não for caro, a solução dele é provavelmente melhor.

Carpe Diem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PS2: Já agora, sabes que os bótias palhaço adoram incluir na sua dieta quaisquer espécies de caracóis????? Quem te vendeu os peixes é teu amigo :discuss_gathering:

 

Sim Paulo quem lhe "vendeu" o botia e três helenas é realmente amigo dele! EU! Pois o principal objectivo de ambas as especies é extreminar as especies de caracois que estão no aqua! As Physa marmorata e uma especie de planorbis mas bastante pequena e alguma lapa que tenha vindo com as plantas!

Claro que o risco do botia comer as helenas é evidente mas visto estas terem a casca bem dura, corremos esse risco! Em três semanas vejo que o risco foi moderado ou nulo!

E agora, o que achas??? AMIGO???? Acho que sim!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo depende do tamanho do tronco, já agora o branco não stressa os peixes, aquariofilistas inexperientes é que o fazem....não estamos propriamente a falar de touros que investem ao ver o vermelho....

 

Embora não fiquem stressados com uma parede branca, uma cartão negro ou mesmo azul adiciona um toque porreiro ao aquário na minha modesta opinião e as fotos ficam também com um melhor aspecto, bem como permite esconder equipamentos etc.

 

Podes igualmente colocar o termóstato mais abaixo do lado direito por trás do tronco, quanto menos equipamento estiver visível mais natural aos nossos olhos fica o aqua. De resto é continuares ao teu gosto e desde que tu gostes.....está bem....eu pessoalmente prefiro mais plantas, mas é uma escolha pessoal e mais nada.

 

PS: O carvão não é necessário usar num aquário plantado e como deve ser trocado periodicamente o que implica um encargo adicional é desnecessário. Quando estiver na altura de substituir esse podes simplesmente deixar de usar e apenas colocas de volta se vires que o aquário começa a ficar com a água um pouco turva ou menos cristalina....

 

PS2: Já agora, sabes que os bótias palhaço adoram incluir na sua dieta quaisquer espécies de caracóis????? Quem te vendeu os peixes é teu amigo :discuss_gathering:

 

E amigo foi ele que me deu muitas dicas sobre aquariofilia, e ele disse-me que era possivel o botia comer as helenas, mas como quero acabar com uma praga de caracois eu quis arriscar.

Apesar de no meu aquario ainda não vi nenhuma helena comer caracois, mas numa loja ja vi, estas devem comer menos!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola ,tudo bem ,eu penso que o fundo do aquario é muito importante sim ,inclusive se usa o azul bem claro pois não assustam os peixes ,lhes dando referencia de que há uma parede ali,porque tambem há muita iluminação ai fica brilhante com o preto,assustando os peixes,do restante seu aquario esta maravilhoso!

Saudaçoes

Alberto Czurman morgado

O status do meu aqua!

Aquário SUNSUN HRX800 Medidas 80x35x45 120L

Filtro: Tetratec Ex700 Também utilizo o filtro que o aquário traz na tampa que enchi com uma esponja branca fina

Massas filtrantes: Originais do Filtro; Ceramicas, Carvão, Esferas Plasicas Perfuradas, Esponja

Aquecedor Tetratec HT150W

Iluminação T5 2x24W 14000K

Medidor de pH Reagentes Anda entre os 7,5 e 8

Pedras decorativas Pedra Marmore

Troncos de Madeira De videira

Substrato Fértil JBL 3L

Areão 1-3mm

Válvulas de retenção Tetra Tec

Sistema de CO2 Caseiro

TPA Semanal 30%

Flora: Cryptocoryne weendi green, cryptocoryne Balansae, hidrophila polismerma, cabomba e pogostmon strellata

Fauna: 1 Botia Palhaço, 3 Caracois Helenas

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_17932_1.jpg

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_17932_2.jpg

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_17932_3.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola ,tudo bem ,eu penso que o fundo do aquario é muito importante sim ,inclusive se usa o azul bem claro pois não assustam os peixes ,lhes dando referencia de que há uma parede ali,porque tambem há muita iluminação ai fica brilhante com o preto,assustando os peixes,do restante seu aquario esta maravilhoso!

Saudaçoes

Alberto Czurman morgado

 

 

eu vi a venda em azul, em preto e tambem com alguns motivos, Há para todos os gostos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um problema as plantas parecem estar a ficar meias murchas a que se deve?

 

Falta de água não é :):-):P:-):):-):):-):):-)

Não sei à quanto tempo tens o aqua montado, mas por vezes as plantas no inicio passam por uma fase de adaptação que parece que se vão "abaixo" mas depois começam a arrancar e a estabilizar.

Vai tendo em atenção a evolução e o comportamento delas.

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falta de água não é ;):):-):):-):):-):):-):)

Não sei à quanto tempo tens o aqua montado, mas por vezes as plantas no inicio passam por uma fase de adaptação que parece que se vão "abaixo" mas depois começam a arrancar e a estabilizar.

Vai tendo em atenção a evolução e o comportamento delas.

Abraços!

 

Essa fase ja passou foi logo nas primeiras duas semanas, esta agora não sei a que se deve???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim Paulo quem lhe "vendeu" o botia e três helenas é realmente amigo dele! EU! Pois o principal objectivo de ambas as especies é extreminar as especies de caracois que estão no aqua! As Physa marmorata e uma especie de planorbis mas bastante pequena e alguma lapa que tenha vindo com as plantas!

Claro que o risco do botia comer as helenas é evidente mas visto estas terem a casca bem dura, corremos esse risco! Em três semanas vejo que o risco foi moderado ou nulo!

E agora, o que achas??? AMIGO???? Acho que sim!

 

 

Ouve, peço-te sinceramente imensas desculpas.......eu pensei que tinha sido algum logista a pensar apenas no lucro que lhe tinha dito para comprar essas 2 espécies....claro que existindo uma razão e estando ele consciente desse risco as minhas palavras são completamente fora de contexto, mas não me apercebi que seria esse o objectivo.

 

Mais uma vez peço desculpa a ambos....

Carpe Diem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um problema as plantas parecem estar a ficar meias murchas a que se deve?

 

Essa tua descrição é um pouco vaga....murchas como? Não crescem, perdem folhas, folhas amarelas. É que o termo murcho aplicado a plantas de vaso imaginamos logo uma plantas meio tombada com falta de vigos, mas no aquário elas dificilmente ficam com esse aspecto "tombado"

 

Tenta ser mais específico em relação a que espécies estão piores e como se manifesta isso que observas.

Carpe Diem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol, Desculpas aceites e logicas, claro!

Em relação ao estado das plantas, acho que se deve ao facto de se tratarem de criptocorynes! Elas não gostam de mudanças de agua, tal como te disse! Mas esperamos que, elas "reflorem"! E já está cá outra mão-cheia!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo depende do tamanho do tronco, já agora o branco não stressa os peixes, aquariofilistas inexperientes é que o fazem....não estamos propriamente a falar de touros que investem ao ver o vermelho....

Boas, desculpa a minha insistência mas eu acho que o fundo é uma parte muito importante, e não só pela estética, os peixes sentem-se mais seguros por haver essa referência visual, por haver um melhor sentido de segurança, e logo viverão menos stressados, tens o caso dos peixes que vivem em grutas, se as mesmas não existirem eles nunca se sentirão seguros. Penso que é básico, se eles em vez de terem que se preocuparem com 360º se preocuparem a vigiar apenas 3/4 já é melhor. No caso de por exemplo peixes territoriais estes utilizam as várias referências( uma rocha, uma planta, uma concha, o fundo de papel...) como meio de dividir o seu território, e se por alguma forma estes elementos não lá estiverem dá porrada pela certa.

Já no que toca ás cores da areia e do papel de fundo eu acho que é sempre melhor escolha optar por um substrato escuro e um papel de fundo preto ou azul escuro, contudo, há quem insista em dizer o contrário, e é aqui que eu fico na minha, mas peço-te para experimentares abrir um caderno/livro com folhas brancas num dia de sol e verás que até os olhos te doem com o reflexo, depois experimentas com cartolina preta e acabas por conseguir tolerar melhor a luz, e de certa forma é assim que eu acredito que os peixes se sintam quando têm dezenas e ás vezes centenas de watts de luz a 30-50cm dos olhos, mais o espelho(substrato claro).

 

A do touro não percebi bem se era uma tentativa de analogia mas acho que não tem muito a ver com a questão em causa, o papel de fundo.

 

Frase do dia:

"Quanto mais aumenta nosso conhecimento, mais evidente fica nossa ignorância."

Por John F. Kennedy

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa tua descrição é um pouco vaga....murchas como? Não crescem, perdem folhas, folhas amarelas. É que o termo murcho aplicado a plantas de vaso imaginamos logo uma plantas meio tombada com falta de vigos, mas no aquário elas dificilmente ficam com esse aspecto "tombado"

 

Tenta ser mais específico em relação a que espécies estão piores e como se manifesta isso que observas.

Acho que estão a melhorar, mas estavam mesmo tipo as dos vasos parecendo que lhes falta agua...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.