room island


lgass

Recommended Posts

depois de duas semanas de leitura intensa aqui nestes fóruns, de conversas com um conhecido, alguns tópicos com dúvidas, a montagem do armario (semi-DIY... adaptei um ikea para suportar o peso... espero eu), comecei ontem com o aquario.

 

adicionei o substracto JBL (vinha com uns fertilizantes extra para quando começar a ter plantas), coloquei o areao (granulagem 2-3mm) depois de o passar por agua, fervi umas pedras e meti la dentro. o tronco ainda tingia um pouco a agua da fervura, pelo que hoje o deixei de molho.

 

enquanto comecei a adicionar a água, aquilo foi levantando uma especie de neblina. é normal?

 

é que eu pensei que aquilo fosse 'pousar' durante a noite, mas nao. ta praticamente igual.

 

deveria ter lavado ainda mais o areao? sera disso? uma ou duas tpa's resolverao o problema?

 

hoje de manha coloquei também o filtro a trabalhar (na esperança que ajude a tirar a névoa). eu comprei um eheim (interno), daqueles que da para acrescentar 'niveis' que faz 300L/H mas a agitação da agua é pouquissima. terei que adquirir um segundo filtro?

 

assim que chegar a casa hoje, coloco fotos

 

aqui estão as prometidas

 

 

aqui ta o aqua lavadinho e finalmente pronto a ser trabalhado.

IMG_1639.jpg

 

aqui estao o meu semi-DIY. móvel do ikea com reforços. até agora está a aguentar-se supimpa (eu sentei-me em cima pa experimentar.

IMG_1640.jpg

 

aqui podem ver o substracto, filtro, termostato e kit de testes que adquiri.

IMG_1641.jpg

 

isto é bastante simples visto que sou um desajeitado novato. aqui estão as pedritas ja com o substracto e areao

IMG_1647.jpg

 

aqui esta ja com termostato, termometro e filtro montados. os fios serao tratados mais tarde visto que vao para dentro da gaveta. mas para ja, terao que ficar assim. inda nao tenho a extensao que quero.

IMG_1651.jpg

 

este é o angulo de entrada do quarto pelo que é a primeira vista que se vai ter do aqua. poderao perguntar, entao porque nao coloco o filtro e termostato no lado oposto... é porque a tridimensionalidade vai ser dada na diagonal, da zona da guitarra para ca. falta um tronco que sera colocado atras da pedra grande. e tera ai plantas grandes. esse é o motivo. mas se alguem tiver sugestoes... sao sempre benvindas

IMG_1655.jpg

 

isto foi o meu susto! que raio...

IMG_1658.jpg

 

pensei que estava a montar um 'manguezal'... uns cavalos marinhos e tava perfeito

IMG_1661.jpg

 

liguei o filtro de manha e agora ja ta a melhorar.

IMG_1662.jpg

 

como ja disse, falta o tronco atrás da pedra grande. e depois as plantas. hoje já pus uma comidinha pa iniciar o ciclo. digam-me umas coisitas. sera que o filtro fara mais movimento de agua colocado do lado da parede no vidro mais longo?

 

que acham? adoraria sugestoes...

 

setup

60x30x30

 

substracto - jbl pro flora start

 

filtro - Rena superclean 40

termostato - eheim jager 50 (3612)

 

 

fauna pretendida

1 limpa-vidros

2corydora panda

4 guppies (1 macho e 3 fêmeas)

5 ou 6 néons

 

flora

musgo de java

anubias

Vallisnerias

fetos de java

hygrophilacorimbosa

gramíneas

Editado por lgass

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

adaptei um ikea para suportar o peso... espero eu

 

Não dizes a litragem do teu aqua... Cuidado que um aquário cheio pesa bastante. Grosso modo, 1,5 Kg por cada litro de água. Esse móvel tem que ser bem resistente.

 

enquanto comecei a adicionar a água, aquilo foi levantando uma especie de neblina. é normal?

 

é que eu pensei que aquilo fosse 'pousar' durante a noite, mas nao. ta praticamente igual.

 

deveria ter lavado ainda mais o areao? sera disso? uma ou duas tpa's resolverao o problema?

 

hoje de manha coloquei também o filtro a trabalhar (na esperança que ajude a tirar a névoa). eu comprei um eheim (interno), daqueles que da para acrescentar 'niveis' que faz 300L/H mas a agitação da agua é pouquissima. terei que adquirir um segundo filtro?

 

Não deves fazer TPAs enquanto não terminar o ciclo do azoto. Espera mais ou menos um mês antes de coloar peixes. Essa "neblina" é normal, são partículas em suspensão e/ou bactérias, o filtro deve tratar disso.

 

Ligaste o filtro? O filtro é para estar ligado 24 horas por dia, 7 dias por semana. Se desligares o filtro durante umas horas, matas a colónia de bactérias nitrificantes.

 

A capacidade do filtro deve ser 5 vezes a litragem do aquário. Esse que tu tens dá para um aqua de 60 litros. Se a agitação da água é mínima, podes ter o filtro entupido. Abre-o e vê que matérias filtrantes tens e se alguma coisa está a obstruir o caudal. A maior parte dos peixes não gosta de correntes fortes, mas águas paradas são um convite às bactérias e doenças.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não dizes a litragem do teu aqua... Cuidado que um aquário cheio pesa bastante. Grosso modo, 1,5 Kg por cada litro de água. Esse móvel tem que ser bem resistente.

 

 

 

Não deves fazer TPAs enquanto não terminar o ciclo do azoto. Espera mais ou menos um mês antes de coloar peixes. Essa "neblina" é normal, são partículas em suspensão e/ou bactérias, o filtro deve tratar disso.

 

Ligaste o filtro? O filtro é para estar ligado 24 horas por dia, 7 dias por semana. Se desligares o filtro durante umas horas, matas a colónia de bactérias nitrificantes.

 

A capacidade do filtro deve ser 5 vezes a litragem do aquário. Esse que tu tens dá para um aqua de 60 litros. Se a agitação da água é mínima, podes ter o filtro entupido. Abre-o e vê que matérias filtrantes tens e se alguma coisa está a obstruir o caudal. A maior parte dos peixes não gosta de correntes fortes, mas águas paradas são um convite às bactérias e doenças.

 

o meu aqua tem 60/30/30

 

teoricamente eu nao iniciei o ciclo. nao pus comida nem bacterias. talvez hoje. mas a neblina é muito densa e faz alguma confusao. vou ver se hoje, ao fim do dia, ja esta bem. liguei o filtro e ja nao o tenciono desligar.

 

aquilo tem um andar de baixo com espuma. eu coloquei aquelas 'rodas dentadas' pretas, e no andar de cima tem uma pastilha azul que ja vinha com o filtro.

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aquilo tem um andar de baixo com espuma. eu coloquei aquelas 'rodas dentadas' pretas, e no andar de cima tem uma pastilha azul que ja vinha com o filtro.

 

Deixa ficar a esponja, isso é importante para reter as partículas finas. Essa pastilha azul, não faço ideia do que seja.

 

Se tens dois compartimentos, normalmente aquele onde a água entra leva uma esponja para pré-filtragem. No outro podes meter micro-cerâmicas (p. ex. Sera Siporax). E há quem goste de carvão activado, mas tens que trocá-lo a cada duas semanas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixa ficar a esponja, isso é importante para reter as partículas finas. Essa pastilha azul, não faço ideia do que seja.

 

Se tens dois compartimentos, normalmente aquele onde a água entra leva uma esponja para pré-filtragem. No outro podes meter micro-cerâmicas (p. ex. Sera Siporax). E há quem goste de carvão activado, mas tens que trocá-lo a cada duas semanas.

 

pelo que percebi aquilo assim faz 3 filtragens... a mecanica, quimica (pastilha) e depois a biologica. hoje vou começar a adicionar pouquinha comidita para iniciar o ciclo.

 

espero que a agua esteja um pouco mais limpida quando la chegar senao desanimo :)

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se eu fosse a ti, averiguava o que é essa "pastilha". A filtragem mecânica é feita pela esponja, que retém as partículas finas. As cerâmicas servem para manter uma colónia de bactérias que limpam a água (filtragem biológica). Se eu fosse a ti, tentava perceber para que serve essa "pastilha". Pode ser isso que está a bloquear o fluxo do filtro...

 

Não desanimes, para este passatempo é preciso muita paciência :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coloca aqui o modelo do filtro em questão.

É mais fácil para se tentar perceber.

o filtro é o rena superclean 40

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok pessoal. coloquei umas fotos

 

nao ta nada de especial mas o que espero é que a vida deste aqua sejam os pexinhos e as plantas, nao tanto o hardscape.

 

mas por favor façam criticas e deem sugestoes.

 

nesta altura é melhor o aqua tar tapado ou nao?

 

nao tenho ainda fotos mas tenho a tampa com uma calha de uma lampada para colocar ai

Editado por lgass

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me pela foto que uma parte do substrato foi libertado para a coluna de água, talvez tenhas pouca altura de areão, talvez seja mesmo assim que funciona esse produto (embora duvide), mas nada de desanimar, trocas, trocas e mais trocas até teres essa água límpida. Certa vez montei um pequeno aqua com humus de minhoca e aconteceu-me o mesmo no início, mas nada que com algumas trocas de água, mais filtragem não fosse ao lugar.....é preciso é calma....

Carpe Diem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me pela foto que uma parte do substrato foi libertado para a coluna de água, talvez tenhas pouca altura de areão, talvez seja mesmo assim que funciona esse produto (embora duvide), mas nada de desanimar, trocas, trocas e mais trocas até teres essa água límpida. Certa vez montei um pequeno aqua com humus de minhoca e aconteceu-me o mesmo no início, mas nada que com algumas trocas de água, mais filtragem não fosse ao lugar.....é preciso é calma....

 

para ja nao vou fazer trocas visto que o filtro esta a tratar do assunto

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para ja nao vou fazer trocas visto que o filtro esta a tratar do assunto

 

alguem me pode dizer se é vantajoso ou desvantajoso tapar o aqua?

 

ele vai tar tapado quando la tiver os peixes, n va haver algum malabarista (q a calha de iluminaçao esta la embutida)

 

mas enquanto nao tenho plantas... tanto faz?

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Tanto faz! A única coisa que podes notar é na evaporação da água. Se estiver destapado vai evaporar muito mais facilmente.

Sugestão, coloca o aquecedor do outro lado do filtro. Não o consegues meter direito??? (com a tampa, claro :))

 

Vai vendo como estão as matérias filtrantes, visto a água estar bastante castanha.

Se lavares alguma coisa do filtro, nunca o faças com água da torneira..... sempre com água retirada do aquário.

 

Vai postando aqui novidades.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Tanto faz! A única coisa que podes notar é na evaporação da água. Se estiver destapado vai evaporar muito mais facilmente.

Sugestão, coloca o aquecedor do outro lado do filtro. Não o consegues meter direito??? (com a tampa, claro :))

 

Vai vendo como estão as matérias filtrantes, visto a água estar bastante castanha.

Se lavares alguma coisa do filtro, nunca o faças com água da torneira..... sempre com água retirada do aquário.

 

Vai postando aqui novidades.

 

sim, vou ve-las ate porque quero acrescentar um andar (este filtro da para mais dois andares) com ceramicas e depois deitar umas bacterias la pa dentro.

 

 

eu coloquei o filtro assim porque li que assim era mais eficaz... ate acho que faça sentido... mais alguem partilha desta opiniao?

 

o que acham de manter o termostato naquela zona mas do lado da parede e o filtro mesmo a meio, também do lado da parede?

 

acham que faz ali falta um fundo?

 

hoje de manha coloquei o tronco, por trás da pedra grande (foto logo a noite).

 

quanto tempo demorara a ver se o tronco baixou o ph? quantos pontos baixara? é que a agua esta a 7.7... se nao baixar, vou usar agua do garrafao, o que atrasara o ciclo, mas tudo pelos peixinhos...

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, o ph desceu para 7.6 com um dia de tronco... sera que desce mais?

 

ou sera que tenho mesmo que recorrer a turfa? nao queria aenas por causa coloraçao da agua. de qualquer maneira, o ph nunca deve descer dos 7.2... estou certo?

 

os corys, guppys e limpa vidros aguentam... mas os neons azuis nao aguentam um ph com tendencia a estar alto pois nao?

 

alguem me podera sugerir um peixe de cardume para os substituir? tem que ser pequeno (sugeriram-me o tetra buenos aires mas esse chega aos 10 cm... fora de questão) mas bastante activo....

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, parece que ninguem quis responder... hoje vou comprar as primeiras plantas à loja... tambem vou comprar uma pinça e uma tesoura visto que nao tenho as adequadas em casa...

 

alguem tem concelhos e cuidados a ter para quando for plantar as coisinhas?

 

o musgo de java, posso usar tyre-ups para o prender? quando tempo levará a prender-se?

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Compra plantas fáceis. Plantas difíceis precisam de muitos cuidados e exigem muita luz. Com muita luz tens que andar sempre em cima das algas.

 

Com plantas fáceis podes ter um aquário bastante bonito sem grande trabalho. Musgo de Java, feto de Java, anúbia, elódea, valisnéria e bastantes espécies de echinodorus são simples de manter. No site da Trópica tens muita informação sobre plantas:

http://www.tropica.com/

 

Compra um fertilizante líquido. Eu uso o Tropica Aquacare e tem funcionado perfeitamente. Deitas um bocadinho todas as semanas, na água da TPA.

 

Antes de plantar, corta todas as raízes podres e folhas estragadas. Não te preocupes se ficares com uma planta raquítica, ela volta a crescer. As folhas estragadas prejudicam a qualidade da água e tiram energia à planta para gerar folhas novas.

 

Se possível mete um sistema de CO2. Sem CO2 as plantas têm dificuldade em fazer a fotosíntese e crescer. Podes fazer um sistema caseiro, é barato e resulta. Além disso faz baixar um pouco o pH, que é o que tu queres.

 

Coloca as plantas que crescem mais junto ao vidro de trás. As plantas mais rasteiras ficam no plano da frente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Compra plantas fáceis. Plantas difíceis precisam de muitos cuidados e exigem muita luz. Com muita luz tens que andar sempre em cima das algas.

 

Com plantas fáceis podes ter um aquário bastante bonito sem grande trabalho. Musgo de Java, feto de Java, anúbia, elódea, valisnéria e bastantes espécies de echinodorus são simples de manter. No site da Trópica tens muita informação sobre plantas:

http://www.tropica.com/

 

Compra um fertilizante líquido. Eu uso o Tropica Aquacare e tem funcionado perfeitamente. Deitas um bocadinho todas as semanas, na água da TPA.

 

Antes de plantar, corta todas as raízes podres e folhas estragadas. Não te preocupes se ficares com uma planta raquítica, ela volta a crescer. As folhas estragadas prejudicam a qualidade da água e tiram energia à planta para gerar folhas novas.

 

Se possível mete um sistema de CO2. Sem CO2 as plantas têm dificuldade em fazer a fotosíntese e crescer. Podes fazer um sistema caseiro, é barato e resulta. Além disso faz baixar um pouco o pH, que é o que tu queres.

 

Coloca as plantas que crescem mais junto ao vidro de trás. As plantas mais rasteiras ficam no plano da frente.

 

 

essa do co2 baixar o ph é capaz de me ter convencido... :)

 

agr a parte do caseiro ja nao sei... acho que vi umas cenas da sera que era com umas pastilhas... talvez va nessa. os co2 caseiros envolvem muitas misturas e alguns cheiros estranhos e o meu aqua ta no meu quarto :P

 

alem disso sao menos esteticos e eu nao tenho onde os esconder...

 

obrigado pelos concelhos... depois é so abrir um buraquinho e meter la as raizes ne?

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aqui estao as minhas primeiras plantas no aquario.

 

setup

 

a ciclar desde dia 29 de julho

 

60x30x30

 

substracto - jbl pro flora start

 

filtro - Rena superclean 40

espuma, pastilha e turfa

 

termostato - eheim jager 50 (3612)

 

amanha vou acrescentar o co2 em tabletes da sera e começar a fertilizar com ferropol e ferropol 24

 

 

 

fauna futura (nenhum peixe ainda la esta) começou a ciclar no dia

1 limpa-vidros

2 (ou 3) corydora panda

5 guppies (2 machos e 3 fêmeas)

5 ou 6 néons

 

flora

musgo de java

anubia nana

fetos de java

hygrophilacorimbosa (para acrescentar)

gramíneas (para acrescentar)

vallisnerias (para acrescentar)

 

vejam as fotos das minhas plantas

 

sejam simpaticos mas verdadeiros na vossa opiniao.

digam no que posso melhorar e o que acham

 

comecei pelo musgo de java... usei tyre-ups verdes... disfarça ao longe... mas km depois sao pa tirar

IMG_1674.jpg

 

IMG_1672.jpg

 

IMG_1673.jpg

 

depois a anubia nana

IMG_1677.jpg

 

por fim os fetos de java

IMG_1683.jpg

 

IMG_1684.jpg

 

eis o resultado final

IMG_1681.jpg

 

acrescentei aqui a turfa ao filtro e no reinicio libertou uma poeirita... mas ja assenta

IMG_1686.jpg

 

va, que acham pessoal?

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Vais ver que aos poucos o teu aqua vai se começar a compor acho que deverias dar relevo ao substrato, e em relação a anubia acho que tens o rizoma enterrado e vai morrer, coloca só as raízes enterradas

 

cumps

 

Ricardo Marques

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

SÓCIO APK 291

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Vais ver que aos poucos o teu aqua vai se começar a compor acho que deverias dar relevo ao substrato, e em relação a anubia acho que tens o rizoma enterrado e vai morrer, coloca só as raízes enterradas

 

cumps

 

Ricardo Marques

pensava que o rizoma se enterrava.

 

brigado por reparares... a mesma coisa com os fetos de java certo?

 

é que so com as raizes elas nao ficam bem fixadas :s

 

vou ja tratar

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

depois de 536 visualizaçoes gostava de ter mais umas opinioes...

 

acham que esta flora chega para o que pretendo ou faria bem em acrescentar hygrophila corimbosa, gramíneas, vallisnerias?

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

depois de 536 visualizaçoes gostava de ter mais umas opinioes...

 

acham que esta flora chega para o que pretendo ou faria bem em acrescentar hygrophila corimbosa, gramíneas, vallisnerias?

 

 

 

estive a ver as tuas fotos e acho que podes mudar uma coisa. Eu prendi o meu musgo + ou - do tamanho do teu com um a linha castanha, nem se via e com o tempo acaba por desaparecer :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estive a ver as tuas fotos e acho que podes mudar uma coisa. Eu prendi o meu musgo + ou - do tamanho do teu com um a linha castanha, nem se via e com o tempo acaba por desaparecer :)

 

 

nota-se mais do que eu pensava mas aquilo é para ser cortado mm...

 

alguem tem noçao de quanto tempo demora ate de agarrar bem?

 

uma semana? duas?

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nota-se mais do que eu pensava mas aquilo é para ser cortado mm...

 

alguem tem noçao de quanto tempo demora ate de agarrar bem?

 

uma semana? duas?

 

cheguei a casa e tenho a primeira visita ao aquario...

 

algas... julgo que filamentosas visto que parecem fios de cabelo...

 

apareceram agarradas ao tronco... isto quer dizer que a agua esta boa certo?

 

mas como trato delas?

 

o aquario esta montado ha uns dias, tenho colocado dois pedaços de comidas mas os testes nao acusam amonio nem nitritos... sera que tenho bacterias ja? isso é impossivel nao é? o mais certo é que nao tenha começado sequer... sera que posso colocar aqueles invertebrados que comem algas? helenas é assim que se chamam?

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.