Recommended Posts

ora bem,

 

o meu avo tem um tanquezito que eu usava como piscina quando era pequeno. aquilo deve ter algo como 140x120x60 o que ronda os 1000L.

 

aquilo tem aqueles azulejos azuis pequenos de piscina.

 

ha cerca de 6 anos o meu avo pos la peixes. fez uma torre com xistos e deitou la para dentro 7 ou 8 peixinhos vermelhos. desde entao, aquilo criou um estranho equilibrio.

 

neste momento sao uns 19 ou 20.

 

de inicio tinha tambem daqueles pretos de olhos esbugalhados mas os vermelhos comiam-lhes as caudas

 

o meu avo tem uma certa idade e nao consegue tratar convenientemente daquilo. a agua tem pouca visibilidade, algas e detritos acumulam-se no fundo.

 

aquilo esta completamente ao ar livre, aquece com o sol, arrefece com o frio.

 

mas os peixes so morrem de velhice (dois) ou quando um gato vadio la foi a pesca (colocamos vasos a volta para que mm que o gato la va, nao consegue pescar nada.

 

mas os peixes andam lá bem. reproduzem-se. crescem.

 

nao vem ca acima sequer para respirar melhor, o que me leva a crer que eles nao estao MUITO mal.

 

deverão estar ok. mas agora que estou a entrar no mundo da aquariofilia quero que eles passem a estar bem ou muito bem.

 

como poderei eu limpar aquilo?

 

sera sensato despejar a agua toda antiga, limpar tudo, colocar agua nova e colocar lá os peixes?

 

para alem dos peixinhos vermelhos, que mais lá poderei colocar?

 

alguns apresentam uma cor esbranquiçada. o que quer isso dizer?

 

ha mais alguma coisa, para alem dos xistos, que la possa colocar para os peixes se sentirem mais 'em casa'?

 

será necessário algum funco especial ou nao?

 

por favor, deem-me ideias sobre o que fazer.

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:alberteinstein: Ola igass Em caso de intrevenção começava por limpar os detritos do fundo com um camaroeiro desses grandes de aquario,punha talvez um vaso com jarros e outro com papiros para fazer sombra e alfaces d agua e salvinea natans para filtar.Barbatanas esbranquiçadas pode ser fungo!Alterar parte da fauna sim acrescentar não,19 ou 20 para essa area é mais do que suficiente!
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:alberteinstein: Ola igass Em caso de intrevenção começava por limpar os detritos do fundo com um camaroeiro desses grandes de aquario,punha talvez um vaso com jarros e outro com papiros para fazer sombra e alfaces d agua e salvinea natans para filtar.Barbatanas esbranquiçadas pode ser fungo!Alterar parte da fauna sim acrescentar não,19 ou 20 para essa area é mais do que suficiente!

 

o que eu quero é mudar a qualidade de vida deles. nao quero acrescentar nenhum. ja me disseram que podem ser falta de vitaminas na agua.

 

nao sao so as barbatanas. os corpos também ficam.

 

o limpar as algas parece-me o mais logico. mas e a agua? é dificil ver assim que os peixes descem um pouquito

 

mudo tudo de uma vez? ou mudo quantidades grandes aos poucos? é que eu nao vejo o fundo, logo nao consigo limpar

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:alberteinstein: Isso não tem filtro certo?E testes a amonia e ph para saberes o estado da agua?60 é a profundidade certo?O meu braço mede mais que isso forra o camaroeiro!plantas flutuantes são optimas parra purificar a agua.Faz tpa de 50% no maximo,junta anti fungos e nova tpa passado 5 dias se não ouver melhorias nos peixes junta novamente anti fungos.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:alberteinstein: Isso não tem filtro certo?E testes a amonia e ph para saberes o estado da agua?60 é a profundidade certo?O meu braço mede mais que isso forra o camaroeiro!plantas flutuantes são optimas parra purificar a agua.Faz tpa de 50% no maximo,junta anti fungos e nova tpa passado 5 dias se não ouver melhorias nos peixes junta novamente anti fungos.

nao tem filtro nenhum.

 

as unicas duas coisas que isto tem é o 'ladrao' para quando a agua passa certo nivel e a outra é uma torneira para vazar rapidamente.

 

a ver se consigo postar umas fotos num futuro próximo. akilo com jeitinho dava pa fazer um filtro com reposiçao em cascata mas matavam-me se me metesse nisso.

 

as plantas sao capazes de ser boa ideia. que tipo sugere?

 

assim que la voltar faço medições para saber quão má a agua está.

 

o antifungos pode ser um qq de qq marca?

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. na minha opinião se eles tao adaptados la é porque akilo é viavel. concordo com as mudanças de agua ate 50% como alguém disse atraz, mas atençao para agua nao vir com temperatura muito diferente porque se ha por ai agua dum furo que vem gelada matas logo metade(como ja me aconteceu no inicio do hobby que morreram 2 em 7 :s(pk ninguem me avisou isto). Espero que dês comida todos os dias ou quase( porque nestes lagos sempre ha insectos e larvas de mosquito para remediar nos dias em que alguém nao lhe da comida, apesar disto ser como ter um cão, se tem , tem de alimenta-lo, digo isto porque referiste que o teu avo ja não tem condições de tratar bem daquilo.( ha uns baldes de comida,granulado, de 2,5 kg prai a 10€ tb nao é por ai).

 

bem.. pralem da meia mudança de agua se quiseres que a agua passe a ter uma cor mais transparente poderas comprar uma bomba de agua e inventar um dakeles filtros qe falo no meu topico que é um bidao medio com cacos de telha ou tijolo ou leca das obras e areia, ha varios topicos a falar disso por aki.e um filtro desses sai mesmo so ao preço da bomba, acho que foi 30 e poucos € uma de 800l/h que tenho no meu lago de 500lts (ver o meu topico novo lago:P)

 

será suficiente para manteres o lago em condicoes uma ves que ta ao sol nem folhas quase deve ter dentro, se tiver limpa o fundo com um camaroeiro como já referiram mas não é pá ficar brilhante, e só para tirar a mais grossa. eles gostam de alguns detritos no fundo.

 

isto é o que eu acho e vale o que vale:) cumps

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi igass.

o que eu quero é mudar a qualidade de vida deles. nao quero acrescentar nenhum
para alem dos peixinhos vermelhos, que mais lá poderei colocar
as plantas sao capazes de ser boa ideia. que tipo sugere
alfaces d agua e salvinea natans para filtar.
Isso cheira-me à doença do algodão.Podes sempre vazar o tanque atè um minimo de forma a apanhares todos os peixes que irás colocar num recipiente adequado com azul de metileno ou funguicida,de seguida vazar e limpar o tanque todo ,colocar vasos com montes de elodeas presas com cascalho grosso,produzem muito oxigenio e os peixes não as comem,encher o tanque e juntar o funguicida simultaneamente de forma a diluir,colocar muitas plantas flutuantes e juntar os peixes,após 5 dias fazer nova tpa com funguicida quanto a marca isso vai depender da loja,mas não compres nada muito pequeno pois isso é um tanque e não um aquario.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o lago está estável à 6/7 anos, o melhor que podes fazer é mexer pouco.

 

Adiciona plantas, de preferência apanhadas num lago nacional... e dá comida aos peixes dia sim dia não.

 

Quanto mais comida deres mais vais sujar a água... e sem filtro só pode piorar. Se viveram tanto tempo a comer mosquitos não precisam de muito mais alimento.

 

Quanto às manchas brancas muda alguma da água (eu só ia até aos 30%) e tem atenção á temperatura, principalmente se mudares muita água. É preferivel demorar 4 horas a encher e ficar com tudo vivo do que 30min e matar os peixes todos. Se puderes quando esvaziares usa um sifão e aspira o fundo.

 

Quanto a quimicos/medicamentos eu evitava até ter a certeza do problema/doença. Poupas dinheiro e poupas o ambiente.

 

PauloA :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma grande melhoria, e de uma forma economica e simples, é comprares uma bomba de água para lago, por mais barata que seja (50euros). Dares uma limpeza dos detritos grossos com camaroeiro e limpando gradualmente para não remexer demasiado os detritos, limpar deixar repousar um dia limpar novamente, como quem tira nata do leite muito devararinho.

 

Depois fazer mudanças gradual de água, 25%-1semana + 25%-2 semana, e com água que deveras deixar repousar antes de adicionar, num bidão 2 dias para amadurecer um pouco.

 

Colocas depois de minimamente limpa, a bomba no fundo e descarregas num vaso com algo simples para filtrar, sarapilheira, etc...mais elevado que o lago de forma que entre no lago tipo fonte ou cascata, que crie alguma turbulencia e bolhas de ar.

 

Julgo que colocando a bomba e descarregues a água no lago a fazer turbulencia, os peixes saltaram de felicidade.

 

como o lago é pequeno, alem das plantas que nele poderas colocar, tb podes colocar plantas de folha larga em vasos ao lado, para criar sombra e proteção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

perante todas as vossas suestões eis o que vou fazer:

 

infelizmente so poderei ir a caneças (é lá o lago) daqui a duas semanas.

 

vou tirar os peixes para uns alguidares a parte e vou tirar 40% da agua. vou limpar o fundo e tirar as algas.

 

tentar tirar fotos para me ajudarem a ver o que os peixes terão.

 

com sorte, a agua ficara um pouco mais limpida. vou colocar la umas plantas flutuantes para sobra e para ajudarem na limpeza.

 

uma semana depois repito o processo da agua.

 

e na outra semana a seguir também.

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais