Sobrevivencia alevins Escalares


Bichinho

Recommended Posts

Bom dia.....comecei com este mundo maravilhoso em novembro ano passado...ate agora ja tenho 13 aquarios.....sendo 1 marinho....graças a este forum hoje reproduzo Corys aos baldes como brincaram comigo.....cada vez sao mais ou menos 120 a 150 Corys.....e lhe agradeço muito..

Hoje meu problema sao Escalares...nao consigo..tenho dois casais..o primeiro ja esta na setima postura o segundo casal na segunda...ja fiz de tudo que podia...leio tento...nada da certo...

 

Deixo a postura no aquario grande normal..coloco uma placa nera de plastico rigido e eles depoem os ovos....espero e a noite retiro a placa e passo para um aquario menor(50 lts) com filtro..coloco a bomba de ar perto dos ovos e blu de metileno na aqua...dois dias depois vejo os rabinhos ...ate ai tudo bem, so que eles caem no fundo do aquario e depois de um dia estam mortos..

 

Ja tentei deixar com os pais e eles comeram todos os ovos...

 

Desta vez comprei uma vasilha de plaastico grande e coloquei a placa...fiz tudo como falaram e nao deu certo....

 

Agora recolhi os que estao vivos com ja com dois dias e coloquei em uma vasilha pequena, como faço com os Corys porem creio que estam morrendo todos, coloquei pela primeira vez comida liquida na aqua..

 

Em casa tenho verme de vinagre, artemia eclodida todos os dias...porque agora tenho muitas crias.....

 

Troco a agua todos os dias...tenho tempo e tenho graças a Deus dinheiro para comprar o que for necessario para ver meus filhnhos nascerem e crescerem bem....

 

Me ajudem a descobrir porque eles nao sobrevivem...os parametros da agua estam otimos...testo todos os dias...ph...nitrito..nitrato...kh..temperatura..tudo adequado....

 

Agradeço muito, pois foi atraves de voces que hoje meus Corys sao belos e fortes e mortalidade quase 3%.....

 

Obrigada...........me ajudem por favor...este è um mundo maravilhoso e eu adoro...........

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite,

 

Fico contente por ter conseguido ter sucesso com as corydoras! Pelo que me disseram não é muito fácil.

 

A respeito dos escalares posso dizer-lhe que há cerca de um mês percebi ter uma postura no meu aquário principal, só que quando acabei de preparar o meu segundo aquário com a mesma água, já eles tinham comido toda a postura... Porém dia 11 deste mês (sabado) verifiquei que o mesmo casal estava a preparar uma folha limpando-a com todo o esmero e mantendo os restantes habitantes do aquario bem longe da mesma. Esperei que acabassem a postura e no fim soltei a planta com os ovos, mergulhei um frasco dentro de agua e coloquei a planta lá dentro de modo a poder transportar os ovos e a planta sem saírem da água até ao outro aquário.

 

O aquário de criação é pequeno pois disseram-me que era mais adequado, depois vou passá-los para um maior quando estiverem grandes. Tem:

- 25 Litros

- pH 6.5 ( o resto dos testes não tenho logo não lhe posso dizer como estão os nitritos, nitratos e dH. Pura e simplesmente enchi o aquario com agua do aquario principal para não sujeitar os ovos a grandes mudanças)

- A temperatura é exactamente a mesma do primeiro aquario: 28ºC

- Coloquei uma gota de azul de metileno (sera costapur) por cada dois litros de agua, porque me disseram que em demasia tornava a agua toxica, evitando fungos nos ovos mas matando os alevins quando eclodissem.

- Coloquei uma pedra difusora a alguns centímetros de distância (sem que as bolhas encostassem nos ovos).

- Os ovos que ficam brancos devem ser retirados com um alfinete para não contaminarem os ovos circundantes.

 

Dois dias depois, dia 13, apareceram as caudas e os alevins permaneceram agarrados à folha até dia 17, dia em que começaram a nadar. Nos primeiros 6 dias não é necessário fornecer comida aos alevins, já que estes possuem um saco vitelino do qual se alimentam. Hoje, no sétimo dia, forneci-lhes a sua primeira refeiçao, artémia salina recém eclodida, que deve ser dada 3x ao dia. Pelo menos dia sim dia não deve proceder-se à mudança de 10% da agua, já que a artémia que não é consumida entra em decomposição aumentando os nitratos e podendo comprometer toda a criação. A nova água deve ser o mais parecida possível com a retirada para não haver mudanças bruscas nem de pH nem de temperatura. ( Eu pessoalmente opto por pôr metade dessa água do aquário principal e outra metade da agua da torneira, pois não tem cloro e o seu pH é de 6,5).

 

Neste momento os alevins já nadam livremente capturando a artemia com grande voracidade. Até agora não registei quaisquer baixas a não ser alguns ovos que fungaram e que foram rapidamente removidos.

 

Espero tê-lo ajudado, com a minha pouca experiência, mas se já tentou tantas vezes sem resultado não custa tentar fazer como eu fiz, pode ser que consiga! ;) Espero que sim!!!!!!!!

 

Qualquer coisa em que possa ajudá-lo é só dizer. Já agora, se puder partilhar comigo a sua experiencia com artemia eu agradecia, já que a que tenho neste momento me foi dada na minha loja de animais de preferencia, e em breve acabará...

 

Eu estava a pensar em fazer uma pequena cultura de artémia para alimentar os meus pequenotes, para isso ia usar um balão (globo de vidro) com uma pedra difusora, só que nao sei muito bem as quantidades de sal para cada litro de agua, nem k tipo de sal s deve pôr(sal de cozinha dá ? (grosso ou refinado?)). Também me disseram que não se deve pôr pedra difusora mas sim um tudo com furinhos... também não sei se o que se deve remover são os ovos que ficam no fundo ou se é o que fica a flutuar... Agradecia mesmo se me ajudasse...

 

Obrigada.

 

(Foto: 071909222126.jpg :D )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São cerca de 50 alevins:

 

071909222303.jpg

 

Pode ver o vídeo deles:

 

 

 

Obrigada pela ajuda, mas ja fiz como voce falou e nao deu certo.........quando começam nascer as caudas eles caem no fundo do aquario e morrem...deixo em um aquario nu, mas mesmo assim eles nao sobrevivem.......os seus caiam no fundo???????

 

Sobre artemia, coloco 32 gr de sal grosso normal de cozinha para cada litro de agua, normalmente preparo 1/2 lt por dia. Ja tentei criar artemia mas vi que no final è mais facil comprar do que esperar que elas se reproduzam..Li que os ovos que ficam na superficie sao ovos nao eclodidos e os dos fundos sao as cascas dos ovos eclodidos....de qualquer forma prendo as artemias com uma siringa

 

Havia uma vasilha de vidro grande mais ou menos 6 litros de agua, a inicio colocava uma pedra difusora, depois vi que nao era necessario e tirei. Colocava os ovos a ecldirem e alimentava com fermento para pao.....se voce alimento pouco quando adultos eles colocam ovos e se alimenta na quantidadde certa ja nascem as artemias vivas.....mas no meu caso que preciso de muita todos os dias...nao era viavel.

 

Espero ter auxiliado em alguma coisa...se precisar estamos aqui....(se quizer te mando o nome do fornecedor de artemia).

 

Obrigada....

 

Consegui um fornecedor de artemia pelo Ebay, dos Estados Unidos (Salt LaK) por um preço muito bom ........estas artemias eclodem em 24 horas.......

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas amigo, pelo q descreves estás a fazer tudo bem, mas temos de saber mais algumas coisas.

a agua do aqua pequeno é a mesma do aqua dos pais, está a mesma temperatura???

faço criação de escalares já a algum tempo e devo dizer-te q ponho os ovos a eclodir num aqua de 20 litros com um filtro de esponja e nem azul de metileno ponho. Neste momento esta com uma postura nascida á uma semana e ainda não troquei a agua uma vez, e estão todos bem. Na minha experiencia devo dizer q para mim o grande segredo esta no filtro e na agua. quanto a comida dou aos meus, microvermes da aveia pois os resultados para mim são melhores do q com a artemia.

se precisares de ajuda tens o meu contacto do msn no meu perfil

abraço

David Carlos

E-mail

Blog Aqualand

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia, e obrigada pela resposta...

 

Creio fazer tudo certo, ja pesquisei em muitos sites, porem o que vejo è que quando as caudas nascem (coloco em um placa e plastico, talvez n ao seje muito aderente) os ovos se desprendem e caem no fundo aquario e ai morrem......acontece com voce tambem????

 

Vou tentar agora que eles coloquem os ovos em uma pedra ardosia ou em uma telha......vejamos se os ovos nao desprendem....

 

A ultima postura foi dia 15 entao creio que em torno do dia 30 teremos uma nova do primeiro casal e dia 02 do segundo casal...

 

Se poder me acompanhar......te mando fotos.(do aquario em que que colocarei, do aquario em que estao...da postura...tudo que precisar...)..parametros da agua, temperatura....tudo..... quem sabe juntos (se poderes) consigo entender o que nao vai bem....

 

Mais uma vez obrigada.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi, desculpe não ter respondido mais cedo.

 

Os meus ovos nunca caíram no fundo, quando os peixinhos começaram a nadar parte dos ovos ainda lá estava na folha. A única coisa que aconteceu foi que no dia em que fizeram 4 dias depois de eclodirem, alguns bebes desprenderam-se da folha e caíram para o fundo, mas no dia seguinte já estavam a nadar normalmente.

Talvez para a próxima seja melhor deixar os pais depositarem os ovos ou numa folha de planta ou num daqueles cones de cerâmica próprios, que têm grande rugosidade e os ovos agarram bem lá.

 

Uma coisa que gostava de avisar a todos que tentem criar escalares é para terem cuidado com aquarios com o filtro dentro daquelas coisas pretas em que a agua circula para ser filtrada passando pelo termostato, pela fibra de vidro/esponja e ceramica. Eu nesta criaçao usei um destes filtros e quando dei por ela faltava-me metade da criaçao. Fui procurar pelos peixinhos e reparei que estavam todos agarrados à fibra de vidro dentro dessa caixa preta, estavam a ser sugados pelo motor.

Após ver isso tirei o meu motor daí e montei-o como filtro exterior, embrulhado numa meia de vidro.

 

Qualquer ajuda que lhe possa fornecer esteja à vontade para pedir, o meu mail pessoal encontra-se no meu perfil.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais