Quantas espécies de Orandas existem em Portugal?


Recommended Posts

Bom dia a todos

 

Ainda não montei o meu aquário, mas gostava de me iniciar a cuidar de algumas Orandas.

 

Gostava de saber se existem muitas ou poucas espécies disponíveis em Portugal, pois gostei bastante das Orandas Pretas, as "Cabeça de Leão" e as de "Barrete Vermelho" ou "Capuchinho"

 

O Isménio num outro post indicou que as "Ryukin" (Acho que é assim que se escreve) eram difíceis de encontrar...alguém tem alguma foto?

 

Abraço e obrigado

 

P.s - Existe algum livro (mesmo em Inglês) que eu possa ler só sobre as Orandas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

Não fizeste uma pergunta dificil, mas nem sempre quem sabe responder, esta por aqui, tens de ter mais um bocadinho de paciencia, só isso.

 

 

Em relação ao "Ryukin", vais ao google, escolhes imagens e depois escreves "Ryukin", e aparecem logo imensas imagens.

 

Deixo-te uns links para te entreteres a ler:

 

Orandas - http://www.google.com/custom?q=Orandas&amp...atlas.drpez.org

 

Neste podes ver várias espécies de água fria, quase lá embaixo: http://www.fishornament.com.br/peixes-agua-doce-todos.htm

 

Podes pesquisar muita coisa, neste site. Deixo-te o link para as Orandas: http://www.aquahobby.com/b_search_results....%3A11&hl=pt

 

Espero que ajude, vais ver que logo alguém mais entendido vem cá falar.

cumps

Susana

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

Não fizeste uma pergunta dificil, mas nem sempre quem sabe responder, esta por aqui, tens de ter mais um bocadinho de paciencia, só isso.

 

Tens razão Susana...tenho tido um mês difícil...e sem folgas então...torno-me um pouco impaciente! As minhas desculpas a todos...

 

Obrigado pela ajuda...de certeza vai "alimentar" mais a minha curiosidade sobre as Orandas! Estou doido para ter um pouco de "descanso", tanto do meu Emprego como dos meus carros, para ver se finalmente comprar o que me falta para montar o meu aqua e poder ver as meninas a nadar com tanta graciosidade e serenidade biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':sad:' />

 

Cumprimentos

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Pinguim! Como estás?

As orandas são uma variedade muito atraente de peixes de água fria para se ter em aquário, são bastante pacíficas e sociáveis, no entanto não eras tu que tinhas uma carpa também num aquário? Se decidires juntá-los a todos tem cuidado e observa a ver se a carpa não revela um comportamento agressivo porque as orandas são frágeis e as suas delicadas caudas tendem a danificar-se facilmente e daí podem resultar outras complicações para além de que não se conseguem esquivar com facilidade devido à sua corpolência. No inverno convém que tenhas um termostato para a água estar a uma temperatura estavel de mais ou menos 19º, pois temperaturas abaixo dos 14º não é muito bom para elas.

Que eu conheça não existe em Portugal nenhuma publicação especifica sobre orandas, mesmo em inglês. Aliás, o unico livro mais especifico que eu tenha conhecimento que exista foi o tal que te recomendei. A cultura destes peixes não é muito desenvolvida aqui.

Quanto a procurares variedades específicas de orandas tens que ter o olho treinado porque eu diria que 85% do que encontras à venda são cruzadas e muitas aprensentam até muitas semelhanças com a anatomia dos cometas, por isso tem atenção. Os melhores exemplares são os que têm uma forma mais arredondada e não tão oblonga, para além das caudas mais compridas. Eu já tive uma Ryukin, era a minha Ruiva, estava mesmo bonita e castiça..., até que enterrei-a na semana passada, morreram com um surto de oodinium... :D

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Pinguim! Como estás?

As orandas são uma variedade muito atraente de peixes de água fria para se ter em aquário, são bastante pacíficas e sociáveis, no entanto não eras tu que tinhas uma carpa também num aquário? Se decidires juntá-los a todos tem cuidado e observa a ver se a carpa não revela um comportamento agressivo porque as orandas são frágeis e as suas delicadas caudas tendem a danificar-se facilmente e daí podem resultar outras complicações para além de que não se conseguem esquivar com facilidade devido à sua corpolência. No inverno convém que tenhas um termostato para a água estar a uma temperatura estavel de mais ou menos 19º, pois temperaturas abaixo dos 14º não é muito bom para elas.

Que eu conheça não existe em Portugal nenhuma publicação especifica sobre orandas, mesmo em inglês. Aliás, o unico livro mais especifico que eu tenha conhecimento que exista foi o tal que te recomendei. A cultura destes peixes não é muito desenvolvida aqui.

Quanto a procurares variedades específicas de orandas tens que ter o olho treinado porque eu diria que 85% do que encontras à venda são cruzadas e muitas aprensentam até muitas semelhanças com a anatomia dos cometas, por isso tem atenção. Os melhores exemplares são os que têm uma forma mais arredondada e não tão oblonga, para além das caudas mais compridas. Eu já tive uma Ryukin, era a minha Ruiva, estava mesmo bonita e castiça..., até que enterrei-a na semana passada, morreram com um surto de oodinium... :naughty:

 

Cumprimentos

 

Olá Erica

 

Estive a ler sobre o que te sucedeu, e acho que não merecias tal "Sorte", mas estou certo que vais conseguir proporcionar muitos e bons anos de vida nas tuas próximascompanheiras...Orandas de preferência!

 

As minhas carpas também morreram, mas foi por não lhes proporcionar o melhor ambiente, aprendendo com os erros, ANTES de ter mais algum peixe comigo, estou a tentar comprar as peças que me faltam, assim como a ler/estudar um pouco mais sobre as minha futuras aquisições, as Orandas!

 

O livro que me recomendaste foi um dos principais responsáveis, pelo meu interesse nesta espécie tão delicada e ao mesmo tempo interessante e apaixonante, devidos às excelentes fotografias que proporciona aos leitores.

 

É claro que a última visita que fiz ao Koi Park, e a Oranda Branca que lá estava também ajudaram :D

 

Obrigado pelas palavras de ajuda mais uma vez, tu e a Susana foram muito queridas biggrin

 

Beijinho do Pinguim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais