Recommended Posts

Publicado

boas,

eu estou a pensar em iniciar o meu aquario e apesar de não ser conhecedor na matéria, tenho uma ideia bastante clara do que quero.

o aquario que estou a pensar adquirir tem 60L. e vou la colocar os peixes basicos visto que é o meu primeiro aquario... uns neos e os peixes de manutençao... n vai fugir muito daqui.

eu gostaria de ter plantas ou musgo a cobrir todo o fundo. que substrato/areao posso usar para que isto resulte? e que espessura deverá ter? já agora qual o nome da melhor planta para isto resultar?

depois também gostaria de ter umas plantas daquelas muito verticais e compridas, a criar o ambiente e juntar mais umas que sejam mais rasteiras para serem colocada à volta de pedras ou de troncos... o que aconselham?

julgo que deve haver uma ligação entre as plantas e os peixes e algumas incompatibilidades não é? por favor digam-me umas que se adaptem aos neons e às colydoras...

obrigado

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Vejam aqui o meu aqua!

Publicado: (editado)

boas

vou tentar ajudar no melhor que puder.

Neons nao sao de todo o peixe mais facil de manter, sao um pouco frageis a mudanças repentinhas de paramentros e preferem aguas acidas tipo ,PH6.5

No entanto tambem nao é nenhum bixo de 7 cabeças mas viviparos sao mais faceis de manter preferindo as aguas neutras a alcalinas entre PH7.0 a PH7.5 o que a maioria de nós contem na agua da rede (salvo excepçoes.)

Para cubrires o fundo com musgo qualquer tipo de areao serve , mas se poder ser um pouco poroso melhor, mais facilmente se agarra a ele.

A granulometria o ideal seria entre os 0,002m a 0,004m.

A vesicularia dubyana ou christmas moss fazem esse efeito que queres.

Em relaçao a plantas verticais compridas " plantas de caule " tens que pesquisar primeiro as suas condicoes para serem mantidas e estudar bem para nao teres dissabores.

Uma sao exigentes em Iluminaçao e Nutrientes, outras já se aguentao mais algum tempo mesmo nao tendo o aquario nas melhores condiçoes para elas.

Plantas rasteiras exactamente a mesma coisa.

Podes ver isso em www.tropica.com , escolhes em cima Advanced Search , e depois no novo menu escolhes as condiçoes de luz e a sua dificuldade ao tipo de aquario que tens. " Light conditions in the aquarium: " e " Maximum difficulty: "

Para um aquario de 60 litros supomos que 18W de luz é FRACA , 36W é MEDIA e 50w para cima é FORTE.

Por aí depois guiaste pelo site da tropica ou até mesmo mais umas pesquisas por aqui mesmo.

Para neons e corydoras praticamente todas as plantas sao compactiveis, talvez o uso de plantas de tapete seja uma possiblidade a nao ser usado por as corydoras gostarem de fucinhar e revoltar o substrato.

espero ter ajudado :(

Editado por krypticall