Iluminação


Recommended Posts

Olá a todos, ha muito tempo que tenho uma duvida e decidi colocar. Nao sei se existe algum topico a falar deste assunto, eu pelo menso nao encontrei.

 

Ja li que devemos deixar as luzes ligadas pelo menos 12h , para simular um dia tropical (falo de aquarios com peixes tropicais). Pelo que conheço do cilco das plantas a falta de luz e necessária para o seu ciclo de vida. è sem luz que fazem a transformação de CO2 em O2. Tendo em conta esta informação e lógico que ha noite as luzes do aquário fiquem desligadas.

Durante o dia eu custumo deixar as luzes do aquario ligadas, pois tenho receio que a luz natural nao seja sufeciente. No entanto é exactamente neste ponto que se prende a minha duvida. Será mais correcto nao ligar as liuzes durante o dia e ligar apenas durante a noite. Ou ligar durante o dia e a noite deixar o aquario na escuridao total?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos, ha muito tempo que tenho uma duvida e decidi colocar. Nao sei se existe algum topico a falar deste assunto, eu pelo menso nao encontrei.

 

Ja li que devemos deixar as luzes ligadas pelo menos 12h , para simular um dia tropical (falo de aquarios com peixes tropicais). Pelo que conheço do cilco das plantas a falta de luz e necessária para o seu ciclo de vida. è sem luz que fazem a transformação de CO2 em O2. Tendo em conta esta informação e lógico que ha noite as luzes do aquário fiquem desligadas.

Durante o dia eu custumo deixar as luzes do aquario ligadas, pois tenho receio que a luz natural nao seja sufeciente. No entanto é exactamente neste ponto que se prende a minha duvida. Será mais correcto nao ligar as liuzes durante o dia e ligar apenas durante a noite. Ou ligar durante o dia e a noite deixar o aquario na escuridao total?

 

Boas

 

Eu no meu aquário tenho 9h:30m de luz por causa das algas e ligo de dia e desligo à noite!

Agora para que ligar as luzes à noite?

Para isso era preciso que o local onde o aquário ficasse esteja na escuridão quase total durante o dia, e também teria de ser uma mudança gradual e lenta para que isso pudesse acontecer porque as plantas sabem mais ou menos quando vai ser hora que as luzes vão acender e também quando apagar!

 

Espero ter ajudado!

 

 

cumps

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu no meu aquário tenho 9h:30m de luz por causa das algas e ligo de dia e desligo à noite!

Agora para que ligar as luzes à noite?

Para isso era preciso que o local onde o aquário ficasse esteja na escuridão quase total durante o dia, e também teria de ser uma mudança gradual e lenta para que isso pudesse acontecer porque as plantas sabem mais ou menos quando vai ser hora que as luzes vão acender e também quando apagar!

 

Espero ter ajudado!

 

 

cumps

 

Sim ajudast-te. Fiquei com esta duvida, porque ja reparei que algumas pessoas apenas ligam a luz dos aquarios durate a noite, mas la devem ter as suas razoes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim ajudast-te. Fiquei com esta duvida, porque ja reparei que algumas pessoas apenas ligam a luz dos aquarios durate a noite, mas la devem ter as suas razoes...

 

 

Pois, mas para fazer esta mudança é preciso bastante tempo para as plantas e também os peixes se habituarem.

E quem liga as luzes à noite é porque talvez não esteja em casa durante o dia por motivos de trabalho e que só chega à noite, onde pode apreciar o aquário e tratar dele já que não o pode fazer durante o dia!

Penso eu que seja este um motivo entre outros para fazerem isso...

 

 

 

cumps

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mai acho que estão aqui algumas confusões...

 

 

Ja li que devemos deixar as luzes ligadas pelo menos 12h , para simular um dia tropical (falo de aquarios com peixes tropicais). Pelo que conheço do cilco das plantas a falta de luz e necessária para o seu ciclo de vida. è sem luz que fazem a transformação de CO2 em O2.

 

As plantas quando realizam fotossintese, que é no periodo de luz, fazem a transformação de CO2 em O2, e não no periodo da noite.

 

Durante o dia eu custumo deixar as luzes do aquario ligadas, pois tenho receio que a luz natural nao seja sufeciente. No entanto é exactamente neste ponto que se prende a minha duvida.

 

Não percebo o que intendes por "luz natural", o teu aqua apanha luz solar? Só essa é que é luz natural, todo o outro tipo de luz é artificial, mas para saberes se tens iluminação suficiente, podes a grosso modo fazer a regra de 1w por litro ou 0.5w por litro e ficas a saber se tens iluminação suficiente

 

Será mais correcto nao ligar as liuzes durante o dia e ligar apenas durante a noite. Ou ligar durante o dia e a noite deixar o aquario na escuridao total?

 

Não é mais correcto nem mais errado, a hora biológica das plantas e dos peixes somos nós que a determinamos pelo ligar e desligar das luzes, os peixes no Brasil têm uma hora biológica e os da Ásia têm outra e não é por isso que andam baralhados. Geralmente as luzez ligam-se quando o aquariofilista está em casa...se não qual seria o prazer de chegar a casa e ter sempre o aqua às escuras?

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o meu aqua nao apanha luz directa do sol, está no hall de entrada da casa, mas obviamente que durante o dia apanha a claridade do dia.

Se eu acender as luzes do aqua à noite ele vai ter luz durante 24 horas.

Embora a luz do dia não incinda directamente sobre o aqua eu nao preciso acender a luz do hall para ter iluminação.

por isso não me parece ser correcto acender as luzes artificiais durante a noite. na minha maneira de ver isso seria luz a mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A iluminação que o aqua apanha não é suficiente para nada...muita gente que tem tariga bi-horária liga só de noite, eu tenho o meu da sala a ligar às 16 e a apagar as 2h do quarto a ligar às 13 e a desligar às 23

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.