grove Publicado Julho 15, 2009 Publicado Julho 15, 2009 Olá a todos, ha muito tempo que tenho uma duvida e decidi colocar. Nao sei se existe algum topico a falar deste assunto, eu pelo menso nao encontrei. Ja li que devemos deixar as luzes ligadas pelo menos 12h , para simular um dia tropical (falo de aquarios com peixes tropicais). Pelo que conheço do cilco das plantas a falta de luz e necessária para o seu ciclo de vida. è sem luz que fazem a transformação de CO2 em O2. Tendo em conta esta informação e lógico que ha noite as luzes do aquário fiquem desligadas. Durante o dia eu custumo deixar as luzes do aquario ligadas, pois tenho receio que a luz natural nao seja sufeciente. No entanto é exactamente neste ponto que se prende a minha duvida. Será mais correcto nao ligar as liuzes durante o dia e ligar apenas durante a noite. Ou ligar durante o dia e a noite deixar o aquario na escuridao total? Citar
fabio j Publicado: Julho 15, 2009 Publicado: Julho 15, 2009 Olá a todos, ha muito tempo que tenho uma duvida e decidi colocar. Nao sei se existe algum topico a falar deste assunto, eu pelo menso nao encontrei. Ja li que devemos deixar as luzes ligadas pelo menos 12h , para simular um dia tropical (falo de aquarios com peixes tropicais). Pelo que conheço do cilco das plantas a falta de luz e necessária para o seu ciclo de vida. è sem luz que fazem a transformação de CO2 em O2. Tendo em conta esta informação e lógico que ha noite as luzes do aquário fiquem desligadas. Durante o dia eu custumo deixar as luzes do aquario ligadas, pois tenho receio que a luz natural nao seja sufeciente. No entanto é exactamente neste ponto que se prende a minha duvida. Será mais correcto nao ligar as liuzes durante o dia e ligar apenas durante a noite. Ou ligar durante o dia e a noite deixar o aquario na escuridao total? Boas Eu no meu aquário tenho 9h:30m de luz por causa das algas e ligo de dia e desligo à noite! Agora para que ligar as luzes à noite? Para isso era preciso que o local onde o aquário ficasse esteja na escuridão quase total durante o dia, e também teria de ser uma mudança gradual e lenta para que isso pudesse acontecer porque as plantas sabem mais ou menos quando vai ser hora que as luzes vão acender e também quando apagar! Espero ter ajudado! cumps Citar [url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]CumprimentosFábio Joaquim
grove Publicado: Julho 15, 2009 Autor Publicado: Julho 15, 2009 Boas Eu no meu aquário tenho 9h:30m de luz por causa das algas e ligo de dia e desligo à noite! Agora para que ligar as luzes à noite? Para isso era preciso que o local onde o aquário ficasse esteja na escuridão quase total durante o dia, e também teria de ser uma mudança gradual e lenta para que isso pudesse acontecer porque as plantas sabem mais ou menos quando vai ser hora que as luzes vão acender e também quando apagar! Espero ter ajudado! cumps Sim ajudast-te. Fiquei com esta duvida, porque ja reparei que algumas pessoas apenas ligam a luz dos aquarios durate a noite, mas la devem ter as suas razoes... Citar
fabio j Publicado: Julho 15, 2009 Publicado: Julho 15, 2009 Sim ajudast-te. Fiquei com esta duvida, porque ja reparei que algumas pessoas apenas ligam a luz dos aquarios durate a noite, mas la devem ter as suas razoes... Pois, mas para fazer esta mudança é preciso bastante tempo para as plantas e também os peixes se habituarem. E quem liga as luzes à noite é porque talvez não esteja em casa durante o dia por motivos de trabalho e que só chega à noite, onde pode apreciar o aquário e tratar dele já que não o pode fazer durante o dia! Penso eu que seja este um motivo entre outros para fazerem isso... cumps Citar [url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]CumprimentosFábio Joaquim
jpospr Publicado: Julho 16, 2009 Publicado: Julho 16, 2009 Antes de mai acho que estão aqui algumas confusões... Ja li que devemos deixar as luzes ligadas pelo menos 12h , para simular um dia tropical (falo de aquarios com peixes tropicais). Pelo que conheço do cilco das plantas a falta de luz e necessária para o seu ciclo de vida. è sem luz que fazem a transformação de CO2 em O2. As plantas quando realizam fotossintese, que é no periodo de luz, fazem a transformação de CO2 em O2, e não no periodo da noite. Durante o dia eu custumo deixar as luzes do aquario ligadas, pois tenho receio que a luz natural nao seja sufeciente. No entanto é exactamente neste ponto que se prende a minha duvida. Não percebo o que intendes por "luz natural", o teu aqua apanha luz solar? Só essa é que é luz natural, todo o outro tipo de luz é artificial, mas para saberes se tens iluminação suficiente, podes a grosso modo fazer a regra de 1w por litro ou 0.5w por litro e ficas a saber se tens iluminação suficiente Será mais correcto nao ligar as liuzes durante o dia e ligar apenas durante a noite. Ou ligar durante o dia e a noite deixar o aquario na escuridao total? Não é mais correcto nem mais errado, a hora biológica das plantas e dos peixes somos nós que a determinamos pelo ligar e desligar das luzes, os peixes no Brasil têm uma hora biológica e os da Ásia têm outra e não é por isso que andam baralhados. Geralmente as luzez ligam-se quando o aquariofilista está em casa...se não qual seria o prazer de chegar a casa e ter sempre o aqua às escuras? Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Sergio Nunes Publicado: Julho 16, 2009 Publicado: Julho 16, 2009 o meu aqua nao apanha luz directa do sol, está no hall de entrada da casa, mas obviamente que durante o dia apanha a claridade do dia. Se eu acender as luzes do aqua à noite ele vai ter luz durante 24 horas. Embora a luz do dia não incinda directamente sobre o aqua eu nao preciso acender a luz do hall para ter iluminação. por isso não me parece ser correcto acender as luzes artificiais durante a noite. na minha maneira de ver isso seria luz a mais. Citar
jpospr Publicado: Julho 16, 2009 Publicado: Julho 16, 2009 A iluminação que o aqua apanha não é suficiente para nada...muita gente que tem tariga bi-horária liga só de noite, eu tenho o meu da sala a ligar às 16 e a apagar as 2h do quarto a ligar às 13 e a desligar às 23 Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Recommended Posts