Projecto NP2


PINTON

Recommended Posts

Bom dia,

 

finalmente resolvi entrar no mundo da aquariofilia, muito influenciado por um colega que é membro deste forum (o mestre PIRANHA). Ao longo de 2 semanas estive a adquirir conhecimentos neste forum, que me foram muito uteis, tanto na compra do material, como na escolha do biotopo.

 

Passemos então ao que interessa:

 

Setup:

Data da Montagem: 11/07/09

Medidas: 90 x 40 x 40 em vidro de 8mm, by Scalare

Volume: 144l brutos, 120l de agua

Termostato: Jager 125W by PrimeFish

Filtração: Eheim 2222 by membro Godlike

Iluminação: Calha DIY 2x55W pll, 100cm (aguardando calha 4x39w + Moonlight by Luz Aquática)

CO2: Pressurizado composto por botija de 2Kg, máno-redutor com válvula solenoide, difusor em vidro by Naturpets

 

Substrato/solo:

1º- Power Sand ADA 6L

2º- Aquasoil Amazonia ADA 9L

3º- Bright Sand ADA 2L

4º- Aquasoil Powder 2L

 

Hardscape: Seiryu Stone 15Kg by Naturpets

 

Fauna: a aguardar ciclo do azoto

 

Flora:

Eleocharis Acicularis

Eleocharis Parvulus

Echinodorus Tenellus

Glossostigma Elatinoides

Riccia

 

Fotos:

 

Vista Geral do Material

 

NP2002.jpg

 

Aqua e Móvel

 

NP2005.jpg

 

Separação dos substratos através do cartão

 

NP2006.jpg

 

Power Sand ADA (com os pezinhos do PIRANHA :P )

 

NP2010.jpg

 

Bright Sand ADA

 

NP2012.jpg

 

Aqua com substratos colocados e separados

 

NP2019.jpg

 

Colocação das Seiryu Stones

 

NP2022.jpg

 

Definição da margem através de pequenas Seiryu Stone com Riccia (aqui o PIRANHA revelou os seus dotes a partir pedra)

 

NP2032.jpg

 

Pormenor margem esquerda

 

NP2040.jpg

 

Pormenor margem direita

 

NP2041.jpg

 

Enchimento do aqua já plantado

 

NP2042.jpg

 

Resultado Final de uma bela tarde de Aquariofilia, regado com cerveja e boa disposição (e algum stress!!)

 

NP2057.jpg

 

A EQUIPA NP2

 

NP2027.jpg

 

 

Aproveito o post, para agradecer ao mestre PIRANHA pelos conselhos e disponibilidade para ajudar a esta montagem e aos membros Rui Abreu e Godlike.

 

Aceitam-se comentários (não sejam muito mauzinhos, que este é o meu 1º aqua)!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas e bem vindo ao vicio

 

o aquario está muito bom (com mãozinha esperiente!! :P ) e essas pedras são um espetaculo, espero que corra tudo bem com ele e continua a postar a evolução

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro amigo

 

Foi um prazer ajudar.

 

É bem mais facil fazer algum com condições que tinhas e com tua pre-disposição para aprender.

 

Vai colocando actualizações ....

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !

 

O aquario está muito bonito, nunca pensei que ficasse assim depois de ver a separação dos substratos. Muito fixe as pequenas pedras de seiryu com a ricia amarrada. Só acho que ficava melhor se as pequenas pedras não estivessem tão certinhas umas a seguir as outras, dar mais o efeito natural, tás a perceber?

 

De resto está espectacular. Continua e vai postando a evolução do aqua.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pinton,

Realmente ficou muito bom esse aqua,pra mais tendo em conta que foi o 1º. :thumbup3:

A escolha dos substratos está muito bem feita e as Seiryu stone são uma optima escolha.

No caso do equipamento,acho esse 2222 um bocadinho "á pele" pra essa litragem :eusathink: ,mas se bem percebi foi uma compra em 2ª mão e ai não se póde escolher,é aproveitar o que aparece. :rolleyes:

No caso da iluminação,apesar de teres uma intensidade razoavel,acho que só tens a ganhar com uma calha de 4 lâmpadas,já que pódes fazer uma boa escolha de espectros diferentes.

De resto está tudo muito bem,agora é não perdoar com as TPAs e ir andando de olho a ver quando o ciclo termina.

Boa sorte com isso e não deixes de ir postanto actualizações. ;)

Um abraço.

 

 

PS-Ó xôr Piranha,então o meu amigo não tem vergonha de andar a desencaminhar jovens inocentes e a trazê-los para um vicio tramado como este,que todos sabemos ser responsavel por inumeras discussões e divorcios?!...tsss...tsss...que vergonha. :tapfoot:

 

:laugh::laugh::laugh:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas..

 

Gostei bastante do resultado final..

 

Tens que ter é muito cuidado, para nas aspiracoes e tal , os substratos não se misturarem.. :)

 

Boa continuação e fico a espera de mais fotos.

 

Abraço.

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Gostei bastante, tá muito ao estilo do amano :)

 

Muito bom, agora e esperar pa ver o efeito

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros,

 

obrigado pelos comentários, é bom de ler para a motivação continuar em altas... Realmente a montagem tem muita inspiração de uma do Amano... :ohmy:

 

Agora estou com um pequeno problema, pois as acicularis estão a ficar com algumas pontas negras e a ficarem amarelas :drool3: o que é que acham que possa ser?

 

Estou a fazer 10 horas de luz e o CO2 está a bombar. Fiz ontem uns testes e o resultado foi:

 

Fe: 0.25mg/l

NO3: 50mg/l

ph: 7

kH: 5dkH

PO4: 0.5mg/l

 

O que é que acham dos valores? É necessário mais algum teste?

 

 

Abc

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Excelente projecto.

Os meus parabéns.

Em relação as plantas.... numa montagem com 3-4 dias de vida... ainda é cedo ... muito cedo mesmo... para tirares qualquer conclusão.

As plantas ainda nem sequer se ambientaram.

Importante... neste fase... são as regulares trocas de água... para evitar eventuais excesos de nutrientes... e tambem para podermos mais facilmente controlar alguns valores.

Tens os Nitratos um pouco elevados... mas com 3-4 dias de montagem... é muito cedo para retirarmos conclusões.

Por mim... era mesmo realizar algumas trocas de água.

Atenção aos excessos de iluminação .... principalmente agora ao inicio.

Vai actualizando. :drool3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

finalmente resolvi entrar no mundo da aquariofilia, muito influenciado por um colega que é membro deste forum (o mestre PIRANHA). Ao longo de 2 semanas estive a adquirir conhecimentos neste forum, que me foram muito uteis, tanto na compra do material, como na escolha do biotopo.

 

Passemos então ao que interessa:

 

Setup:

Data da Montagem: 11/07/09

Medidas: 90 x 40 x 40 em vidro de 8mm, by Scalare

Volume: 144l brutos, 120l de agua

Termostato: Jager 125W by PrimeFish

Filtração: Eheim 2222 by membro Godlike

Iluminação: Calha DIY 2x55W pll, 100cm (aguardando calha 4x39w + Moonlight by Luz Aquática)

CO2: Pressurizado composto por botija de 2Kg, máno-redutor com válvula solenoide, difusor em vidro by Naturpets

 

Substrato/solo:

1º- Power Sand ADA 6L

2º- Aquasoil Amazonia ADA 9L

3º- Bright Sand ADA 2L

4º- Aquasoil Powder 2L

 

Hardscape: Seiryu Stone 15Kg by Naturpets

 

Fauna: a aguardar ciclo do azoto

 

Flora:

Eleocharis Acicularis

Eleocharis Parvulus

Echinodorus Tenellus

Glossostigma Elatinoides

Riccia

 

Fotos:

 

Vista Geral do Material

 

NP2002.jpg

 

Aqua e Móvel

 

NP2005.jpg

 

Separação dos substratos através do cartão

 

NP2006.jpg

 

Power Sand ADA (com os pezinhos do PIRANHA :P )

 

NP2010.jpg

 

Bright Sand ADA

 

NP2012.jpg

 

Aqua com substratos colocados e separados

 

NP2019.jpg

 

Colocação das Seiryu Stones

 

NP2022.jpg

 

Definição da margem através de pequenas Seiryu Stone com Riccia (aqui o PIRANHA revelou os seus dotes a partir pedra)

 

NP2032.jpg

 

Pormenor margem esquerda

 

NP2040.jpg

 

Pormenor margem direita

 

NP2041.jpg

 

Enchimento do aqua já plantado

 

NP2042.jpg

 

Resultado Final de uma bela tarde de Aquariofilia, regado com cerveja e boa disposição (e algum stress!!)

 

NP2057.jpg

 

A EQUIPA NP2

 

NP2027.jpg

 

 

Aproveito o post, para agradecer ao mestre PIRANHA pelos conselhos e disponibilidade para ajudar a esta montagem e aos membros Rui Abreu e Godlike.

 

Aceitam-se comentários (não sejam muito mauzinhos, que este é o meu 1º aqua)!!!

 

Não pude deixar de reparar na t-shirt ! :) GOOD BUSH :P

Muito bem feito o aquário ! Espero e desespero por mais fotos :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

SOS ALGAS,

 

tenho o meu aqua completamente cheio de algas... preciso de ajuda para as combater!!!

 

Iluminação diária: 10h

Fertilização diária: ADA Bright K e Bright Step 1

 

Ajudem-mde...... :flick_tongue:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

SOS ALGAS,

 

tenho o meu aqua completamente cheio de algas... preciso de ajuda para as combater!!!

 

Iluminação diária: 10h

Fertilização diária: ADA Bright K e Bright Step 1

 

Ajudem-mde...... :cry4:

 

 

Ainda não tens peixes certo?

Já agora que tipo de algas tens?

 

Eu sinceramente não sei se fertilizava diariamente, isto porque tens substratos bons e no arranque não tou a ver grandes deficiênncias de nutrientes, mas sim excesso dos mesmos. Podes tentar equilibrar os mesmo mas sinceramente eu apostava no seguinte :

 

TPA's diarios de 30%

Com uma seringa "borrifava" as zonas com algas com Seachem excel no teu caso usa para 11ml/dia (3x a dose recomendada)

Aumentava um bocado o fluxo de CO2

Era capaz de arranjar uns 4 ottos e 2 sae.(adoro estes peixes)

 

Um exterilizador UV também não ia mal ...mas não digo isto muito alto porque os "puristas" vem logo com os bastões na mão para me bater... :)

Editado por miltonleopoldo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

Pra reduzires as algas podes meter 3 ou 4 neritinas que até deve de ajudar no ciclo...

Mas mesmo assim não devias de fazer fertilizações nesta altura em que as plntas se estam a habituar ! E a luz devia estar de 7 a 8 h ...

Espero ter ajuda-do...

Fica bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

A começares já a fertilizar na coluna de agua tão cedo e já a bombar 10h de iluminação...estavas á espera de quê?? chainsaw

Com um substrato tão potente como o teu não percebo o porquê de já estares a fertilizar :cry4: ,devias isso sim apostar em TPAs diarias com algum volume.

Como já te tinha dito esse filtro é muito fraquito pra esse volume de agua o que tanbem não ajuda no combate ás algas. :)

Já agora que tipo de algas são??

Todas as dicas dadas pelo milton e pelo Hugo são válidas embora no caso da introdução de Fauna tem de haver algum cuidado e contenção pq duvido que o aqua já tenha completado o ciclo,no caso do Excell é um exelente produto que já me resolveu alguns problemas,se as tuas algas fossem BBAs(o que duvido) então ai éra "tiro e queda".

Reduz a iluminação pra umas 7h diarias e para-me com fertilizações na coluna de agua e...TPAs...TPAs e mais...TPAs.

Não entres em stress que tudo se acaba por resolver. :wink:

Um abraço. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tens uma montagem com 5 dias com 6L de substrato fértil da ADA, sem plantas de crescimento rápido, com fertilização liquida diária, aparentemente desde o 1º dia, com filtragem insuficiente.

 

É perfeitamente natural que tenhas algas.

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal,

 

obrigado pelas dicas... Ontem esqueci-me de referir que a meio semana fiz uma TPA de 50% e que as algas apareceram após essa TPA...

 

Antes da TPA fiz uns testes que deram:

 

NO3 - 50mg/l

PO4 - 0,5mg/l

pH - 7

kH - 5dkH

Fe - 0,25mg/l

 

Após a TPA ainda não repeti os testes, espero faze-los hoje!

 

Abc

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal,

 

obrigado pelas dicas... Ontem esqueci-me de referir que a meio semana fiz uma TPA de 50% e que as algas apareceram após essa TPA...

 

Antes da TPA fiz uns testes que deram:

 

NO3 - 50mg/l

PO4 - 0,5mg/l

pH - 7

kH - 5dkH

Fe - 0,25mg/l

 

Após a TPA ainda não repeti os testes, espero faze-los hoje!

 

Abc

Boas,

Pois,Nitratos ainda altos e Fosfatos muito baixos o aqua ainda está a ciclar.

Se puderes mete temporariamente ai algumas plantas flutuantes,vão ajudar-te no combate ás algas já que consomem muitos nutrientes da coluna de agua.

Pódes tanbem aumentar um bocadinho a injecção de CO2.

Um abraço.

 

 

PS-Continuamos sem saber que tipo de algas são...

Editado por Luis carrilho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As algas não sei o nome, talvez hair algae e BBA, pelo que li, na realidade são algas que estão agarradas às folhas das plantas (acicularis) tipo algodão verde, na riccia (nota-se onde a riicia está mais escura) e no substrato, tanto na areia branca como no subtrato aqua powder... e a superficie das pedras está a ficar verde, além da agua no geral... :puppydogeyes:

 

 

Abc

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As algas não sei o nome, talvez hair algae e BBA, pelo que li, na realidade são algas que estão agarradas às folhas das plantas (acicularis) tipo algodão verde, na riccia (nota-se onde a riicia está mais escura) e no substrato, tanto na areia branca como no subtrato aqua powder... e a superficie das pedras está a ficar verde, além da agua no geral... :puppydogeyes:

 

 

Abc

 

 

Faz aquilo que te disse, que em principio resolve-se o problema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, isso são filamentosas, quase de certeza...

 

O melhor mesmo é meteres 6h de luz com pouca luz tipo 0.5w/l... um UV ajuda na água na verde.

 

O aquario ainda está muito fresquinho :puppydogeyes: não fertilizes com nada e nem acertes nutrientes para já... TPAs de 50% diárias e remoção manual com uma pinça das algas que conseguires!

 

Tens de tentar reduzir todos os nutrientes o maximo que conseguires da coluna de água... as plantas se tiverem enrascadas vão buscar todos os nutrientes que precisam ao substrato!

 

Se puderes mete fotos!

 

Cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Malta,

 

acabei de fazer uma TPA total, limpei tudo o que consegui... Vou baixar para 6h a iluminação e não vou fertilizar...

 

Vamos ver!!!!

 

Luís,

 

quanto ao aqua e o movel, é uma questão de gosto pessoal (e também de limites no orçamento)... :D

 

 

Abc

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha já agora onde compras-te esse movel?

 

Tou a pensar fazer um upgrade ao meu e ando a pesquisar por um novo movel.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.