Marcação de território ou ritual de acasalamento?


Recommended Posts

Olá a todos os entusiastas dos peixes.

Há algum tempo que tenho peixes de água fria, um de 150 L com 2 shubunkins e um de 250L com 2 cabeças de leão e 1 shubunkin.

De cada vez que tento juntar o shubunkin que está junto com os cabeças de leão aos outros 2 do outro aquário eles fazem-lhe uma perseguição um bocado violenta e eu tenho que desistir da ideia de os ter juntos antes que o peixe morra de exaustação.

Não percebo este comportamento, será que estão a marcar om território ou porque querem acasalar com o novo indivíduo?

 

Cumprimentos e agradeço que me ajudem para saber o que hei-de fazer a seguir. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que consta a maioria dos kinguios são pacífico mesmo entre espécies diferentes mas "podem" ocorrer excessões e alguns se tornarem individualistas e não quererem outros junto a eles, portanto alguns gostam de morder as belas caudas de outros.

 

O acasalamente "entre as espécies" se dá em um ritual um pouco violento pois a macho fica dando cabeçadas na femea direcionando-a para o local da desova, geralmente raizes de plantas.

 

Geralmente gostam muito de brincarem entre sí correndo um atrás do outro mas não sei se seria o caso dos seus portanto sugiro que coloque alguns objetos adcionais ou mesmo plantas para ter mais locais para se esconderem das perseguições até se acostumarem.

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os 2 que eu tenho no aquário sozinhos são machos, têm mesmo as guelras com pontos brancos, a fêmea (julgo pelo comportamento deles e pelas guelras sem pontos) que está junto com as orandas é ligeiramente mais pequena e menos encorpada que os machos. Costumava tê-los juntos até que há uns meses atrás eles começaram a persegui-la exaustivamente até ao ponto de eu a ver quase inerte e com eles a continuarem a afocinhá-la, aí achei melhor separá-la não fosse morrer. Depois até os meti num aquário maior e tentei novamente juntar a fêmea... mas a perseguição é a mesma... e ao fim da 2ª vez desisti de os tentar juntar. O meu aquário tem plantas e esconderijos mas parece que não adianta de nada, nem ela desova, nem se esconde, nem eles param de a perseguir.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um detalhe importantíssimo que não falamos.

Para se juntar machos e femeas de kinguios num mesmo aqua é aconselhável no mínimo 2 femeas para cada macho e se ela for única entre esse machos todos eles a levarão a óbto por motivo de stress.

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais