Saara


Vitor Pereira

Recommended Posts

Boas a todos os membros!

 

Após uma experiência falhada com um anterior aquario com as mesmas medidas deste pelos piores motivos (rebentou e consequente inundação da casa) resolvi não desistir deste hobbie e dediquei-me a idealizar um novo projecto.

Arregacei mangas, e construi um aquario com as mesmas medidas do anterior mas agora com vidro de 12mm e não com 10 mm como o anterior.

Foi então que me dirigi à loja mania dos peixes e com a precios ajuda do Nuno Marques que me deu umas dicas valentes consegui construir um hardscape que realmente gostei.

Vamos lá então ao setup e respectivas fotos:

 

 

 

Setup:

 

Medidas: 150c x 50a x 50l em vidro de 12mm (375 litros)

Termostato: Jager 300W

Filtro: Eheim 2217

Iluminação: Calha Atman, 2HQIx150W + 4PLLx24w, 120cm

Substrato/solo: Mistura de substrato sera floredepot+ JBL e por cima Akadama Sohin

CO2: Sistema da aquaristik - botija de 2Kg, com redutor e valvula solenoide

Hardscape: Raizes e rochas seiryu stone

 

Fauna:

Ainda nada - aqua a ciclar mas a pensar nos discos, neons, cherrys e corys e uns quantos nariz de bebado

 

Flora:

Eusteralis stellata

Fetos

Eleocharis acicularis

Anubias nana

 

Fotos:

 

Frente:

 

IMG_0013.jpg

 

IMG_0015.jpg

 

IMG_0018.jpg

 

lateral:

 

IMG_0017.jpg

 

 

Espero que gostem e comentem para me ajudarem a melhorar!

Cumps

Editado por Vitor Pereira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas vitor.. foi pena o que aconteceu.. mas tinhas um aquario com essas medidas com vidro de 10mm sem traves???

 

Bem neste layout podias ter feito declives e montes para nao ficar um substrato tao uniforme...

 

Essa iluminação é muito forte para as quantidades de plantas que tens no momento... usa só as PLL nas primeiras 2 semanas e se for pouca luz liga somente as HQI por 3ou4 horitas.

 

Ainda é muito cedo para comentar o layout... mas quando começar a desenvolver é moldares isso que vai ficar excelente!

 

Cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tens tudo para fazer um lindo aquario.

 

Acho que te antecipastes um pouco e podias ter adiado o projecto á espera de reunir mais rochas e troncos, coisa que agora com calma e tempo tambem podes adicionar aos poucos. :roll:

 

As plantas tambem era importante arrancares com mais massa vegetal, a potencia dessa calha com apenas essas plantas, tens que te por a pau.

7h de luz inicialmente penso que era sensato para já.

 

vai dando noticias do desenvolvimento do aquario :)

 

edit: Godlike postamos ao mesmo tempo hehehe , tambem concordo , 7 a 8h de luz e se der para acender as luzes por turnos as hqi apenas umas 3 a 4 horas pela tarde.

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas vitor.. foi pena o que aconteceu.. mas tinhas um aquario com essas medidas com vidro de 10mm sem traves???

 

Bem neste layout podias ter feito declives e montes para nao ficar um substrato tao uniforme...

 

Essa iluminação é muito forte para as quantidades de plantas que tens no momento... usa só as PLL nas primeiras 2 semanas e se for pouca luz liga somente as HQI por 3ou4 horitas.

 

Ainda é muito cedo para comentar o layout... mas quando começar a desenvolver é moldares isso que vai ficar excelente!

 

Cumps

 

Boas Godlike, o anterior aqua tinha 3 traves, duas de lado e uma ao meio e mesmo assim foi o que aconteceu, mas isso já passou, foi uma má experiência e o importante é que já tenho outro ;) .

 

A primeira vez que montei, tinha mais declive mas os troncos estavam todos encostados à esquerda o que me deixava muito (ainda mais!!!) espaço despido do lado direito e então resolvi puxar mais os troncos para a direita e ao fazer isso tive que arrastar a akadama e assim perdi o declive.

 

Quanto à iluminação, de momento só estou a utilizar as PLL, até porque as HQI não estão a funcionar, tenho que levar a calha a um electrecista para ver o que se passa. Mas em princípio vai ser mesmo isso que referiste, mesmo quando tiver muitas plantas, vai ser 3 horas de HQI e as restantes com as PLL, até porque isto da electrecidade não é barato :animal_fish:

 

 

Boas

 

Tens tudo para fazer um lindo aquario.

 

Acho que te antecipastes um pouco e podias ter adiado o projecto á espera de reunir mais rochas e troncos, coisa que agora com calma e tempo tambem podes adicionar aos poucos. ;)

 

As plantas tambem era importante arrancares com mais massa vegetal, a potencia dessa calha com apenas essas plantas, tens que te por a pau.

7h de luz inicialmente penso que era sensato para já.

 

vai dando noticias do desenvolvimento do aquario ;)

 

edit: Godlike postamos ao mesmo tempo hehehe , tambem concordo , 7 a 8h de luz e se der para acender as luzes por turnos as hqi apenas umas 3 a 4 horas pela tarde.

 

Boas Krypticall!

 

Quando a adiar este projecto, não deu para resistir, já estava há muito tempo sem um aqua, e este bichinho da aquariofilia sabes como é!

Tenciono agora, aos poucos, ir metendo mais plantas e até já estava à espera que me tu me tivesses dito quais :-D , por isso vê lá se começas mas é a dar ideias. Quanto à iluminação é como já referi em cima.

 

Fico à espera de sugestões para plantas...

 

 

Um abraço e obrigado a todos pelas respostas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

quanto à iluminação não te preocupes como isso a seu tempo vais acertando

conforme as suas necessidades...

 

a meu ver tens o layout um pouco despido, tens colocar mais massa inerte para

criares relevo no seu todo...

 

por ex: declives, troncos, pedras, misturas de solos, etç....

 

não juntes tudo num só lado assim vai criar um espaço muito vazio,

a não ser que tenhas algo em mente...

 

quanto à massa vegetal tens que incrementar mais pés da mesma espécie que já colocas-te...

com jeito aqui e acolá vais colocando mais espécies mas não faças muitas misturas...

o mais natural possível....

 

 

força com o projecto... :animal_fish:

tens tudo para criares um plantado excelente...

 

 

cumps

Manu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Concordo com o Manu , acrescentares mais massa vegetal mas da mesma expecie e nao fazeres muitas mesturas com outras mais.

 

Uma fonte de inspiraçao poderia ser esta para o teu aquario.

adoro a sua simplecidade , imagina isso em ponto grande no teu mas com esse tipo de layout que tens :animal_fish:

 

com essa raiz ou mais outra fazendo fusao para lhe dar mais volume e mais umas pedritas a compor o layout penso que fazes um aquario excelente.

 

talvez depois apenas mais umas bolbites nos troncos tambem nao fica-sse mal :pompomgirl:

 

vai com calma e imaginando como gostarias de ver o aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

quanto à iluminação não te preocupes como isso a seu tempo vais acertando

conforme as suas necessidades...

 

a meu ver tens o layout um pouco despido, tens colocar mais massa inerte para

criares relevo no seu todo...

 

por ex: declives, troncos, pedras, misturas de solos, etç....

 

não juntes tudo num só lado assim vai criar um espaço muito vazio,

a não ser que tenhas algo em mente...

 

quanto à massa vegetal tens que incrementar mais pés da mesma espécie que já colocas-te...

com jeito aqui e acolá vais colocando mais espécies mas não faças muitas misturas...

o mais natural possível....

 

 

força com o projecto... :mrgreen:

tens tudo para criares um plantado excelente...

 

 

cumps

Manu

 

Obrigado pelos comentários Manu.

Um abraço

 

 

Boas

 

Concordo com o Manu , acrescentares mais massa vegetal mas da mesma expecie e nao fazeres muitas mesturas com outras mais.

 

Uma fonte de inspiraçao poderia ser esta para o teu aquario.

adoro a sua simplecidade , imagina isso em ponto grande no teu mas com esse tipo de layout que tens :D

 

com essa raiz ou mais outra fazendo fusao para lhe dar mais volume e mais umas pedritas a compor o layout penso que fazes um aquario excelente.

 

talvez depois apenas mais umas bolbites nos troncos tambem nao fica-sse mal ;)

 

vai com calma e imaginando como gostarias de ver o aquario.

 

Portanto acrescento mais das mesmas plantas.

Já tinha pensado em meter mais um tronco do lado direito a ir ao encontro dos outros que tenho do lado esquerdo, que achas krypticall?

Estava a pensar meter também valisnerias no canto do lado direito. Adoro o efeito das anubias no meio das pedras, logo estava a pensar pôr mais pequenas pedras seiryu com anubias.

De referir que já tenho rotalla sp green atrás do tronco plantada.

 

Agora tenho umas questões a colocar que é as seguintes:

A Eleocharis acicularis se lhe cortar as pontas vai crescer mais e melhor?

Estou a pensar em pôr, para começar, duas horas de HQI e as restantes 5 com as PLL, será pouca luz? aumento mais horas nas HQI ou nas PLL?

Não estou a fazer qualquer tipo de fertilização, que recomendam para começar?

E CO2 quantas bolhas por segundo coloco?

Que grande confussão! Eu já tenho umas luzes pelo que leio aqui no forum mas gostava de ouvir mais algumas!

 

Um abraço e obrigado a todos pelos comentários.

Editado por Vitor Pereira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Começando pelo mais importante :D .

 

Tens o aquario montado desde que dia com as plantas ?? a montagem foi no dia 10 deste mês ?? ou foi quando decidiste abrir o topico ??

Se sim, ainda é cedo para qualquer fertilizaçao, nas primeiras duas semanas apenas trocas de agua deve de ser o mais sensato.

Quando começes a notar carencias aí sim começas a fertilizar por baixo.

 

O CO2 talvez 1 bolha por segundo inicialmente deve de bastar, á medida que a massa vegetal vá aumentando e os consumos em nutrientes tambem vao aumentando acompanhas com a subida do CO2 e Iluminaçao.

 

A iluminaçao recomendava 7h diarias com as pll e umas 2 horas de full power com as hqi pelo meio.

 

A eleocharis daqui por uma semaninha dá-lhe uma aparadela rente ao substrato, tipo uns dois dedos de altura desde o substrato é suficiente. ;)

 

 

Quanto á decoraçao do aquario, acima de tudo é para estar ao teu gosto , apenas podemos mandar um bitaite ou outro e aí tu decides e imaginas se ficaria melhor ou nao, depois é uma opçao tua :D

 

A planta que está no canto do lado esquerdo é uma stelata ?? ou aromatica ??

 

É que em relaçao ás rotalas e uma dessas possiveis plantas aí de cima, há uma enorme desproporçao do tamanho de folhagem.

tens que ter em atençao os formatos da folhagem e proporçoes do seu tamanho a serem usadas para nao se destuarem muito umas das outras.

 

Eu nas plantas sou muito suspeito porque tambem gosto de mesturar tudo e mais alguma coisa :mrgreen: e só agora começo a ter algum controlo sobre isso.

 

O meu palpite já tinha postado mais acima, nao sei se reparaste no link da imagem.

Como tens quase tudo no aquario para fazeres algo parecido evitavas por agora ter mais gastos e depois entao irias adicionando aos poucos mais algumas coisas que visses necessario a melhorar com o tempo.

 

Igual nunca fica e gostava de ver essa banheira como uma paisagem do mesmo genero, " aberta , limpa e refrescante " ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O aquario foi montado no dia 10 deste mês.

Quanto à iluminação era isso precisamente que eu estou a fazer.

Quanto à eleocharis vou então esperar e depois aparo-a, embora já me parece que ela cresceu um pouco.

 

A planta do lado esquerdo é uma stellata, e as rotalla estão mesmo ao lado :mrgreen: , fica muito muito mal?

 

Quanto à imagem claro que a vi, está espectacular, mas será que tenho arte e engenho para fazer um parecido? vamos tentar! Incrível como foste apanhar uma imagem que pode muito bem se adaptar ao meu aqua!

 

Cumps :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A planta do lado esquerdo é uma stellata, e as rotalla estão mesmo ao lado :mrgreen: , fica muito muito mal?

 

Agora deixa estar , depois quando actualizares o topico logo se vê como fica.

Até que tenhas podas das stellatas para ires replantando, as rotalas sempre ajudam nos possiveis excessos de nutrientes :D

 

se notares que o aquario começa a ter algas , vais reduzindo o tempo de iluminaçao aos poucos até encontrares a establidade do aquario.

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Está simples e muito bonito. Com certeza que vai sair dai um belo aquario. O tronco e lindissimo, tens um substrato de qualidade e bastante luz, podias optar por umas plantas mais exigentes e com uma corzinha. Macrandra, wallichii, arcuata tens ai as minhas preferidas... Para te ser sincero ha uma coisa que acho que podia estar muitissimo melhor: o declive. Puseste tudo muito direitinho, parece calcetado com aqueles martelos enormes lol...Mesmo correndo o risco de deixar o aquario uma pocilga eu, com muita gentileza, alterava isso com uma espatula. O fundo do rio é assim, acidentado, suponho eu lol...

Escolhes de forma inteligente a fauna, acompanhas o crescimento da flora com fertilizacao iluminacao e co2 adequadas (com a ajuda do kriptical por exemplo lol) e tas safo! Boa sorte.

 

PS: Eu se fosse a ti nao olhava para o aqua que o kriptical te indicou (sem malicia tiago). Acho que podes fazer muito melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Esse tapete quando estiver formado vai ficar boe de fixe, mas quando chegares á hora de o podar até te vais passar. lol

 

Força nisso!

 

Porta-te!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

glovy apenas dei o exemplo daquele aquario como um ponto de partida e como uma ideia para esta montagem , visto que a flora usada possibilita fazer algo do genero sem mais gastos adicionais para já ( eu adoro aquela montagem , mas isso sao gostos e para nao se descutir aqui :alberteinstein: ).

 

imaginando este aquario assim algo daquele genero ( como ponto de partida ) com umas moitas bonitas de Stellata , L.Aromatica , Hz mais uma Blyxas ficava excelente :alberteinstein:

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

glovy apenas dei o exemplo daquele aquario como um ponto de partida e como uma ideia para esta montagem , visto que a flora usada possibilita fazer algo do genero sem mais gastos adicionais para já ( eu adoro aquela montagem , mas isso sao gostos e para nao se descutir aqui :alberteinstein: ).

 

imaginando este aquario assim algo daquele genero ( como ponto de partida ) com umas moitas bonitas de Stellata , L.Aromatica , Hz mais uma Blyxas ficava excelente :alberteinstein:

 

Já tinha reparado no teu fetiche por aquele aqua loool...nao partilho mas ainda bem que somos todos diferentes senao isto era uma seca. De qualquer das formas acho que as plantas que sugeriste são excelentes. Acho que o vitor tem que aproveitar todo o espaço que tem. moitas em monte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Está simples e muito bonito. Com certeza que vai sair dai um belo aquario. O tronco e lindissimo, tens um substrato de qualidade e bastante luz, podias optar por umas plantas mais exigentes e com uma corzinha. Macrandra, wallichii, arcuata tens ai as minhas preferidas... Para te ser sincero ha uma coisa que acho que podia estar muitissimo melhor: o declive. Puseste tudo muito direitinho, parece calcetado com aqueles martelos enormes lol...Mesmo correndo o risco de deixar o aquario uma pocilga eu, com muita gentileza, alterava isso com uma espatula. O fundo do rio é assim, acidentado, suponho eu lol...

Escolhes de forma inteligente a fauna, acompanhas o crescimento da flora com fertilizacao iluminacao e co2 adequadas (com a ajuda do kriptical por exemplo lol) e tas safo! Boa sorte.

 

PS: Eu se fosse a ti nao olhava para o aqua que o kriptical te indicou (sem malicia tiago). Acho que podes fazer muito melhor.

 

Boas glovy, antes demais obrigado pelo comentários. Agora quanto a eu fazer melhor que o aqua que o krypticall mostrou, bem... isso já é pedir muito.

Quanto as plantas quando tiver disponibilidade ;) ,isto é, mais uns €€€, invisto ai numas plantinhas à maneira!

Quanto ao declive já me fartei de pensar nisso mas tenho medo de estragar tudo de bem que fiz até aqui, mas estou a pensar nisso, quando ganhar coragem ;)

 

 

Boas,

 

Esse tapete quando estiver formado vai ficar boe de fixe, mas quando chegares á hora de o podar até te vais passar. lol

 

Força nisso!

 

Porta-te!

 

Quando chegar a altura logo te digo! bang

 

 

Já tinha reparado no teu fetiche por aquele aqua loool...nao partilho mas ainda bem que somos todos diferentes senao isto era uma seca. De qualquer das formas acho que as plantas que sugeriste são excelentes. Acho que o vitor tem que aproveitar todo o espaço que tem. moitas em monte

 

Concordo!!!

 

Agora aqui vai uma actualização com a fauna que já introduzi até agora:

 

As HQI a funcionar em pleno, ilumina-me a casa toda bigsmile

 

IMG_0113.jpg

 

A rotala que plantei atrás do tronco:

 

IMG_0114.jpg

 

Um dos dois LDA´s que adquiri (peixe muito engraçado e reparem na eleocharis, serão algas?):

 

IMG_0116.jpg

 

Outra cory bang :

 

IMG_0123.jpg

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas Vitor

 

sem estar a afirmar com 100% certesas diria que isso na eleocharis sao detritos e lixeira ( poeiras ) do substrato.

para a semana ja a podes aparar mais rente e uma aspiraçao ao de leve pelo substrato, tipo superficial só para apanhares alguma poeira que ele tenha.

 

quando vires tambem que algumas stelatas tocam já na superficie da agua , poda em baixo e replanta novamente ao lado ;)

 

 

as fotos estao porreiras , mas tens que trabalhar mais a focagem das closes up ;)

 

 

edit: lol vejo ali uma anubia com flor ?? essa é que era bem tirada bigsmile

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como já te disse em cima esse tapete vai ficar excelente, não sei se aceitas um conselho meu, mas mm q não aceites aqui vai, se fosse eu no teu lugar retirava a cory ou as corys daí, agora podes não notar mas quanto a parvula começar a ocupar todo o espaço livre as corys só iram servir para estragar.

 

As fotos estão bem fixes, e o aqua tb.

 

Porta-te e força com isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas Vitor

 

sem estar a afirmar com 100% certesas diria que isso na eleocharis sao detritos e lixeira ( poeiras ) do substrato.

para a semana ja a podes aparar mais rente e uma aspiraçao ao de leve pelo substrato, tipo superficial só para apanhares alguma poeira que ele tenha.

 

quando vires tambem que algumas stelatas tocam já na superficie da agua , poda em baixo e replanta novamente ao lado ;)

 

 

as fotos estao porreiras , mas tens que trabalhar mais a focagem das closes up ;)

 

 

edit: lol vejo ali uma anubia com flor ?? essa é que era bem tirada ::D:

 

Pois a mim também me parece lixo! deve ter sido de ter metido a akadama sem a ter passado por água previamente! que chatisse!

 

Quanto as fotos a maquina não é das melhores e o fotografo devia estar a :sleeping:

 

IMG_0129.jpg

 

 

Como já te disse em cima esse tapete vai ficar excelente, não sei se aceitas um conselho meu, mas mm q não aceites aqui vai, se fosse eu no teu lugar retirava a cory ou as corys daí, agora podes não notar mas quanto a parvula começar a ocupar todo o espaço livre as corys só iram servir para estragar.

 

As fotos estão bem fixes, e o aqua tb.

 

Porta-te e força com isso.

 

Obrigado pelos comentários. Acho que vou ficar com as corys, são peixes que gosto.

As fotos é o que se arranja!

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal!

 

Está na hora de um update, por isso cá vão novas fotos. De referir que acrescentei à flora alternanthera cardinalis e umas blixas por detrás das pedras com as anubias. A rotalla está a crescer bem, a eleocharis também e acho que já está na hora de uma poda. A stellata também já replantei e está a crescer não como o resto das plantas mas bem. O que não está nada bem é o musgo de java que eu amarrei aos troncos mas parece que está a apodrecer a ficar amarelo, não sei porquê!.Felizmente não tenho tido problemas com as algas o que é bom.

 

Quanto à fauna, acrescentei 20 neones + 3 neons brancos (espectaculares!) e as jóias do aqua são três maravilhosos discus!

 

Mas mais do que palavras aqui vão as fotos:

 

IMG_0145.jpg

 

IMG_0144.jpg

 

IMG_0160.jpg

 

IMG_0154.jpg

 

IMG_0147.jpg

 

As blixas, a ideia é criar uma moita de blixas atrás das pedras e no meio.

 

IMG_0159.jpg

 

 

Espero que tenham gostado.

 

Por favor comentem.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, ta a crescer, e a ficar cada dia mais bonito.. penso que vais no bom caminho..

 

Apesar de achar que do lado esquerdo está um pouco misturado demais (atenção para o meu gosto).. se tu gostas está fantastico..

 

A eleocharis , tambem está a ficar com muito bom aspecto..

 

A minha proxima montagem será algo assim, e tambem vou optar por colocar Akadama..sem duvida que realca mais ...

 

Boa continuação, e vai colocando actualizações

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, ta a crescer, e a ficar cada dia mais bonito.. penso que vais no bom caminho..

 

Apesar de achar que do lado esquerdo está um pouco misturado demais (atenção para o meu gosto).. se tu gostas está fantastico..

 

A eleocharis , tambem está a ficar com muito bom aspecto..

 

A minha proxima montagem será algo assim, e tambem vou optar por colocar Akadama..sem duvida que realca mais ...

 

Boa continuação, e vai colocando actualizações

 

Boas wesley! obrigado pelos coments!

 

Aqui vai uma actualização:

 

IMG_0166.jpg

 

IMG_0169.jpg

 

Acrescentei mais algumas plantas entre as quais uma anubia presa a uma tronco (lado direito).

Isto de ter um aquario plantado de 1,5 metros tem que se lhe diga. Por um lado é bom porque se pode jogar mais com as plantas troncos, etc... mas para encher o aquario... cabecadura mas é como se costuma dizer quem corre por gosto não cansa!

 

Espero que estejam a gostar da evolução do aquario.

Comentem por favor.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Passado um mês venho aqui postar a evolução do meu aqua, a stellata eusterallis cresceu que se farta, a rotalla nem se fala e a aciculares está a criar tapete a um ritmo bom.

 

Aqui vão as fotos, comentem por favor.

 

IMG_0240.jpg

 

IMG_0239.jpg

 

IMG_0235.jpg

 

IMG_0234.jpg

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.