Possivel passagem para salgado - Ajuda


Recommended Posts

Boas,

 

tenho uma aqua de 120x60x50 vidro 10mm, fundo 12mm com calhas francesas (made vidromoldura),

coluna seca c\ 2 furos 1 de 50 e 1 de 32mm, sump 80x40x30 com 4 divisões,

1 termostato jager 300w (ligado a controlador de temperatura),

calha de iluminação 'homemade' com 8 lampadas osram 36w cor 865 2750lm com arrancadores electronicos,

bomba de retorno eheim compact + 5000l (2500-5000l/h)

medidor PH tipo caneta da Hanna

 

Este aquario esta com solhas de agua doce, vulgo Discus, mas como brevemente vou mudar de casa e este aquario vai para o centro da sala, onde ja ficou na construção , um ponto de agua e esgoto, estou a pensar aproveitar e passa-lo para aquilo que foi pensado quando o encomendei e nunca tive coragem de fazer SALGADO.

 

O meu problema é o cacau, vulgo pilim (com a casa nova e lago novo, fiquei sem cheta),

 

pelo que necessitava de ajuda para defenir o que necessito para arrancar,

 

o que é realmente necessário e o que posso deixar para 2ª nupcias...

 

Agradeço desde já a vossa ajuda, ( o aquario terá que estar na casa nova em fins de Setembro, principio de Outubro)

 

Carlos Esteves

 

desculpem o testamento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pela ajuda,

 

eu sei que o meu post é apenas mais um dos pretendentes a novatos nos salgados a tirar as mesmas duvidas e que ha muito para ler aqui no forum,

 

o que me deixa com muitas dúvidas, que passo a enumerar a ver se assim é mais fácil me ajudarem:

 

 

bombas de circulação (enquanto não ha dinheiro para Tunze) 2 SunSun duplas 6000 chega?

 

substracto NATURE’S OCEAN, BIO-ACTIV LIVE ARAGONITE é bom, quanto kg kilos preciso?

 

Rocha viva 50Kg para começar

 

Osmose é necessária, tenho agua de poço que uso á 9 anos no aqua de agua doce sem problemas ( mar é muito longe para ir buscar agua :D )

 

Escumador posso começar sem ele ou tenho (devo) comprar?

 

Iluminação a que tenho para começar chega, ou tenho que colocar hqi ?

 

Obrigado

Editado por Carlos Esteves
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...
Boas,

 

tenho uma aqua de 120x60x50 vidro 10mm, fundo 12mm com calhas francesas (made vidromoldura),

coluna seca c\ 2 furos 1 de 50 e 1 de 32mm, sump 80x40x30 com 4 divisões,

1 termostato jager 300w (ligado a controlador de temperatura),

calha de iluminação 'homemade' com 8 lampadas osram 36w cor 865 2750lm com arrancadores electronicos,

bomba de retorno eheim compact + 5000l (2500-5000l/h)

medidor PH tipo caneta da Hanna

 

o que é realmente necessário e o que posso deixar para 2ª nupcias...

 

Agradeço desde já a vossa ajuda, ( o aquario terá que estar na casa nova em fins de Setembro, principio de Outubro)

 

Carlos Esteves

 

 

Boas Carlos Esteves

Quanto ao aquário e caixa depuradora parece-me bem.

Não percebi muito bem o tipo de iluminação que pensas usar. Mas não me parece que seja a indicada.

Bem sei que quando nos repartimos por varias actividades fica muito complicado e ajuda ir comprando a prestações.

Vamos lá a ver uma opinião, muito discutível, sobre a montagem de um aquário a prestações.

Sendo assim, eu começaria por instalar o aquário com agua a baixo do nível de saída para a coluna seca e sal com pelo menos uma bomba de circulação para misturar o sal. Pode até ser a bomba de retorno “Eheim compact” e depois de um ou dois dias de funcionamento começava a meter areia e rocha que nesta fase pode ser daqueles calhaus secos que se compram mais baratos nas lojas de aquariofilia. Deixava passar uma semanita ou duas e fazia uma muda parcial de água e começava utilizar rocha viva. Nesta altura substituía a bomba de retorno por uma bomba de fluxo comprada para o efeito. Pode até ser a SunSun que possivelmente irás depois querer retirar ou talvez não. Se desistires dela terá sido dinheiro para o caixote do lixo mas aceito que numa fase inicial seja uma necessidade. Com a introdução da rocha viva será interessante começar a pensar no sistema de iluminação e, num aquário de 120cm, eu começaria por uma régua de 2x54W em lâmpadas T5.

Entretanto mais uma muda de água e acabava de encher o aquário e enchia também a caixa depuradora, punha a bomba de retorno a funcionar na caixa depuradora e o sistema a funcionar normalmente com um bom escumador (Skimmer). Imagino que de Julho ate hoje tenhas andado atento aos classificados do Fórum e já tenhas adquirido em segunda mão um bom e barato escumador.

Com o aquário, a caixa depuradora e o respectivo escumador, a bomba de retorno, as bombas de circulação, a areia, a rocha e a iluminação o sistema está iniciado. Logo que possível convém adquirir uma segunda régua de 2x54W de T5. Feitas as respectivas medições e estando o aquário pronto para receber os primeiros habitantes (além dos já introduzidos com a rocha viva) eu começaria por introduzir a equipe de limpeza, Xénias e um ou mais Sarcothyton.

 

Resumindo:

Aquário, sal e bomba para começar.

Passado um ou dois dias areia e rocha.

Passado uma semana ou mais começar com as mudas parciais de água e introdução de rocha viva, meter água na caixa depuradora e passar para lá a bomba de retorno, acabar de encher o aquário e comprar uma bomba de circulação para o aquário a instalar no lado contrario ao de entrada da água enviada pela bomba de reposição. Instalação de uma primeira régua de lâmpadas T5 com 2x54W. Se os parâmetros da água estiverem bons pode ser introduzida a equipa de limpeza.

Deixar passar mais uma ou duas semanas (ou mais) e instalar uma segunda bomba de circulação e uma segunda régua de lâmpadas T5 com 2x54W.

Depois de introduzida a equipe de limpeza pode começar a pensar em Xénias e Sarcothytons.

 

Estes “timings” podem ser ajustados em função da disponibilidade financeira para as aquisições.

 

Recomendo o aparelho de osmose para a água de reposição (da agua evaporada) e para a água misturada com sal. No Verão, eu também gosto muito de andar a regar com água de poço ou furo e beber aquela água fresquinha mas sei muito bem dos riscos que corremos nomeadamente por causa dos fertilizantes que hoje em dia são exageradamente utilizados pelos agricultores. Tenho sérias dúvidas quanto à qualidade da água dos nossos poços e furos. Eu apostaria mesmo na aquisição do aparelho de osmose.

 

Vai dando notícias de como esta a evoluir e dentro do possível tentaremos ajudar.

 

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais