Dúvidas sobre peixes


Recommended Posts

Ando com umas dúvidas em relação aos meus peixes e agradecia que alguém me ajudasse.

 

1ª - Há três dias reparei que um deles tinha uma pequenina mancha branca atrás da cabeça. Mancha essa, que parece estar a aumentar. Fiquei assustada porque já tinha lido sobre a doença dos buracos na cabeça e achei que podia ser esse o caso. O problema é que não consigo apanhar o safadinho do peixe para ver bem. Ele é extremamente rápido, come bem, comporta-se como os outros e parece de saúde. Acham que se fosse a tal doença ele estaria assim? Também há hipótese de ser uma mancha branca na pele a surgir. Já tive outros, donde nasceram estes, que eram pretos e brancos.

Eis a melhor foto que consegui do peixe (é o preto que está a sair de debaixo da folha de nenúfar):

6e5dffb5f2.jpg

 

2ª - A minha carpa e o kinguio maior adoram-se e são inseparáveis. Há un stempos a carpa andava sempre a mordiscar o kinguio e reparei que ele parece ter talgumas escamas danificadas na zona da barriga. Digo isto porque em algumas das manchas brancas, as escamas parecem estar meio levantadas. Contudo, ele comporta-se como sempre, come bem e nada como um louco. Devo fazer alguma coisa ou as escamas acabam por recuperar?

b8a0b89c1d.jpg

 

3ª - A minha carpa era riscada de preto e branco e tinha apenas uma pequena mancha laranja na cabeça. Agora, a mancha aumentou e parecem estar a surgir outras manchas laranja pelo corpo. As carpas podem mudar de cor, como os kinguios?

d01e06c31c.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ando com umas dúvidas em relação aos meus peixes e agradecia que alguém me ajudasse.
De acordo com suas observações tudo lçeva a crer que "as doenças oportunistas" estão se instalando em seus peixes. Faça testes e cuide da qualidade da água que é a porta de entrada de doenças e que podem ser várias. Pesquise fotos das doenças no Google.

 

3ª - A minha carpa era riscada de preto e branco e tinha apenas uma pequena mancha laranja na cabeça. Agora, a mancha aumentou e parecem estar a surgir outras manchas laranja pelo corpo. As carpas podem mudar de cor, como os kinguios?
As carpas são primas dos Kinguios e também trocam as estampas/cores mesmo depois de varios meses, portanto é normal. sua preocupação seria as cores ficarem "desbotadas" aí sim é mal sinal.

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Felizmente parece que não eram doenças, mas sim mudança de cor. O pinta branca do preto já desapareceu, mas os kinguios vermelhos estão a mudar de cor. O grande já tem a barriga toda branca e a mancha está aumentando, os dois pequeninos que já foram também todos vermelhos estão ficando com grandes manchas brancas e o vermelho e preto está a deixar de ser preto e ficando apenas vermelho.

As manchas laranja da carpa parece que estão estacionárias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais