Aquário com água branca!!!


Pedro Marques

Recommended Posts

Agradeço dicas que me possam ajudar a descobrir a causa do seguinte problema:

 

Na passagem de Segunda para Terça-feira da semana passada (4-5/10/2004), a água passou da sua cor natural (1ª foto) para a cor que se segue nas 4 fotos seguintes. A cor branca era mais intensa do que aparece nas fotos, uma vez que as fotos foram tiradas após duas mudas de 1/3 da água. Mas as mudas não resolvem o problema, apenas tornam a água mais transparente por alguns dias...

 

Este Aqua (50 litros) já se mantém estável a vários meses, com trocas semanais de 5 litros, PH 6.5-7.0, 26º-27ºc.

Apenas um peixe morreu após esse acontecimento, coisa que já não acontecia a muito. Os restantes parecem estar bem... :roll:

 

O único problema que tenho a alguns meses no Aqua é o facto de uma Alga estar a espalhar-se rapidamente nas folhas das plantas, troncos, e vidros, tipo veludo (agora até começou a crescer e a deixar de ser veludo), e está a dar cabo de todas as minhas plantas. As 4 ultimas fotos foram tiras no dia a seguir a ter tirado todas as folhas e plantas com essa alga, escovado os troncos, limpo o vidro, e feito a muda de 1/3 da água.

Na 1ª e 4ª foto talvez dê para notar ainda essa alga na única planta que deixei ficar com a alga ainda no início do desenvolvimento, pois foi a planta que mais conseguiu resistir...

 

Pic_1081_3.jpg

Pic_1081_4.jpg

Pic_1081_5.jpg

Pic_1081_6.jpg

Pic_1081_7.jpg

 

:wink:!!! :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas. nao estou a ver o que pode ser, mas costumas aspirar o areao???? se a resposta é nao, talvez seja disso. Eu ainda hoje fiz uma muda de agua ao meu aqua e ficou com o aspecto do teu. Vê tambem a cor da agua da torneira. às vezes poderá tambem ser da agua da torneira. Nao me parece que o probçema seja da alga. Mas tambem te podes aconselhar numa loja de confiança, porque ha uns clarificadores da jbl muito bons para o efeito e tem rapida actuação. Caso estejas interessado em aspirar o teu areao vai a este link http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...irador+de+areao

e faz tu mm o teu aspirador. Porta-te. e BOA SORTE :wink:. O mérito doa aspirador é todo do nosso colega FaazTeAoMar.

Hugo M. Viana

 

Tá Doxinhoooooo!!!Toma tá li assim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes experimentar aspirar o areão e fazer continuar com as trocas de água.

 

Quanto às algas, as folhas da planta que está na foto e que têm algas podem ser arrancadas.

A iluminação tem muito tempo? Talvez esteja na altura de trocar de lâmpadas. Reduz à alimentação. Faz trocas parciais de água mais regulares para ver se consegues controlar essa infestação de algas.

Deves também ter atenção ao fertilizante que colocas (se colocas algum). Coloca em menos quantidade.

 

Se depois de aspirares o areão o problema persistir podes utilizar carvão activado no filtro durante uns dias. O carvão deve "clarear" a água.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não queria tar mandar bitoques po ar, mas tenho sensação que li algo a uns tempos por aqui que a morte de um bom numero bacterias poderia ter esse efeito na água. Esperemos se alguem partilha da mesma opinião..

 

:shock:

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não queria tar mandar bitoques po ar, mas tenho sensação que li algo a uns tempos por aqui que a morte de um bom numero bacterias poderia ter esse efeito na água. Esperemos se alguem partilha da mesma opinião.

Exacto. Pode acontecer. :D

 

Eu só não dei essa dica pois acho estranho estar sempre a acontecer "morte de bactérias".

A não ser que a água de reposição esteja com algum problema. :shock:

 

Pedro, que tipo de filtro usas?

Quando fazes TPA's fazes algo no filtro, tipo limpeza ou isso??

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativo a aspiração, tenho o Aqua montado a anos e nunca o fiz, nem nunca tive problemas no Aqua... Só em Julho deste ano é que desmontei o Aqua para uma limpeza a fundo, já devido ao problema das algas que apareceram poucos meses antes e já se estavam a começar a espalhar de forma preocupante!

Em relação a água da torneira, esta continua no seu estado habitual (em termos de transparência pelo menos). E o problema aconteceu uma semana e meia depois da última troca de água.

A iluminação deve ter quase um ano (Life-Glo II 30w). Já agora, que duração era suposto ter uma lâmpada destas?

A alimentação é devorada na hora… Tenho 23 peixinhos no Aqua:

- 3 Escalares (um casal)

- 4 Coridoras

- 1 Limpa Vidros

- 4 Abelhinhas

- 5 Arco Íris Agulha (o sexto pifou com o problema do Aqua)

- 2 Caridinas nipónicas

- 2 Caracóis Touro

- 2 Garas

O fertilizante já o deixei de por a 3 semanas.

Carvão já tenho no Filtro desde Sexta (5 dias), e ainda no Domingo troquei o carvão!

O Filtro que tenho é um Fluval 103 externo, que tenho de o limpar todas as semanas (está a perder muita força de caudal, tb já tá com alguns anos sempre a bombar). A mudança de água é ao fds, e a limpeza do Filtro é durante a semana.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais