Osmose / água de poço


Recommended Posts

Boa noite a todos.

 

A experiência que tive no passado em relação á agua da rede pública ao nível dos salgados é a mesma que muitos dos menbros deste forum indicam, gera a proliferação de algas verdes, e a sua eliminação é bastante trabalhosa...

 

Decidi voltar a por em pratica a paixão pelos aquas salgados mas desta vez apenas com água de osmose inversa, mas antes de comprar o aparelho surgiu-me uma idea e agradecia imenso que os demais colegas de hobby meditassem sobre os vossos conhecimentos e me comentassem a seguinte ideia:

 

Algures perto de minha casa existe um poço com 12m de prof., onde o dono do mesmo me chegou a afirmar que individuos competentes analizaram a sua qualidade e que certificavam a sua ingestão.

Visto o poço ser um furo que vai de encontro a um aquífero e que neste caso, aqui na zora é rodeado por rocha calcária, o complexo processo de filtração que a água atravessa sobre o solo, mais o forte contacto em rochas calcárias poderá assemelhar-me a uma membrana de osmose com passagem final por kalk ?

E assim reduzir em larga escala a hipótese de ter algas verdes no meu aquário.

 

Abraço!!

Engenharia Civil, tecnologia mergulho, aquariofilia, aventura, felicidade(Carla) !!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos.

 

A experiência que tive no passado em relação á agua da rede pública ao nível dos salgados é a mesma que muitos dos menbros deste forum indicam, gera a proliferação de algas verdes, e a sua eliminação é bastante trabalhosa...

 

Decidi voltar a por em pratica a paixão pelos aquas salgados mas desta vez apenas com água de osmose inversa, mas antes de comprar o aparelho surgiu-me uma idea e agradecia imenso que os demais colegas de hobby meditassem sobre os vossos conhecimentos e me comentassem a seguinte ideia:

 

Algures perto de minha casa existe um poço com 12m de prof., onde o dono do mesmo me chegou a afirmar que individuos competentes analizaram a sua qualidade e que certificavam a sua ingestão.

Visto o poço ser um furo que vai de encontro a um aquífero e que neste caso, aqui na zora é rodeado por rocha calcária, o complexo processo de filtração que a água atravessa sobre o solo, mais o forte contacto em rochas calcárias poderá assemelhar-me a uma membrana de osmose com passagem final por kalk ?

E assim reduzir em larga escala a hipótese de ter algas verdes no meu aquário.

 

Abraço!!

olá Rui

pelos vistos somos vizinhos já que eu moro na parede.

eu uso nos meus aquários tanto no salgado como no doce água da rede publica e não tenho tido problemas com algas, o que eu costumo fazer é usar um reservatório onde armazeno uma quantidade de água suficiente para a reposição de água diaria no salgado e não tenho tido problemas nenhuns com algas.

No doce deixo repousar de um dia para o outro uso no aquario.

abraços

Paulo Rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Paulo.

 

Ao armazenares água apenas eliminas o cloro, os restantes elementos permanecem, e como vivemos em comunhão com as bactérias, a longo prazo podes promover alguns nitritos etc... Ambos moramos na Parade e cada um tem um resultado dif. em relação a água da rede pública nos salgados, so demostra cada vez mais que a aquariofilia nunca tem nem terá uma ciência exacta...

 

O teu salgado tem aproximadamente quanto tempo de maturação?

 

Abraço

Engenharia Civil, tecnologia mergulho, aquariofilia, aventura, felicidade(Carla) !!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Paulo.

 

Ao armazenares água apenas eliminas o cloro, os restantes elementos permanecem, e como vivemos em comunhão com as bactérias, a longo prazo podes promover alguns nitritos etc... Ambos moramos na Parade e cada um tem um resultado dif. em relação a água da rede pública nos salgados, so demostra cada vez mais que a aquariofilia nunca tem nem terá uma ciência exacta...

 

O teu salgado tem aproximadamente quanto tempo de maturação?

 

Abraço

 

pois isto da aquariofilia nunca será uma ciencia exacta. :(

posso-te dizer que no salgado tenho feito os testes e tenho os valores todos a 0 e no doce que vai a caminho de 1 ano de funcionamento tenho os valores todos dentro do normal.

o meu salgado tem 2 meses de maturação, podes ver no link que está na minha assinatura.

abraços

Paulo Rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem outras diferenças entre os 2 casos, uma delas deverá ser a litragem e o tempo de vida.

 

Em relação à água do poço, dúvido que possa ser utilizado para aquariofilia marinha. Não deve ter lixiviados mas tem metais pesados e poderá ter nitratos, fosfatos, silicatos....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro Conceição!!

 

Se contem nitratos, fosfatos, silicatos.... não sei porque ainda não fiz testes a água, aina estou a concluir a sump e a adquirir todo o equipamento.

 

O que te posso dizer é que entidades competentes analizaram a água e certificaram o consumo.

 

Nada como fazer os testes e tentar...

 

Abraço a todos.

Engenharia Civil, tecnologia mergulho, aquariofilia, aventura, felicidade(Carla) !!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá!

 

Rui, tenho dúvidas que a água desse poço possa servir para o teu aquário.

 

A minha duvida prende-se com o seguinte facto, apesar da água ser boa para beber como acredito que seja, deverá ser uma água muito rica em silicatos, o que para o aquário é altamente prejudicial pois faz aparecer as algas diactomáceas em força.

 

Alem de que deves ter em atenção como disse o Pedro com os sulfatos, nitratos, e fosfatos que podem existir na água em quantidades impreceptiveis mas prejudiciais para um sistema destes.

 

Fica bem.

Heitor Simões

 

A aprender alguma coisa sobre aquários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais