dúvida sobre iluminação


Recommended Posts

Tenho duas calhas da Jebo com 4x36 w cada uma (288 W no total), com lampadas PC de luz branca e de 10000K. Optei por esta solução por uma questão de custo, produção de calor e consumo.

 

Estou a pensar acrescentar mais duas T5 actínicas de 54W cada.

 

O aqua é de 120 x50x50 e gostava de saber se acham que com esta iluminação consigo ter corais duros sem restrições, mesmo que os tenha de colocar o mais perto possível da luz no topo da RV.

 

Na minha opinião consigo ter os corais duros, sendo que poderei ter uma taxa de crescimento inferior do que com as HQI, mas não deverei ter problemas de maior.

 

Opiniões precisam-se?

 

Um abraço,

 

Pedro Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Acho que não vais ter problemas!

 

Gostava de te colocar duas questões - será que com 288W de PC´s e mais duas T5 actinicas, não terás mais calor que com uma ou duas HQI´s de 150W? E será que economizaste alguma coisa?

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, és uma máquina a responder, obrigado.

 

A tua questão de facto é relevante, mas pelo que eu já vi parece-me que as PC produzem mesmo pouco calor comparando com duas HQi de 150W. Quanto ao consumo se queres saber também tenho dúvidas. O preço talvez tenha sido a principal razão pois consegui comprá-las por um preço muito bom.

 

um abraço,

 

Pedro Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais