cuba amarela


jonhdafista

Recommended Posts

Viva,

 

Montei um plantado a mes e meio e recentemente a cuba começou a ficar amarela. Deve ser falta de algum nutriente, pois ao inicio quando havia nutrientes e algas à patada a planta cresceu bastante mas agora que as algas estao a desaparecer estagnou um bocado e começou a amarelar. Apenas tenho algumas filamnetosas verdes nas blyxas e no vidro.

Tanto as blyxas como as alternantheras estao optimas a crescer a bastante

 

Setup :

 

60 x 30(l) x 27(a)

iluminaçao : 15w grolux , 15w daylight, 15w aquastar

injecçao de co2 diy

substrato com laterita e TIS

ph : 6.5

 

Flora : hemianthus cuba, blyxa japonica, alternathera lilacina?

Fauna : 2 botia palhaço, 2 SAE, 1 moly, 1 corydora e alguns camaroes ibericos

 

Como só tenho o teste de ph e gh, o de nitratos e fosfatos quero adquirir brevemente mas até os arranjar seria uma boa ideia usar algum fertilizante liquido?

Pelos sintomas é possivel saber que nutriente esta em falta? falaram-me numa possivel carencia de ferro.

 

Obrigado

 

Cumprimentos

 

Filipe

Editado por jonhdafista
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem olhar para mais e, tendo em mente que nenhum aquário tem a sua litragem bruta, o que podias fazer inicialmente era reduzir a iluminação, não precisas de tanta luz visto que se não estás, deves estar muito próximo do 1w/l

 

São muitas as deficiências que levam a folhas amarelas, desde deficiências de nitrogénio, de potássio, de fosfato, magnésio, etc e etc.

 

Sem saber os parâmetros que tens no aquário é complicado mandar uma "posta de pescada" mais ou menos acertada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Estava com esperança que alguém pudesse ter uma ideia, mas claro, é um pouco subjectivo.

 

Esses testes são carissimos, vou comprar primeiro de nitratos e fosfatos os outros logo se vê.

 

Em relação a um fertilizante, nesta fase é um risco certo? ainda tenho bastantes algas no aquario.

 

Em relação à iluminação, a calha foi feita por mim, o reflector não é grande coisa, é aluminio a precisar de ser polido lol

 

 

Obrigado pela resposta

 

Filipe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lê bem o fórum, principalmente tópicos sobre fertilização e experiências pessoais, quer de sucesso quer de insucesso, antes que gastes os €€€ em fertilizantes que depois não vais saber utilizar de forma adequada :)

 

Não é uma critica, apenas um alerta :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lê bem o fórum, principalmente tópicos sobre fertilização e experiências pessoais, quer de sucesso quer de insucesso, antes que gastes os €€€ em fertilizantes que depois não vais saber utilizar de forma adequada ;)

 

Não é uma critica, apenas um alerta ;)

 

Que bela ajuda! le bem o foum principalmente topicos sobre fertilizacao lol (nao...havia de ser sobre reproducao de bettas)...Gostava de saber porque recomendaste diminuir a luz se nem sequer sabes quantas horas estão ligados os 45w (que para o tamanho do aqua e perfeitamente aceitavel e razoavel)?

 

A minha recomendaçao é comprares os testes porque vais ter que começar a fertilizar. Um mes e meio, ja ta na altura, pelo menos na minha opiniao. Nao sei a qualidade do teu substrato em termos de nutrientes mas mm com substratos ricos vejo pessoal que sabe o que faz a fertilizar passado esse tempo. Carencia de ferro nao me parece que seja. Nao sei as caracteristicas da agua da tua torneira mas a minha nao tem muito ferro e, sem fertilizar com ferro em separado, a minha cuba nao apresentou essa coloraçao amarelada (o meu aqua tem as mesmas dimensoes que o teu, um pouco maior talvez). Compra os testes e as macros em separado para poderes controlar melhor os parametros. Para alem disso um bom fertilizante de micros e ferro (eu recomendo o da HA). Eu arriscava em falta de potassio que da uma cor amarelada nas bordas das folhas. Excesso de potassio e muito dificil de ter por isso nem sequer são precisas muitas preocupações.

 

Resumindo: compra os testes, os ferts posta umas pics e os resultados dos teste :tie-emoticon3:

 

Good luck

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Basicamente a causa das folhas amarelas é simplesmente não fertilizares com nada. Elas precisam de nutrientes e os que advêm dos peixes e alimentos para os mesmos não é suficiente para satisfazer a fome das plantas. Com essa boa quantidade de luz e co2 é de esperar que as carências se manifestem mais rapidamente. Folhas amarelas pode ser falta de N P e K. A laterite é rica em ferro por isso punha a hipótese do ferro de parte (apesar de a planta ter que estar bem enraizada para tirar proveito da laterite). Os nitratos e fosfatos são os que em maior quantidade existem derivados dos peixes e alimentos, por isso parece-me mais susceptível que a razão das folhas amarelas seja o potássio.

 

para mim a cuba tem sido uma coisa chata... porque dizes que no início havia nutrientes à patada? eu diria é que a planta vinha bem nutrida e por isso cresceu bem nos primeiros tempo. Filamentosas? baixa as horas de luz...testa os nitratos e fosfatos a ver se estão muito altos.

 

Cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Esta semana já compro os testes e depois ja começo a fertilizar

Em termos de nutrientes no substrato não faço ideia, usei tetra initial sticks e uma laterita da loja Avipeixe em almada que mais parece artigo dos chineses, não me lembro da marca.

 

Digo que havia nutrientes à patada no inicio devido aos nutrientes provenientes do substrato na coluna de agua. ?

Tenho a luz ligada 9 horas/dia

As blyxas e as althernanteras crescem saudavéis, a cuba... ( fiz uma marca no vidro e num dia cresce cerca de 2mm, as folhas mais antigas amarelam).

 

Quanto às algas cada vez são mais por muitas tpas que faça, afectaram a cuba, agora estão mais fortes, mais dificeis de remover. Talvez a agua da torneira tenha excesso de alguma coisa, preciso mesmo de fazer os testes.

 

Passei de um aquário de 400 litros com 144watts com fetos de java cryptos echinodorus etc, para um de 50l com 50 w .. :D

 

No proximo sábado já vos actualizo com os resultados dos testes.

 

Obrigado pela ajuda

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que bela ajuda! le bem o foum principalmente topicos sobre fertilizacao lol (nao...havia de ser sobre reproducao de bettas)...Gostava de saber porque recomendaste diminuir a luz se nem sequer sabes quantas horas estão ligados os 45w (que para o tamanho do aqua e perfeitamente aceitavel e razoavel)?

 

A minha recomendaçao é comprares os testes porque vais ter que começar a fertilizar. Um mes e meio, ja ta na altura, pelo menos na minha opiniao. Nao sei a qualidade do teu substrato em termos de nutrientes mas mm com substratos ricos vejo pessoal que sabe o que faz a fertilizar passado esse tempo. Carencia de ferro nao me parece que seja. Nao sei as caracteristicas da agua da tua torneira mas a minha nao tem muito ferro e, sem fertilizar com ferro em separado, a minha cuba nao apresentou essa coloraçao amarelada (o meu aqua tem as mesmas dimensoes que o teu, um pouco maior talvez). Compra os testes e as macros em separado para poderes controlar melhor os parametros. Para alem disso um bom fertilizante de micros e ferro (eu recomendo o da HA). Eu arriscava em falta de potassio que da uma cor amarelada nas bordas das folhas. Excesso de potassio e muito dificil de ter por isso nem sequer são precisas muitas preocupações.

 

Resumindo: compra os testes, os ferts posta umas pics e os resultados dos teste :bs_quesexclaim:

 

Good luck

 

Se o fórum já tem posts e mesmo artigos excelentes sobre o tema da fertilização, vamos estar a reinventar a roda para que? Estudo e por em prática o que se aprende é o melhor método para se obter resultados.

 

Se o aquário, segundo as dimensões indicadas. têm 48,6l brutos, que na realidade de forem 40l reais já é bom e se tem uma iluminação de 45w, mesmo sem saber que tipo e quantas horas, só me vem à cabeça uma palavra: excesso. Como sei? Experiência, quer por tudo o que se pode ler, quer pelas montagens que já fiz. Estamos a falar de um rácio de, no mínimo, 0.8w/l. É possível, sim é, mas o excesso de luz vai levar a uma fertilização mais exigente... está tudo dito.

 

Quanto ao resto, como já disse, sem saber os parâmetros do aquário, remeto-me ao silêncio, porque não vou estar a dizer que falta x ou y sem ter certezas. É estar a influenciar sobre premissas fracas e como tal mais vale nada dizer.

 

 

PS.: Apanha-se uma planta um pouco mais exigente, como a Hemianthus callitrichoides ''Cuba'' e é sempre as mesmas dúvidas que se vêm... como sei que são sempre as mesmas! Simples, estão repetidas n vezes pelo fórum... afinal vale a pena investigar um pouco!

Editado por Jatbas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Já fiz os testes de NO3 e de PO4 :

 

 

 

Aquario

NO3 - 15

PO4 - 0,5

 

 

Torneira

NO3 - 13

PO4 - 0,5

 

 

Os testes são da API, e o valor dos nitratos é aproximado pois a escala passa do 10 para 20.

 

As plantas estao a crescer bastante, a cuba já esta porreira, parece que as folhas amarelas foram so mesmo as que vieram da loja, as algas é são mais que muitas. Hoje removo quase todas e pa semana quando chego estao enormes. ( filamentosas verdes e algumas brancas )

 

Ja vai em 2 meses de montagem +/-.

 

Nesta montagem usei cascalho com cerca de 4mm.

Em certas zonas do aquario apenas tenho cerca de 2cm de substrato inerte por cima do fertil, de acordo com os testes que fiz será esse o problema ( passagem de nutrientes para a coluna de agua? )

Tenho 2 botias palhaço paquenas e 2 Saes também pequenos, 1 cory e uns 2 camaroes ibericos.

A filtragem é optima.

 

Não queria acrescentar 1 ou 2 cm de substrato sem antes saber a vossa opinião.

 

Obrigado

 

 

Cumprimentos

 

 

Filipe

Editado por jonhdafista
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fizeste bem os testes ??

 

Bem que sorte , já vens com os macros da torneira que é um mimo :thumbup3:

 

O contra é que se tiveres mais concentraçao de um que do outro no aquario para fazeres os acertos é mais complicado, mas há remedio

para tudo

 

Ou compensas o que está mais baixo e esperas que sejam consumidos ou fazes TPA´S maiores e fica logo fertilizado e tudo :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estranho teres exactamente os mesmos parâmetros da torneira no aquário!!!

 

Tens certeza que fizeste bem isso? Faz assim, mede a agua da torneira, faz uma tpa e, passado 24h (pode ser mais ou menos, é um exemplo), mede a agua do aquário... tens de ter parâmetros diferentes!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A agua foi mudada ontem a tarde, por volta das 13:00.

 

Os valores não estão iguais, passado 1 dia ja o valor dos nitratos subiu, o dos fosfatos pareceu-me igual mesmo. ( Impossivel ler valores certos com aquele teste )

 

Não dou comida aos peixes ha uns 4 dias, e quando dou é pouco. Será o facto do substrato estar mal "tapado" em certas zonas que faz subir o valor dos nitratos?

 

A proporçao certa é 1 PO4 para cada 10 NO3 certo ?

 

Tenho 0,5 PO4 e tenho cerca de 15 NO3 :thumbup3: talvez venham daí as algas.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A agua foi mudada ontem a tarde, por volta das 13:00.

 

Os valores não estão iguais, passado 1 dia ja o valor dos nitratos subiu, o dos fosfatos pareceu-me igual mesmo. ( Impossivel ler valores certos com aquele teste )

 

Não dou comida aos peixes ha uns 4 dias, e quando dou é pouco. Será o facto do substrato estar mal "tapado" em certas zonas que faz subir o valor dos nitratos?

 

A proporçao certa é 1 PO4 para cada 10 NO3 certo ?

 

Tenho 0,5 PO4 e tenho cerca de 15 NO3 :bs_quesexclaim: talvez venham daí as algas.

 

Cumprimentos

 

 

 

tens 13 para 0,5 na agua da rede tambem nao é por aí alem , basta que a cada tpa se quiseres acrescentes mais 0,5 de PO4 .

mas desconfio que esses testes nao estejam bem feitos.

 

em relaçao ao substrato se assim fosse os valores poderiam disparar mais um pouco, e a diferença da agua da rede para a do aquario é apenas de 2ppm de NO3. Possivelmente fauna a mais já no aquario.

 

Potassio nesta altura ja deverias de estar a fertilizar, micros e ferro em quantidades minimas ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens 13 para 0,5 na agua da rede tambem nao é por aí alem , basta que a cada tpa se quiseres acrescentes mais 0,5 de PO4 .

mas desconfio que esses testes nao estejam bem feitos.

 

em relaçao ao substrato se assim fosse os valores poderiam disparar mais um pouco, e a diferença da agua da rede para a do aquario é apenas de 2ppm de NO3. Possivelmente fauna a mais já no aquario.

 

Potassio nesta altura ja deverias de estar a fertilizar, micros e ferro em quantidades minimas ;)

 

Tudo dito nem vou repetir :bs_quesexclaim:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Voltei a fazer os testes e deu-me o mesmo valor de PO4, um pouco menos de NO3.

Hoje vou para almada, só volto no sábado, desliguei uma das lampadas (daylight), vamos ver como estao as algas pa semana.

 

Cumprimentos

 

Filipe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas,

 

Ha cerca de 15 dias comecei a fertilizar com potassio e com ferropol da jbl, fiz tambem a receita da gelatina do CO2.

 

Desde então as folhas das blyxas ficam pequenas e encaracoladas

 

Antes de usar a receita da gelatina nao usava bicarbonato de sodio na mistura e tinha o ph em 6.8. Agora como usei o bicarbonato o ph subiu para 7.4, podera ser essa a causa do crescimento atrofiado das blyxas?

 

Algas tenho apenas umas cinzentas, mas poucas.

 

Cumprimentos

 

Filipe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais