queda de água para sump.


Recommended Posts

Viva!

Eu comprei um aquario furado com sump. Como tenho o aquario no quarto estava a pensar tapar o furo e usar a sump como aquario, sendo a filtragem do aquario grande feita por dois eheim.

Mas a sump até me dava algum jeito, será que é possivel anular totalmente o barulho da queda de água? (quando digo totalmente é mesmo totalmente, eheim style :roll: ) (espero que seja permitida a menção de marcas).

O aquario tem 65cms de altura e tem coluna seca, disseram-me que se metesse aquela fibra (parecida com algodão) o barulho ia ser minimo... mas não me garantiram que seria nulo. Alguem tem experiencia com isso?

1abraço

rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como é a tua coluna seca? se for só um buraco no fundo podes colocar um tubo até mais cá acima e fazer um pequenino U no fim do tubo com a entrada virada para baixo. E o tubo de baixo entra dentro de água. Acho que é bastante conhecida a técnica e elimina o barulho. Mas o melhor é perguntares mesmo no forum de equipamentos dos salgados que lá as sumps são mais usuais.

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque é que nao havia de resultar...se pensares... aquilo dentro do tubo desde a entrada passa a ser uma coluna de água....tu ouves a água a passar dentro de uma mangueira?

 

As principais razoes do ruido são a queda de água e o ar...ali deixam de existir os 2....

 

e evita-te as inundações!

 

É tão simples que até faz dó!

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que eu queria dizer é que a eliminação total do ruído pode ser dificil, agora que diminui grandemente o ruido de uma coluna seca com furo no fundo aí não há dúvida nenhuma.

 

Ah, também há o pormenor da entrada da água na sump. Tem que ser amortecida ou feita abaixo da suferficie, certo? Não esquecer que tem que haver uma entrada de ar para não fazer sifão e que por aí tb pode haver ruído. Existe no site uma adaptação onde a captação é feita por um tubo de ar regulável, tb pode ajudar... enfim, há muitos sitios onde melhorar o ruído... agora só falta mesmo a experiência de campo. :roll: E essa sim existe em grandes quantidades na secção de água salgada. Isto embora seja sabido que a visão de corais e peixes de recife provoque surdez selectiva quanto a esses pormenores ruidosos :lol:

 

:lol:

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A coluna seca é das normais, um furo no fundo e uma coluna seca feita de vidro.

Demorei algum tempo a perceber como isso funcionava, devo confessar, e parece-me que tem uma falha, ou então não percebi:

Só funciona se o caudal do tubo de saida for igual ao da bomba de retorno, seria facil ajustar isso atraves de uma torneira, mas parece-me um pouco perigoso (inundações). O caudal do tubo de saida só depende da altura da coluna de água e do diametro do tubo, mas pode baixar com alguma folha a tapa-lo ou mesmo crescimento de algas no interior.

Se a bomba tiver um caudal inferior a água que está dentro do tubo cai toda, e o tubo não estará cheio (terá apenas o caudal da bomba), por isso fará barulho. Concordam?

Isto é realmente complexo, se não fosse não andava tudo às aranhas sempre que monta uma sump!

Vou meter um post no forum salgado com este link, para eles nos ajudarem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.