O meu primeiro Tanganyika


paulojbsilva

Recommended Posts

Boas.

Após alguns anos com guppys e espadas, e depois de me aventurar nos belíssimos discus, deixei de ter aquários durante uns anos. A febre voltou....

Estou a fazer um projecto para um pequeno aquário (é o que dá morar em apartamentos) para ciclídeos....

Vou tentar deixar o desenho do aquário e da calha de luz. Quanto ao aquário, as medidas é o que posso ter.

A calha, apesar de já ter visto muitas opiniões em muitos sítios, acho que vou mesmo avançar com a construção. É uma calha com led strips brancos e azuis, mais concretamente 3 strips de 85 cm brancas e 2 strips de 85 cm azuis, todas ligadas a dimmers e a timers. Estou a pensar fotografar a construção da calha, mas a parte dos circuitos não vou saber explicar a 100% porque vou ter a ajuda de um amigo meu que é electricista... Já vi um desses led strips e parece-me que só tem vantagens. O baixo consumo (12v a cerca de 3W), o não aquecer, não precisa de balastros ou arrancadores, e a temperatura de cor (cerca de 8200ºK medidos com o termocolorimetro), além do facto das led strips poderem ser cortadas quase à medida ( de 3 em 3 leds) e serem autocolantes...

Bem espero alguns comentários construtivos....

Obrigado a todos

Paulo

 

http://picasaweb.google.com/paulojbsilva/D...049584719633570

http://picasaweb.google.com/paulojbsilva/D...049708717617026

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo!

Bem vindo aos Tangas!

Quanto à calha não te posso ajudar pois não percebo nada disso!

No aqua já dá pra fazer qualquer coisa engraçadinha... umas 3 espécies talvez.... mas dá mais promenores do que pretende fazer por aí, filtragem, layout, e espécies que pretendas, pra depois o pessoal opinar e aconselhar se dá ou não... pois isto dos Tangas não é ciência exacta!

 

Abraço!

Abraço,

Bruno Silva.

O meu Tangany

barbatana_userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

obrigado pela resposta tão rápida. Para já posso dizer que estou a pensar num filtro eheim classic 2211 que faz 300 l/h...começo é a achar pouco. Digam-me vocês... Substrato estou a pensar em areia da praia misturada com areia de filtro de piscina que o aki vende baratinho. Estou a pensar em poucas plantas e muitas pedras. Algum musgo de java (o que sobreviver a ciclideos) e alguns invertebrados para ajudar à limpeza.... aceito toda a ajuda para começar a escolher espécies...

 

Gracias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

obrigado pela resposta tão rápida. Para já posso dizer que estou a pensar num filtro eheim classic 2211 que faz 300 l/h...começo é a achar pouco. Digam-me vocês... Substrato estou a pensar em areia da praia misturada com areia de filtro de piscina que o aki vende baratinho. Estou a pensar em poucas plantas e muitas pedras. Algum musgo de java (o que sobreviver a ciclideos) e alguns invertebrados para ajudar à limpeza.... aceito toda a ajuda para começar a escolher espécies...

 

Gracias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Não consegues acrescentar mais uns 30 cm ao comprimento do aqua. É que com 90 cm ficas muito limitado em termos de futuros ocupantes, ficas com um bom volume de água, mas que acaba por não ser muito usado, uma vez que assim terás de ir para conchículas e mais umas julies.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo,

 

Estou com o Nuno no que diz respeito ao comprimento, mas se é o que dá é o que dá. Talvez consigas aumentar a largura em uns 10 cm não? já ficas com um pouco mais de espaço e, pessoalmente, acho que os aquários ficam mais estéticos com maior largura que altura.

 

O filtro que referes é muito insuficiente. Eu tenho um 2013 para um aquário de 60 L e acho pouca a circulação de água. Faz a extrapolação.

 

A areia de praia serve perfeitamente e não vejo o porquê de misturar com areia de piscina. Plantas, não sei algum musgo aguentará, mas anúbias e vallisnérias, por exemplo, aguentam bem. alguns caracóis e um par de ancistros devem conseguir manter-te o aquário relativamente livre de algas.

 

Falta sabermos o que queres meter no aquário em termos de peixes, o que te encanta.

 

cumprimentos,

Tiago Navarro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em termos de medidas, é mesmo o máximo que dá...infelizmente. É nestas alturas que tenho saudades do meu aquario de 250 lts, mas isso era impossivel agora...tenho muita pena mesmo, acreditem.

Relativamente ao filtro, também me começa mesmo a parecer pouquinho...visto que o aquário deverá ter cerca de 120 lts reais de água, se calhar devo ter um filtro que se aproxime mais dos 360 lts/hora, aproximando-se mais por excesso do que por defeito, certo?

Peixinhos, tenho um amigo que me oferece um tropheus e uns saulosi...não sei se será muito boa ideia, visto que os dele estão num aquário de 400lts...aceitam-se todas as sugestões. Vou investigar as tais julies e conchículas...

Vou hoje à tarde pedir um orçamento para me fazerem o móvel e para o aquário. Depois partilho os valores e o sítio se achar que pode valer a pena para futuros interessados...

 

Obrigado,

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabei de vir da Vidrarte na estrada de Benfica, perto do mercado e pediram-me 110€ pelo aquário...achei um pouco exagerado, começo a pensar em comprar o vidro e fazer eu o resto... :medieval_mace:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hey,

 

Experimenta pedir orçamentos (aquário + móvel) aos patrocinadores do forum, como por exemplo à Aquavitro.

 

O aquário é apertado tanto para Tropheus sp. como para P. saulosi, mas penso que nele consigas enfiar um macho e umas fêmeas dos segundos, deixa é de ser Tanganyika.

 

Não percebi a dúvida dos 360 L/h. Eu optaria por algo próximo ou acima da casa dos 1000 L/h, isto porque estes peixes produzem muitos detritos e, como tal, convém ter boa circulação de água, mas temos também de ter em conta o volume de matéria filtrante. Um eheim 2017, ou algo equivalente, dever-te-ia deixar servido, mas podes sempre optar por dois mais pequenos.

 

cumprimentos,

Tiago Navarro

Editado por BlackLotus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hey,

 

Experimenta pedir orçamentos (aquário + móvel) aos patrocinadores do forum, como por exemplo à Aquavitro.

 

O aquário é apertado tanto para Tropheus sp. como para P. saulosi, mas penso que nele consigas enfiar um macho e umas fêmeas dos segundos, deixa é de ser Tanganyika.

 

Não percebi a dúvida dos 360 L/h. Eu optaria por algo próximo ou acima da casa dos 1000 L/h, isto porque estes peixes produzem muitos detritos e, como tal, convém ter boa circulação de água, mas temos também de ter em conta o volume de matéria filtrante. Um eheim 2017, ou algo equivalente, dever-te-ia deixar servido, mas podes sempre optar por dois mais pequenos.

 

cumprimentos,

Tiago Navarro

 

 

Explica-me só porque falas em 1000 L/h? Como fizeste essas contas? Só para perceber o porquê da coisa?

 

Gracias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Explica-me só porque falas em 1000 L/h? Como fizeste essas contas? Só para perceber o porquê da coisa?

 

9 x 4 x 5 (dm) = 180 dm3 - o que pelas tuas contas deve parar nos 120 dm3 brutos. Ora, uma circulação razoável perto das 10 x vol. aquário fica na casa dos 1000 L/h.

Como referi antes, mas meio disfarçadamente, é mais importante o volume de matéria filtrante que propriamente a velocidade de circulação. Acontece que também queremos, normalmente, recolher os detritos no filtro, ou pelo menos acumula-los num canto que possamos limpar aquando das TPAs.

Editado por BlackLotus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK, percebi. Não sabia é que era necessário tanta circulação...andava a apontar para cerca de 10 vezes o volume do aquario. Perguntaram-me anteriormente porque é que ia utilizar areia de praia misturada com a de filtro de piscina. Bem a razão é apenas porque acho a areia de filtro engraçada, mas a da praia é mais barata, eheh. Assim, se misturasse, talvez ficasse giro e não tão caro... ainda estou a estudar essa hipótese.

Obrigado pela explicação muito bem detalhada BlackLotus...

Abraços

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais