Pano de micro fibras


Recommended Posts

Como disse no outro tópico http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=129597 , utilizei um pano de microfibras no filtro que fiz para o lago. Pensei fazer essa experiência porque, segundo a propaganda, esses panos limpam tudo, sem usar detergente, à base da atracção das cargas eléctricas das moléculas de sujidade, julgo eu.

Em cerca de 24 horas a água ficou límpida e continua límpida, apesar do filtro não funcionar durante as 24 horas do dia.

Hoje, limpei-o e curiosamente o material que estava mais sujo era o pano de microfibras. A manta acrílica estava um pouco suja, na esponjas não ficou nada e a água que estava entre os bocados de argila expandida era perfeitamente transparente.

Lavei a manta acrílica e substituí o pano de microfibras por outro limpo.

Quando fui lavar o pano sujo, apenas em água, a água ficou verde-escura e quase opaca, como o lago estava antes.

Por isso, quem quiser fazer a experiência, esteja a vontade: funciona e aparentemente não faz mal aos peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fátima o pano que está utilizando eu não conheço mas, o que você criou foi um filtro mecânico com 3 mídia filtrantes diferentes espessuras ou seja: espuma, perlon e por fim o pano. Esse é o que retem mais impurezas finas.

Não sei o volume do seu lago mas visualmente é pequeno e dependerá bastante de qual fauna manterá nele para conseguir levar a bom termo com unicamente essa filtragem mecânica. Quando os peixes crescerem começaram a comer as plantas e as raizes poderão obstruir o caudal e não havendo colônia de bactérias a qualiodade da água poderá ficar ruim, apesar de limpa e abrir possibilidades para as doenças oportunistas.

 

NB. Estão somente "congecturando" possibilidades, ok?

Sucesso no projeto e continue nos passando a evolução do lago.

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tioayres, o pano de que falo é este: http://www.panosdemicrofibra.com.br/ , http://www.classificados-brasil.com/meus-a...s+45-27398.html

 

E o filtro foi feito de seguinte maneira, pela ordem com que a água passa quando vem do lago:

1 - 4 camadas de manta acrílica (perlon)

2 - 1 esponja

3 - 1 pano de microfibras

4 - 1 esponja

5 - 1 saco de nylon com argila expandida (como filtragem biológica)

 

Contudo, a bomba, que está dentro do lago, está dentro duma caixa plástica com furos e envolvida numa camada de manta acrílica, o que filtra em primeira mão, os detritos maiores:

1d6671d363.jpg

 

O lago é realmente pequeno com entre 1000 e 1200 l e a bomba também é fraquita (1500l/h). Tenho várias plantas, marginais, flutuantes e submersas (também como filtragem biológica), 4 rãs, 1 carpa com mais ou menos 20 cm e 10 kinguios, 1 deles também com cerca de 20 cm e os outros bem menores. Agora tenho alevins, mas, como é óbvio, não sei quantos sobreviverão.

 

Uma vez por semana, ligo a mangueira ao lago e deixo a água correr cerca de 20 minutos, transbordando para o relvado. Essa água é potável mas vem dum depósito; e em princípio, o cloro já se evaporou.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais