Algas (coralina e filamentosas)


Miguel Mendes

Recommended Posts

Viva,

 

tenho um "problema"... a alga coralina teima em crescer no vidro frontal do aquario, tal como na trave (esta por baixo da hqi, logo ela tem de tar limpa). como posso elimina-la ou fazer com que ela nao cresça ai???

 

para alem deste problema tenho outro... filamentosas... eu consigo fazer com que elas morram (desligo a luz durante alguns dias, reforço na corrente...), mas no vidro (frontal outra vez) ficam sempre uns pontos verdes, que nao consigo raspar e dos quais nascem mais filamentosas... que fazer com eles??? pra alem de dinamite e nitroglicerina alguma sugestao???

 

Obrigado e um abraço!

100 PIXEL DE ALTURA MÁXIMA...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não terás a HQI mal colocada e a apontar (ainda que ligeiramente) para o vidro da frente ?

 

Diria que a alga coralina é.. um bom problema (tipo ter muito dinheiro e não saber como o gastar). É bom sinal. Mau é não a ter.

Para a eliminar do vidro da frente e das travas, o melhor que conheço são uns raspadores que se vendem nas lojas (o meu acho que é da Kent, mas deve haver de outras marcas também). Também servem para os tais pontos verdes que ficam após limpares as filamentosas.

 

Não consegues tirar a HQI de cima da trava? É que isso não é grande ideia a médio prazo. A trava pode estalar com o calor e é um "Deus nos acuda".

Presumo que tenhas o aquário ainda a maturar para poderes fazer esses apagões, mas não é solução de futuro. Atrasa o ciclo das algas e é uma medida temporária. Quando tiveres o aqua povoado (especialmente se tiveres corais duros), não vais poder fazer isso.

Aposta numa forte equipa de limpeza (turbos, nassarius, etc) e quando o aqua estiver maturado, num Salarias sp.

Abraços

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

o aqua ainda nao tem nada pelo simples facto de eu queres esperar mais algum tempo, colocar mais rocha viva, e colocar a sump. ele ja esta a maturar a 1 ano... a HQI estar a apontar para o vidro da frente e um facto... nao me tinha lembrado disso...

 

quanto a equipa de limpeza apenas digo que tem fartura a mais... nao comem as filamentosas...

 

quanto a situaçao da trave nao sei como resolver... talvez esperar pelo natal e comprar outra hqi e por uma de cada lado da trave...

 

espero conseguir resolver isto... vou porcurar esses rapadores, eu tenho daqueles de iman, mas aquilo nao vale nada...

 

obrigado pela ajuda e abraços!

100 PIXEL DE ALTURA MÁXIMA...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 ano de maturação... notável !

Mas com um ano de maturação... esquece a história do ciclo.

Usas água da torneira ? Tens o aquário perto da janela ? Fazes TPA´s ´(trocas de água)? Usas algum anti-fosfatos ?

Há aí qq coisa que não bate...

Em qualquer caso, talvez sugerisse o uso de um anti-fosfatos e, se não tens habitantes para além da equipa de limpeza, a redução das horas de luz para um período pequeno (tipo 2 hrs dia) durante 1 a 2 semanas, isto para para reduzir o "alimento" das algas.

Depois vê o que acontece e vai dando notícias

Abraços

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Usei ate a pouco tempo agua da torneira... mas ha cerca de 3 semanas comprei uma osmose.

 

desde ai as algas têm vindo a reduzir, apenas permanecem os tais pontos... e se ligo a luz nasce uma ou outra... isto porque a zona onde nasceram estava com pouca circulação, o que ja esta "remendado".

 

quanto ao ano de maturaçao nao e assim tao notavel... e mais "desliexo", e que nao lhe liguei muitos nos primeiros tempo... desde abril ou assim uma coisa comecei a "trabalhar" nele, mas sempre muito lentamente... a situaçao geografica (em termos de lojas) nao ajuda muito... e nao ter carta ou meio de transporte independente tambem nao ajuda muito...

100 PIXEL DE ALTURA MÁXIMA...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais