Killis e Férias ? como fazem ?


mtrsomar

Recommended Posts

Ppl tenho andado a consultar os mais variados artigos sobre o mundo dos killis e cheguei a duas conclusões rapidamente:

 

1: São peixes viciastes e normalmente os seus adeptos tem 10 ou muito mais (normalmente) especies/aquários

 

2: São peixes que gostam de se alimentar bem e não aguentam muito tempo sem alimento (Max. 2 dias +/-)

 

Ora a minha grande questão é : como é que um gajo faz nas férias ou quando tem de se ausentar mais de 2 dias?????

 

Gostava de saber que soluções normalmente se utilizam ??????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Em relação às duas conclusões:

 

1: É isso mesmo :)

 

2: Parcialmente errada. Os killies não anuais geralmente aguentam muito mais tempo sem comer. Num período de crise em que não tive disponibilidade para alimentar os meus peixes, tive alguns que aguentaram mais de 3 meses sem comer. Noutros períodos de menor empenho alimentava os meus killies (sobretudo Aphyosemion) uma vez por semana e reproduziam-se. Com os anuais já é diferente pois precisam realmente de uma alimentação regular. Mesmo assim aguentam vários dias sem comer. Uma semana de jejum não os mata sobretudo se a temperatura não for muito elevada.

 

Quanto à questão:

 

Os Aphyosemion adultos (e a maioria dos Fundulopanchax, Epiplatys, Aplocheilus, etc.) podem ficar sem comer durante um período de férias normal (2, 3 semanas), de preferência sem luz. Os alevins precisam de ser alimentados pelo menos 2 vezes por semana. Os anuais não aguentam mais de uma semana em adultos e os alevins têm de comer todos os dias. Quem tem anuais e quer ir de férias tem três opções: ou leva os peixes para férias :) (já aconteceu com alguns), ou arranja alguém que os vá alimentar, ou os transfere para casa de um amigo killiófilo. Este é um procedimento habitual entre sócios da APK que se ajudam uns aos outros.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais