Comunitário TangaLawi


Recommended Posts

Olá Pessoal,

 

Apesar de já estar inscrito cá no fórum a cerca de um mês, este é o meu primeiro 'post'.

Tenho andado a ganhar coragem, uma vez que neste momento estou completamente viciado nos CA's, e um mês depois de ter um aquário de 60 cmts (55 lts), comprei outro com 1 metro (120 lts), e neste momento já tenho lá 12 Malawis, duas frontosas (+-10 ctms), um pleco (+-5 ctms) e um comedor de algas chinês (+- 7cmts, tudo no aqua de 1mt)..

 

Pois é, mais um 'cromo' que comprou antes e pesquisou depois..

 

Anyway, e antes que comecem a "apertar-me o pescoço", devo dizer que já comprei a casa nova para os 'meninos' (uma banheira para 450 lts - 150x50x60), e aí é que eu preciso da vossa ajuda para não cometer os mesmos erros do mês passado..

 

Então o Setup será qualquer coisa como:

 

Aquário: 150x50x60 (450 lts brutos)

 

Filtragem: Rena XP3 (1350 l/h) + Hydor Prime 30 (900 l/h)

* talvez mais uma bomba para circulação da água.!?

 

Aquecimento: Jager 3609 (300 W)

 

Iluminação: 2x21W + 2x14W (Duas Brancas + Duas Azuis T5)

 

Substrato: +-50 Kgs de Areia Branca super fina (tipo silica).

 

Flora: Anúbias, Vallisnérias e Fetos de Java

 

Decoração: Rochas calcárias negras

 

Fauna (Peixes que eu já tenho):

 

2 Cyphotilapia Frontosa - M+F (acho, e espero..)

3 Pseudotropheus Acei Msuli - M+F+F

3 Pseudotropheus Acei Black Tanzania - M+F+F

2 Pseudotropheus Lanisticola - M+F

2 Labidochromis Caeruleus - M+F

1 Aulonocara Baenschi - M

1 (acho) Pseudotropheus sp. acei "Ngara" - M

 

1 Pleco Leopardo

1 Comedor de Algas Chinês

1 Synodontis Petricola (esse ainda não tenho)

 

Agora as dúvidas:

Serão peixes a mais, ou a menos?? Há alguma incompatibilidade entre estas raças?

Até agora não notei qualquer tipo de agressevidade entre eles, mas também ainda são quase todos juvenis..

E será que posso pôr mais qualquer coisa (estava a pensar em mais uma Aulonocara Jacobfreibergi e pelo menos mais uma Fêmea Caeruleus).

 

Já agora, digam também p/favor o que acham do Setup do Aqua, ok.

 

Fica uma foto do 'penico', que ainda está vazio e no chão..

 

gallery_35188_1522_71916.jpg

 

Abraços

 

Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Cunha,

 

parabéns pela escolha que fizeste e acho que no setup que tens descrito está quase tudo Ok, tirando um reparo ou outro. O reparo principal é as frontosas nos meio dos Malawis. Estas meninas são muito dóceis e calmas comparadas com as pestes dos Malawis, eles stressam as frontosas com o seu comportamento. Passei por essa situação e tive que remover os Malawis todos, mas tb eram mais agressivos que os teus. Já tenho ouvido falar que Frontosas podem-se misturar com Haps mas muitos destes tb são stressadinhos, por isso aconselho mais Tangas, tipo Altos, ou Leleupis. O pleco vai ficar ENORME, ao ponto de teres que te livrar dele, é melhor um ancistrus. Synodontis escolhe um que não fique muito grande. E sim, acho que podes colocar mais peixes, pelo menos mais um ou dois trios, mas tens de ficar atento aos filtros, ver se dão "vazão". A powerhead se clahar não era necessária, verifica antes se ficas com algas verdes nas plantas, aquelas que cheiram mal, se tiveres é porque falta circulação.

 

Fica bem e boa sorte!,

Moisés Pereira

Editado por papuca
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A meu ver o, acho que devia reforçar o aquecimento, agora para o verão é tranquilo,mas no inverno se calhar mais um de 200W, não era asneira! Não sei se os malawi não vao tar sempre a "chatear" os frontosas.

Abraço

Duarte Lopo de Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A meu ver, estás aí com uma mistura... Bem Frontosas com Mbunas não é bom sinal, primeiro a alimentação é diferente, as frontosas são carnivoras enquanto que os mbunas são estritamente herbivoros.

Depois tens a agressividade, frontosas são peixes agressivos, não são calmos, calmos provavelmente só enquanto pequenos, quando crescem e com aquele tamanho...

 

Depois, uma aqua só com frontosas e mais alguma companhia que vais ter que pesquisar fica muito mais bonito.

 

Relativamente ao Pleco, não sei como o consegues aguentar com o PH elevado, não sei como tens o teu, mas frontosas com PH menor que 8, não é muito saudável.

 

Depois, se quiseres manter os mbunas, não precisas de plecos, nem ancistrus, eles encarregam-se das algas... e muitas vezes das plantas.

 

Mas como já tens a escolha feita... a futuro deverias optar por um biotipo só, misturares essas espécies não é muito boa ideia.

 

Abraço,

Nuno Dinis.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

O aspecto mais importante é o PH que tens em casa.

 

A meu ver as Frontosas eram para sair, assim como o pleco.

 

Não pela agressividade porque com mbunas isso é o prato do dia, mas sim pela propria espécie.

Se quiseres mesmo manter as Frontosas, pensa nesse aquario só para elas, 5/6 adultos (isto depende sempre dos espécimes que tiveres, se são sociais ou não)

 

Quanto ao pleco só serve para c..... o aquario, pensa noutras especies. EX: Pimodelus Pictus (penso que é assim que se escreve) já tenho um há uns 4 anos resistente e os mbunas não o chateiam muito.

 

Abraço e força com isso para ver umas fotos boas.

APC#136

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal,

 

Muito obrigado pelas respostas e pelas 'lições' (algumas delas não fazia a mínima ideia..).

 

Bem, uma vez que as opiniões são unânimes e aparentemente está mais do que visto que eu não posso (ou não devo..) ter frontosas no mesmo aqua que malawis, já vi que vou ser obrigado a ter dois aquários, já que não quero me desfazer de alguma espécies que tenho..

 

Assim sendo, vou manter o setup deste aqua (de 450 L) mas para 4 ou 5 frontosas (juvenis entre 10 e 15 cmts), 1 pleco leopardo e 1 synodontis. Talvez junte também 2 Calvus Black.. O Que acham?

 

No meu aqua mais pequeno (120 L) vou deixar alguns Malawis e vou ter que me desfazer de outros, uma vez que por aquilo que já estive a ver aqui pelo forum, não me posso 'esticar' muito nas espécies num aqua tão pequeno..

Ainda vou estudar o Setup para este aqua, depois talvez ponha um tópico para ele..

 

O Aqua de 450 L neste momento já está em cima do móvel, e neste momento já o estou a montar..

gallery_35188_1522_30766.jpg

 

Obrigado uma vez mais a todos os que responderam.

 

Cumps.

Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Para 120 litros a fauna que mencionastes

Fauna (Peixes que eu já tenho):

 

3 Pseudotropheus Acei Msuli - M+F+F

3 Pseudotropheus Acei Black Tanzania - M+F+F

2 Pseudotropheus Lanisticola - M+F

2 Labidochromis Caeruleus - M+F

1 Aulonocara Baenschi - M

1 (acho) Pseudotropheus sp. acei "Ngara" - M

 

é peixe a mais e ainda por cima vários da mesma família, corres risco de hibridação.

 

Tira também o que são machos solteiros, e dos outros escolhe uma ou duas espécies.

 

Quanto às frontosas, tenta saber a população, provavelmente serão Burundi, mas tenta saber, de forma a que as novas aquisições da mesma população.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno,

 

Obrigado desde já pelos comentários.

Acho que tens razão, principalmente porque já estão um pouco maiores do que quando os adquiri, e agora já noto que o espaço ficou mesmo mais curto..

 

Se tivesse que escolher, escolhia os Black Tanzania + Caeruleus + Ps Demasoni (que entretanto estava noutro aquario por 'mau comportamento'..), mas uma vez que neste momento não tenho muito tempo livre (estudar e trabalhar não é fácil..), vou adiar este projecto para quando estiver de férias, e vou desfazer-me para já destas especies antes que se matem umas as outras por falta de espaço.

Vou concentrar-me no aquário maior, que já dá dores de cabeça suficientes..

 

As minhas frontosas são Burundi, e as companheiras com quem vão dividir o aquário também já chegaram e são da mesma espécie..

 

O Aqua para elas depois de montado ficou assim:

gallery_35188_1522_22798.jpg

 

Ainda não me agrada completamente, por isso vou fazer umas alterações..

Falta ainda adicionar mais areia (uns 30 kgs), mais um filtro, e mais plantas talvez..

Também não gosto muito da luz azul. Estou a pensar se tiro ou não..

 

Cumps.

Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

se manténs esta filtragem,

Rena XP3 (1350 l/h) + Hydor Prime 30 (900 l/h)
, não precisas de adicionar mais nenhum aparelho, as frontosas apreciam águas limpas, mas não gostam de muita agitação.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Eu já tinha pensado nisso (tinha lido algures aqui no forum), mas a verdade é que como eu tenho várias rochas e tocas, se eu não tiver uma power head, as fezes dos peixes começam a ficar acumuladas nos cantos..

Para já eu tenho uma power head Jebo de 400L /h apontada para a parte de trás das rochas, só mesmo para tirar de lá a porcaria que assim não fica acumulada, e como ela até nem é muito forte, não causa grande corrente no resto do aquário.. Também a uso para oxigenar a água. Tem funcionado bem para já, por isso não sei se será uma boa ideia tirala de lá..

 

Assim que eu puder ponho umas fotos actualizadas

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Update,

 

Mais duas frontosas lá para dentro..

gallery_35188_1522_44451.jpg

 

Os parâmetros da água ainda não são os melhores (PH tá a 7.8 p/ex), mas já comprei o buffer caseiro para tanganyikas para resolver isso..

 

Também comprei os teste de GH e KH da Nutrafin, mas não sei bem em que unidades eu devo considerar as medições (dh?, gh?, clark h?, fh?...). Não percebo nada disso.. alguem tem destes testes e sabe??

 

A ver se logo a noite faço um update ao post com a fauna, equipamentos, etc, e ponho umas fotos em condições...

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais