Recommended Posts

Publicado

Boa noite,

Mais uma preocupação, o PO4 do meu aqua tem estado sempre entre 0.1 e 0.25 e agora subiu para 1.0, o que poderá ter provocado esta subida e será que posso vir a ter algum incoviniente já que está no limite recomendado.

No domingo foi dia de TPA e como fiz o teste antes resolvi fazer um TPA maior, cerca de 20% (40lt) em vez de 10% como é hábito mas hoje voltei a fazer o teste e este mantem-se no 1.0.

Deixo o setup caso seja mais facil:

Tamanho.100x40x50

Iluminação: 3x 39w(T5)

filtragem: filtro ext. EHEIM ecco 2234

Aquecimento: term. 200w; água mantem-se a 26º

pH: 7.5

KH: 3

gH: 5

NH4: 0

NH3: 0

NO2: 0

NO3: 10

Fe: 0.1 ( introduzi um ferro debaixo do areão para aumentar o valor, foi o que me aconselharam a fazer, e estou colocar uma vez por semana um "suplemento", mas não há meio de subir)

PO4: 1.0

CU: 0

Fauna: 4 olho-de-fogo

4 tetra viúva

4 serpae

2 tetra fantasma

2 botia paquistanês

3 escalares

1 ramirezi

2 corydora

1 ancistrus

1 rineloricaria

1 neritina natalensis

3 kuhli

1 camarões atyopsis moluccensis

Flora:

5 anubias

1 bacopa caroliniana

1 cryptocoryne beckettii "petchii"

2 echinodorus x barthii

1 cabomba verde

1 egeria densa

1 não sei o nome mas parece uma bola que me disseram que ajuda a baixar os nitratos, se souberem por favor digam.

Cumps

Publicado:

Para os valores de nitratos que apresentas, o valor de PO4 em 1.0 está perfeito.

O aumento do PO4 pode ter a ver com vários factores. Os mais obvios e frequentes podem ser alimentação em excesso e substrato fértil.

De qualquer das maneiras, se não aumentar para mais de 1.0, não te preocupes. :sign_welcome:

Cumps

Publicado:
Para os valores de nitratos que apresentas, o valor de PO4 em 1.0 está perfeito.

O aumento do PO4 pode ter a ver com vários factores. Os mais obvios e frequentes podem ser alimentação em excesso e substrato fértil.

De qualquer das maneiras, se não aumentar para mais de 1.0, não te preocupes. :(

Cumps

Bom dia,

que alivio, não estava a perceber o aumento do PO4 já que este esteve desde inicio entre 0.1 e 0.25 e como foi entre os TPA`s semanais fiquei preocupada.

Será por causa do aumento do PO4 que me começou a aparecer umas algas tipo pêlos nos vidros do aqua.

Obrigada.

Cumps

Publicado:

As algas poderiam aparecer, se os valores antigos que tinhas se mantivessem, uma vez que não estavas com a relação de 10:1 de NO3:PO4, agora como estas com esta relação tens um equilíbrio perfeito. Desde que nenhum dos dois aumente ou diminua muito nem fertilizar macros precisas.

Publicado:
Pelo que tenho ligo a unica coisa que o ferro faz dentro do aquário é ferrugem.

Tendo esse relação como tens está ideal.

Boas,

em relação ao ferro eu achava que estava baixo pois disseram-me na loja que a razão das plantas terem manchas amarelas nalgumas folhas era falta de ferro dai terem dito para pôr um ferro por baixo do areão e mais tarde para pôr Aqua-plant plus, sinceramente acho que cada vez percebo menos ;)

Bem vou continuar a controlar os niveis para não ter nenhuma supresa :)

Outra coisa, fiz CO2 caseiro e desde de manhã que já está a funcionar liberta bolha +- de 3 em 3 segundos, o que noto é que junto ao vidro está a acumular o genero duma espuma de bolas é normal, só coloquei o CO2 pois quero baixar um pouco o pH e não gostava de usar produtos para o fazer.

Obrigada.

Cumps.

Publicado:

Boas,

Como já foi dito, os valores de PO4 estão bons.

Quanto ao ferro, o melhor mesmo a fazer e retirares o ferro la colocado, pois isso não esta a fazer nada e comprares fertilizante com ferro, ou apenas ferro, como o ferropol da JBL, para mim dos melhores.

Quanto ao CO2, não sei qual o difusor que tens, isso que indicas esta a aparecer no vidro? ou no difusor? se for de madeira, podem ser fungos, ai recomendo um tratamento, com sal e uma boa fervidela...

Cpts,

Marco Pires

Cumprimentos,

Marco Pires

6c64ca7b09c6a2b299ab458cb70f48ceu221a204.png

Publicado:
Boas,

Como já foi dito, os valores de PO4 estão bons.

Quanto ao ferro, o melhor mesmo a fazer e retirares o ferro la colocado, pois isso não esta a fazer nada e comprares fertilizante com ferro, ou apenas ferro, como o ferropol da JBL, para mim dos melhores.

Quanto ao CO2, não sei qual o difusor que tens, isso que indicas esta a aparecer no vidro? ou no difusor? se for de madeira, podem ser fungos, ai recomendo um tratamento, com sal e uma boa fervidela...

Cpts,

Marco Pires

Bom dia,

O Aqua-plant plus é um fertilizante à base de ferro,magnésio entre outras que agora não me recordo, o ferro só ainda não tirei pois ainda não tenho aspirador e de certeza que vai levantar muita sujidade.

Em relação ao CO2 o difusor é a pedra difusora(daquelas azuis), a tal espuma é na superficie junto ao vidro.

Cumps.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!