Mais um iniciado 1º projecto Desiderio


limited

Recommended Posts

Boas a todos,

 

Desde já os meus parabéns pelo forum.

 

Ora bem a minha filhota de 4 anos pediu-me um aquario, e aproveitei a chegada do dia da criança para lhe fazer a vontade.

 

Como ainda se gasta uns € para começar recorri a um amigo que me ofereceu um aquario de 60cm (40L) é pequenino mas para começar parece-me bem até porque o tempo para estudar estas coisas não é muito. Tenho iluminação, termostato, filtro e bomba de oxigénio.

 

Tive de comprar um tubo novo para a bomba e uma pedra difusora.

 

O Filto também estava mal tratao (sujo) e o meu amigo disse-me que só tinha de comprar as esponjas.

Ora ontem e depois de passar uma horas na net, no youtube e por aqui lancei-me nas compras e fui montar o dito aquário.

 

 

Lista das ofertas:

Aquario

Filtro 300L/H

Termostato (depois coloco a potencia)

bomba de oxigénio ( não sei se é assim que se chama )

Areia de rio devidamente tratada

Rochas vulcanicas tb tratadas

 

Lista do que comprei:

 

Teste de PH

produto para PH +

produto para PH -

rede para apanhar os peixes

esponja preta para o filtro

pedra difusora mais tubo

limpa vidros magnético

aqua safe

substrato

areia branca

2 plantas

e 2 gupies ( aminha filha quiz muito ;) )

 

Já em casa lavei o que tinha de lavar ou seja tudo.

 

O filtro já tinha dentro uma esponja em mau estado que substitui, uma lã branca fina que lavei e umas pedras brancas, não sei como se chama mesmo, o recepiente de carvão activado foi também lavado.

 

Coloquei o substrato no fundo, a areia de rio por cima e para dar um tom mais claro um pouco de areia branca. coloquei as rochas e comecei por colocar a agua, aqui é que foi o desastre, coloquei um prato no fundo, mas eis que no 2 balde de agua algo correu mal e já podem imaginar o resultado fiquei com a agua toda turva :tongue:

 

mas continuei, plantei as plantas enchi o aquario 40 litros.

Coloquei o termostato a 28 graus o filtro a trabalhar e liguei também a bomba de oxigénio, mais um filme para conseguir fixar a pedra difusora.

Coloquei aqua safe, testei PH 7,6, e fiz o que se calhar não deveria ter feito, depois de a temperatura chegar aos 26 coloquei o saco dos gupies dentro do aquario e 40 minutos depois eles foram para dentro do aqua.

 

Fiz tudo o que não queria ter feito, passei uns dias a ler e pensei que queria fazer tudo "by the book" mas a minha filhota falou mais alto e acabei por lhe fazer a vontade.

 

Gostava muito de ter um aqua bem plantado, mas não pesco nada de plantas, bem como, não sei ainda que peixes colocar no futuro, sei que enquanto a agua não estiver cristalina não compro mais nenhum habitante.

 

Neste momento a agua está muito turva deixei a noite toda o filtro desligado pensando que a "poeira assentaria" mas de manhã estava tudo na mesma agora de manhã quando sai de casa deixei o filtro ligado e desligue a bomba de ar para não levantar mais ondas.

 

Pergunta, o filtro vai limpar a agua ou vou ter de a trocar totalmente ou parcialmente?

Editado por limited

Não pesco nada disto........ por enquanto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

NUNCA , desligues o filtro , é perfeitamente normal isso estar turvo e nao é num dia que fica bom tens de ser paciente , depois coloca umas fotos para podermos ajudar melhor na ddecoração , baixa a temperatura para os 26 graus e compra bacterias para ires adicionando e isso ciclar mais depresa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Liga o filtro que não deve estar desligado se tens os materiais filtrantes em mau estado substitui, depois tens fazer alguns TPA's durante a manunteção do aquário mais pra frente :tongue:

Boa Aquariofilia

Cumps JMG

bannerpublicitrio.jpg
Se quiseres ver o fórum clica na imagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas.

 

TPA= troca parceial de água, certo? desculpem mas sou mesmo maçarico :tongue:

 

Logo coloco fotos, quanto ao ajudarem na decoração agradeço mas duvido que se preceba o que já está feito nas fotos que vou colocar.

 

Hoje de manhã baixei para 26 graus pk o termometro que está colado no vidro marcava 30, já agora qual o tipo de termometro mais indicado.

Comprar bactérias!? que produto é o mais indicado?

 

Alem do mais ainda não tenho a minha loja definida pelo que me tenho socorrido do Jumbo e dos produtos da Tetra. Já agora sai mais barato neste tipo de espaços comerciais ou em outras lojas?

 

Quanto ao filtro o que tenho 300L /h é suficiente ou devo comprar outro melhor?

 

Devo mudar todo o interior do filtro? (lã, carvão e aquela coisas tipo porcelana) a esponja preta já foi mudada.

 

A pedra difusora é para estar onde? debaixo do areão presa a uma pedra ou a flutuar? devo ter a bomba de ar ligada enquanto a agua continua turva?

 

Desde já obrigado pela ajuda

Editado por limited

Não pesco nada disto........ por enquanto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas.

 

TPA= troca parceial de água, certo? desculpem mas sou mesmo maçarico :tongue:

 

Logo coloco fotos, quanto ao ajudarem na decoração agradeço mas duvido que se preceba o que já está feito nas fotos que vou colocar.

 

Hoje de manhã baixei para 26 graus pk o termometro que está colado no vidro marcava 30, já agora qual o tipo de termometro mais indicado.

Comprar bactérias!? que produto é o mais indicado?

 

Alem do mais ainda não tenho a minha loja definida pelo que me tenho socorrido do Jumbo e dos produtos da Tetra. Já agora sai mais barato neste tipo de espaços comerciais ou em outras lojas?

 

Quanto ao filtro o que tenho 300L /h é suficiente ou devo comprar outro melhor?

 

Devo mudar todo o interior do filtro? (lã, carvão e aquela coisas tipo porcelana) a esponja preta já foi mudada.

 

A pedra difusora é para estar onde? debaixo do areão presa a uma pedra ou a flutuar? devo ter a bomba de ar ligada enquanto a agua continua turva?

 

Desde já obrigado pela ajuda

 

Deves definir uma loja de aquariofilia mesmo! tens varias presentes aqui no forum.

No filtro não vale a pena teres carvão.

Quanto a pedra difusora, tambem não é necessaria, só se gostares do efeito e podes esconde-la atras de uma rocha por exemplo.

 

Mas aconselho-te a leres mais aqui no forum principalmente os 1ºs passos na aquariofilia, vais ter quase todas as respostas as tuas questões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez obrigado.

Já estou mais descansado cheguei há pouco a casa e a agua já está mais apresentavel.

 

aqui vão umas fotos desta minha primeira aventura neste mundo complexo

 

SA401801.jpg

 

SA401804.jpg

 

SA401816-1.jpg

 

SA401818-1.jpg

 

SA401819-1.jpg

 

SA401807.jpg

 

SA401808.jpg

 

SA401810.jpg

 

SA401811.jpg

 

SA401812.jpg

 

SA401816.jpg

 

SA401817.jpg

 

SA401818.jpg

 

SA401819.jpg

 

 

Espero que gostem ou então não.

 

 

Gostava de saber e se alguem me poder ajudar eu agradeço. Quando devo deixar a iluminação do aqua ligado.

Não pesco nada disto........ por enquanto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A iluminação deve estar ligada entre 8 a 12 horas por dia.

 

O aquario ainda não fez o ciclo. O uso dos materiais "sujos" no filtro iria ajudar completar esse ciclo mais rapidamente.

 

Quanto às bactérias, podes usar para acelerar o ciclo. Alguns peixes são mais frágeis e resentem-se com as bactérias "fabricadas".

 

Quanto à bomba do ar, no teu caso, eu usava. O teu filtro quase não mexe a água e isso limita as trocas gasosas e a consequente oxigenação da água.

 

Bem vindo e boa sorte!

PauloA :sign_welcome:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A pedra difusora é para estar no fundo, nunca a flutuar.

 

Se puderes, devolve ou troca o produto para PH +.

 

Normalmente a água da torneira esta sempre com um PH alto, só se usa o PH- para baixar, e no teu caso se tiveres de subir o PH, com um TPA que tem água nova com PH mais alto, é facil elevar o PH.

 

Para um aquário comunitário o ideal é um Ph de 7.0.

 

Dúvido um bocado que esses guppys se vão aguentar, desculpa dizer isto.

 

No teu caso ia cravar a alguém que tivesse um aquário com peixes, normais de água quente, uns litros de água e misturava nesse.

 

Um aquário de 60cm só com 40litros não é muito normal, a menos que tenha sido feito.

 

Normalmente os aquários com 60cm de comprimento tem 30cm de largura e 30 cm de altura.

 

Não sei se sabes como se faz a conta, mas deixo aqui, desculpa lá:

 

60*30*30= 594000/1000=59 Litros mais ou menos, claro que nunca leva esses litros todos, porque tem de se contar com o espaço que o areão, pedras, filtro e termostato tiram.

 

Ve bem se tem só 40 litros, porque é importante saber, quando se tem de introduzir produtos no aquário, consoante o número de litros. Esse aquário pelas fotos para ser standard, é bem capaz de ter as medidas que falei.

 

Não desliges nem a bomba de oxigénio, nem o filtro, essa água só vai ficar boa a passar pelo filtro.

 

Não deixes o frasco da comida dos peixes ao alcance da tua filha, a maioria das crianças pequenas, tem o habito de dar muita comida aos peixes, e isso seria uma catástrofe.

 

E como essa água não esta ainda equilibrada, tens de dar muito pouca comida, mesmo pouca, senão vais ter uns níveis muito grandes de poluição, amónia.

 

Os guppys são uma boa escolha, para mostrar às crianças a reprodução dos peixes.

 

Pensa bem na fauna que queres meter.

 

Por cada guppy macho o ideal é ter duas femeas, para o macho não andar sempre a chatear a mesma.

 

Quando essa água estiver melhor, até te posso oferecer uns guppys em várias idades, tens é de me lembrar por mp.

 

Se quiseres vir aqui à zona de Sintra com uns dois garrafões vazios, também te posso dar uns litros de água dos meus aquas, água já ciclada.

 

Espero ter ajudado.

Boa sorte

:(

Editado por papillon

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes de mais bem vindo a este mundo maravilhoso.

 

Eu tenho um aquário desses e ele leva cerca de 65L brutos.

 

Posso dar um conselho, sobe o filtro pois está muito em baixo, logo vai "aspirar" muito a areia.

Colocando-o mais acima crias uma melhor circulação/movimentação da agua. Tenta colocar a saída (cimo do filtro) perto do cimo da água e verás.

 

Retira o carvão do filtro e coloca no mesmo compartimento uma argolas cerâmicas (à venda nas lojas de animais/aquariofilia).

 

Enche o aquário até à parte preta e fica mais agradável, não se vendo assim a "falta" da água.

 

Iluminação é que é fraca para plantas mais exigentes (é como o meu e já penso em mudar). Tenho ligado desde as 10h da manhã até às 22h (12h).

 

Abraço

 

Cláudio Reis

nada2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem pelo engano, são 60l e não 40.

 

Hoje de manhã a primeira baixa como seria de esperar a femea morreu.

 

O termometro colado no vidro não me inspira confiança, hoje marcava 34 graus ??? e o termostato está regulado para 28 e baixei para 26, digam-me o que hei de comprar a nivel de termometro.

 

Porque razão devo retirar o carvão muitas pessoas me dizem para manter pois ajuda a manter a agua com melhor qualidade por mais tempo. desculpem mas gosto de entender o porquê das coisas.

 

Na vossa opinião as plantas que coloquei são compativeis? gostava de adicionar também Eleocharis Parvula para cobrir o fundo ou parte.

Obrigado

Não pesco nada disto........ por enquanto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

Para essas plantas eu pessoalmente recomendava um substrato fértil, ou colocar bolas fertilizantes como as da JBL. CO2, pode ser caseiro, para se poupar uns trocos,e alteração da lâmpada, também me parece ser importante.

 

Quanto ao carvão apenas deve estar no filtro após ter sido feito algum tratamento ao aquário. para retirar o restante que fique na agua.

 

após isso deve ser retirado, pois como tudo, tem a sua duração, e após esse tempo o que o carvão vai fazer e exactamente o contrario do que tem feito ate a data, ou seja ira libertar para a agua tudo aquilo que tinha sido retido ate então.

 

cpts,

 

Marco Pires

Cumprimentos,

Marco Pires

6c64ca7b09c6a2b299ab458cb70f48ceu221a204.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, pode não ser o termómetro a estar errado, eu tenho dois termostátos (dois aquários) que marcam 28º e no entanto os termómetros marcam 25º. Tem atenção se não tens o aquário ao pé de uma janela, poderá ser daí que vem o calor e volta e meia confere a temp, agora no verão pode subir e no inverno descer...mete a temp a 25º a maioria dos peixes dam-se nessa temp, sabes que uns peixes são mais ou menos um grau que outros mas normalmente essa é uma temp. ideal. Agora quando meteres mais peixes podes meter coridoras que saõ peixes de fundo há imensas espécie, lindissimas.Se quiseres uma ajuda, vais ao google e escreves peixes de aquário fotos e criação, depois vês logo no 1º, peixes o seu ph temp, assim é mais facil para ti. Boa sorte e força nisso, eu também sou da Amadora e alguma coisa que possa ajudar é só dizeres.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Comprei um termometro que me pareceu muito simples e fiavel, os velhinhos termometros de mercurio a 1,5€ e a agua está a 28 graus o termostato regulado para 25 :(

 

neste momento o aqua já está com melhor aspecto, logo coloco fotos.

 

Como já tinha referido coloquei logo no 1º dia aqua safe, e um dos guppys ainda lá está feliz e contente, penso ainda ser cedo demais para lhe juntar mais companhia, o que é acham?

 

Obrigado pela ajuda.

Não pesco nada disto........ por enquanto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixa-o ficar mais uns dias sozinho. Vai mudando 20% dessa agua regularmente para aliviar o peixe. Com a comida e os dejectos dele, o ciclo vai iniciar mais facilmente, podes é ter problemas mais tarde, mas não é garantido. Vai vendo se ele tem alguns sinais estranhos como respiração acelerada, pontos brancos, fungos etc.

 

Agora no verão até podes dispensar o termostato. Eu tenho-o desligado e a agua ta nos 27ºC.

 

Se queres ver essa água mais límpida e cristalina arranja um produto chamado purigen. É um substituto do carvão mas que funciona bem melhor e tem a particularidade de ser lavável. A água fica impecável. Eu não dispenso.

 

Achei estranho para primeira compra teres comprado logo produtos para alterar o ph. Não são propriamente aconselháveis principalmente antes do ciclo estar completo penso eu. Sempre é melhor recorrer a outros métodos que a produtos químicos pois, no meu caso, nunca funcionaram.

 

Daqui por uma semana, podes tentar arranjar-lhe companhia. Mas outro guppy talvez não. Uma Corydora, vulgarmente chamada limpa fundos da sempre jeito. Depois, na semana seguinte, podes comprar mais 1 ou dois.

 

Mas vai sempre fazendo a mudança de 15% a 20% da água se calhar nesta altura até de 3 em 3 dias. Com um sifão é rápido e cómodo.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.