NO3...urgente


Recommended Posts

Boa noite.

 

Tenho um aquario 400l desde setembro de 2008 e nunca tive problemas de maior mas agora tenho o NO3 a 50mg.

 

Ontem fiz 30% TPA e hoje 80% mas os valores continuam quase iguais.

 

Podem me ajudar?

 

cump

 

Antonio SOares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sugiro-te que continues a fazer TPA's, diariamente, durante cerca de 15 dias ou até estabeleceres os valores, mas de 20%, se fazes de maior percentagem, corres o risco de matares a colónia de bactérias.

Coloca a água para as TPA's de repouso antes de a introduzires no aquário, sempre poupas nos produtos, acrescenta bactérias.

 

Vê o que fez disparar o no3, poderá ter sido por várias razões:

Algum peixe morto, peixes a mais, comida a mais, planta podre, etc.

 

Beta

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

 

Tenho um aquario 400l desde setembro de 2008 e nunca tive problemas de maior mas agora tenho o NO3 a 50mg.

 

Ontem fiz 30% TPA e hoje 80% mas os valores continuam quase iguais.

 

Podem me ajudar?

 

cump

 

Antonio SOares

 

A água da torneira da tua zona deve já ter nitratos... E quanto a isso não há muito a fazer, a não ser que arranjes uma osmose ou então começas a usar outra água, sem nitratos, para as TPA's. De qualquer maneira até aos 50mg não é preocupante, não deixes é aumentar mais... Pode ser também que o teste dos nitratos esteja estragado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já mediste a agua da torneira ? A zonas do pais em que a agua está cheia de nitratos.

Ou entõa tens uma senhora carga em cima do filtro (muito peixe, ou peixes novos que antes não tinhas)

 

Cumps

 

 

Oa .

 

Ja fiz o teste à agua da torneira e deu 0 mg. :thumbup3:

 

ab

Editado por portugacuc
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sugiro-te que continues a fazer TPA's, diariamente, durante cerca de 15 dias ou até estabeleceres os valores, mas de 20%, se fazes de maior percentagem, corres o risco de matares a colónia de bactérias.

Coloca a água para as TPA's de repouso antes de a introduzires no aquário, sempre poupas nos produtos, acrescenta bactérias.

 

Vê o que fez disparar o no3, poderá ter sido por várias razões:

Algum peixe morto, peixes a mais, comida a mais, planta podre, etc.

 

Beta

 

ola.

 

peixes mortos nao tem, peixes a mais tb nao porque tenho cerca de 30 peixes num aquario de 400l mas poderá ser comida a mais sim, eles estao sempre esfomeados e eu tenho pena deles ....ai ai

 

 

ab

Editado por portugacuc
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

E limpeza ao filtro, fizeste alguma?

ola.

 

Sim o filtro foi limpo à menos de um mes e tem capacidade para filtrar 1200l.

 

Cada dia morre me um peixe e tenho feito todos (4) os dias TPAs de +- 20% e os valores nao baixam ou ate estAO LIGEIRAMENTE PIORES.

 

Na ultima semana ja me morreram cerca de 15 peixes

 

Ja agora, tenho andado a matutar e lemberime que à cerda de 1 mes e meio utilizei um produto para matar os caracois. Será que os caracois que ficaram mortos no aquario estao a originar isto? Nao faço a minima ideia do que poderá ser.

 

poR FAVOR AJUDEM ME...

 

AB

 

antonio

Editado por portugacuc
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aconselho a aspirares muito bem o fundo.

Faz TPAS todos os dias de 50 % e da de comer dia sim dia não até estabilizar.

O filtro tem de estar bom mas existe algo a gerar muita amonia.

 

Outra situação que pode estar a acontecer seria envenenamento por parte do produto que usas-te para matar os caracois, apesar de ja teres renovado a agua toda o produto ainda pode estar presente em troncos e afins, se tiveres hipotese coloca carvão activado no filtro.

 

Cumps

 

 

Ola

 

Pois mas o niveis de amonia esta correcto. A amonia tem haver com o NO3?

 

Ja agora o que é isso do carvao activo? O meu filtro ja tem carvao.

 

Desculpem as perguntas mas sou maçarico nisto...é o meu primeiro problema no aquario.

 

Ab

Editado por portugacuc
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Amónia poderá advir de algum peixe morto, resto de planta apodrecida (raíz ou tronco), comida a mais, ou seja, tudo o que é porcaria.

 

Como resolver: Colocar carvão activo durante e apenas 1 semana para não danificar as plantas, poderás repetir a operação daqui a um mês caso não esteja estabilizado (retira matais pesados, produto que deitaste cintra caracóis), TPA's de 20 a 30% diariamente, boa aspiração de fundo.

 

Ter muita a tenção para não danificar a colónia de bactérias já existente, senão é desastre total.

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim qualquer petshop tem carvão activo. Deves é passa-lo por água antes de pores no filtro porque ele traz bastante po acumulado.

 

õk.

 

vou substituir o carvao do meu filtro por um novo para ajudar.

 

 

muito obrigado a todos...

 

antonio

Editado por portugacuc
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se calhar o problema é do carvão que lá está, o carvão é para ficar 1 a duas semanas, depois tem de ser retirado snão fica saturado e liberta o que retirou da água.

 

Boa sorte

 

Cumps

Vitor Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola pessoal

 

 

Bem é para comunicar que depois de 5 tpas e aspirar um pouco o fundo e dando de comida 1 vez por dia e pouco os valores do NO3 começarama baixar estando agora nos 25mg.

 

Queria agradecer a todos as dicas OK?

 

 

ab

 

antonio :medieval_mace:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.