Um principiante com azar (ou desleixo)


crush

Recommended Posts

Boa tarde a todos.

 

Antes de mais, sou novo neste fórum. Dei uma vista muito por alto nas regras, por isso se estiver a cometer alguma "infracção", as minhas desculpas desde já.

 

Bom, passando ao que me traz por cá. Fiz anos faz hoje 15 dias. Uns amigos, sabendo que andava fascinado com o aquário do meu cunhado (já o tem há mais de um ano e já tem alguma experiência, com sucesso), decidiram-me comprar um aquário. É um daqueles relativamente pequenos (uns 20 litros, não sei ao certo, peço desculpa), que vinham com um armário e todas as coisas necessárias para o aquário (termoestato, filtro e lâmpada), mais aquelas pedras para o fundo, plantas e obviamente os peixes. Bom, o aquário eles compraram sensivelmente 8 dias antes dos meus anos. Durante a semana anterior, o meu cunhado comprou os peixes. No entanto, morreram todos, antes que eu os pudesse ver. Não tinham estado de quarentena na loja, porque tinham acabado de chegar e como precisava de montar o aquário antes dos meus anos, arriscou. Infelizmente não aguentaram. Foi então comprar 10 novos peixes (2 mollys liras, 2 mollys balão, 3 platis, 1 beta e 2 coridoras - peço desculpa se os nomes não estão bem escritos) mais 3 camarões pequenos e 1 caracol. Bom e agora é que começa a história:

 

1º ele montou o aquário em casa dele. O que implicou que depois tivesse que transportá-lo até minha casa. Durante esse processo, ao retirar parte da água do aquário com uma mangueira, um dos peixes foi sugado e ficou magoado numa barbatana. Ele carregou o aquário cá para casa e voltou a encher de água e tudo mais. Esse peixe poucas horas depois, morreu.

 

2º Durante os três dias seguintes, alguns peixes foram morrendo. Eles pareciam cansados, nadavam um pouco e tombavam para o fundo, onde ficavam de "barbatanas para o ar", durante cerca de um dia, até morrerem. O meu cunhado disse que podia ser normal, por não terem estado de quarentena e por terem estado naquela agitação de terem sido transportados de uma casa para a outra. Nesses dias, morreram as duas coridoras, os dois mollys liras, um molly balão e o beta. Deixámos estabilizar, antes de comprar novos peixes. Receou também que pudesse ser do fertilizante que usara para as plantas.

 

3º Passados já uns 10 dias, uma das platis morreu. No entanto, neste Sábado, pensando que o aquário já estava estável, fui comprar novos peixes. Não comprei muitos, para ver como eles reagiam. Comprei dois mollys, uma coridora e um limpa vidros (não me recordo do nome dele), apesar de este último não ser muito aconselhado para aquários pequenos porque tende a crescer até 45cm, a senhora da loja disse que ele cresce consoante o aquário em que estiver. Como gosto imenso deste peixe, comprei. Se crescer demasiado, tenho quem me fique com ele. Fiz todo aquele processo de ambientação (deixar no saco um tempo dentro do aquário, meter um pouco de água do aquário nos sacos e por fim meter apenas os peixes no aquário). E, segundo a minha irmã, eles ambientaram-se todos muito bem. Qual não foi o meu espanto, quando no dia seguinte (ontem, portanto), um dos mollys morreu (ainda por cima, o mais bonito de todos...amarelo albino com umas pintas brilhantes nas caudas fantásticas). Também ele vinha ao fundo, mas depois voltava a nadar forte, como se nada se passasse. Mas poucas horas depois, morreu.

 

4º O meu cunhado trouxe um daqueles testes de água. Os valores do nitratos e afins (que eu não percebo, sinceramente) estavam bons. "Só" ph e p kh estavam um pouco baixos. O ph estava nos 6,4-6,8 e o kh no 3ºd. Ele então meteu um produto que serve para aumentar o kh, que por sua vez aumenta também o ph. Ainda não fiz novo teste, só hoje por volta das 22h é que completará um dia completo.

 

5º Só ontem é que descobri que estava a cometer um erro grosseiro. Estava a deixar a luz ligada durante a noite. Percebi mal as indicações que me deram. Pensava que os peixes precisavam era da luz sempre. Mas afinal precisam de ciclo de luz e noite como nós. Agora percebo o quão burro fui...Ontem finalmente voltei a desligar a luz.

 

6º A molly do grupo inicial, estava a apresentar descamação na cauda. Ela era preta e na cauda estava a perder cor. No entanto, o seu estado, para além disso, parecia normal. Mas hoje ao chegar agora a casa, encontrei-a morta no fundo da água.

 

 

E pronto. É esta a minha história. Sei que é extensa, mas queria contar tudo quanto sei. Sei que é um pouco vaga, mas como devem reparar, sou um novato nisto.

 

No entanto, apesar de tudo, o meu cunhado acha estranho tantas mortes neste aquário. Alguém me pode explicar quais as possíveis causas para que os meus peixes não durem? E que posso fazer para remediar?

 

Desde já, os meus sinceros agradecimentos. Foi um prazer (ainda que com uma história triste), partilhar a minha primeira experiência.

 

Esqueci-me de referir que tenho um vaso de barro no fundo (onde os camarões costumam esconder-se)para efeito e que um dos três camarões, desapareceu. Não sei bem quando, porque é raro estarem os três juntos. Mas já faz mais de uma semana que só vejo dois. Presumo que deve ter morrido e foi comido pelos peixes...

Editado por crush
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem-vindo ao fórum e já agora preenche o teu perfil.

 

Se ainda não leste, lê bem isto [manual]inicio Na Aquariofilia. Vai ajudar.

 

O teu aquário é bastante pequeno, e os teus peixes morreram porque o ciclo do azoto não foi feito(se não sabes o que é, também está no link que te dei). Tantos peixes para um aquário desse tamanho produzem muita amónia(tóxico para os peixes) e como não tem bactérias para transformar isso, é normal que os peixes comecem a adoecer e a morrer. Aconselho-te a ler algumas coisas aqui e se gostares mesmo disto a comprares um aquário maior.

 

Se quiseres ou só puderes continuar com esse aquário aconselho um trio de guppies ou platies...ou talvez um betta. Não podes ter muito mais peixes que isso.

 

Erros todos cometemos no início, agora espero que tentes não os repetir. Mais alguma coisa é só perguntar.

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só esses peixes? Tão poucos? Bom, de facto eu não compreendo muito de peixes, mas sempre vi mais peixes que essa proporção. Por exemplo, no aquário do meu cunhado, de 60 cm, há cerca de 20 peixes. E sempre estiveram bem. Tenho pena de não haver possibilidade de ter mais peixes. Quanto a comprar um novo aquário, é de todo impossível. Por dois motivos simples: falta de dinheiro e falta de onde colocar um aquário de grande porte. ;)

 

Quanto ao ciclo do azoto, agora já tendo os peixes no aquário, ainda é possível alterar? Mas no entanto os níveis de nitrato e nitrito estão bons...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu não sei as medidas exactas porque não as puseste aqui. Mas de 20L para 60L(se tem 60cm deve ter por volta disso) ainda vai uma boa diferença. E em termos de estabilidade nota-se bem. Também não sei o filtro que tens nem a regularidade com que fazes TPA's (Trocas Parciais de Água) mas não poderás ter muito mais peixes que isso.

 

Quanto ao ciclo, os níveis de nitrito e nitrato podem estar normais, mas a amónia pode existir. 0,01 de amónia já é demais. As bactérias não conseguem transformar tudo. A única coisa que podes fazer é mesmo TPA's com fartura. Diria mesmo cerca de 20% diárias se puderes.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais bem vindo a este mundo.

 

Como disse o Anre Ribeiro lê muito bem o link que te mandou.

 

Pois, realmente isso é muito peixe para o aqua de -20L (- porque se contares o que tens + lá dentro...).

 

O Ciclo do azoto não está feito. Normalmente demora cerca de 1 a 2 semanas a começar e pode ir até 1 mês até terminar. Os valores de nitritos e nitratos estão a quanto? E o valor da amonia (dado que dá indicação de arranque do ciclo e quando alto é extremamente perigoso para os peixes)?

 

Faz TPA's diarios de 10 a 20% para minimizar a "dor" e possivelmente diminuir as mortes dos peixes, pelo menos até o ciclo acabar.

 

Estar a colocar produtos para mexer no KH/PH não é o ideal é preferivel usares algo "natural" como pedra calcária, por exemplo.

 

Em relação à luz, o ideal é teres entre 10 a 12h ligadas, mas não mais do que isso, até porque os peixes precisam dormir.

 

Abraço

 

Cláudio Reis

nada2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Mesmo com o ciclo feito, não há milagres...

 

Quanto ao teu cunhado, com 1 ano de experiência, não devia ter pensado na quarentena, mas sim na solidão, que deve ter sido o motivo pelo qual os peixes morreram... cabecadura

 

Bem, deixando-me de ironias, já te deram um bom conselho: não adquiras mais peixes e faz TPA´s com frequência. Mesmo depois do filtro ciclado, com aquários tão pequenos e com alguma fauna, é sempre preferível fazer trocas mais frequentes (também não dão tanto trabalho).

 

Não desesperes quanto às mortes e, se um dia pensares num aquário maior não penses que dá mais trabalho... é mais fácil porque é mais estável.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu aquário tem 30 cm de altura, 35 de largura e 20 cm de comprimento. São cerca de 20 litros (oficialmente não sei bem quantos são, mas deve ser por aí). Claro que eu gostaria de ter um aquário bem maior, mas é mesmo de todo impossível. No futuro, garantidamente!

 

Quanto às TPAs, tenho estado a trocar um garrafão de semana a semana. Foi a indicação que me deram. No entanto, nos primeiros dias, fiz todos os dias.

 

Quanto à luz, isso já foi emendado. Foi de facto uma burrice tremenda da minha parte.

 

"Quanto ao teu cunhado, com 1 ano de experiência, não devia ter pensado na quarentena, mas sim na solidão, que deve ter sido o motivo pelo qual os peixes morreram... " Não entendi, sinceramente.

 

Quanto aos níveis de NO2, situavam-se entre os 25 e os 50 (utilizo daqueles testes de cor, por isso é difícil um valor concreto) e os de NO3 entre os 0 e 0,5. O PH entre os 6,4 e os 6,8. O KH situava-se por volta das 3ºd.

 

Obrigado pelas dicas. Vou tentar segui-las.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas novamente,

 

Esse aquário deve estar com cerca de 15/16L de água (pelas medidas o aqua é de 21L e depois desconta o filtro/termostato/vaso do fundo).

 

Se tens valores de NO2 e NO3 significa que ainda está a fazer o ciclo (mas deverá estar na reta final), por isso, o porque de algumas mortes.

 

Faz TPA's pelo menos dia sim dia não...

 

Abraço

 

Cláudio Reis

nada2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Esquece isso do teu cunhado, estava a ser irónico. Eu admito que um novato cometa erros e ajudo sem me "esticar", mas quando é alguém com peixes há um ano, que dá conselhos muito errados, tendo a dizer disparate.

 

Com esses valores de nitritos faz já uma TPA generosa (até 50%).

 

Depois vai mudando o tal garrafão numa base diária, até baixares os valores. Eu, se fosse a ti, mantinha pelo menos 2 TPA´s por semana, para essa aquário.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.